Ir para conteúdo

CHI-CHI-CHI-LE-LE-LE A culinária de Chile


Posts Recomendados

  • Membros

Tenho que criar o tópico para falar da terra que me adotou e que eu amo muito mais que qualquer lugar no mundo.Comida de Chile é normalmente muito simples,considerada sem graça por muitos e,em grande parte dos restaurantes,dividda em 3 pratos:1-Entrada-que seria ensalada(completamente diferente da que vemos no Brasil),pois o alface e o tomate vem,na maioria dos casos,sem tempero nenhum.2-Plato de fondo-É o prato principal que consiste em peixe ou pollo com una guarnicion(acompanhamento) que pode ser pure de papas(batatas),ou papas salteadas ou até uma papa cozida.Muito dificil encontrar papas fritas como na vizinha Argentina,bem como carne de ternera(boi).Cerdo(porco)também é dificil,porém menos que a de vaca.3-postre-seria algo para adoçar a boca,como um pedaçinho de doce,ou em alguns restaurantes,sai o postre e entra o de tomar,quase sempre um refresco(refrigerante)ou jugo da própria fruta(para nós nunca foi suco de tanta água que leva).

Em zonas maritimas é grande o consumo de pescado.Ali tem peixe frito(completamente diferente também),ou mais para o sul,entram pratos diferentes como a centolla-que se parece a um polvo- e é de grande preço,pois é dificil conseguir a pesca.Há também as lulas e os congrios.Ao norte há as humitas e os pastéis(bolos)de choclo(milho),mas são salgados.Completamente diferente dos que conhecemos.

Em Santiago,poderá experimentar a bebida tipica da cidade:Mote-suco de pessego, com huessillos-grãos de trigo (GOSTOSO),ou para os ébrios ir beber nas vinicolas.Chile tem algumas das melhores do mundo,mas É PROIBIDO BEBER NA RUA.Esqueci de falar nos pães.Todos os dias,o chileno come sua hallula ou  pan amasado com cafe instantaneo e doce há muitos de procedencia européia,sobretudo alemã.

Lugares ara comer-Restaurantes de rua em Santiago,aonde todo mundo entra,Donde El Gordito e Mercado de Valdivia(frutos do mar e centolla),centro de La Serena e de Viña.E o mote?Cerro Santa Lúcia,de onde é tipico.

  • Amei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Verdade, a culinária do Chile não é tão famosa quanto a culinária dos vizinhos (principalmente da Argentina e do Peru), mas do pouco que comi eu gostei!! Em Santiago lembro que comi um asado muito bom e em Valparaíso pedi um ceviche outro prato com peixe muito bom.

O mote tem gente que ama ou odeia, eu amei!! Esse dia tava quente e o mote ajudou bastante para dar aquela refrescada.

  • Amei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Lomo a lo pobre , um bifão com ovo frito em cima acompanhado de batata frita foi nossa opção de muitos dias por lá. O mote experimentei mas não curti muito não. Comi algumas empanadas também, não tão boas quanto as argentinas.

Meu destaque é para o Pancho completo, que é o cachorro quente com alguns acompanhamentos, com destaque para o abacate (palta para eles) amassado,bem cremoso. E a salsicha é aquela Viena, bem mais saborosa, e creio q menos tranqueira .

Outra coisa muito boa é o chocolate sahen-nuss, sobremesa diária comprada no mercado. Nunca vi em outro lugar.

  • Amei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Realmente a culinária Chilena é sensacional.

Fui pra lá em 2019, primeira viagem internacional e louco pra conhecer a cultura (apesar de ter ficado só no eixo Santiago-Valparaíso-Viña).

No primeiro dia já me acabei nas empanadas (mais comum na Argentina mas toda lanchonetezinha vende), inclusive comprei umas congeladas pra fazer no AirBnB onde ficamos. Na época tinham bastante Venezuelanos pela cidade e muitos deles com carrinhos de hot-dog (saudade dos Perros Calientes Guaidó), com palta/abacate e bem apimentados que saíram até barato (2000 pesos cada ≅ 10 reais à época)

Muito lomo a lo pobre em todos os restaurantes, sempre caprichado na batata

E o mote con huesillos também me conquistou, assim como os chocolates sahne-nuss e super8, que é tipo um BIS gigante, vendido aos montes nas estações de trem e banquinhas na rua. No último dia na cidade me sobraram algumas moedinhas de Pesos e enchi o bolso de super8

  • Amei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Quando estive em Santiago, lembro-me de comer um desses pratos a lo pobre, o garçom do restaurante nos contou uma história sobre a origem.

Sopaipilla... que delicia com "pebre", se parece com o nosso vinagrete

Cazuela, Mote e tantas outras comidas. 

Tenho de voltar lá, lá se vão quase 11 anos que estive em Santiago.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Gostei muito da culinária chilena quando fui para lá, em 2019.

Confesso que o uso de abacate em vários pratos me deixou um pouco receoso, pois não sou fã da fruta. Mas, por incrível que pareça, foi uma combinação que deu certo. Gostei muito do hot dog com palta!

Outro detalhe: a presença de quinoa nos pratos. Ela não é muito popular aqui no Brasil, mas notei que no Chile ela é utilizada com frequência (se fosse fazer uma analogia, talvez seria como o "feijão" deles kkkkk). Eu nunca tinha experimentado quinoa e gostei muito (tanto que passei a comprar aqui no BR).

  • Amei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
3 horas atrás, luizh91 disse:

Gostei muito da culinária chilena quando fui para lá, em 2019.

Confesso que o uso de abacate em vários pratos me deixou um pouco receoso, pois não sou fã da fruta. Mas, por incrível que pareça, foi uma combinação que deu certo. Gostei muito do hot dog com palta!

Outro detalhe: a presença de quinoa nos pratos. Ela não é muito popular aqui no Brasil, mas notei que no Chile ela é utilizada com frequência (se fosse fazer uma analogia, talvez seria como o "feijão" deles kkkkk). Eu nunca tinha experimentado quinoa e gostei muito (tanto que passei a comprar aqui no BR).

No Peru também usam muita quinoa...na salada,na sopa, em cozidos... é uma planta nativa dos Andes!!

Também incorporei o hábito no Brasil, adoro fazer ela estilo vinagrete rs

  • Amei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@luizh91 A quinoa é dos Andes,muito usada no Peru,mas em Chile só vi no norte.De La Serena para baixo não tem.Precisam experimentar a sopa de quinoa.Em 2015 passei quase 6 meses no Peru e muitas vezes jantei isso.O que alimenta não é pouco,por isso dizem os peruanos que a planta é usada pela NASA para fazer comida para os astronautas.

  • Amei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...