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Praga

5 país da viagem, aonde fiquei 7 dias também.Cheguei no último trem,pois teria que vir depois do fechamento dos pontos restantes de Dresden Comprei ao chegar e aguardei dar 19h. Passou na hora,vindo de Berlim e foi uma viagem muito bonita bordeando o Parque Nacional Suíça Saxonica,que não tive tempo de visitar, mas recomendo. Cheguei às 22h.A estação é do tempo comunista, velha e desorganizada. Tive problemas para descobrir que os táxis param na saída de cima,pois não há nenhuma placa ou indicação, só de metro, que não sabia que poderia me levar,pois não sabia aonde descer.A partir da outra manhã só andei nele.

O hotel aonde fiquei é muito bom,simples, mas bom e com recepção super agradável. Ensinaram a andar de metro,que também não há controle, e me deram mapa da cidade no outro dia.E fui conhecer a terra em que muito ouvia falar em Vlaclav Havell.O centro é lindo, medieval, quase sem carros. Porém, ao chegar nele encontrei um sujeito falando espanhol com um guarda chuva vermelho escrito City tour.Quem ler aqui,já sabe que o City é ruim.Comprei 2dias por 850 coroas.O 1 dia foi bom,mas não tem áudio.E feito em um micro. Passamos por vários pontos e eu desci no Castelo de Praga,o maior da Europa aonde há visitas.Paguei 250 coroas e fiquei o resto da tarde visitando os seus prédios que são 2 igrejas, 3 palácios e aonde morava o povo com áudio guia,que comprei separadamente e não faço tour sem ele.Maravilhoso.Dali sai,atravessei a ponte Charles(histórica de 1300)e fui a pé até a orla tomar o passeio de barco que havia comprado por 450 coroas.Era para ser o do por do sol,porém o tempo estava querendo chover e muito abafado.Mas,mesmo assim,também foi bom.Tour maior é desnecessário, 1h se conhece bem.

O problema do City tour foi a rota azul,o 2 dia.É um carro 4x4 que apareceu as 12h e deu uma volta pela outra parte da cidade com motorista árabe e sem nenhuma explicação. Nesse dia iria parar no Museu Nacional, mas não sabia aonde era e foi até bom,pois fui a esse museu de metro no sábado e é imenso, ficando horas a visita-lo por 120 coroas e 3 museus a visitar.Mas o City tour nesse dia foi 1h e acabou. Tive que novamente tomar o micro e tentar parar em outro ponto.Foi assim que conheci o plano inclinado que leva a Universidade. Lá tem o antigo planetário, hoje museu do espaço, aonde paguei 100 coroas e fiquei conversando com mestrandos em astronomia sobre o espaço. Foi aí que o tempo fechou e caiu um temporal daqueles no fim de tarde.Esperei passar por cerca de 1h protegido e vim embora a pé até o ponto de bus, que não enteni o porque, mas o motorista não quis cobrar.

Choveu o resto da noite e no outro dia teria que andar pelo centro. Amanheceu um lindo dia,aproveitei e fui às 2 igrejas em volta da praça principal e,mais tarde,esperar 13h para visitar o campo de concentração de Teresin.Um guia muito bom,que foi quase meu exclusivo, pois era o único que falava espanhol no grupo e ele fala muitas línguas, sendo que a grande maioria falava italiano. Esses tours foram descobertos por m8m em informação turística que ali fui reclamar do City e acabei com esses 2 tour sensacionais pelo entorno de Praga.Sao vendidos em Martin Tour,a operadora, localizada também na praça,essa sim,operadora do City tour de verdade de sightseeing e os seus ônibus vermelhos.Terezin era um campo de passagem, ou seja,prendiam os inimigos do maldito, os tratavam mal e,quando resistiam a fome e as pancadas que levavam,eram mandados para o Menguele acabar com eles na Polônia. Há 2 Teresin,de revoltar qualquer um.O Velho Teresin abriga as prisões propriamente dita e o Novo às mansões dos Nazis. Afora dois cemitérios, um judeu e outro para os demais. Só a crentaiada paranoica para não se emocionar ao ver. 

Outro dia,mais um museu, agora o belíssimo e gigante museu nacional que falei acima.Almocei(um lanche) lá dentro, inclusive, pois não ligo para comida e nesse dia queria é conhecer o que tinha para ver e tem muito. O 2 museu mostra os avanços do país no período soviético e a Primavera de Praga, quando fascistas foram esmagados pelo exército vermelho. 

