Ir para conteúdo

Ajuda com Roteiro de 25 dias pelo sul da Argentina

Posts Recomendados

• Membros

Palpitando mais um pouco rs...

Claro que quem busca viajar pra Patagonia está querendo esse contato com a natureza, com paisagens tão diferentes das nossas. Mas pelo que a @Amanda Sfair Gonçalves disse, eles não são tão fãs de trilhas assim. Então além do esforço e capacidade física, também tem a questão se querem fazer dias e dias de trilhas seguidos né...

Perguntei sobre Calafate pq lá tem passeios diferentes, mais relacionados aos glaciares mesmo, que então podem ser bem interessantes pra viagem não ficar "só" trilha. Mas claro, isso tem um preço...

Também acho legal fazer esse day trip a TDP pra ter um panorama mais geral do parque, além da trilha da base torres.

Ficar 5 dias em El Chaltén fazendo trilha é pra quem curte e tá nessa pegada. Não me pareceu muito a da Amanda.

Eu planejo ir TB, mas pensava em ficar 3 dias em El Chaltén. Mas claro, vai de cada um, do que mais quer pra viagem.

Difícil decidir né @Amanda Sfair Gonçalves

• Amei! 2
Link para o comentário
  • Colaboradores

Concordo Jana, de certa forma eu tentei enfatizar esse detalhe no final da minha sugestão.

Todavia, sinto que muitas vezes perdemos muito tempo nos deslocando de um canto ao outro, sendo que poderíamos estar aproveitando melhor essas horas.

De toda forma, tanto Puerto Natales/Torres del Paine quanto El Chaltén tem propostas similares (não estou dizendo que são iguais), mas não estamos falando sobre um contraste de atividades.

No fim, como você mesma sugere, eles poderiam inclusive cogitar mais dias em El Calafate (e buscar passeios por lá).

Apenas um outro adendo quanto a atividades ao ar livre: nem sempre o clima colabora conosco, podendo as vezes prejudicar algo que poderia ser extraordinário - por isso, eu sempre considero uma folga de segurança no meu planejamento (como se fosse um dia coringa, com alguma atividade prevista, mas também livre para eventualidades).
Por exemplo, na viagem que farei em novembro, dos 10 dias em El Chaltén, 08 deles são líquidos, mas 02 são os coringas (caso o clima não colabore, ou aconteça algo que nos impeça de fazer as trilhas que mais desejamos).

Reconheço que minha viagem está em um limite (e até temo que minha companheira se esgote com tanta trilha), mas foi o acordo! :D
Essa semana caminhamos quase 15km (altimetria próxima dos 400m). No começo ela queria arrancar meu coração, mas quando concluímos o passeio, ela estava satisfeita e orgulhosa de seu desempenho.

As próximas viagens serão ela quem organizará!

Editado por Alan Rafael Kinder
  • Amei! 2
Link para o comentário
  • Membros

@Amanda Sfair Gonçalves Eu semre odiei fazer esforço desde pequeno,criado com tudo nas mãos,como dizia minha mãe e hoje não tenho condições físicas,pois a doença chegou há mais de 10 anos em La Paz.Quando fui,foi para agradar minha ex,a Lu,mas sem nenhuma condição fisica.Fui para tentar me recuperar um pouquinho,pois tinha quase morrido no ano anterior.Então,só fiz passeios de barco em qualquer parte da Patagonia,sejaArgentina ou chilena.Fui a Puerto Natales.A cidade em sinão tem nada,é muito pequena.O que tem é o pArque Nacional,que está a mais de 50 km.Lá,fiz um tour de 1 dia.Fui com agencia que levou-menos principais pontos.Acampar?Trilha?Pode chamar outro,isso nunca foi comigo,sou do luxo e da boa vida.

• Amei! 2
Link para o comentário
  • Membros
42 minutos atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Concordo Jana, de certa forma eu tentei enfatizar esse detalhe no final da minha sugestão.

Todavia, sinto que muitas vezes perdemos muito tempo nos deslocando de um canto ao outro, sendo que poderíamos estar aproveitando melhor essas horas.

De toda forma, tanto Puerto Natales/Torres del Paine quanto El Chaltén tem propostas similares (não estou dizendo que são iguais), mas não estamos falando sobre um contraste de atividades.

No fim, como você mesma sugere, eles poderiam inclusive cogitar mais dias em El Calafate (e buscar passeios por lá).

Apenas um outro adendo quanto a atividades ao ar livre: nem sempre o clima colabora conosco, podendo as vezes prejudicar algo que poderia ser extraordinário - por isso, eu sempre considero uma folga de segurança no meu planejamento (como se fosse um dia coringa, com alguma atividade prevista, mas também livre para eventualidades).
Por exemplo, na viagem que farei em novembro, dos 10 dias em El Chaltén, 08 deles são líquidos, mas 02 são os coringas (caso o clima não colabore, ou aconteça algo que nos impeça de fazer as trilhas que mais desejamos).

