Ir para conteúdo

Ajuda Roteiro Eurpoa - Paris / Luxemburgo / Bruxelas / Colonia / Bruges / Gante


dcfbranco

Posts Recomendados

  • Membros

Boa noite, Mochileiros!

Estamos em 7 pessoas, 5 adultos (onde 2 são idosos de 65 anos) e 2 crianças (5 anos e 2 anos).

Já compramos a passagem que sai de São Paulo e vai para Paris (12/12) e volta de Bruxelas para São Paulo (25/12). Ao total são 12 noites.

Estamos montando um roteiro e pensamos no seguinte

12 - Gru / Paris

13 a 18 - Paris 

18 a 20 - Luxemburgo

20 - 25 - Bruxelas. Enquanto estivermos hospedados em bruxelas, pensamos em fazer bate e volta para Bruges, Colonia e Gante.

25 - Bru - Gru

Pensamos em ter uma "base" em bruxelas para não precisar ficar fazendo checkin e checkout e ficar carregando mala com 2 crianças. 

Agradeço se puderem opinar e ajudar a fazer desse rotreiro, uma viagem incrível!

Estamos priorizando viagens diurnas de trem.

Editado por dcfbranco
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • dcfbranco changed the title to Ajuda Roteiro Eurpoa - Paris / Luxemburgo / Bruxelas / Colonia / Bruges / Gante
  • Membros

Vou fazer um roteiro, no começo, parecido com esse seu no próximo verão. E este é o problema:Você quer ir no inverno quando escuro cedo e tudo fecha mais cedo. Nem sei que hora poderá pegar trem.E Colônia, onde entra?No final?E de lá volta a Paris? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

@dcfbranco, sem bem vindo ao fórum.

Eu tiraria Luxemburgo do roteiro pois como disse, priorizará trens e não vale a pena "quebrar" o eixo Paris-Bruxelas só para ver uma cidade. Se estivesse de carro seria interessante pois boa parte das atrações de Luxemburgo estão fora da cidade de Luxemburgo (castelos, vilas, etc), mas como acredito não ser o caso, é preferível pegar o Thalys/TGV direto para Bruxelas pois dois motivos:

1) Conexão direta. O trem sai do centro de Paris e em menos de duas horas está no centro de Bruxelas.

2) Você quer fazer Bruxelas de base para outros lugares. O tempo que dedicaria para Luxemburgo, usa em Colônia, em Bruges e em Ghent. Como é final de ano, pegará todas essas cidades com mercados de natal (que são muito legais) e as cidades estarão todas bonitas e enfeitadas.

Finalmente, decida logo e compre os tickets de trem com antecedência. Normalmente essa época do ano eles ficam caros e quanto mais perto da viagem, mais caro fica.

  • Amei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
1 minuto atrás, pmichelazzo disse:

@dcfbranco, sem bem vindo ao fórum.

Eu tiraria Luxemburgo do roteiro pois como disse, priorizará trens e não vale a pena "quebrar" o eixo Paris-Bruxelas só para ver uma cidade. Se estivesse de carro seria interessante pois boa parte das atrações de Luxemburgo estão fora da cidade de Luxemburgo (castelos, vilas, etc), mas como acredito não ser o caso, é preferível pegar o Thalys/TGV direto para Bruxelas pois dois motivos:

1) Conexão direta. O trem sai do centro de Paris e em menos de duas horas está no centro de Bruxelas.

2) Você quer fazer Bruxelas de base para outros lugares. O tempo que dedicaria para Luxemburgo, usa em Colônia, em Bruges e em Ghent. Como é final de ano, pegará todas essas cidades com mercados de natal (que são muito legais) e as cidades estarão todas bonitas e enfeitadas.

Finalmente, decida logo e compre os tickets de trem com antecedência. Normalmente essa época do ano eles ficam caros e quanto mais perto da viagem, mais caro fica.

Obrigado pela contribuição.
Os mercados de Natal definitivamente estão em nossa lista!

Sobre os trens, tenho olhado o site rome2rio e trainline. No entanto, ainda não estão disponíveis as datas de dezembro. Você recomenda alguma outra opção?

Ainda sobre recomendação, teria alguma de localização em Bruxelas? Pesquisei no booking e airbnb por enquanto.

Ainda sobre o roteiro, recomenda algo, incluir alguma cidade? 