Último dia,domingo,dia em que ia embora a noite,mas não sem fazer o tour pelo bairro judeus Discordo deles,mas como história é,na minha opinião, o melhor conjunto do país. O bilhete é vendido na primeira Sinagoga que você entra.E fácil achar, fica atrás da Praça, só perguntar lá. São 800 coroas com direito a entrar em sinagogas antigas como a velha,belíssima c9mo a espanhola ou museu, como a 1 que entrei. Também há o cemitério com curiosidades das famílias judias de 1000 anos, pois funciona até hoje, sendo que há camadas de terra,ou seja,em um túmulo pode haver morto de 600 anos abaixo de pessoas mortas neste ano.

E acabou a visita, a noite para estação de trem tomar a Nuremberg, cidade que cheguei às 23h,próximo item do relato.

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20230821_124753.thumb.jpg.0a5e28766f4cb4d6de28dc75fe2ec2b7.jpgNuremberg 

Chegando a estação próximo a meia noite tinha hotel reservado na saída dela.So não sabia que era na saída do metro e tem um túnel subterrâneo que dá quase nele.Atravessei a rua e vi que as portas da cidade medieval se encontravam fechadas. Então dei a volta na muralha que circunda a cidade e cheguei. A responsável, com quem conversei muito pela net,também é responsável pelo restaurante no térreo e já estava fechando,mas me esperava.Fiquei quase sem palavras ao vê-la de tão bonita que é.E,infelizmente,os quartos para 1 pessoa são no 5 andar com escadas a subir e eu não sabia,pois aquele site nada diz.Mas por 30 euros a noite, tudo bem,e o quarto foi reformado recentemente, ou seja,é moderno. Fui dormir e na outra manhã começar a explorar a cidade. 

Só há gente no restaurante após as 13h,quando abre,mas na segunda não. Sabendo disso, já fui informado na véspera como chegaria ao centro, pois aqui não há bus turistico, sim um trenzinho,pois as ruas são medievais, muito estreitas.Foi perfeita a explicação da menina e em pouco tempo estava a ver duas igrejas, destruída pela guerra, mas que hoje recebem os luteranos. Só curiosidades mesmo. Na porta de uma delas,a Catedral, existe um cavalete medieval que era o modo de retirada de água de um poço usado nesse tempo. 

No centro antigo(Altstadt)praticamente tudo é reconstrução, pois a cidade era a sede do partido nazi.Por isso,foi ali o julgamento dos criminosos de guerra e o velho tribunal passou por reformas para receber tão "importantes "figuras. Fui lá conhece-lo após o almoço de metro,mas antes fui andar de trenzinho pelo centro(1h 8 euros) ,achei caro para o que é o passeio, mas lhe dá uma panorâmica da cidade queridinha de Hitler.No tribunal,paga se 6 euros de entrada e vê se um filme sobre o julgamento de hora em hora na sala onde ele aconteceu.Depois tem uma exposição sensacional para se ver e aprender o que a direita fez no mundo e pensar como pode ser votada ainda no Brasil nos dias atuais. Custa apenas 7 euros. 

Outro dia é para o castelo medieval. Fui a pé,fica em um morro ao redor da cidade. É muito grande, passa se uma tarde ali.Tudo é recriação claro,porém há objetos originais da época em que era habitado.Para ir lá, passei antes do almoço no museu de vidro, perto do hotel, mas não recomendo, pois não há grande novidade. Castelo sim,é imperdível como o tribunal, que  nem disse,que funciona até hoje,pois é o fórum da cidade.Só a parte histórica é que virou museu.

No outro dia,1h de trem e cheguei a Munchen que conto abaixo. 

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Em 15/10/2023 em 15:06, D FABIANO disse:

Berlin

Comprada há 3 dias, ao chegar a Hannover, a viagem foi a primeira do ano em trem bala. Não foi caro e o trem foi praticamente vazio. Saiu por volta de 13h e chegou 15.30h.É rápida a viagem e só para em outra estação antes da Hauptbahnhoff.Fui um dos poucos que foi direto a linha completa e desci na belíssima e gigante estação desenhada pelo carioca Niemeyer.Fui direto a informação turística,que está aberta até as 21h diariamente, saber aonde ficava o péssimo Hotel Central que não recomendo. Fui informado para seguir a esquerda direto que chegaria.Tinha razão, em pouco mais de 10 minutos estava lá. O hotel fica no 2 e 3 andar de um prédio antigo de moradores.Foi o que encontrei. Depois, fui fazer o passeio de barco que sai na antiga estação central de metro, que também para na nova.Passeio muito bom sobre o rio que corta a cidade e dividia as antigas 2 Alemanha das 19h á 21h.

