Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

A principio eu já tinha combinado uma viagem com outro colega aqui mesmo do mochileiros.com, que seria um roteiro totalmente diferente deste que eu fiz, ele seria a patagônia chilena e argentina terminando com Buenos Aires até Punta de Leste, seria do dia 18/12 até o dia 16/01,estava tudo certo para esta viagem mais na ultima hora as minhas ferias mudaram e tive que cortar pela metade o meu roteiro, ficando apenas com a parte de Buenos Aires até Punta de Leste, gostaria de ressaltar a grande ajuda que tive de vários colaboradores e relatos que eu encontrei no site, sendo assim vamos ao meu relato.

Com as ferias cortadas ao meio tive a necessidade de elaborar um roteiro totalmente em cima da hora, as minhas ferias ficaram do dia 31/12 até o dia 12/01, imagine só se eu fiquei de cara, sair de ferias bem na virada do ano, ai eu pensei se eu viajava no dia 31/12 ou no dia 01/01, se eu deixa-se para viajar no dia 01/01 acabaria perdendo um dia das minhas ferias e se eu viajasse no dia 31/12 teria grande chance de passar a virada do ano na estrada, acabei correndo o risco de passar a virada na estrada mesmo, não poderia dar o luxo de perder um dia de viagem, o meu roteiro ficou assim

31/12 - Curitiba/São Paulo/Montevideo

01/01 - Montevideo

02/01 - Montevideo

03/01 - Montevideo/Punta de Leste/Montevideo "Bate e Volta"

04/01 - Montevideo/Colonia do Sacramento/Buenos Aires

05/01 - Buenos Aires

06/01 - Buenos Aires

07/01 - Buenos Aires

08/01 - Buenos Aires

09/01 - Buenos Aires

10/01 - Buenos Aires/Colonia do Sacramento/Montevideo

11/01 - Montevideo/São Paulo/Curitiba

Eu ainda não fechei totalmente os custo mais a grande maioria eu já tenho contabilizado, eu acho que eu posso ser bem detalhista e assim ajudar quem queira fazer esse mesmo trecho.

1º dia 31/12 - Tive a grande sorte de trabalhar neste dia até as 14:00, o meu voo estava marcado as 17:00 acabei saindo correndo do trabalho até a minha casa para pegar as minhas coisas e ir para o aeroporto, eu consegui uma boa promoção pela TAM de 484,00 passagem de ida e volta com as Taxas de Curitiba até Montevideo, no inicio eu estava pensando em fazer a ida por Montevideo e volta por Buenos Aires, mais quando eu fiz as simulações percebi que a diferença iria ser demais e a passagem mais barata que eu achei foi de 750,00, neste caso a diferença pagaria o Buquebus e sobraria muito, neste caso optei pela primeira opção, sendo assim estava com as passagens compradas e tudo certo para ir, o meu único medo era a maldita conexão em Guarulhos eu tava morrendo de medo pois imaginei o caos que deveria estar no dia 31/12 no aeroporto, mais foi bem ao contrario tava bem tranqüilo, aeroporto quase vazio se comparado com os dias normais, peguei o meu vôo no Afonso Pena em Curitiba as 17:00 e cheguei em Guarulhos as 17:50, tomei um verdadeiro chá de cadeira pois o meu outro vôo seria as 20:30, fiquei passeando pelo aeroporto até dar a hora.

20110419161214.JPG

Guarulhos 31/12

Consegui embarcar as 8:50 com previsão de chegar as 23:00 em Montevideo, acabei desembarcando as 23:20 no aeroporto de Carrasco que por sinal é super moderno e bonito, acabei perdendo muito tempo na imigração e para pegar a minha mala na esteira como sempre a minha é a ultima a chegar, uma dica que eu dou é fazer o cambio no Brasil de preferência fora do aeroporto de Guarulhos, como eu ia chegar meio tarde em Montevideo acabei fazendo a besteira de fazer cambio no aeroporto mesmo e peguei uma cotação horrível, mais no aeroporto de Carrasco tem duas casas de cambio que ficam abertas 24Hrs das duas a que tem melhor cotação é que fica no andar de baixo ao lado da saída lá a cotação estava 10,20 pesos por cada real, enquanto em Guarulhos estava 8,15 pesos por real, mais pode ficar tranqüilo que o real é bem aceito pelos taxistas, chegando no aeroporto tem um guichê com táxi autorizados que fazem uma corrida até o centro de Montevideo por 800 pesos mais ou menos 80 reais, mais também tem umas vans que ficam na entrada do aeroporto que fazem o translado por 300 pesos ou 30 reais, mais nesse caso você tem que esperar a van ficar cheia para sair, e também tem outra possibilidade tem ônibus da COT e da COPSA que fazem a linha Punta de Leste/Montevideo que passam pelo aeroporto sentido ao centro de Montevideo que sai mais ou menos 110 pesos ou 11 reais, neste caso os ônibus vem a cada 30 minutos, o aeroporto de carrasco fica mais ou menos uns 30Km do centro de Montevideo ou 30 a 45 minutos de carro ou van, eu optei pela van pois ela já estava saindo e era bem mais barato do que o táxi.

