Membros Sandrojf Postado Junho 29, 2023 Membros Postado Junho 29, 2023 Amigos que não quero pagar para despachar as malas , mas não tenho noção do que levar de bagagem voo nacional, qual tipo de mochila nas costas e de mão que posso levar? Citar
Membros anselmoportes Postado Junho 29, 2023 Membros Postado Junho 29, 2023 2 horas atrás, Sandrojf disse: Amigos que não quero pagar para despachar as malas , mas não tenho noção do que levar de bagagem voo nacional, qual tipo de mochila nas costas e de mão que posso levar? Você precisa ver com sua cia aérea qual o tamanho máximo permitido (largura x altura x profundidade) para levar sua mala/mochila na cabine do avião. O tipo pouco importa, desde que as dimensões não sejam maiores que a permitida. 1 Citar
Colaboradores Alan Rafael Kinder Postado Junho 30, 2023 Colaboradores Postado Junho 30, 2023 Bom dia @Sandrojf, Apenas para complementar a resposta do @anselmoportes. Quanto as 'bagagens de mão' (que são essas que devem ser acomodadas no compartimento superior aos bancos, na área dos passageiros), cada companhia aérea define quais são as dimensões e peso máximo tolerado (por via de regra, os números costumam ser iguais, pois os aviões são similares). Aqui pode ocorrer de o passageiro, à critério da companhia aérea, ter de despachar a bagagem de mão sem custo - isto é, encaminha-la pelos trâmites convencionais de despacho de bagagem. Muitas pessoas desrespeitam completamente os limites impostos, e as companhias aéreas em muitos casos sequer verificam as dimensões, de forma que o espaço disponível não é suficiente, obrigando o despacho. Não vejo problema em despachar a bagagem gratuitamente, porém como eu uso mochilas (e não malas), sei que elas costumam ser maltratadas durante o processo - sempre fico receoso com as alças e telas (e nunca levo coisas que podem quebrar nelas). Além da anterior, também temos o 'artigo pessoal', que pode ser caracterizado por diversos itens, inclusive, uma pequena mochila com dimensões menores (a companhia aérea costuma definir essas dimensões também). Esta precisa ser colocada abaixo do assento que ficará a sua frente, logo, se for algo rígido ou muito grande, atrapalhará teu próprio conforto. Abraços! 2 Citar
Membros D FABIANO Postado Julho 1, 2023 Membros Postado Julho 1, 2023 (editado) @Alan Rafael KinderEu não despacho bagagem mesmo desde que saiu essa lei que só beneficiou as empresas,caso comuum desde o golpe de 2016.Mas,agora não despacho mesmo e disse isso a uma funcionária do balcão da Latam em Curitiba.Sabe porque?SP é um lugar tão perigoso que estão com vários golpes naquele maldito aeroporto.E não tem jeito de voar com pontos Latam sem passar por ele.Mesmo gratuito,vai arriscar as suas coisas?Eu não arrisco as minhas.Ainda bem que os voos ao Galeão estão por voltar!!!! Editado Julho 5, 2023 por D FABIANO Citar
Colaboradores StanlleySantos Postado Julho 3, 2023 Colaboradores Postado Julho 3, 2023 (editado) Cara, eu sou super a favor do desestímulo ao uso de malas convencionais, em primeiro lugar. Vc terá que deixar elas sempre em algum lugar, elas precisam obedecer categoricamente às exigências da companhia aérea e caber direitinho no armário/caixa de checagem, além de algumas serem até frágeis (imagina a rodinha da mala quebrando logo na ida, olha a chatice que vai ser a viagem inteira). Claro, isso vai de cada um. Vc pode considerar levar seus itens de viagem em uma mochila cargueira. E "mochila cargueira" não significa necessariamente aquelas monstruosidades de montanhismo. Por exemplo, a forclaz travel 100, revendida pela decathlon, possui uma aparência interna e sistema de organização muito semelhantes ao de uma mala. E a mesma pode ser levada pelas costas aqui e ali, tanto nas cidades como num ambiente mais natureba. Outro ponto a favor de mochilas é que, diferente de malas, elas não possuem medidas fixas, ou seja, sua altura, largura e comprimento serão adquiridos somente com ela cheia. os itens dentro da mochila (em maior parte roupas) podem "espalhar" e "remoldar" a mochila, permitindo que a mesma caiba naquela caixa de checagem das companhias ou no armário de avião. Por fim, já foi dito aqui, mas vale reforçar: um item pessoal pode ser uma mochila menor, onde vc pode distribuir o volume da bagagem e levar contigo no vôo. Em mais de uma ocasião eu já cheguei a viajar com uma cargueira de 60L como bagagem e uma mochila de 30L como item pessoal, sem problemas (90L no total, sem pagar