No outro dia,quem voltou?A chuva e foi nesse dia que o outro tablet queimou,por isso perdi as fotos.Como era simples e velho,nem me preocupei em buscar conserto após passar em 2 lojas que disseram não ter.Minha namorada me disse para eu comprar um novo que ia ser surpreendido pelo preço. Assim fiz, e comprei este aqui por menos da metade do que vale no Brasil.Fiz o 1 dia do hop on hop off(preço  25 euros 2 dias).Sai de trás da estação, chovia demais e desci bem depois no check point Charlie(17 euros). Museu que está do lado capitalista da antiga fronteira representada por um boneco e bandeira do Império. Senti que eu vivia de novo a infância. Quem diria, eu ali aonde passava o muro.Hoje,além desse museu, há um filme que não fui ver,além de muito restaurante e lojas fechadas por ser domingo. Esperei o bus, tomei-o,chovia demais e acabou o dia. Ia descer na Catedral, mas sem tablet e chovendo,desci na torre de tv(Berliner Fernsethurn),paguei 24,50 e fui embora. 

No outro dia, 2 do bus, fui parar na avenida comercial de Berlim Ocidental a procurar conserto. Vi tantas lojas na avenida kuddam,mas não queria comprar nada.Passei na igreja destruída e não restaurada,Gedachtniskirsche,um memorial para os coxinhas verem o que aconteceu com os nazis.Almocei por ali e fui para a Alemanha Oriental(ohhh,saudades da infância).Ali o bus para por 15 minutos ao lado do maior pedaço do muro intacto e,então transformado em galeria de arte de mau gosto ao ar livre.Outro lugar que tentei consertar o tablet sem sucesso.Com os museus fechados desci no Portão de Brandenburgo,que via na TV desde sempre.É apenas uma construção com as embaixadas da antiga Alemanha Oriental atrás. Que saudade do meu avô e das glórias do exército vermelho. Depois, acabou o dia e o tour,pois os ônibus param as 18h.

E o 3 dia?Uma terça quando os museus estavam abertos, mas havia combinado 2 tour a pé.O 1 saia da estação. Todas as pessoas do mundo deveriam fazê-lo, pois é o tour comunista,sobre a tomada da cidade pela URSS. Tempo bom que não vivi!Terminou atrás do parlamento alemão e aproveitei para resevar ingresso( só reserva lá e é gratuito)para a cupula de vidro. Queria para visitar todo o Parlamento, mas só em outubro, pois estavam todos em férias. O walking tour da tarde quase foi estragado pela chuva.Não falei nela ainda,mas ela acompanhou todos os dias, domingo foi forte,mas continuou nos outros dias.As 17h nos encontramos no portão, recebemos as primeiras explicações e caiu uma tormenta.Ficamos esperando passar cerca de 1h.Quando passou,mais de 18h,fomos conhecer o local aonde o assassino desgraçado do Hitler se escondia.O lugar foi todo cimentado pelos soviéticos e só tem uma placa com um desenho de quantos quartos tinha a casa do nazi embaixo da terra.Depois,passamos no museu dos judeus. Não entramos e íamos a outro ponto. Foi quando vi um shopping grande e pensei em resolver o problema do tablet. Falei com o guia,dei lhe uns trocados como fazemos nos tour a pé ,entrei e comprei outro por 150 euros(menos de 1000 reais)e esse me atende perfeitamente. 

Outro dia,o 4,tomei o metro na estação e fui a cidade dormitório de Potsdan.É um metro, mas para mim é trem de superfície como um da Supervia. Anda 45 minutos, passando por várias estações, até chegar a uma linha única. Potsdan é uma cidade pequena, mas completa. Lá, descendo na estação, onde há trens para outras partes,inclusive Frankfurt e Munchen, encontra-se um bus turistico na parte de trás dela.Pode se andar todo o dia até as 18h por 20 euros. Foi o que fiz descendo no Cecilienhof Schols e seus belos jardins(5 euros)onde os vencedores da guerra fizeram a conferência que deu inicio a guerra fria,com ênfase ao escritório deles e a sala aonde tiraram a foto histórica. Depois fui a universidade, aonde há um museu sensacional de história também(Sansoucy) mas do século  XIX,quando ali viveram os Reis da Prússia,tour obrigatoriamenteguiado aonde paga-se 12 euros.E ainda tinha o Palácio de Vidro para encerrar o dia ou tomar o barco e passear pelo rio.

