Membros Sholiveira Postado Setembro 12, 2023 Membros Compartilhar Postado Setembro 12, 2023 Olá, colegas. Estou montando um roteiro para uma primeira viagem à Itália no ano que vem e gostaria de uma ajuda quanto à elaboração deste. Vou colocar abaixo as cidades que gostaria de visitar e a quantidade de dias que tenho disponível: Cidades de interesse: Roma Veneza (com bate e volta a Verona) Florença (com bate e volta a Pisa) Napoles (com bate e volta a Pompeia) Dias disponíveis: 15 dias / 14 noites. Pelo que tenho pesquisado, as melhores opções de voô [atualmente] são para chegada e saída por Roma. Neste cenário, o que vocês me sugerem quanto a distribuição de dias em cada cidade? É possível, com estes dias disponíveis, conhecer bem todas essas cidades? Obrigado. Citar Link para o comentário
Membros D FABIANO Postado Setembro 12, 2023 Membros Compartilhar Postado Setembro 12, 2023 Conhecer bem claro que não. Fui,por exemplo, a Amsterdan outro dia, uma grande capital como Roma.Fiquei 1 semana. Não conheci nem metade, em Madrid já fui 4 vezes e ainda há o que Conhecer.Sao cidades imensas que não se conhece da noite para o dia. Citar Link para o comentário
Membros Sholiveira Postado Setembro 13, 2023 Autor Membros Compartilhar Postado Setembro 13, 2023 Quanto à primeira pergunta, você tem alguma sugestão quanto ao roteiro em si? Quantidade de dias, em média, em cada cidade? Quais cidades (levando em conta fatores como a logística, por exemplo) devessem ser visitadas em outra oportunidade, etc. Citar Link para o comentário
Membros D FABIANO Postado Setembro 13, 2023 Membros Compartilhar Postado Setembro 13, 2023 Eu nunca fui a Itália, sim a outros países. Citar Link para o comentário
Membros Davi Leichsenring Postado Setembro 13, 2023 Membros Compartilhar Postado Setembro 13, 2023 (editado) Legal Fabiano, todo mundo já sabe que voce é um viajador nato e conhece meio mundo. de uma olhada nesse topico, a moça vai viajar também por 15 dias na Italia, o roteiro dela está bom. No seu caso, dá pra trocar Milão por Napoles. Se não quiser alugar carro para conhecer o interior de Florença, ( não recomendo fazer com transporte publico, não tem muita opção e os lugares interessantes nem sempre estão na rota do trem/onibus), você pode ir a Cinque Terre, pois lá é mais fácil usar trem do que carro. Editado Setembro 13, 2023 por Davi Leichsenring 2 Citar Link para o comentário
Membros Sholiveira Postado Setembro 13, 2023 Autor Membros Compartilhar Postado Setembro 13, 2023 (editado) Obrigado pela dica, Davi. Seguindo sua sugestão no post citado, montei um roteiro da seguinte maneira: Dia 1: BR / Roma (A ideia é ir em um voo que chegue em Roma pela manhã) Dia 2, 3 e 4: Roma Dia 5: Roma / Veneza (A ideia é ir no primeiro trem disponível neste dia) Dia 6 e 8: Veneza Dia 7: Bate e volta a Verona a partir de Veneza Dia 9: Veneza / Florença (A ideia é ir no primeiro trem disponível neste dia) Dia 10: Florença Dia 11: Bate e volta a Pisa a partir de Florença Dia 12: Florença / Napoles (A ideia é ir no primeiro trem disponível neste dia) Dia 13: Bate e volta a Pompeia a partir de Napoles Dia 14: Napoles / Roma (A ideia é ir no último trem disponível neste dia) Dia 15: Roma / BR Resumindo, a ideia é aproveitar ao máximo as cidades destino nos dias de deslocamento, com exceção do dia de retorno à Roma a partir de Napoles, onde pensei em ir senão no último, em um dos últimos horários de trem disponíveis. O que te parece esse roteiro? Além disso, não sei se a logística que montei parece a mais adequada. Em resumo [e para fins de simplificação, considerando dia de deslocamento para a cidade destino como 1/2 dia útil], o roteiro ficou da seguinte maneira: Roma -> 3,5 dias Veneza -> 2,5 dias + 1 dia de bate e volta a Verona Florença -> 1,5 dias + 1 dia de bate e volta a Pisa Napoles -> 1 dia + 1 dia de bate e volta a Pompeia Obrigado. Editado Setembro 13, 2023 por Sholiveira Acrescentei o resumo do roteiro. Citar Link para o comentário
