Membros Amanda Sfair Gonçalves Postado Agosto 7, 2023 Membros Compartilhar Postado Agosto 7, 2023 (editado) Bom dia Mochileiros, tudo bom? Estou montando meu roteiro de viagens para o sul da Argentina (com umas escapadas para o Chile em alguns dias) para o mês de outubro e gostaria da opinião e auxílio de vocês. As passagens aéreas já estão compradas então algumas datas não podem mais ser alteradas, mas o meio entre El Calafate até chegar em Bariloche pode ser alterado. Eu, meu esposo e meu irmão não somos super trilheiros e por isso não temos problemas em ficar poucos dias em cada um dos destinos, já que devemos fazer uma ou duas trilhas no máximo em cada uma das cidades. Bariloche entrou de "brinde" no roteiro então ainda não pesquisei para colocar as opções de passeios por dia, mas aceito sugestões de alteração em todos eles. Também gostaria de indicações de empresas rodoviárias e de perguntar se alguem já fez o trajeito El Chalten para Los Antiguos de onibus e por qual cia foi. Não consegue localizar muita coisa na intenet. Muito obrigada desde já! Editado Agosto 7, 2023 por Amanda Sfair Gonçalves 4 Citar Link para o comentário
Membros D FABIANO Postado Agosto 7, 2023 Membros Compartilhar Postado Agosto 7, 2023 @Amanda Sfair Gonçalves Quando voce for ainda é inverno,há neve e muito o que ver estará fechado.Se não se imorta com isso,está ótimo o roteiro. Empresa que faz essa linha sempre posto aqui,é a TACSA,para mim a pior empresa de onibus da Argentina.Tem pouquissimos onibus,costumam quebrar e/ou atrasar,não tem alimentação,então vai sofrer! Citar Link para o comentário
Membros JanaCometti Postado Agosto 7, 2023 Membros Compartilhar Postado Agosto 7, 2023 Que viagem linda!!! Algumas considerações: Buenos Aires: o dia que for no Caminito vale a pena TB chegar no bairro San Telmo, especialmente no domingo que tem a feira de artesanato e antiguidades, vale a pena em outros dias também. O dia que for a Recoleta recomendo ir ao bairro Palermo ou pelo menos ao Malba, onde está o Abaporu de Tarsila do Amaral. 💙 El Calafate: se for possível por datas e orçamento, faça o minitrekking no glaciar, ou pelo menos uma navegação. El Chaltén: a través pha para a Laguna Torre leva em torno de 7 horas então acho que não será fácil fazer Chorrillo del Salto no mesmo dia. Se vcs não tem muita experiência com trilhas, acho pesado fazer Laguna Torre e Laguna de los tres em días seguidos, mas depende do condicionamento de vcs. Uma alternativa seria o glaciar huemul, com trilha de 1 h ida e visual lindíssimo, vc deve se deslocar de van até lago do deserto pra essa trilha. Bariloche: nessa época recomendo Circuito Chico , Cerro Campanário, as pequenas trilhas do Parque Municipal Llao Llao (fica dentro do circuito Chico), e Cerro Tronador. Qualquer dúvida nessa parte pode me chamar, estive lá em janeiro e tô cheia de informações na cabeça, RS, tenho roteiro aqui TB. 1 Citar Link para o comentário
Membros anselmoportes Postado Agosto 7, 2023 Membros Compartilhar Postado Agosto 7, 2023 Eu recomendaria fazer o Free Walking Tour logo no primeiro dia. Pq ele vai te dar uma ideia geral de vários pontos turísticos e daí vc pode voltar e ver com calma os que mais te interessaram. Citar Link para o comentário