Último dia,mais museu, agora na Ilha dos Museus que fui de U Bahn(metro mesmo),descendo ao lado tem que escolher 3 ou 4 de 6 Museus a visitar.Eu escolhi o museu Body de esculturas antigas e junto comprei a entrada do Novo Museu,que é de história antiga por 12 euros. O museu da saudosa Alemanha Oriental tinha que ir relembrar os meus tempos de criança e os líderes comunistas da época,não é na ilha, mas ali próximo. Que dia!E para me despedir dos nazis,nada melhor como ver o por do sol daquele dia na Cúpula de Vidro do Bundestag as 19.30h,Último horário. É gratuito, mas tem que reservar com alguma antecedência como disse acima.De dentro, o Bundestag parece maravilhoso nos dias atuais e fiquei pensando no exército vermelho tomando tudo aquilo e a minha bandeira vermelha tremulando ali.Tempos que meu avô viveu !

Acabou  o pouco de Berlim que deu para fazer,voltado a museu e recordações da Vitória da URSS. Há vários outros modos de visitar a cidade, que poderia fazer,se retomar um dia. 

Oiê, fiquei 3 dias em Berlim no mês de Agosto e visitei praticamente os mesmos pontos que você, mas na Alemanha Berlim foi a única cidade que visitei pois de lá parti para Cracovia de trem...

Algumas curiosidades: não tem catraca nenhuma no transporte em Berlim, você compra o ticket nas máquinas ou baixa o app de transporte local que foi o que eu fiz com algumas opções de passe por 24h achei menos complicado que as máquinas... Até agora não entendi onde se valida o bilhete nas máquinas achei bastante confuso mesmo em inglês...  Voltando da visita no Campo de Concentração em Postdan estava acompanhada de uma amiga mexicana e fomos abordadas por um fiscal!! Passei a maior vergonha pois não havíamos validado o ticket, o fiscal  só mostrou o bilhete onde está escrito em inglês PRECISA VALIDAR O TICKET e nos perguntou se falávamos em inglês (irônico 😼) apenas nos orientou, falamos Sorry e ficou tudo bem mas e o VEXAME?? 😂😂😂

A parte que mais gostei foi ali na região  East Side Gallery, visitei o lugar duas vezes para andar pelo muro e para sentar de frente para o Rio e ficar um tempo por ali sem fazer nada, como era verão havia muita gente reunida por ali, bebendo cerveja e conversando.

Visitei o Museu Topografia do Terror que tem outra parte do muro, e uma exposição que descreve como a mentalidade Nazista foi aos poucos sendo incutida na Alemanha através da propaganda e do ódio...Percebi várias semelhanças com um projeto recente na extrema direita aqui no Brasil e fiquei realmente muito tocada com a clareza das semelhanças, foi assustador! 

Do portão de Brademburgo peguei um ônibus e fui até  Gedachtniskirche a igreja bombardeada na segunda guerra,  também foi um lugar que me marcou por ver as marcas tão visíveis da destruição e o Portão de Brademburgo local tão marcado por vários eventos históricos.

Em Berlim fiquei no Hostel A&O Berlim Mitte apesar das recomendações sobre o hotel ter um excelente localização eu achei o local deserto a  noite, tem um ponto de ônibus perto que utilizei durante o dia mas não me senti segura para explorar sozinha a noite os arredores... Por viajar sozinha procuro me hospedar em lugares centrais e movimentados assim como fiz em Amsterda ficando dentro da Red Light... O hostel em Berlim fica na Koepenicker Street 127-129

Na chegada vários  Berliners foram  muito receptivos, passei um perrengue na chegada para localizar o hostel (cheguei de Flixbus partindo de Amsterdã) e muitos tentaram me ajudar, até eu localizar o ônibus que me deixaria no hostel... Passei perrengue também na estação de trem pois segui de lá para Cracovia, não localizava meu terminal e achei as informações confusas... Nas ruas tive bastante ajuda dos locais porém dentro dos meios de transporte eles me pareceram muito irritados e pouco dispostos a ajudar, porém preciso levar em consideração que era Agosto, cidade lotada de turistas e um sol e calor para deixar qualquer um irritado, menos os turistas...