O translado demorou mais ou menos 35 minutos, cheguei no Hostel El Viajero downtown que fica entre a rua Paraguay e Soriano, com diárias de 18 dolares por dia em dormitório, eu não recomendo ele pois não tinha nada demais e nos dias que eu fiquei não tinha água quente, e tomar banho frio ninguém merece, o fato de estar bem localizado no centro amenizou o fato,mais tem muitos outros que são melhores e até mais barato, mais como eu reservei em cima da hora não tive como arrumar outro hostel, mais o ambiente é bem aconchegante e tinha muitas pessoas legais, principalmente as pessoas que trabalham que são muito atenciosas e dedicadas, se não fosse a falta de água quente para mim seria ótimo, mais espero que eles arrumem o aquecimento o quanto antes, a nota positiva que eu dou é o café da manha que é muito bom, no café tem iorgute com cereais, suco, frutas, pão com geléia e doces, e todas as noites tem musica ao vivo com o próprio pessoal que trabalha no hostel tocando um Jazz, muito bom por sinal.

Eu fiz o meu chek-in quase na virada, no hostel tava tendo uma ceia com todos os hospedes, acabei chegando e guardando as minhas coisas no meu quarto e desci para comer uma coisa, na verdade acabei não comendo nada e somente tomei uma Pilsen que por sinal é uma ótima cerveja, como tava cansado da viagem fui logo dormi.

• Custos do dia

Van aeroporto/Hostel – 300 pesos - 30 reais

2 Cervejas Pilsen – 140 pesos – 14 reais “Isso mesmo 7 reais cada cerveja”

Diária – 360 pesos – 36 reais

2º dia 01/12 – Conhecendo a cidade

Acorde meio cedo queria aproveitar ao maximo o dia e conhecer os principais pontos turísticos da cidade, o café da manha do hostel vai das 8:00 até as 10:00, tomei o meu café e já fui para a rua, com um mapa na mão e a coragem de andar sozinho em uma cidade totalmente desconhecido, a primeira impressão que eu tive de Montevideo era de ser uma cidade totalmente deserta, não tinha ninguém na rua, que por sinal estava totalmente suja e cheia de papel e lixo, depois mais tarde eu fiquei sabendo que é uma tradição local que no ultimo dia do ano as pessoas joguem todos os papeis acumulado no ano inteiro na rua, é um ritual de limpeza, algo meio parecido com a chuva de papel picado que tem na Av. Paulista em São Paulo.

As ruas totalmente deserta me deu uma impressão que estava em algum filme do tipo Apocalypse ou algo do gênero, depois descobri que as lojas e o povo em si só começa a sair as ruas depois das 10 da manha, como era feriado não tinha ônibus e quase nenhum táxi, para conhecer a cidade era necessário sair andando mesmo.

A primeira parada que eu fiz foi na Av. 18 de Julio que estava completamente deserta, nem parecia a principal avenida da cidade, aproveitei para andar por ela e conhecer as principais praças e monumentos da cidade.

20110419160949.JPG

As ruas desertas de Montevideo

20110419161036.JPG

As ruas desertas de Montevideo

Com a cidade vazia me deu mais tranqüilidade para passear, o fato de não estar cheia de turista ajudou em muito, a prefeitura de Montevideo e o Governo do Uruguai estão investindo em muito no turismo local, isso deu para perceber nas propagandas locais, em si eu achei que a cidade é meio cara, os preços estão meio inflacionados com a realidade, não sei se os comerciantes se aproveitavam dos turistas, mais a alimentação pesava um pouco no orçamento, porem os produtos artesanais e industrializados estavam com preços muito bons.

Fui descendo a Av. 18 de Julio até a Plaza Independência , aonde fica o memorial do General Artigas, esta praça é um dos principais atrativos da cidade, como era sábado e feriado estava fechado a visitação do tumulo do General Artigas líder da independência do Uruguai.