Reconheço que minha viagem está em um limite (e até temo que minha companheira se esgote com tanta trilha), mas foi o acordo! :D
Essa semana caminhamos quase 15km (altimetria próxima dos 400m). No começo ela queria arrancar meu coração, mas quando concluímos o passeio, ela estava satisfeita e orgulhosa de seu desempenho.

As próximas viagens serão ela quem organizará!

Sim, eu no caso da @Amanda Sfair Gonçalvesficaria um dia a mais em El Calafate pra fazer minitrekking e navegação Todos glaciares.

Quem bom que sua companheira topou!! O meu topa tudo q proponho TB, meu filho, atualmente com 14 anos, é que dá umas reclamadas. Pra ele então ficar muitos dias seguidos fazendo trilha seria a treva (e sem internet hahaha)

Há uns 15 anos atrás fomos eu e companheiro pra Ilha Grande, litoral do RJ, lá acho que foi o lugar que mais andei na vida, foram 4 dias nesse nível aí. Mas eu era 15 anos mais nova 😁

• Amei! 1
Link para o comentário
  • Membros
4 minutos atrás, D FABIANO disse:

@Amanda Sfair Gonçalves Eu semre odiei fazer esforço desde pequeno,criado com tudo nas mãos,como dizia minha mãe e hoje não tenho condições físicas,pois a doença chegou há mais de 10 anos em La Paz.Quando fui,foi para agradar minha ex,a Lu,mas sem nenhuma condição fisica.Fui para tentar me recuperar um pouquinho,pois tinha quase morrido no ano anterior.Então,só fiz passeios de barco em qualquer parte da Patagonia,sejaArgentina ou chilena.Fui a Puerto Natales.A cidade em sinão tem nada,é muito pequena.O que tem é o pArque Nacional,que está a mais de 50 km.Lá,fiz um tour de 1 dia.Fui com agencia que levou-menos principais pontos.Acampar?Trilha?Pode chamar outro,isso nunca foi comigo,sou do luxo e da boa vida.

Negócio do @D FABIANOé a Suíça KKK

(embora lá TB tenho muita trilha longa de montanha e trekking).

Link para o comentário
  • Membros

Vocês são incríveis!

Me arrependo demais de não ter terminado meu relato de mochilão e feito o relato das outras viagens que fiz por aqui. Todo mundo tem essa gana de se ajudar, deveria ter feito o mesmo haha.

Eu particularmente gosto muito de trilhas - gosto que não é compartilhado pelo meu irmão e esposo -  mas faz muito tempo que não faço e nós três estamos acima do peso e sem praticar muita atividade fisica regular. Li muito sobre o Los Três para ter certeza que encararíamos e pensamos em sair o mais cedo possível para fazer no nosso ritmo e estarmos também cientes de que se não der para aguentar não tem problema, é só virar e seguir o caminho da volta. Estamos tranquilos quanto a isso, apesar de obviamente querermos completar!

Na verdade @Alan Rafael Kinder essa viagem era só do meu irmão e pro só Ushuaia e ai eu falei para ele NÃO É POSSÍVEL, se vc vai até o fim do mundo tem que voltar conhecendo outros lugares.. e ai ele me convidou para ir junto e dar pitaco no roteiro... que virou esse monstrinho hahaha Sobre voltar tenho certeza que voltarei um dia porque meu objetivo de vida é comprar uma van pra fazer a volta ao mundo, eu e meu esposo estamos a um tempo planejando o futuro para isso porque apesar do cenário despreendido somos os dois super planejados e metódicos com o futuro.

@JanaCometti Vou levar as sugestão de vocês dois para os outros dois viajantes, apesar do controlfreak no final é uma decisão conjunta mas ainda assim dificil.  Como acabou que eu montei o roteiro me sinto também responsável para ter o melhor aproveitamento possível pra todo mundo. Se já é complicado escolher sozinha imagina por três hahaha  

@D FABIANO mas no final das contas talvez mesmo o tour de um dia seja uma forma de conhecer o lugar, já que caminhadas eternas não são a sua pedida e dependendo do estado físico e de espírito é a forma ideal de ser feita também. Tudo é questão de gosto, afinal!

• Amei! 2
Link para o comentário
  • Membros

@Amanda Sfair Gonçalves Conhecer a fundo não conheço,mas a um lugar tão falado,que faltava conhecer no pais que me acolheu e conheço tudo,desde Arica a Punta Arenas tinha que fazer para poder dizer hoje eu conheço todo o pais,menos Isla de Pascua.