Provei também a comida típica da região vendida em food trucks, uma linguiça ou salsicha (não sei!) frita da chapa acompanhada de fritas e a cerveja Berliner...Um perrengue que passei por la foi esse, toda hora né refrescando com água e cerveja e toda hora apertada pra fazer xixi!!! 😂😂 Só mais a frente na minha viagem por Cracóvia que baixei o app para localizar banheiros próximos o que tornou mais tranquila minha viagem 😂😂😂

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Em 20/10/2023 em 13:22, D FABIANO disse:

Praga

5 país da viagem, aonde fiquei 7 dias também.Cheguei no último trem,pois teria que vir depois do fechamento dos pontos restantes de Dresden Comprei ao chegar e aguardei dar 19h. Passou na hora,vindo de Berlim e foi uma viagem muito bonita bordeando o Parque Nacional Suíça Saxonica,que não tive tempo de visitar, mas recomendo. Cheguei às 22h.A estação é do tempo comunista, velha e desorganizada. Tive problemas para descobrir que os táxis param na saída de cima,pois não há nenhuma placa ou indicação, só de metro, que não sabia que poderia me levar,pois não sabia aonde descer.A partir da outra manhã só andei nele.

O hotel aonde fiquei é muito bom,simples, mas bom e com recepção super agradável. Ensinaram a andar de metro,que também não há controle, e me deram mapa da cidade no outro dia.E fui conhecer a terra em que muito ouvia falar em Vlaclav Havell.O centro é lindo, medieval, quase sem carros. Porém, ao chegar nele encontrei um sujeito falando espanhol com um guarda chuva vermelho escrito City tour.Quem ler aqui,já sabe que o City é ruim.Comprei 2dias por 850 coroas.O 1 dia foi bom,mas não tem áudio.E feito em um micro. Passamos por vários pontos e eu desci no Castelo de Praga,o maior da Europa aonde há visitas.Paguei 250 coroas e fiquei o resto da tarde visitando os seus prédios que são 2 igrejas, 3 palácios e aonde morava o povo com áudio guia,que comprei separadamente e não faço tour sem ele.Maravilhoso.Dali sai,atravessei a ponte e fui a pé até a orla tomar o passeio de barco que havia comprado por 450 coroas.Era para ser o do por do sol,porém o tempo estava querendo chover e muito abafado.Mas,mesmo assim,também foi bom.

O problema do City tour foi a rota azul,o 2 dia.É um carro 4x4 que apareceu as 12h e deu uma volta pela outra parte da cidade com motorista árabe e sem nenhuma explicação. Nesse dia iria parar no Museu Nacional, mas não sabia aonde era e foi até bom,pois fui a esse museu de metro no sábado e é imenso, ficando horas a visita-lo por 120 coroas e 3 museus a visitar.Mas o City tour nesse dia foi 1h e acabou. Tive que novamente tomar o micro e tentar parar em outro ponto.Foi assim que conheci o plano inclinado que leva a Universidade. Lá tem o antigo planetário, hoje museu do espaço, aonde paguei 100 coroas e fiquei conversando com mestrandos em astronomia sobre o espaço. Foi aí que o tempo fechou e caiu um temporal daqueles no fim de tarde.Esperei passar por cerca de 1h protegido e vim embora a pé até o ponto de bus, que não enteni o porque, mas o motorista não quis cobrar.

Vou guardar aqui seu relato de Praga pois cortei do meu roteiro com muita dor no coração...

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@Alebaradel30 O relato de Praga vou terminar daqui a pouco. Hoje a tarde, 28.10, estará pronto.Infelizmente a direita e as ideias desse idiota chamado Hitler estão mais viva do que nunca seja lá ou cá.Não posso reclamar que ninguém me tratou mal em lugar algum,só no pobre ES,de onde venho e tenho inimigos terríveis, digamos assim. Queria ver a continuação de seu relato!

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2 minutos atrás, D FABIANO disse:

@Alebaradel30 O relato de Praga vou terminar daqui a pouco. Hoje a tarde, 28.10, estará pronto.Infelizmente a direita e as ideias desse idiota chamado Hitler estão mais viva do que nunca seja lá ou cá.Não posso reclamar que ninguém me tratou mal em lugar algum,só no pobre ES,de onde venho e tenho inimigos terríveis, digamos assim. Queria ver a continuação de seu relato!