Membros Amanda Sfair Gonçalves Postado Agosto 8, 2023 Autor Membros Compartilhar Postado Agosto 8, 2023 Muito obrigada @D FABIANO A idéia de outubro é pegar um pouco de neve mas não morrer em floquinhos. Acho que apesar de ficar bem no meio termo entre os passeios de verão e inverno vamos conseguir aproveitar, mas estou com isso em mente, muito obrigada! Quanto a Tacsa não sei se fico feliz ou triste com seu comentário.. mas sabendo que tem como fazer o trajeto de ônibus já é um alento haha vou me preparar psicologicamente para isso! Obrigada pelas dicas @JanaCometti Vou reconsiderar as trilhas pois nós três não somos os mais acostumandos com essa rotina. El Chalten tem tantas opções de circuitos que fico meio perdida nas escolhas com certeza vamos em algum momento sentar e avaliar as opções. Vejo a Laguna de Los Três como a impressindível, as demais vamos adaptando! Vou colocar o Glaciar Huemul no radar com certeza! Quanto ao El Calafate o minitrekking tá na lista dos impressindíveis também, se apertar ficamos com a navegação. haha E sobre Bariloche ainda vou mergulhar nas dicas aqui do mochileiros antes de tomar. Vou atrás do seu roteiro e se tiver dúvidas te pergunto, com certeza, apesar de serem épocas do ano distintas com certeza vai me ajudar! Olá @anselmoportes sua dia faz sentido mesmo! Eu estive em Buenos Aires a menos de um ano mas meu irmão que vai conosco não conhece. Queria fugir da muvuca da feira de San Telmo no domingo mas acho que para além de trocar o Free Walking Tour para o primeiro dia vou acabar indo para a feirinha, seria uma sacanagem tirar essa oportudade dele haha da outra vez que fui fiz o Walking Tour por lá também. Ele deve ficar mais dois ou três dias na cidade a mais do que eu e meu esposo, mas o único domingo vai ser o primeiro dia na cidade. 1 Citar Link para o comentário
Membros JanaCometti Postado Agosto 9, 2023 Membros Compartilhar Postado Agosto 9, 2023 12 horas atrás, Amanda Sfair Gonçalves disse: Muito obrigada @D FABIANO A idéia de outubro é pegar um pouco de neve mas não morrer em floquinhos. Acho que apesar de ficar bem no meio termo entre os passeios de verão e inverno vamos conseguir aproveitar, mas estou com isso em mente, muito obrigada! Quanto a Tacsa não sei se fico feliz ou triste com seu comentário.. mas sabendo que tem como fazer o trajeto de ônibus já é um alento haha vou me preparar psicologicamente para isso! Obrigada pelas dicas @JanaCometti Vou reconsiderar as trilhas pois nós três não somos os mais acostumandos com essa rotina. El Chalten tem tantas opções de circuitos que fico meio perdida nas escolhas com certeza vamos em algum momento sentar e avaliar as opções. Vejo a Laguna de Los Três como a impressindível, as demais vamos adaptando! Vou colocar o Glaciar Huemul no radar com certeza! Quanto ao El Calafate o minitrekking tá na lista dos impressindíveis também, se apertar ficamos com a navegação. haha E sobre Bariloche ainda vou mergulhar nas dicas aqui do mochileiros antes de tomar. Vou atrás do seu roteiro e se tiver dúvidas te pergunto, com certeza, apesar de serem épocas do ano distintas com certeza vai me ajudar! Olá @anselmoportes sua dia faz sentido mesmo! Eu estive em Buenos Aires a menos de um ano mas meu irmão que vai conosco não conhece. Queria fugir da muvuca da feira de San Telmo no domingo mas acho que para além de trocar o Free Walking Tour para o primeiro dia vou acabar indo para a feirinha, seria uma sacanagem tirar essa oportudade dele haha da outra vez que fui fiz o Walking Tour por lá também. Ele deve ficar mais dois ou três dias na cidade a mais do que eu e meu esposo, mas o único domingo vai ser o primeiro dia na cidade. Oi Amanda!!! Meu roteiro é esse aqui Qualquer dúvida pode perguntar!!! TB estive em Buenos Aires nessa viagem de janeiro, minha terceira vez, a do marido a segunda e a do meu filho a primeira...fizemos um rolê meio nós gostos dele (rolê futebol e puerto Madero) mas a feira de San Telmo Esteve nos meus três roteiros por lá...AMO! Rs 1 Citar Link para o comentário
