Membros Kassiano Severino Postado Julho 28, 2023 Membros Compartilhar Postado Julho 28, 2023 Olá mochileiros. Vou relatar minha experiência da ilha fantástica de Fernando de Noronha. Realizei 2 trilhas por lá (Piquinho e Capim-açu). A 2° sendo uma trilha paga, pois necessita de guia. O custo foi R$ 300,00 com direito a um brinde (Mais pra frente no post eu mostro kkkk). 19/07/2023 A trilha do Capim-açu é necessário agendamento prévio no ICMBIO, que pode ser feito presencialmente ou online, obrigatoriamente um guia precisa ir com você durante todo o trajeto. Ela é uma das maiores de Noronha e possui 8km de extensão. O bacana é que passa por diferentes ambientes e cenários deslumbrantes. Podendo chegar até 6 horas de duração. Recomendações: Tênis/Bota de trekking, água, lanche e protetor solar. Eu levei 3 litros de água, foi super útil. VID_20230719_071117.mp4 Instagram do Guia Elvis: @guiaelvis.noronha A trilha começa no PIC do Sancho. Eu fiz com um colega, Bruno do RJ, e o guia Elvis. Chegamos na entrada por volta das 07:00 da manhã e aguardamos a chegada do guia. 07:20 iniciamos nossa caminhada através de uma subida bem arborizada. VID_20230719_072807.mp4 Após alguns minutos caminhando chegamos ao primeiro mirante. VID_20230719_074018.mp4 Cuidado com bonés, pois venta muito. Lugar pra contemplar e aproveitar a brisa vinda do mar. Continuamos a caminhada e sempre que aparecia uma curiosidade sobre o local ou informação importante o Elvis dizia. Uma interessante foi por que Noronha não possui cobras, muito legal a parte história. O primeiro ponto de apoio foi próximo a placa do farol da Sapata. Onde aproveitamos pra hidratação e comer um lanche. Saímos cedo do hostel e não pegamos o café da manhã :(. Após o lanche pegamos um caminho com apoio de cordas e subimos. O guia recomendou deixar as mochilas, pois o caminho seria um pouco cansativo. VID_20230719_081930.mp4 Após o farol seguimos no mesmo caminho até os outros mirantes. Após contemplação e algumas fotos continuamos pra mais um mirante. Nesse horário já começava a esquentar um pouco, então sempre lembre de hidratar, repor protetor e etc. VID_20230719_091615.mp4 VID_20230728_163646.mp4 Nesse ponto já chegamos aproximadamente na metade da trilha. Daqui descemos o caminho do farol pra pegar nossas mochilas e seguir pra parte de descida a praia. Pra não ficar tão extenso irei dividir em 2 partes. Qualquer dúvida podem perguntar, curto muito contribuir com esse fórum que já me ajudou tanto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Kassiano Severino Postado Julho 31, 2023 Autor Membros Compartilhar Postado Julho 31, 2023 Certo galera!! Continuando o post voltamos ao ponto que deixamos as mochilas e caminhamos para descer até a praia. O Elvis nos explicou o motivo do nome da trilha, essa parte tem uma grande presença do Capim-açu, bem fino e pode cortar facilmente. VID_20230719_092824.mp4 VID_20230719_092834.mp4 Nessa parte é uma grande descida, então cuidado pra não sair embolando kkkkk. Essa hora já dava para sentir bastante calor em contraste com a brisa do mar. Já na base dessa descida avistamos a parada pra banho na piscina natural, porém deixamos ela pra apreciar na volta e focamos nossas atenções a caverna. VID_20230719_095452.mp4 VID_20230719_093725.mp4 Nesse momento o guia explicou detalhes de como essa área muda com a época do ano, a força da correnteza e outros detalhes. Aproveitamos tbm pra lanchar e hidratação. Voltamos para a parte da piscina natural pra nos refrescar e aproveitar a interação com os peixinhos. Nunca tinha visitado um lugar com essa transparência de água. VID_20230719_101724.mp4 VID_20230719_102109.mp4 Essa parada foi necessário tirar o calçado para aproveitar a água. Tenham cuidado com as pedras além de escorregadias, elas são super afiadas. Descobri isso na prática kkkk, "Os 10% da natureza" como meu amigo Bruno disse. Com ajuda do guia fizemos um primeiro socorros para continuar. E viria a parte mais difícil: Caminhar 2km sobre as pedras e embaixo de um solzão. Foi desafiador!! VID_20230719_113743.mp4 Todo caminho beirando a praia é sobre pedras, xeixos e areia. Muito cuidado para não cair, tropeçar ou escorregar pode ser bem dolorido e perigoso. O Elvis explicou que o segredo é focar no caminho e seguir. Ir por cima das pedras e não copiar o caminho do outro evitando assim pedras soltas. O pé tava incomodando um pouco, porém a cada momento a vista iria melhorando e sabíamos que estávamos próximos. Após uns 40/50 minutos, muito devido a minha cautela (Nunca tinha caminhado sobre pedras antes), conseguimos observar as duas grandes pedras: A da tartaruga e do Leão. Mas antes o prêmio por essa caminhada: VID_20230719_115738.mp4 A sensação foi de entrar em um oásis, após o cansaço da longa caminhada as energias foram recarregadas. E a temperatura da água fazia não querer mais sair dela. Após essa parada para banho organizamos nossas coisas e continuamos pela areia da praia do Leão. VID_20230719_121836.mp4 Após uma curta caminhada chegamos a subida que dá acesso a praia. Lá tem um ponto de apoio e um mirante. VID_20230719_122726.mp4 VID_20230719_123955.mp4 A vista da praia do Leão é lindíssima. Entra no meu top 3 lugares de Noronha facilmente. Aqui também foi o ponto final da nossa trilha. Terminamos ela aproximadamente às 11:30~12:00. Nos despedimos do guia e agradecemos essa grande experiência. Eu recomendo demais a trilha do Capim-açu, pois você pode vivenciar diferentes ambientes no mesmo trajeto. Recomendo o guia Elvis (@guiaelvis.noronha), o cara é super gente boa e conhece demais da ilha. Agradeço ao brother Bruno que topou essa aventura. Tmj parceiro!!! Quem tiver dúvidas sobre a trilha fiquem a vontade para perguntar e se fizeram tbm, compartilha aqui a experiência. Flw pessoal!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.