Vou criar forças para terminar o relato... Pode deixar😉

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Munchen 

Cheguei a cidade num fim de tarde chuvoso,que havia voltado neste dia, e ficaria pelos dias seguintes. Só deu tempo de ir a informações turísticas.O, mas já estava fechado. Não tem jeito, por esta região fecha tudo as 18h. Então, fui dar uma volta pelos arredores da estação que,ao contrário das outras,é bem antiga, mas cheia de hotéis em volta.Melhor,fiquei em um deles. No outro dia,fui na informações, peguei um mapa e comprei passeios de dia completo para os seguintes. Neste,fiz o bus turistico.Há 2 linha,mas é fraco.A empresa é a mesma,City sightseeing, mas não sei porque tem lugar que não me agrada.Munchen foi 1 deles. Tomei o bus e dei apenas uma volta na linha que faz o centro, deixando o museu BMW,a ilha dos Museus e o museu alemão para lá.Queria fazer aquele que faz o Palácio de Nymphenburg que achei sensacional. paguei 12 euros e visitei um parque com museus pequenos espalhados por ele antes de chegar ao Museu Palácio principal.Quando sai dali só deu tempo de ir ao Olympiapark(parque olímpico de 72),com uma bela torre de onde se vê toda a cidade. O estádio histórico é em frente, mas não pude ir lá, pois stava fechado,pois já era mais de 119hO passeio completo de 2 linhas vale 33 euros em 48h ou 27,50 euros em 24h.

No outro dia tinha que ir ao famoso castelo da Cinderela, pelo qual paguei 59 euros. O guia era carioca e eu o único brasileiro. Foi sensacional e o castelo, bem como o menor,que fomos pela manhã são maravilhosos.O ingresso é único custa 17 euros. 

Mais um dia?Outro passeio.Um sábado de muita chuva a Rottenburg por 78 euros.A vila é longe,então no caminho ainda sem chuva,paramos em um castelo que dizem ser medieval. Tem muito pouco, mas custa pouco,10 euros. Esse eu não gostei. Dali,tem 4h livres em Rottenburg.A cidade tem muito pouco, o tempo foi muito.Só há um museu histórico e um de época. Fui aos 2 e não almocei.O de época é da idade das trevas.Mostra os castigos físicos aplicados neste tempo.5 euros. O outro é um antigo mosteiro e tem de tudo.Desde coleções de espadas a pinturas.Nao o entendi.A chuva ia começar, o museu do chocolate estava com uma fila imensa e resolvi ir embora e não aguardar.Minha sorte,pois quando caiu o temporal,já estava no ônibus. 

O 4 é último dia tinha um passeio que comprei por 95 euros já com entrada incluída propositadamente as 10.00h para sair do hotel e deixar as malas guardadas.Era o Zugspite,o pico mais alto da Alemanha .Como chovia,pensei que estivesse muito frio, mas só no alto da montanha. O ônibus foi direto ao teleférico e subimos nele.O guia aqui foi horroroso, não dá a mínima atenção a ninguém. Arranjei um casal alemão que foram os meus guias na verdade. Destaco também o almoço, lá no pico,que ao contrário do que pensava não é caro.

Cheguei de volta antes das 18h,tempo suficiente para ir ao hotel, pegar as malas e ir esperar o trem comprado ainda em Nuremberg para as 19.30h a Stuttgart, próxima parada.

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Stuttgart 

Cheguei um domingo perto das 11 da noite na estação de trem em reforma. Já sabia dessa,pois está em vários posts antigos da net,para mim,já teria acabado há tempos, mas não. Vão fazer uma nova estação subterrânea há anos, mas é a prova para reaças que não é só no Brasil do PT que se atrasa obras.Mas,andei por um caminho alternativo e saí rumo ao Ibis Nord,que pela distância, não compensou.Porém esse Ibis é longe,mas fica em frente de uma estação de metro e perto de um excelente supermercado. 

A chuva me acompanhou desde a sexta e na segunda não foi diferente. Fui fazer o bus turistico de 24h,pois a linha 2 só funciona nos finais de semana. Por isso,não pude andar de plano inclinado ou visitar a torre de tv. Nesse dia, escolhi descer.2 vezes,1 numa demonstração de vinhos,que diz ser uma vinícola, mas é uma loja na verdade e outra no Mercedes Stadium,fechado as segundas, mas com o museu Mercedes aberto ali perto. Museu é excelente e surpreendente. Tem tudo desde a invenção do carro, aos tempos que os fundadores ajudaram os nazis até F1 recentes,como os carros campeões de 2017 e 2018.Sao 12 euros muito bem investidos e também há restaurante lá. 