20110419161938.JPG

Plaza Independência

20110419162052.JPG

Monumento Gel. Artigas

A cidade velha é bem pequena dá para conhecer a pé mesmo tudo fica perto, para Montevideo eu não recomendo mais do que 3 dias, com esse tempo você conhece tudo e mais um pouco, na plaza independência fica todo o governo do Uruguai como o palácio do governo e principais gabinetes, ao lado da plaza fica o teatro solis, que é muito bonito, recomendo fazer uma visita guiada por ele, tem apenas 3 horários por dia e é de segunda a sábado exceto nos feriados que ta fechado.

20110419162223.JPG

Portal da Cidade Velha

20110419162312.JPG

Teatro Solis

como tudo tava fechado acabei comendo no único lugar que eu encontrei aberto, um restaurante que fica perto do mercado do porto, experimentei o tal “Chivito” não achei nada de mais, mais foi bom, deu para matar a fome, só achei meio caro pelo fato de ser um lanche, no total deu 300 pesos um chivito com uma Patrícia, a cidade velha tem vários lugares legais principalmente a parte do porto, as ramblas que são as avenidas a beira mar, e a arquitetura, com eu sou engenheiro civil me apeguei em muito nesse fator, no mas a cidade pelo fato de ser feriado não tinha nada aberto, mais é muito boa para passear e curtir o sossego do local, o povo uruguaio são em um ritmo bem mais devagar do que os brasileiros, parece que eles estão com o freio de mão puxado.

20110419162519.JPG

Após o meu rapido almoço votei as minhas andanças pela cidade velha de montevideo,as ruas da cidade velha são como um labirinto, se você não tiver um bom mapa nas mãos é bem fácil vc acabar se perdendo, as ruas e os prédios são muito iguais, que eu recomendo ver na cidade velha são as praças que tem na região, o porto, o museo do carnaval e o mercado do porto, infelizmente como aquele dia era feriado o mercado do porto estava fechado, acabei tendo que voltar outro dia para conhecer, uma parte boa que eu gostei na cidade velha foi o policiamento, em cada esquina tinha pelo menos 2 policiais, eu achei até muito estranho porque tinha mais policiais na rua do que turistas, em todo momento que eu andei pelas ruas de Montevideo tanto de dia ou a noite eu me senti muito seguro

20110419163835.JPG

20110419163927.JPG

20110419164120.JPG

20110419164859.JPG

Museo do Carnaval

Acabei passando a manha inteira andando pelas ruas da cidade velha, acabei entrando no clima da cidade e dos habitantes, tudo em montevideo o melhor dizendo no Uruguai é em um ritmo diferenciado tudo bem mais devagar, quem for passar pela cidade velha tem que passar nas lojas de artesanatos, existem muitas uma melhor do que a outra, acabei entrando em algumas que estavam abertas.

20110419165223.JPG

20110419165356.JPG

Após ter gastado um pouco nas lojas de artesanato continuei o meu passei pela cidade velha, um conselho que dou é fazer as compras no cartão se possivel no visa travel ou outro do tipo, cartões de crédito ele costumam cobrar uma taxa administrativa de 7%, um roubo e compra minima de 500 pesos, não são em todas as lojas, mais a maioria cobram, o bom em comprar com o Visa Travel é que não se cobra taxa nenhum e a cotação é melhor, não faça compras nem em real e nem em dolar, pois o cambio que é feito pelos lojistas na hora é um roubo, concerteza você nunca vai sair ganhando.

Após passar amanha na cidade velha terminei o meu passei pelas ramblas de montevideo andando desde o porto até pocitos, que é uma caminha gigantesca, eu nunca tinha andado tanto na minha vida, acho que andei uns 30Km facil nesse dia, mais eu recomendo que faça todos os passeios em montevideo a pé mesmo, um pela segurança e outro que assim é mais facil ter contato com os moradores locais.

20110419170352.JPG

As Ramblas vazias, não tinha uma alma viva

20110419170511.JPG

20110419170556.JPG

20110419170647.JPG

20110419170732.JPG

Por do Sol nas Ramblas de Montevideo

Após toda essa caminha retornei para o hostel para descansar um pouco, chegando no hostel encontrei com muitos brasileiros, na verdade no hostel brasileiro era mato tinha em todo lugar, acabei fazendo amizade com 2 paulistas e 3 gauchos, acabamos improvisando um jantar no prorpio hostel e uma cervejada.