Faz os relatos agora,mesmo antigos.Tem um senhor ai que as vezes publica relatos dos anos 90 e ajuda muito.Por exemplo,tem um relato dele sobre a India que me deuuma direção sobre o que fazer lá.

Editado por D FABIANO
  • Amei! 1
Link para o comentário
  • Membros
4 horas atrás, Amanda Sfair Gonçalves disse:

Vocês são incríveis!

Me arrependo demais de não ter terminado meu relato de mochilão e feito o relato das outras viagens que fiz por aqui. Todo mundo tem essa gana de se ajudar, deveria ter feito o mesmo haha.

Eu particularmente gosto muito de trilhas - gosto que não é compartilhado pelo meu irmão e esposo -  mas faz muito tempo que não faço e nós três estamos acima do peso e sem praticar muita atividade fisica regular. Li muito sobre o Los Três para ter certeza que encararíamos e pensamos em sair o mais cedo possível para fazer no nosso ritmo e estarmos também cientes de que se não der para aguentar não tem problema, é só virar e seguir o caminho da volta. Estamos tranquilos quanto a isso, apesar de obviamente querermos completar!

Na verdade @Alan Rafael Kinder essa viagem era só do meu irmão e pro só Ushuaia e ai eu falei para ele NÃO É POSSÍVEL, se vc vai até o fim do mundo tem que voltar conhecendo outros lugares.. e ai ele me convidou para ir junto e dar pitaco no roteiro... que virou esse monstrinho hahaha Sobre voltar tenho certeza que voltarei um dia porque meu objetivo de vida é comprar uma van pra fazer a volta ao mundo, eu e meu esposo estamos a um tempo planejando o futuro para isso porque apesar do cenário despreendido somos os dois super planejados e metódicos com o futuro.

@JanaCometti Vou levar as sugestão de vocês dois para os outros dois viajantes, apesar do controlfreak no final é uma decisão conjunta mas ainda assim dificil.  Como acabou que eu montei o roteiro me sinto também responsável para ter o melhor aproveitamento possível pra todo mundo. Se já é complicado escolher sozinha imagina por três hahaha  

@D FABIANO mas no final das contas talvez mesmo o tour de um dia seja uma forma de conhecer o lugar, já que caminhadas eternas não são a sua pedida e dependendo do estado físico e de espírito é a forma ideal de ser feita também. Tudo é questão de gosto, afinal!

Sei como é, Amanda, eu aqui decido tudo, roteiro, hospedagem, deslocamentos, por 3 (marido e filho) e fico nessa expectativa de que tudo saia o melhor possível hahaha

Compartilho da sua vontade de dar um longo rolê de motorhome por aí , pelo menos Argentina,Chile, Bolivia (que ainda não conheço) e Peru...

E também acho que pode fazer os relatos mesmo das viagens antigas. Vai ajudar de QQ forma

Link para o comentário
  • Colaboradores
5 horas atrás, Amanda Sfair Gonçalves disse:

É sempre uma boa!
Eu gosto de participar do fórum (faço isso apenas nos tópicos que sinto ter algo para contribuir, ou que me despertam curiosidade).
Já consegui muita informação relevante por aqui, pois são pessoas reais trazendo suas experiências, em um papo aberto e mais rico daquele que encontramos em matérias prontas de blogs (cheias de direcionamento e muitas vezes com abordagens superficiais).
E por último, participar me faz recordar, e isso me traz muita paz!

Eu particularmente gosto muito de trilhas - gosto que não é compartilhado pelo meu irmão e esposo -  mas faz muito tempo que não faço e nós três estamos acima do peso e sem praticar muita atividade fisica regular.

Entendo perfeitamente! ^^

Eu sempre gostei de fazer hiking aqui em Santa Catarina, virou um vício, ao ponto de buscarmos novos lugares cada vez mais distantes.
Em um determinado momento tive a oportunidade de fazer trekking, e gostei da experiência.
Isso tudo foi há alguns anos, e desde lá investi uma quantidade significativa de grana com equipamentos e vestimentas.
O ápice dessa experiência toda foi em 2020 com minha ida para a Patagônia Argentina, aí em 2022 fiz Ilha Grande.
A pandemia acabou me impedindo de fazer muita coisa, e quando as coisas normalizaram, me vi vivendo uma vida diferente daquela minha anterior (não que isso me incomode, mas meus equipamentos estão guardados fazem tempo).
Planejava fazer o Circuito O de Torres del Paine, queria fazer também a Travessia do Cassino (em Rio Grande do Sul), e por fim, meu maior sonho era tentar Dientes de Navarino (que efetivamente fica no 'fim do mundo' haha, ao sul de Ushuaia, em território Chileno).
Entrei em um novo relacionamento, casei (esse ano), e minha companheira (que é um amor) não compartilha de toda essa intensidade que eu tenho por hiking (e muito menos trekking) - mas sinto que isso está mudando, nós estamos aprendendo a amar os sonhos um do outro.
Fiz viagens mais tranquilas com ela, fui para a Colômbia recentemente (especificamente Cartagena das Índias), estou com meu agendamento para o visto americano, e pretensões de novas viagens mais 'urbanas' - tudo isso para viver o sonho dela também (obviamente isso me agrada, não é um sacrifício).
E ela, em contrapartida, tem se disponibilizado a fazer coisas diferentes do que estava habituada - essa nossa viagem para a Patagônia Argentina é uma delas, qual será recheada de trilhas (mas nada de trekking por ora - apesar que ela já manifestou algum interesse em 'tentar') .

