Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá pessoal, tudo bem?

Estou planejando uma viagem de carro pela Patagônia, principalmente Argentina no final do ano.

Tenho acompanhado as noticias meteorológicas, e provavelmente teremos El Niño esse ano.

Tenho procurado em vários sites, mas as informações são muito superficiais. 

Aparentemente com o El Niño, a tendência é aumento de chuva da Patagônia. 

Alguém sabe me dizer se é isso mesmo? Corro o risco de ter minha viagem MUITO afetada por conta desse fator climático?

Desde já agradeço. 

• Membros
Postado

Tenho lido sobre os efeitos do El Niño e também sobre muitas incertezas. Porém uma coisa é certa na Patagônia Argentina chove pouco. Vejano Google  os índices de pluviosidade e considere um pouco mais, até exagere uns 50% e verá que é pouco mesmo.

• Amei! 1
  • Obrigad@! 1
  • Membros
Postado (editado)

Na Patagônia, o El Niño pode causar uma série de efeitos climáticos. Alguns dos principais efeitos incluem:

Aumento das temperaturas: Durante um evento El Niño, a Patagônia pode experimentar temperaturas mais altas do que o normal. Isso ocorre devido às alterações na circulação atmosférica e à influência do ar quente que é transportado para a região.

Alterações na precipitação: O El Niño pode levar a mudanças nos padrões de precipitação na Patagônia. Em geral, há uma tendência para um aumento nas chuvas em algumas áreas da região, enquanto outras podem experimentar uma diminuição na precipitação. Essas alterações podem ter impactos importantes nos ecossistemas e na disponibilidade de recursos hídricos.

Aumento de eventos extremos: Durante o El Niño, a Patagônia pode experimentar um aumento na frequência e intensidade de eventos climáticos extremos, como tempestades, ventos fortes e ondas de calor. Isso pode ter consequências negativas para as comunidades locais, a agricultura, a pecuária e a infraestrutura.

Mudanças nos padrões de vento: O El Niño pode alterar os padrões de vento na região da Patagônia. Isso pode afetar a circulação de massas de ar, influenciando a distribuição de calor e umidade e, consequentemente, o clima local.

Editado por FCRO
  • Obrigad@! 1
  • Membros de Honra
Postado (editado)
Em 28/05/2023 em 12:07, Bruno GNR disse:

Olá pessoal, tudo bem?

Estou planejando uma viagem de carro pela Patagônia, principalmente Argentina no final do ano.

Tenho acompanhado as noticias meteorológicas, e provavelmente teremos El Niño esse ano.

Tenho procurado em vários sites, mas as informações são muito superficiais. 

Aparentemente com o El Niño, a tendência é aumento de chuva da Patagônia. 

Alguém sabe me dizer se é isso mesmo? Corro o risco de ter minha viagem MUITO afetada por conta desse fator climático?

Desde já agradeço. 

Da última vez que fui para lá foi no verão de 2011, em pleno fenômeno El Niño,  não tive nenhum problema grave por lá. Peguei um pouco de chuva nas estradas, mas nada diferente de outros anos, o vento sempre é muito forte por lá,  a única coisa que afetou para mim foi que com o forte calor, os témpanos que tem no parque Torres del Paine estavam derretidos,  no mais só isso, inclusive na época teve um pequeno incêndio no parque devido ao forte calor.

Resumindo: A única coisa que foi diferente dos outros anos(5 anos que estive no extremo sul da patagonia) fui pra lá, foi o forte calor. Chuva e vento foi +- normal

Naquele mesmo ano, mas em dezembro, devido ao forte calor o que tornou as árvores e vegetações secas, um Israelense acidentalmente literalmente tocou fogo em boa parte do parque, destruindo muita coisa, parece que o parque ficou algum tempo interditado.

Nesta parte do meu relato, verá que comentei sobre o forte calor e muita chuva, inclusive teve um dia que choveu 12 horas seguidas e nós dentro das barracas no campamento Los Perros, do outro lado do parque. O incidente foi só esse.

Neste mesmo relato, mas em 2010, pegamos muita chuva também dentro do parque, mas considere que o clima dentro do parque é instável mesmo.

Editado por casal100
  • Amei! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...