Stuttgart não é cidade turística,mas tem seu centro histórico do período medieval. Lá se destaca um belo castelo, todo reformado, que conta a história dos Reis que ali viveram. Ali paguei 7 euros e também gostei muito do dia seguinte, terça,em que passei o dia ali no castelo, almocei a comida típica alemã, um salsichão, em uma feira instalada ao lado da Catedral luterana e,para mim,acabou o que a cidade tinha a mostrar. No outro dia era hora de dizer adeus a Alemanha e pedir desculpas por ter pensado que o pensamento nazi dominava, quando essa gente é pura minoria. 

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Strasbourg 

Cheguei no início de uma fria noite, ainda bem que última vez que vi frio e chuva na viagem, e fui para o hotel. Este era bem localizado, mas não central. A recepcionista me recebeu muito bem,e em espanhol, o que me fez amigo dela. Mal sabia que a outra, a do dia,ia me tratar muito mal e aos gritos quando da saída, pois fiquei 4 noites,sendo 1 paga pela net e as outras 3 na saída. A mulher cismou de cobrar 4 e ,claro,não paguei mesmo,até ela resolver cobrar o certo que eram 3 noites.

Mas,vou relatar o que interessa.A cidade foi fundada em tempos medievais, havendo ferias aqui.E cresceu muito após isso,tendo sido objeto de disputa na guerra franco prussiana em 1870.Ganhando a guerra,foi incorporada ao então reino da Prússia e viu grande desenvolvimento e seu centro histórico é marcado por construções germânicas. Então, não sai da Alemanha, só geograficamente. Tal centro é percorrido por 1 passeio de trenzinho. Custa 7 euros e é muito bom com saída a toda hora de um dos lados da Catedral. Após fazê-lo fui ver a bela Catedral propriamente dita que encanta a todos(até um ateu como eu),almoçar e ver que em questão de preços tinha deixado a Alemanha, para depois fazer o outro trenzinho que há por mais 7 euros.Saindo do outro lado da Catedral, esse vai pelos bairros de Petit France e pelo European Quartier,aonde está a sede da União Europeia com os Eurodeputados,que conto mais a frente.Depois,terminei o dia fazendo um passeio de barco,semelhante ao de Paris com o Batorama.A cidade é cortada pelo rio III e o passeio sai a toda hora cheia do centro. Paga se 18 euros e o passeio é incrível. 

O 3 dia era para ir ao Parlamento Europeu. Sonho com tudo que é político, então tenho que conhecer todos os lugares aonde vivem os que mandam. Aqui,a 3 entrada é gratuita, tem audio guia em espanhol e você ouve as explicações sentado nas galerias do belo edifício após passar por uma segurança bem rígida. Depois,fui ao museu histórico da cidade que conta Strasbourg desde os tempos medievais. Esse custa 7 euros e o bilhete da direito também a ir ao museu Alsáciano. esse não fui,pois ia no dia da briga no hotel e desisti, indo embora. Deixa para lá, não quero lembrar dessa. 

O 4 dia foi de visita à região vitivinícola de Colmar.Ha um trem que custa 14 euros cada perna a cada 1h.Tem que comprar ida e volta, pois as estações fecham cedo.Fui pela manhã e adorei a cidade,mas não tive muito tempo para ver as coisas,pois tinha que tomar um bus turistico que passa a cada hora e faz as vilas do entorno. Essas,sim,são medievais e vivem praticamente da vinicultura, além de terem Castelos e igrejas de muitos séculos. 1 dia dá só para descer,dar uma olhada, e ir a parada pois já está na hora fo bus.Para mim,que não bebo, foi excelente o conhecinento.

Última manhã era do museu Alsáciano e de ir a Paris. Essa passagem tinha comprado há tempos e é praticamente obrigatório a compra muito antecipada, pois é o trem bala e ele lota.Mas,tive que ficar na estação esperando dar 15h para seguir a Paris. 