Membros D FABIANO Postado Agosto 9, 2023 Membros Compartilhar Postado Agosto 9, 2023 5 horas atrás, JanaCometti disse: San Telmo Gosta?Eu odeio,argh!!!! 1 Citar Link para o comentário
Colaboradores Alan Rafael Kinder Postado Agosto 9, 2023 Colaboradores Compartilhar Postado Agosto 9, 2023 Olá @Amanda Sfair Gonçalves, bom dia! Vou compartilhar minha opinião especificamente sobre El Chaltén, visto que estive por 07 dias lá em 2020, e em novembro deste ano ficarei mais 10 dias. Pelo teu cronograma, ficarás dois dias líquidos em El Chaltén. Antes de mais nada, acho importante destacar sobre a questão do clima (apesar que imagino que tenhas feito essa pesquisa): outubro é consideravelmente frio e com grande chance de chuva (que pode se tornar neve). Inicialmente pretendia viajar em outubro também, mas conforme fui entrando em contato com empresas de lá, muitos me davam retorno informando que só começam trabalhar a partir de novembro - não quero dizer que não haverá transfer ou hospedagem por lá, mas certamente limitada. Esse cenário dificulta um pouco aproveitar com intensidade a cidade, que é focada em atividades ao ar livre (caminhadas). Mas vamos lá, considerando que você e sua família não são muito chegados ao hiking (é o termo apropriado para caminhadas em montanha, sem acampar), e sabendo que em outubro o sol em El Chaltén (em um dia aberto) se põe às 20:30 horas, caso tenhas oportunidade no dia que chegares de ônibus na cidade, faça a pequena caminhada até o Mirador de Las Aguilas e Los Cóndores (em um ritmo tranquilo, cerca de 2.8km/h (passo lento), vocês completam esse trajeto circular em cerca de 03 horas. Essa sugestão vai de encontro com dois pontos: aclimatação leve (para deixar os músculos preparados para os próximos dias) e aproveitar o tempo (visto que não há muito o que fazer na cidade). Muitas pessoas (com mais tempo) dizem que o ideal é ir estudando o clima através do WeatherGuru para encontrar a melhor 'janela de tempo' para fazer a Laguna de Los Tres (que é considerado o suprassumo turístico da cidade), entretanto, como os dias são curtos e a caminhada para a Laguna de Los Tres (mesmo usando o transfer para começar pelo Sendero El Pillar) é exigente, sugiro que no primeiro dia líquido em El Chaltén façam o Sendero Torre, pois é uma caminhada de meio termo ao que tange esforço físico, e oferece panoramas extraordinários (não apenas no final, mas durante todo o trajeto) - não deixem de conhecer o Campamento D'Agostini e subir o Mirador Maestri (que pode ser exigente), e na volta, há a opção de retornar por um caminho alternativo que passa pelo Monumento ao Viajante Distraído (todavia é um pouco mais longo que o retorno convencional). E é claro, no segundo dia, peguem o transfer até o Rio Eléctrico, e façam a caminhada até a Laguna de Los Três (Fitz Roy), e na volta sugiro retornarem pelo caminho que leva através da Laguna Capri. Esta é uma caminhada mais exigente, especialmente na etapa qual se sobe pela 'ferida na montanha', atacando a Laguna de Los Tres (pois é preciso vencer cerca de 700m de altimetria em uns 2km). Neste ponto, caso vocês sejam de Florianópolis, sugiro fortemente fazerem o Morro do Cambirela (pois simula muito bem essa experiência, exceto pelo clima). Diria até que, se vocês conseguem fazer o Cambirela (com seus 900m de altimetria em 3km de subida), nenhuma trilha de El Chaltén se provará mais difícil (salvo pelas distâncias, mas aí é outra pegada). As três atividades acima são fáceis de organizar, mas claro, se pudessem ficar mais dias na cidade, haveriam muitas