bagagem, experimenta fazer isso com mala, jamais vai rolar!!!) No Brasil as dimensões de bagagem das 3 principais aéreas são bem parecidas, então com base em experiência pessoal e nas informações dos produtos, vc pode tecnicamente viajar no país sem muitos problemas com uma mochila de 50L e uma mochila menor como item pessoal. Para viagens no exterior a situação muda. Por fim, muitos vôos oferecem o "despacho gratuito de última hora" minutos antes do embarque, para agilizar a galera. Em 90% dos vôos que fiz existiu essa alternativa, e seria um descargo de consciência para vc. Mas claro, bagagem despachada sempre tem um risco, né. Editado Julho 5, 2023 por StanlleySantos 3 Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado Julho 4, 2023 Colaboradores Postado Julho 4, 2023 Assino embaixo em tudo que o @StanlleySantos disse, exceto quando você já está com o corpo arregaçado de tanto viajar, joelhos fodidos e costas arqueadas. Neste momento, a mala deixa de ser uma mala 2 Citar
Membros Diego_Alternative_Rio Postado Julho 8, 2023 Membros Postado Julho 8, 2023 (editado) Em 30/06/2023 em 08:33, Alan Rafael Kinder disse: Bom dia @Sandrojf, Apenas para complementar a resposta do @anselmoportes. Quanto as 'bagagens de mão' (que são essas que devem ser acomodadas no compartimento superior aos bancos, na área dos passageiros), cada companhia aérea define quais são as dimensões e peso máximo tolerado (por via de regra, os números costumam ser iguais, pois os aviões são similares). Aqui pode ocorrer de o passageiro, à critério da companhia aérea, ter de despachar a bagagem de mão sem custo - isto é, encaminha-la pelos trâmites convencionais de despacho de bagagem. Muitas pessoas desrespeitam completamente os limites impostos, e as companhias aéreas em muitos casos sequer verificam as dimensões, de forma que o espaço disponível não é suficiente, obrigando o despacho. Não vejo problema em despachar a bagagem gratuitamente, porém como eu uso mochilas (e não malas), sei que elas costumam ser maltratadas durante o processo - sempre fico receoso com as alças e telas (e nunca levo coisas que podem quebrar nelas). Além da anterior, também temos o 'artigo pessoal', que pode ser caracterizado por diversos itens, inclusive, uma pequena mochila com dimensões menores (a companhia aérea costuma definir essas dimensões também). Esta precisa ser colocada abaixo do assento que ficará a sua frente, logo, se for algo rígido ou muito grande, atrapalhará teu próprio conforto. Abraços! Primeiro: Se você tiver qualquer enfermidade que não seja as que são asseguradas por lei para o embarque prioritário de seus portadores (ou seja: deficiência física ou TEA), você pode pedir ao funcionário do portão um embarque prioritário por bom senso. Claro que um resfriado ou uma dor de cabeça não são motivos, mas basta um pé ou uma mão machucados / lesionados ou com dor um pouco mais forte para vc solicitar essa prioridade por bom senso (isso não é garantido, mas tem vezes que funciona). Com isso, vc embarca primeiro e garante espaço no bin. Mas, a lesão / a dor tem que ser de verdade (nem que pra isso, vc tenha que se aproveitar de algum pequeno corte ou machucado que vc já tenha e fazer um curativo meio exagerado. Eu mesmo, para garantir uma viagem sem passageiro na poltrona ao meu lado em um ônibus em 2022, fiz um curativo bem grande em um ferimento pequeno no meu rosto, e isso funcionou). Em 2018 e 2019, eu solicitei essa prioridade por bom senso para embarque em aeroportos porque estava com uma lesão dermatológica dolorida (essa foi meio séria, mas eu, um cagão quando se trata de procedimentos médicos, não tinha coragem de operar) no pé esquerdo (que, apesar de não ter laudo, durou de 2017 a 2020 (quando eu finalmente tomei coragem, operei e resolvi o problema)). Em março de 2023 eu peguei essa prioridade por bom senso novamente porque não tenho o rim esquerdo (operei em 1993, com 2 anos de idade). Segundo: A bagagem que vai abaixo do assento da frente não tem limite de peso mas não pode ser muito grande. Se vc quiser saber se ela vai caber ou não, faça um teste tentando colocar essa bagagem embaixo de uma poltrona de um ônibus rodoviário. Se ela couber perfeitamente, tem cerca de 95% de chances de caber embaixo da poltrona do avião. Porém, em fileiras de saída de emergência não é permitido colocar bagagem abaixo da poltrona à frente. Editado Julho 8, 2023 por Diego_Alternative_Rio Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.