• Custos do dia

Almoço "Chivito – 300 pesos - 30 Reais

Jantar no Hostel "100 pesos - 10 Reais

Presentes - 250 pesos - 25 Reais

3ºdia - Montevideo

Acordei cedo com uma ressaca maldita da noite passada a tal da pilsen é boa mais se vingou na manha seguinte, acabei tomando um café bem rápido e fui conhecer o resto de montevideo, a minha meta do dia era ir na feira de Tristan Narvaja , conhecer o estádio centenário e comprar as minhas passagens para Punta de Leste e Colônia do Sacramento, saindo do hostel peguei a Av 18 de Julio e fui andando sentido ao estádio centenário, da Plaza independência até o estádio centenário existem varias linhas de ônibus que fazem este percurso, o valor da tarifa é de 1,70, mais como eu queria conhecer toda a arquitetura de montevideo preferi ir andando a pé mesmo, uma caminhada de mais ou menos 5Km, subindo a Av. 18 de Julio parei na Sorveteria La Cigale para experimentar o famoso sorvete, que por sinal é muito bom, mais não se compara com o Freedo que na minha opinião é muito melhor.

20110420125121.JPG

Plaza Cagancha

20110420125409.JPG

Sorveteria La Cigale - Plaza Caganha

Após experimentar o meu sorvete e conversar com um casal de velhinhos uruguaios continuei o meu passei sentido estádio centenário, recomendo conversar e muito com os uruguaios, todos com quem eu conversei foram muito educados e prestativos, o povo uruguaio estão de parabéns no quesito recepção de turistas.

A 3 quadras mais ou menos da ficam o museo de la história del arte, o predio da intendencia de montevideo, o Banco Comercial e a Cinemateca "recomendo e muito assistir a um filme uruguai, vendo um filme deles vc tem uma aula sobre o estilo de vida dos uruguaios, o ingresso dos filmes são em torno de 150 pesos - ou 15,00 reais, nesse dia acabei vendo uma comédia uruguai, confesso e não entendi a maioria das piadas mas a experiência foi uma das melhores.

20110420130254.JPG

Prédio da Intendencia de Montevideo

20110420130339.JPG

Banco Comercial

20110420131016.JPG

Cinemateca

A 5 quadras do Prédio da Intendencia de Montevideo fica a plaza de los Treinta y Três Orientales, nessa praça tem um detalhe muito interessante, o grande gênio Albert Einstein em visita a Montevideo foi nessa praça com um amigo cientista Uruguai para uma conversa, em homenagem a visita de Albert Einstein a prefeitura de Montevideo fez uma estátua em bronze no mesmo banco que aconteceu a visita, é uma chance única de ficar ao lado de um gênio.

20110420132859.JPG

Albert Einstein - plaza de los Treinta y Três Orientales

A duas quadras da plaza de los Treinta y Três Orientales ficam o prédio da Universidad de la Republica e o inicio da feira de Tristan Navarja, nessa feira é uma mistura de produtos falsificados, com vendas de frutas, roupas, livros usados, na verdade vc encontra quase de tudo por lá, mais eu recomendo ter cuidado neste trecho, foi o único local aonde eu não encontrei um policiamento efetivo, e no meio da multidão os punguistas estavam fazendo a festa, mais fora isso é interessante perde algumas horas nessa feira, conhecer um pouco mais dos costumes de Montevideo

20110420133506.JPG

prédio da Universidad de la Republica

20110420133714.JPG

Feira de Tristan Navarja

20110420133826.JPG

Feira de Tristan Navarja

No final da avenida 18 de julio fica o Obelisco de montevideo e o parque gigantesco que fico o estadio Centenário, paraa minha tristeza a visitação ao museo de futebol e o estadio estava fechado, as visitas não acontecem aos domingos, acabei tendo que deixar esta visita para outro dia, o terminal de 3 Cruces fica +- umas 3 quadras do obelisco, é facil encontrar e de facil acesso, o terminal é meio acanhado não muito grande, em cima do terminal fica um shopping e abaixo os guiches das empresas de onibus, comprei as passagens de ida e volta para Punta de Leste e para Colonia do Sacramento, uma coisa que eu descobri depois é que você pode pegar o onibus para Punta de Leste fora do terminal e assim se livra da taxa de embarque e tem um relativo desconto, a passagem de ida e volta para punta de leste ficou e 280 pesos, se eu pega-se o onibus fora do terminal essas passagens seriam de +- 200 pesos, após comprar as minhas passagens, existem duas empresas que fazem o trajeto até Punta de Leste que são: Copsa e a Cot, a melhor é a Cot que tem mais horarios de onibus e os veiculos são melhores a diferença de preço é praticamente nenhuma, após comprar as minhas passagens fui fazer um lanche na praça de alimentação do shopping e dar uma volta no shopping, recomendo uma loja de doces que tem no piso superior, lá você encontrar varios tipos de balas e doces uruguaios um bom presente para trazer para os amigos.