outras trilhas e cenários para curtir (uns até bem mais fáceis que outros, como esses que pretendem fazer). A Laguna Huemul é de fato muito linda e fácil de conhecer, exigindo apenas um transfer até o final da Ruta 23 (chegando ao Lago del Desierto), e lembrando que fica em propriedade particular, logo há um custo para entrar (fiz a pesquisa recentemente, está em 1.500 ARS por pessoa, mas acredito que mude até outubro/novembro). Enfim, fiz tantas outras coisas que poderia indicar, mas infelizmente exigiriam mais dias. TL;DR: Minha opinião resumida: - Outubro é consideravelmente frio, e é um dos meses com maior incidência pluviométrica do ano (podendo ser neve). - Se for possível, tente fazer o Sendero ao Mirador de Las Aguilas e Los Cóndores no dia de chegada. - Para o primeiro dia líquido, o Sendero até a Laguna Torre é uma excelente opção para começar (de leve). - Para o segundo dia líquido, peguem o transfer até o Rio Electrico, sigam até o Campamento Poincenot, ataquem a Laguna de Los Tres, e retornem pela Laguna Capri - será uma caminhada exigente para pessoas não habituadas. - Se forem de Floripa, uma boa sugestão é praticar subindo o Cambirela (fazendo isso ao menos uma vez, vocês estarão mais aptos para aguentar qualquer pancada de El Chaltén - e até outros lugares como TDP). - Eu sempre vou indicar mais dias para El Chaltén! Abraços e uma boa viagem! 2 Citar Link para o comentário
Membros Amanda Sfair Gonçalves Postado Agosto 9, 2023 Autor Membros Compartilhar Postado Agosto 9, 2023 Nossa @Alan Rafael Kinder muito obrigada por sua disposição em todas as informações! Para minha sorte estou morando em Floripa então com certeza vou seguir sua dica e encarar o Cambirela o quanto antes, assim já vou ter uma boa noção do meu condicionamento para poder encarar os desafios patagônicos. Você esteve em Porto Natales? Tenho congitado tirar essa cidade do roteiro para poder ficar com mais calma em El Chalten. Essa coisa de precisar abraçar todas as opções em 30 dias de férias mata o trababalhador. haha por isso também estamos indo em outubro, apesar de não ser o período ideal era o que coincidiam as férias da familia! 1 Citar Link para o comentário
Colaboradores Alan Rafael Kinder Postado Agosto 9, 2023 Colaboradores Compartilhar Postado Agosto 9, 2023 (editado) 3 horas atrás, Amanda Sfair Gonçalves disse: Nossa @Alan Rafael Kinder muito obrigada por sua disposição em todas as informações! Essa foi a melhor viagem que fiz em minha vida, nunca me canso de falar dela! Até por isso que estou indo novamente, dessa vez com minha esposa (qual não curte muito hiking, mas fez essa cessão). 3 horas atrás, Amanda Sfair Gonçalves disse: Para minha sorte estou morando em Floripa então com certeza vou seguir sua dica e encarar o Cambirela o quanto antes, assim já vou ter uma boa noção do meu condicionamento para poder encarar os desafios patagônicos. Eu percebi pelo roteiro que compartilhasse, e logo me veio a mente a opção de simular a experiência através do Cambirela. Não se preocupe muito com o tempo que tomará, foque no objetivo! Em minha opinião, as trilhas de hiking de El Chaltén podem ser separadas em duas classes: as que exigem um dia 'inteiro' para serem executadas, e as outras que abrem margem para concatenações. Observe que eu nem estou falando de trekking (que é outra conversa muito diferente). Considerando isso, o Cambirela de fato oferece uma experiência técnica similar à qualquer hiking disponível em El Chaltén (exceto por sua distância, mas essa pode ser facilmente simulada com caminhadas normais). 