Mais uma vez, obrigado pelo seu tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Os trens não estão na lista ainda porque são vendidos com 3 meses de antecedência somente, ao contrário de passagens aéreas que são quase um ano.

Sugestão: se inscreva na newsletter da Thalys/Eurostar (https://www.thalys.com/be/en) para receber as infos. Eles normalmente abrem as passagens para períodos festivos (férias, feriados, etc) com antecedência um pouco maior e com preços muitos bons, como Paris-Bruxelas a 29 Euros.

Localização em Bruxelas... para seu caso, Ixelles, Sint-Gilles e Louise são boas regiões. Evite Anderlecht e Laeken.

Procure locais próximos de estações de metrô, paradas de tram, e também ônibus. O sistema de transporte público em Bruxelas é muito bom, mesmo tendo parte das linhas de metrô antigas e com trens velhos. Na superfície, os trams e ônibus andam bem mesmo em congestionamentos porque possuem linhas próprias. Uber é caro para cacete e táxi segue a mesma linha.

Eu não recomendaria acrescentar mais nada em seu roteiro. Acho que a região de Bruxelas com Gent e Bruges, além de Colônia (linda cidade) já está de muito bom tamanho. Penso que todos vão aproveitar muito.

  • Amei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa!

Já me inscrevi no Thalys/Eurostar. Em minhas pesquisas eu vi Eurail. Pelo o que entendi, vc paga um valor e tem direito a utilizar X dias duarante um periodo determinado, trazendo uma certa flexibilidade. Por um lado parece vantajoso (apesar de um pouco mais caro), mas nos trens de alta velocidade TGV ainda tem que reservar o lugar. Isso que eu fiquei um pouco preocupado, pois não me trouxe a garantia de ter o assento disponivel. Quando compra direto com a empresa Thalys eu já terei o assento reservado, correto?

Sobre bruxelas, existe algum passe de metro para utilização ou não vale a pena? Em Paris, tem um passe chamado navigo, que para a minha utilização vai valer a pena, pois iremos para Versalhes e Disney e ainda poderei utilizar para sair do Aeroporto.

Em Bruges eu vi que tem um city card, mas ai vai depender do que vamos fazer para entender se realmente vale a pena. Gante e Colonia ainda não olhei questões de transporte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
31 minutos atrás, dcfbranco disse:

Quando compra direto com a empresa Thalys eu já terei o assento reservado, correto?

Sim

33 minutos atrás, dcfbranco disse:

Sobre bruxelas, existe algum passe de metro para utilização ou não vale a pena?

Existe o "Brussels Pass" que dá acesso a todo o sistema de transporte mais museus e outras atrações. https://www.visit.brussels/en/visitors/what-to-do/brussels-card

Porém... (sempre tem) é necessário saber se realmente precisará. Bruxelas não é uma cidade gigantesca onde uma coisa fica aqui e a outra lá na pqp. As principais atrações ficam no centro da cidade, a qual é muito melhor fazer a pé. Se pretende, por exemplo, ir somente no Atomium e no Museu Africano, penso ser melhor comprar o cartão nas maquinetas do metrô e pagar a tarifa cheia. Entretanto se ficar hospedado nos cafundó do judas e precisar todo o santo dia do tranporte público, pode valer a pena. É uma questão de matemática dentro de seus interesses/necessidades.

Sobre os trens dentro da Bélgica, existe uma pancada de descontos. Crianças até 12 anos não pagam passagem, idosos acima de 65 anos tem um descontão e assim por diante (a Bélgica é conhecida por ter altíssimos impostos mas os descontos que existem no sistema acabam nivelando a coisa). Veja tudo aqui https://www.belgiantrain.be/en/tickets-and-railcards/overview-products

Além disso, em fins de semana (de sexta a partir das 19:00 horas até o fim do domingo o preço é 50% mais barato. Veja em https://www.belgiantrain.be/en/tickets-and-railcards/weekend-ticket

Um adendo: quando você vai para o aeroporto, cobram um adicional de 6.50 Euros na passagem. Eu acho um absurdo porque este valor é para andar uma única parada (quando usa-se ônibus). Aqui confesso: eu não pago esse adicional quando vou ao aeroporto de busão. Uso o ticket normal, sento a bunda e vou embora. Nunca tive problema de controle nesta última perna mas pode acontecer e, se acontece, a multa é salgada (125 Euros). Como já conheço o sistema e mais ou menos sei quando fazem controle, nunca uso (por exemplo chegando de madrugada, esquece que terá controle. Todos os fiscais estão dormindo :)). Se não quer dar o tumé, quando comprar o ticket para o aeroporto, terá que acrescentar essa opção na hora da escolha do ticket na maquineta. Então, se somar a gangue toda, um Uber ficaria mais barato.