20110420141714.JPG

Obelisco

20110420142158.JPG

Estadio Centenário

20110420142014.JPG

Terminal de Onibus 3 Cruces

20110420142519.JPG

Loja de Doces - Terminal de 3 Cruces

a minha meta do dia já estava quase cumprida, fico apenas a visita ao interior ao estadio centenário, na volta para o hostel eu fui caminhando pelas ramblas desde o parque rodó até a cidade velha, acabei encontrando com uma escola de samba uruguaia , eles são até esforçados mais estão muito longe do nivel das escolas de samba brasileiras, e para finalizar a minha noite eu dei uma passada, ao lado do predio do merco sul existe um cassino, acabei entrando e perdendo horas nas máquinas caça-níqueis, fui sair do cassino mais de 1 da manha, fui direto para o hostel descansar pois o meu onibus para Punta de Leste sairia as 7:20 da manha.

20110420143230.JPG

Escola de Samba Uruguaia

20110420143456.JPG

Cassino Municipal

• Custos do dia

Sorvete La Cigala - 60 pesos - 6 Reais

Passagens de Onibus para Punta de Leste – 280 pesos - 28 Reais

Lanche - 150 pesos - 15 Reais

Presentes - 100 pesos - 10 Reais

Cassino - Ganhei 400 pesos - 40 Reais "ajudou a salvar o dia"

4º dia Montevideo/Punta de Leste/Montevideo

Acordei super cedo, o meu ônibus para Punta de leste sairia antes das 8 da manha, acabei nem tomando o meu café da manha, na saída do hostel peguei um ônibus de linha que sai da avenida 18 de julio que vai até ao terminal de 3 Cruces, não me lembro qual era a linha mais tem várias linhas que vão até lá, o preço da passagem era de 17 pesos, o trajeto da plaza da independência até o terminal de 3 Cruces é de mais ou menos uns 15 minutos, chegando no terminal de 3 cruces acabei indo no supermercado TA TA que fica dentro do shopping de 3 Cruces esse supermercado é como se fosse um Extra ou Pão de Açúcar aqui no brasil, se encontra de tudo desde roupas e comidas, acabei comprando água e um lanche natural para levar. Um detalhe que tem que tomar cuidado é na hora de embarcar nos ônibus, nas passagens tem uma identificação da plataforma mais ao mesmo tempo o do ônibus que é diferenciado entre Coche 1,2,3, na hora do embarque chega os 3 ônibus ao mesmo tempo gerando um pouco de confusão, tomando o cuidado certo é fácil de fazer o embarque, a viagem de montevideo até punta de leste demora mais ou menos 2 horas, o problema que esse ônibus vai parando em vários pontos da cidade de montevideo, passando por Piriapolis, Maldonado até chegar a Punta de leste.

O terminal de ônibus de Punta de Leste é bem acanhado bem diferente da imagem que eu tinha sobre ele, na minha opinião ele deveria ser bem maior e bem estruturado pelo fato da cidade ser um ponto turístico, após desembarcar no terminal fui procurar alguma loja de aluguel de carros e motos para alugar uma moto, não é difícil achar uma loja dessas existem várias ao redor do terminal de ônibus, eu recomendo alugar uma moto no lugar de um carro, pois o transito nas orlas de punta de leste são muito grande e é muito difícil encontrar lugar para estacionar, se você tiver pouco tempo para conhecer punta de leste e todas as suas praias vale muito a pena alugar uma moto, eu encontrei uma Scooter por 25 Dolares a diária, interessante que somente em Punta de Leste o real não foi bem recebido a preferência local é para pagamentos em dólar e peso uruguaio, para o aluguel de carros e motos basta apenas apresentar habilitação CNH e cartão de crédito internacional para o seguro, é bem fácil e rápido para efetuar o aluguel.

Em punta de leste existem vários pontos turísticos, a maioria das lojas tem mapas turísticos da cidade, é somente pegar e passear.

20110425113238.JPG

20110425113334.JPG

20110425113419.JPG

20110425113508.JPG

20110425113554.JPG

20110425113641.JPG

20110425113725.JPG

• 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...