Ir para conteúdo

Água de Trilhas - Como obter e purificar?


rjquel

Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Vc encontra eles em qqer hipermercado: Carrefour, Pão de Açúcar, Extra, Wal Mart.

 

Para quem não quiser/puder gastar com isso, vou postar aqui um trecho do comentário que fiz em farmacia-basica-kit-de-primeiros-socorros-t3195-45.html . Tem mais de 2 anos mas ainda continua valendo.

 

... vc pode pegar gratuitamente no postinho de saúde perto da sua casa! ...

 

Simples assim. Chega no postinho e pede HIPOCLORITO DE SÓDIO para purificar água. Existe vários nomes (hidrosteril, clor-in ...), então não se preocupe com isso.

 

Intééé

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 131
  • Criado
  • Última resposta
  • Membros

Ola galera mochileira,

saudações

 

Hoje eu tive que trocar a vela do filtro de água que fica na torneira da pia de casa. É uma vela comum, parede de plastico com uma abertura num dos lados e um bico com rosca do outro, dentro possivelmente deve ter carvão ativado e outros ingredientes que servem pra purificar a agua. Olhei pra aquele objeto e pensei... e se eu mergulhar esse troço numa porção de água de origem duvidosa e sugar como se fosse um canudinho de refrigerante. Será que funcionaria? Alguem ja fez isso???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

...

-Tozei,

Creio que não seria confiável, posto que tais filtros, mesmo com carvão ativado, são eficazes contra partículas macroscópicas e alguns protozoários, justamente pelo ''tamanho'' destes. Contudo, bacterias, e virus, acredito que não seriam adequadamente tratados. Mesmo o carvão ativado não oferece eficácia contra muitas bactérias, pois estas por possuírem cápsulas ( sua armadura pessoal) acabam sendo resistentes a ação química/física do carvão ativado.

 

Contudo existe no mercado, purificadores como o lifestraw que usam sistema de filtragem com carvão ativado, e outras tantas substâncias e membranas que purificam e matam quase todas bactérias e vírus da água. Nunca testei, mas deve ser eficaz.

 

 

20090802020637.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Só acho que é um investimento que não vale a pena. Cerca de $70,00.

É um filtro para ser usado em situações extremas para paises da Africa. Ou quando a agua é parada e muito suspeita.

 

Na maior parte de trekings aqui no país, os riachos possuem agua de boa qualidade. A não ser que vc esteja caminhando próximo de gdes centros urbanos.

No máximo um hidrosteril para ser adicionado a agua.

E fazer caminhadas próximo de gdes cidades é a maior roubada, ou melhor, é querer ser roubado, né. :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

 

 

Abcs

 

 

...

Contudo existe no mercado, purificadores como o lifestraw que usam sistema de filtragem com carvão ativado, e outras tantas substâncias e membranas que purificam e matam quase todas bactérias e vírus da água. Nunca testei, mas deve ser eficaz.

 

 

20090802020637.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

A única desvantagem que vejo no Hidroesteril é o tempo de validade. Pelo menos o que encontro aqui na região possui validade de 6 meses. Muito curto na minha opinião.

 

Mas que é um excelente custo x benefício junto a praticidade de uso e pouco volume ah isso é.

 

Abs.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá

 

O Augusto foi muito feliz na colocação acima.

 

O lifestraw...aonde existe água em péssimas condições é ótimo. Aliás..até filtro de café solúvel o é em condições assim....

 

Creio que já comentei aqui anteriormente e torno a repetir...água com cor não agradável não é afirmativo de água contaminada.

 

A cor normalmente é proveniente de material orgânico...que mal nenhum faz a nosso organismo.

 

Na maioria das situações, colocar o cloro (em qualquer forma) numa água com cor é criar outro problema mais grave (bactéria não dá cor na água)...Nesses casos, basta filtrar. Aí a idéia acima do filtro pode valer...porém precisa ver a aplicabilidade disso...como sugar??

 

Já água - como mencionado pelo Augusto - próxima de centros urbanos, em que possa ter despejo de esgoto...com certeza necessita ser clorada..mas somente depois de filtrada.

 

A regra é...nunca clorar uma água com materia organica. Isso cria outra substência..que é altamente cancerígena.

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

ano passado eu servi o quartel e a gente recebia um kit completo de ração operacional, ou seja, um kit com comida (a vácuo) e alguns utensílios descartáveis. juntamente ao kit, vinha uma cartelinha com 5 comprimidos de clorin (Clor-in 1). eu lembro que em um dos exercícios que nós fizemos tinha um pessoal reclamando de dor de barriga forte; aí eu fiquei doido pra testar esse clorin, então um tenente médico falou pra mim que eu poderia utilizá-lo sem problemas.

 

e sobre opnião, estou com aquela de que nenhum método é 100% eficaz, e o jeito mesmo é utilizar um filtro de café pra tirar os resíduos e clorin pra matar quase todo o tipo de microorganismo. qualquer coisa, não arrisque nem dormir, poi um avião pode cair na sua casa enquanto dorme!

 

viva a vida e, principalmente, corra riscos!

 

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros

meu,eu trabalhei no grupo europa,e jah conheço o sistema deles de purificaçaõ de agua....inclusive o cantil jah citado aki,que usa um material desenvolvido na nasa que realmente purifica a bendita!é mais eficaz do que o UV,sendo usado nas estações espaciais...pena que é caro pra dedeu!

então pensei em fazer um filtro pra trilha,usando o processo basico dos purificadores deles (ou seja:dolomita,carvão ativado e nitrato de prata coloidal em camadas)...só que ao olhar no wikipédia,descobri que o nitrato de prata é venenoso e não deve ser usado com o carvão vegetal (base pro carvão ativado).

meu...fiquei receoso!jah que muitos filtros comuns usam o nitrato de prata como agente bactericida!e como eu faria pra fazer um filtro caseiro pra trekking!?(sem utilizar uma vela como agente filtrante,pois este seria um ultimo caso a se pensar!)

eu jah pensava em usar um sistema combinado do filtro europagenérico tabajara,com o hidrosteril,pois até no grupo europa eles falam que a parte de purificação deles não é 100%,pois o sistema deles foi desenvolvido para ser usado com agua tratada por estação de tratamento (ou seja,o bom e velho cloro)

alguma dica?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros de Honra

Nestes quase 20 anos de caminhada nunca carreguei nada para purificar água. Aqui no interior de São Paulo nunca encontrei estes tal de hidrosteril pra comprar. Por enquanto a sorte tem me acompanhado, nunca tive problemas com nenhuma água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.


×
×
  • Criar Novo...