Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Poderiam me ajudar com essa questão, minha mãe nesse ano acrescentou o nome de casada do meu pai em seus documentos, porém nos meus documentos constam o nome de solteira dela, eu preciso tirar meu passaporte e identidade, eu sou obrigada a colocar o nome de casada dela aonde consta o nome de solteira dela nos meus documentos? E eu vou ser impedida de viajar para fora do país por conta disso?

• Colaboradores
Postado
29 minutos atrás, Dacy_ disse:

eu preciso tirar meu passaporte e identidade

Não, pera. Você precisa tirar identidade? Você não tem uma? Passaporte entendo, mas identidade?

Anyway, aqui estão as infos:

Certidões com nomes anteriores

Na emissão do primeiro passaporte pela Polícia Federal, todos os nomes adotados até então devem ser demonstrados. A partir do segundo passaporte emitido pela Polícia Federal, apenas os nomes adotados após a emissão do último passaporte deverão ser demonstrados.

2A comprovação de nomes anteriores é feita por certidão, ou por quantas certidões forem necessárias para demonstrar cada nome anterior:

Certidão de Inteiro Teor que demonstre todos os nomes anteriores, caso não seja possível providenciar alguma das certidões de divórcio ou casamento;
Certidão de Casamento com Averbação de Divórcio, para cada um dos divórcios ocorridos, em que conste o nome adotado em cada casamento anterior;
Certidão de Casamento, para comprovação da alteração ocorrida no casamento mais atual;
Nos casos de alteração do nome por [a] Reconhecimento de paternidade, Adoção ou [c] Mudança de sexo, será aceito documento original antigo diferente de certidão ou cópia autenticada da sentença judicial que determinou a mudança do nome;
Nos demais casos de alteração por Decisão Judicial: certidão de nascimento ou de casamento que possua a averbação do nome anterior;

3Nomes adotados no exterior só são reconhecidos no Brasil se houve legalização em Consulado Brasileiro, ainda no país de origem, e, ao retornar ao Brasil, transcrição em cartório brasileiro. Sem isso, o passaporte será emitido com o último nome oficialmente registrado no Brasil.

4Atenção: Certidão de óbito não é aceita para comprovação de nomes anteriores, pois é um documento que não possui esse tipo de informação.

https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/passaporte/documentacao/lista-brasileiro

• Membros
Postado

Preciso tirar segunda via da minha identidade, me informaram que eu poderia ser impedida de tirar meu passaporte pois eu tinha que colocar o nome de casada da minha mãe, e teria que mexer na minha certidão e não poderiam tirar minha identidade.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...