Li muito sobre o Los Três para ter certeza que encararíamos e pensamos em sair o mais cedo possível para fazer no nosso ritmo e estarmos também cientes de que se não der para aguentar não tem problema, é só virar e seguir o caminho da volta. Estamos tranquilos quanto a isso, apesar de obviamente querermos completar!

Quando fiz em 2020, não encontrei dificuldades em nenhum trilha de El Chaltén, mas confesso que como fizemos essa por primeiro, foi a qual mais sofri (sempre tive dificuldades em subidas muito intensas, e ela tem isso especificamente após o Campamento Poincenot).

Como pontuei anteriormente, a viagem para Patagônia Argentina ocorreu após alguns anos de prática, então eu já tinha alguma ideia de como é praticar hiking (e até mesmo trekking). Além disso, eu pratico vôlei amador (duas vezes por semana), e tenho hábitos saudáveis.

Eu não acho que as trilhas de El Chaltén apresentem um desafio tão intenso ao ponto de impedir pessoas de as fazerem. Claro que escrevo isso consciente que sempre haverão limites. A intensidade delas é razoável, por vezes surgem pontos de maior estresse, mas o contexto todo (estrutura, clima, marcação) favorecem um bocado a experiência.

Estamos praticando aqui para Novembro - fizemos nossa primeira caminhada mais longa semana passada (com cerca de 15km e 400/400m de altimetria), ainda pretendemos fazer outras similares.

Se fosse para tentar determinar um ponto de corte, diria que alguém que é capaz de caminhar por até 25km e suportar uma altimetria de 1000/1000m estaria totalmente apto para vencer qualquer das trilhas mais famosas (e até outras mais desafiadoras) de El Chaltén.
Mas daí tu podes dizer - 'Nossa, 25km e 2000 metros de altimetria acumulada?' - lembre-se que o dia lá é longo (facilmente 14 horas de claridade), e você estará dedicando o dia exclusivamente para isso. Uma pessoa descansada caminha em um ritmo de 3.6km/h em um trecho sem muito aclive/declive. Se for andar a 2km/h, tu consegues vencer 25km em menos de 14 horas tranquilamente (e na boa, 2km/h é muuuito devagar).
Esses números são uma média real - eu, que meço 192cm, e tenho passo rápido, costumo caminhar a 4km/h em trilhas (e consigo caminhar a 6km/h em ambientes urbanos - sem correr, é caminhada mesmo).

Por isso, o mais importante é ter resistência (não velocidade), e respeitar suas dificuldades (como a minha com subidas intensas, eu sempre pego leve nesses momentos).

Na verdade @Alan Rafael Kinder essa viagem era só do meu irmão e pro só Ushuaia e ai eu falei para ele NÃO É POSSÍVEL, se vc vai até o fim do mundo tem que voltar conhecendo outros lugares.. e ai ele me convidou para ir junto e dar pitaco no roteiro... que virou esse monstrinho hahaha

Que massa! :)
Eu amo planejar viagens, acabo vivendo elas sem nem mesmo sair de casa - e sou um forte defensor de que toda viagem exige organização (você só tem a perder 'se jogando' sem se preparar).

Sobre voltar tenho certeza que voltarei um dia porque meu objetivo de vida é comprar uma van pra fazer a volta ao mundo, eu e meu esposo estamos a um tempo planejando o futuro para isso porque apesar do cenário despreendido somos os dois super planejados e metódicos com o futuro.

É o mesmo plano que temos, todavia não pelo mundo todo haha!
Há muitas coisas que precisamos resolver agora, mas quando olhamos pro futuro, ao menos agora, nos vemos com condições de pegar um carinho bacana e fazer uma roadtrip pelas Américas.

Como sempre, desculpe pelos textões.
Conversem bastante, sobre tudo! Imaginem as possibilidades que podem ocorrer durante a viagem e tentem, na medida do que for possível, já decidir o que será feito (caso precisem abrir mão de algo, enfim, imprevistos). Isso permite manter a paz da viagem, e é algo essencial quando viajamos em grupo.
Abraços!

Editado por Alan Rafael Kinder
  • Amei! 2
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...