3 horas atrás, Amanda Sfair Gonçalves disse: Você esteve em Porto Natales? Tenho congitado tirar essa cidade do roteiro para poder ficar com mais calma em El Chalten. Infelizmente nunca tive a oportunidade. Tinha o Circuito O de TDP planejado para 2021, porém surgiu a pandemia, o parque fechou por quase três anos, nesse meio tempo minha vida mudou, casei, e agora esses planos ficaram para trás. Talvez um dia eu ainda vá fazer apenas o daytrip para lá, mas duvido muito que minha companheira aceite fazer qualquer trekking (mesmo o Circuito W). Mesmo não tendo ido para lá, acho bacana a ideia de conheceres - não acho que devas abandonar essa ideia. Porém, sim, não dá para fazer tudo que queremos quando temos tempo limitado. Quando planejei minha viagem para a Patagônia Argentina em 2020, inicialmente cogitei visitar Ushuaia, mas até o final do planejamento decidimos abrir mão disso para aproveitar melhor os outros lugares que desejávamos conhecer. É uma decisão sua e de sua família, mas talvez abrir mão de Puerto Natales (e o daytrip até TDP) possibilite outras experiências. Vamos lá, de acordo com teu cronograma, caso optasse por ir de El Calafate direto para El Chaltén (deixando de fazer Puerto Natales e TDP), terias efetivamente mais três dias líquidos em El Chaltén. Nestes três dias extras em El Chaltén, considerando já os que tens reservado, sugiro a seguinte programação: 1º Dia (chegando às 15:00 horas de ônibus de El Calafate) - Sendero até o Mirador de Las Aguilas e Los Cóndores. 2º Dia (saindo às 08:00 horas) - Sendero até a Laguna Torre (Campamento D'Agostini, Mirador Maestri, Monumento ao Viajante Distraído). 3º Dia (saindo às 08:00 horas) - Transfer até o Rio Electrico, sendero até a Laguna de Los Tres (Rio Electrico, Glaciar Piedras Blancas, Campamento Poincenot, Fitz Roy, Laguna Sucia, Laguna Capri, Campamento Capri). 4º Dia - Transfer até o Lago del Desierto (final da Ruta 23), conhecer a Laguna Huemul, no retorno descer no Chorrillo del Salto. 5º Dia - Transfer até a Estancia Los Huemules (cerca de 40 minutos de El Chaltén, pela Ruta 23), privativo (4.000 ARS por pessoa), fazer a Laguna del Diablo, Lago Verde, Lago Azul, e La Playita. 6º Dia (saindo às 08:00 horas) - Sendero até a Loma del Piegle Tumbado (trajeto linear, cerca de 20km do início da trilha, uns 1.000m de altimetria). 7º Dia - Seguindo para Los Antiguos. É apenas uma sugestão! Fiz tudo isso em 2020, e vou repetir o roteiro agora (adicionando alguns pontos a mais). Alternei os dias de acordo com a dificuldade, para não acumular muito no começo ou final. As três principais (e mais famosas) trilhas de El Chaltén são a Laguna de Los Tres, Cerro Torre, e Loma del Piegle Tumbado. Mas, apenas para concluir, você mesma apontou que sua família não é trilheira, sugerindo que não gostam ou não tem o hábito de praticar hiking. Dito isso, é importante ressaltar que El Chaltén é, quase que exclusivamente, um destino de hiking/trekking/escalada, de forma que alguém que não curta muito essa pegada possa acabar aborrecido (apesar que TDP também segue por esse caminho, então estarias trocando seis por meia dúzia). Se fosse comigo, eu pensaria se eu teria a pretensão de viajar novamente para esse destino. Caso a resposta fosse afirmativa, eu deixaria Puerto Natales para outra oportunidade (focando mais em menos lugares). Já se vocês não vislumbram repetir esse destino, tentem abordar o máximo de lugares possíveis. Se tiveres alguma dúvida específica, ou quiseres mais informações, basta perguntar! Abraços! Editado Agosto 9, 2023 por Alan Rafael Kinder 2 Citar Link para o comentário
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.