Membros FernandoBS Postado Setembro 13, 2023 Membros Compartilhar Postado Setembro 13, 2023 1 hora atrás, Sholiveira disse: Obrigado pela dica, Davi. Seguindo sua sugestão no post citado, montei um roteiro da seguinte maneira: Dia 1: BR / Roma (A ideia é ir em um voo que chegue em Roma pela manhã) Dia 2, 3 e 4: Roma Dia 5: Roma / Veneza (A ideia é ir no primeiro trem disponível neste dia) Dia 6 e 8: Veneza Dia 7: Bate e volta a Verona a partir de Veneza Dia 9: Veneza / Florença (A ideia é ir no primeiro trem disponível neste dia) Dia 10: Florença Dia 11: Bate e volta a Pisa a partir de Florença Dia 12: Florença / Napoles (A ideia é ir no primeiro trem disponível neste dia) Dia 13: Bate e volta a Pompeia a partir de Napoles Dia 14: Napoles / Roma (A ideia é ir no último trem disponível neste dia) Dia 15: Roma / BR Resumindo, a ideia é aproveitar ao máximo as cidades destino nos dias de deslocamento, com exceção do dia de retorno à Roma a partir de Napoles, onde pensei em ir senão no último, em um dos últimos horários de trem disponíveis. O que te parece esse roteiro? Além disso, não sei se a logística que montei parece a mais adequada. Em resumo [e para fins de simplificação, considerando dia de deslocamento para a cidade destino como 1/2 dia útil], o roteiro ficou da seguinte maneira: Roma -> 3,5 dias Veneza -> 2,5 dias + 1 dia de bate e volta a Verona Florença -> 1,5 dias + 1 dia de bate e volta a Pisa Napoles -> 1 dia + 1 dia de bate e volta a Pompeia Obrigado. Eu tiraria Nápoles, deixaria para uma próxima viagem, e concentraria nas demais cidades que vc colocou, talvez incluindo Siena, entre os deslocamentos. Ou, se for o caso, faria um bate volta a Nápoles-Pompeia a partir de roma. E dividiria os dias em Roma para o início e o final da viagem, principalmente para não correr riscos em relação ao voo de volta. Se vc ainda não comprou a passagem, e se não for problema excluir Nápoles, talvez seja interessante fazer um roteiro meio linear de roma até Milão, passando por Florença e Veneza... Citar Link para o comentário
Membros Sholiveira Postado Setembro 13, 2023 Autor Membros Compartilhar Postado Setembro 13, 2023 Obrigado, @FernandoBS. Napoles não era uma opção até pouco tempo atrás, mas após assistir um vídeo de um pessoal conhecendo a cidade, fiquei bastante empolgado com a ideia de visitá-la. 59 minutos atrás, FernandoBS disse: Ou, se for o caso, faria um bate volta a Nápoles-Pompeia a partir de roma. Você diz visitar, a partir de Roma, Napoles e Pompeia no mesmo dia? Eu havia imaginado que somente Pompeia me consumiria todo o dia. 59 minutos atrás, FernandoBS disse: Se vc ainda não comprou a passagem, e se não for problema excluir Nápoles, talvez seja interessante fazer um roteiro meio linear de roma até Milão, passando por Florença e Veneza... Não comprei as passagens ainda. Na verdade o roteiro também não está fechado. As cidades que citei são as que mais me interessaram considerando os dias disponíveis que tenho, por isso toda sugestão é muito bem vinda. Quanto à Milão, não tenho muito interesse na cidade. Essa definitivamente pode ficar para uma próxima oportunidade. Citar Link para o comentário
Colaboradores Rezzende Postado Setembro 13, 2023 Colaboradores Compartilhar Postado Setembro 13, 2023 Devo ir pra Itália ano que vem também mas ainda não marquei minhas férias mas provavelmente irei em maio ou setembro. Vou ter 18 dias. O roteiro vai ser praticamente o mesmo seu, mas tenho interesse de ir em Milão também, inclusive tenho olhado preços de passagem com ida por Roma e volta por Milão. Tô avaliando ainda se vai valer a pena descer pro sul até Nápolis ou só seguir pro norte mesmo. Também quero ir em Cinque Terre. Andei pensando se vale esticar a trip pra Suiça ou Eslovênia mas acho que 18 dias vai acabar sendo só Itália mesmo. Citar Link para o comentário
Membros Davi Leichsenring Postado Setembro 14, 2023 Membros Compartilhar Postado Setembro 14, 2023 Eu já acho que o roteiro está bom, Nápoles é interessante de se ver, além de que vai conhecer de perto o contraste entre Norte x Sul da Itália. Essa região central da Itália possui trens de alta velocidade então não vai perder muito tempo em viagem. O trajeto mais longo, Roma a Veneza, por ex, são 4h de trem. Eu pessoalmente dividiria o tempo em Roma igualmente em 2 partes. dia 1, 2 e 3 e depois 13, 14 e 15. Não faz muita diferença na verdade, é apenas uma questão de percepção de tempo. É mais para separar "ponto de estresse" de uma viagem, que são pegar transportes. Se voce vai para Roma dia 14 a noite e logo no dia seguinte pega o avião para voltar, você terá 2 pontos de estresse perto, mas se você volta para Roma dia 13, então no dia 14 não terá nenhuma preocupação. Claro que não é nada de mais, mas eu gosto de deixar a viagem mais tranquila possível. Citar Link para o comentário
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.