  • Amei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Sobre esses passes na pegada Cityalgumacoisa, os únicos que vi valer a pena foram o Paris museum pass e o Iamsterdam card. O de Amsterdam vale muito porque o transporte e bem caro.

Muito frio nesse período Idosos e crianças devem estar vacinados e agasalhados. 

Em 20/05/2023 em 22:54, dcfbranco disse:

12 - Gru / Paris

13 a 18 - Paris 

18 a 20 - Luxemburgo

20 - 25 - Bruxelas. Enquanto estivermos hospedados em bruxelas, pensamos em fazer bate e volta para Bruges, Colonia e Gante.

25 - Bru - Gru

Esta meio confuso isso aqui...

13 voce chega em Paris que horas? Voo direto da 11:15 de duracao. Com idosos e crianca, quando chegar no centro de Paris, fizer check in... Vai querer descansar.

Então voce tem 14, 15, 16 e 17 em Paris o que 'e pouco. Ainda mais no inverno quando as coisas fecham cedo.

18 deslocamento... Se for perto e usar trem, saindo cedo, da para aproveitar a tarde depois que abrir o check in do seu hotel.

Se tirar Luxemburgo, sobram 6 dias para a Bélgica. Gostei muito de la, mas não sei se ficaria 6 dias la, frente a conhecer outros lugares. 

Eu sempre falo aqui para montar base em Guent - Deslumbrante a noite, com vida noturna, tradicionalmente universitária o que proporciona opções de alimentação mais baratas e a cidade fica no centro do pais, facilitando o bate e volta. A noite de Bruxelas tb tem seus atrativos, principalmente se ficar em Ixelles. Muito bar e restaurantes... Culinária Francesa e alemã 

Se for para manter 4 dias em Paris, eu dividiria esses 6 dias entre Amsterdam e Bruxelas... Tem que ver o horário do voo de retorno para o Brasil, para ver como faria dia 25 que salvo engano 'e feriado na Europa.

 

  • Amei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá @Rafael_Salvador, bom dia!
Obrigado por compartilhar.
 

Sobre a Vacina que vc mencinou, seria gripe e Covid?

Sobre o vôo, não é direto. Saimos 16h30 de Guarulhos com destino a Londres, 1h30 de espera e então iremos para Paris. Chegaremos por volta de 11h, horario local. Realmente estaremos um pouco cansado, então será apenas 1 dia para andar pelos arredores mesmo.

11 horas atrás, Rafael_Salvador disse:

Esta meio confuso isso aqui...

13 voce chega em Paris que horas? Voo direto da 11:15 de duracao. Com idosos e crianca, quando chegar no centro de Paris, fizer check in... Vai querer descansar.

Realmente estamos achando que 4 dias em Paris será pouco, até pq queremos ir a Versalhes e Disney e ai teriamos 2 dias a menos. Então estamos pensando em colocar 1 dia a mais em Paris e retirar o bate volta para Colonia.

Queriamos conhecer Luxemburgo e, por isso, colocamos no roteiro. Amsterda, eu e minha esposa, estivemos em outra ocasião e não pretendiamos colocar no roteiro.

A volta do dia 25 é 18h, horario local. Também não estamos contando com esse dia, será apenas para um café da manhã e um passeio nos arredores local e então almoçar e ir para o Aeroporto de Bruxelas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@dcfbrancoTodos tem obrigação primeiramente consigo de tomarem 5 doses de vacina anti Covid. Eu tomei e não fez mal nenhum nem custou nada.Eu não gosto de comprar nada antecipado pois passo tempo,mas você que vai como um raio deve comprar no site da própria operadora de trem ou ônibus. Essa rome rio é atravessadora e mentirosa.Ao menos em República Dominicana há um monte de horários que não existem e na França, que é o caso,há uma tal de blá blá bus.Eu só vou de flixbus,então nem sei se existe isso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...