Editado por D FABIANO
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Paris

Cheguei a Gare d Est antes das 18h. Fazia um calor do Brasil e vi,logo na chegada, que parecia estar no Brasil mesmo, de tanto pedinte e mendigo que havia nos arredores da Gare Sabia que o hotel reservado estava na avenida que sai dali. Confirmei aonde ele ficava com um taxista e fui feliz. Estava terminando a viagem em pouco tempo  e quase tudo havia dado certo. Só faltava conhecer a cidade luz e ver se a fama que tem é verdadeira. Teria 6 dias para isso,pois era domingo e só iria a Orly no próximo sábado. 

No domingo mesmo dei uma volta na noite perto da Gare d est e vi muita pobreza na rua,pedintes e sabe-se lá ladrões.É a direita no poder.Comprei o cartão navigo para ter gratuidade no transporte durante toda a semana. Foi caro pagar de uma vez,mas compensou no decorrer da semana. Porém, chega de conversa e vamos contar o que fiz.Na 2 feira,a maioria dos Museus fechados, tinha que ir a Torre de Montparnasse, uma vista incrível. Por 19 euros, subi e deliciei com a vista da cidade grande de cima e fiquei pensando será mais bonito que meu Rio?Sem resposta, desci e fui almoçar para depois comprar o City tour de 24h de Bateaubus.23 euros com direito a descer em qualquer parada. Fui de metro a Notre Dame,que parece estar ficando bonita, aonde está a saída dele.Nesse dia fui até a Torre Eifel pelo rio Sena.Lá chegando, perto das 17h,a fila estava pequena e pude subir após pagar 29 euros até o topo.Nao é tão bonito como esperava,talvez por já ter visto a torre de Montparnasse antes,mas valeu.Ao terminar,vim passeando calmamente pelo Champs de Mars e vi um monte de jovem aguardando anoitecer para ver a torre piscar.É a cada hora cheia.Fiquei até as 20h.E fui embora de metro feliz com o dia.

Outro dia, a 3 feira,voltei a andar no barco para completar 24h.Desci no jardim botânico,parei pra almoçar no Hotel de Ville(prefeitura) em pleno centro aonde não há muito para ver, pois o teatro estava fechado e um parque pequeno parei para comer algo.A tarde viria a minha grande decepção, a última parada fiz no Louvre. Pensei em dar uma entrada as 14h e ficar até fechar, já que não gosto de arte.Mas aonde estava a entrada?Desci ao carrossel que é um shopping  e a saída. Me mandaram subir e já estava tarde.Proximo ano eu volto, neste fui para um "museu" em frente, aonde morava o rei naquele tempo. Fiquei vendo uma apresentação que havia lá. 

4 feira-Dia que o Navigo começou a valer a pena. Fui a Versailles.Tive problemas para tomar o trem certo, pois há vários RER C na mesma linha, mas somente um vai, o Versailles-Chantier.Esse passa a cada meia hora.Cheguei a pequena cidade, fui almoçar e a visita fiz a partir das 15h.Deu tempo de ver apenas o museu, faltou a residência real.Mas,o que vi estava bom.Tem que ir mais cedo, e eu perdi muito tempo procurando o trem certo. 

5 feira-Outro dia incrível, dia de ir a Disney Paris que estava lotada.Ali é fácil ir,só pegar o RER B,e ele para em várias estações por Paris. Uma pena o movimento, impediu de soltar a criança eterna que vive dentro de mim.Mas o que fiz foi bom.Ingresso comprado antes pela net por 95 euros.Dizem que não vende no caixa,fiquei muito bravo,mas tive que pagar o maldito IOF.

6 feira- Sai do hotel,deixei minhas coisas guardadas e fui ao Estádio Saint Denis.É uma viagem demorada trocando muitas vezes de metro.Cheguei lá e surpresa, Estádio fechado para mundial de rugby.Nao era meu dia.Voltei de modo mais rápido ensinado lá. Como digo sempre, o bom é o local, não a net que me ensinou errado outra vez.Ha um RER que vai rapidinho a Gare du Nord.Cbeguei rapidamente e fui almoçar e me despedir da cidade. Dava tempo de ir a outro lugar, mas não quis. Esperei dar 17h e fui a parada do Orly Bus,como sempre péssimo. Havia uma grande fila e nenhum ônibus ou previsão de saída. Mas como tinha muito tempo, esperei, enquanto havia gente desesperada. Um casal brasileiro que ia também esperar Azul conversou comigo e o tempo passou. As 19.30h estávamos em Orly, que é pequeno, então me despedir da cidade e embarquei de volta a Campinas. 

Editado por D FABIANO

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