Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá, pessoal ! Tudo bem? 

Gostaria de uma dica. 

Sempre que faço trilha , nas subidas, meu coração fica extremamente disparado e não consigo acompanhar o ritmo de ninguem. 

problemas no coração, não tenho, a não ser uma arritmia que trato, mas que todos os médicos me garantem não ter problema algum. 

isso me irrita e quero melhorar. estou começando a me preparar pra uma trilha que já fiz, mas quase morri no inicio dela devido a subida e cabeça começar a doer muito. Vocês sentem o coração batendo na orelha nas subidas? Como agem? Ou nada disso. Aceito dicas. 

Obrigada. 

• Membros de Honra
Postado

Tem que analisar se seu condicionamento físico está bom.

Acontece que quando fazemos subidas fortes e estamos mal preparados fisicamente isso é normal, o problema que vc tem problema de arritmia cardíaca, isso pode tá influenciando neste quadro.

Portanto, o melhor é fazer uma consulta médica para analisar o quadro, vão pedir um teste de esforço, se vc tiver alguma coisa mais séria, esse exame detecta. 

• Amei! 2
  • Membros
Postado

@pri2023Tem que fazer um Holter.Exame que acusa qualquer batimento fora do ritmo por 24h. Também um eco.Procure um cardiologista bom para ter boas orientações, pois todos devem ir a um antes de fazerem esforços físicos. 

• Colaboradores
Postado (editado)

Vou tentar apontar alguns fatores que podem ocasionar a sua situação.

Primeiro: seu biotipo. Vc é atlética, magra, ou gorda? Isso influencia principalmente na facilidade (ou não) do sangue em ser bombeado (sobretudo em escalaminhada, onde as pernas trabalham horrores e o sangue precisa ser mais bombeado, em virtude da sua subida dificultosa dos membros inferiores). Como já falaram, é normal a frequência cardíaca dar uma alterada.

Segundo: vc é acostumada a fazer atividade física? Vc falou que está se preparando para trilha e tal, mas isso vai muito do estilo de vida da pessoa. Geralmente quem tem uma vida mais "urbana" vai sentir dificuldades nas primeiras aventuras. Subir e descer escadas é uma coisa. Desviar de raízes, tropeçar, subir em pedras e andar por horas na mata é outra. Manter o corpo bem nutrido/hidratado, e consumir eletrólitos na atividade tbm ajuda.

Terceiro: dependendo da dificuldade da trilha em si, mesmo gente que faz academia/cardio/trilhas pode sentir seu corpo sendo elevado ao limite. Por exemplo, eu sou ciclista e acostumado com atividade outdoor, mas fui fazer o Marumbi em 2021 pela trilha "menos difícil". Foram umas 8/9 horas aproximadas de caminhada (ida e volta do camping até o cume), eu cheguei esgotado e febril no final do dia. E meu corpo ficou dolorido da cintura pra baixo por uma semana ::lol4:: . Atualmente faço academia para deixar o corpo mais forte, sobretudo as pernas, mas acredito que se eu conseguir fazer o Pico Paraná no final do ano, o resultado não vai ser muito diferente, rs.

Tem gente que convida os amigos para trilha, mas por leviandade ou cara de pau mesmo não leva em conta o preparo dos colegas, o que pode ocasionar alguns "choros de meio de trilha" ou desistências (quando não ocorrem acidentes). Tem que saber se a atividade que vc vai fazer é de um nível ok para sua pessoa.

Por fim, faço coro com os colegas acima, um profissional médico especializado pode dar respostas mais seguras para sua preocupação, depois de alguns exames, apesar de vc ter falado que não apontaram problemas na sua arritmia.

Editado por StanlleySantos
  • Amei! 3
  • Membros de Honra
Postado
3 horas atrás, StanlleySantos disse:

Vou tentar apontar alguns fatores que podem ocasionar a sua situação.

Primeiro: seu biotipo. Vc é atlética, magra, ou gorda? Isso influencia principalmente na facilidade (ou não) do sangue em ser bombeado (sobretudo em escalaminhada, onde as pernas trabalham horrores e o sangue precisa ser mais bombeado, em virtude da sua subida dificultosa dos membros inferiores). Como já falaram, é normal a frequência cardíaca dar uma alterada.

Segundo: vc é acostumada a fazer atividade física? Vc falou que está se preparando para trilha e tal, mas isso vai muito do estilo de vida da pessoa. Geralmente quem tem uma vida mais "urbana" vai sentir dificuldades nas primeiras aventuras. Subir e descer escadas é uma coisa. Desviar de raízes, tropeçar, subir em pedras e andar por horas na mata é outra. Manter o corpo bem nutrido/hidratado, e consumir eletrólitos na atividade tbm ajuda.

Terceiro: dependendo da dificuldade da trilha em si, mesmo gente que faz academia/cardio/trilhas pode sentir seu corpo sendo elevado ao limite. Por exemplo, eu sou ciclista e acostumado com atividade outdoor, mas fui fazer o Marumbi em 2021 pela trilha "menos difícil". Foram umas 8/9 horas aproximadas de caminhada (ida e volta do camping até o cume), eu cheguei esgotado e febril no final do dia. E meu corpo ficou dolorido da cintura pra baixo por uma semana ::lol4:: . Atualmente faço academia para deixar o corpo mais forte, sobretudo as pernas, mas acredito que se eu conseguir fazer o Pico Paraná no final do ano, o resultado não vai ser muito diferente, rs.

Tem gente que convida os amigos para trilha, mas por leviandade ou cara de pau mesmo não leva em conta o preparo dos colegas, o que pode ocasionar alguns "choros de meio de trilha" ou desistências (quando não ocorrem acidentes). Tem que saber se a atividade que vc vai fazer é de um nível ok para sua pessoa.

Por fim, faço coro com os colegas acima, um profissional médico especializado pode dar respostas mais seguras para sua preocupação, depois de alguns exames, apesar de vc ter falado que não apontaram problemas na sua arritmia.

Isso é verdade, em 2019 fizemos 10 picos(bandeira/Marins/selado/papagaio........) e estávamos com o condicionado nos trinques, aí faltou o pico da mina, como não acampamos, vamos e voltamos no mesmo dia, foram quase 11 horas de subidas e descidas fortes, é claro que todo aquele condicionamento físico adquirido, não foi suficiente para sofrer menos. No final acho que foi só meu espírito que chegou. Naquela oportunidade, foi a única fez que consegui quebrar minha esposa... coitada, sofreu muito...dei o troco

• Hahahaha! 2
  • Membros
Postado
Em 20/05/2023 em 11:05, pri2023 disse:

Olá, pessoal ! Tudo bem? 

Gostaria de uma dica. 

Sempre que faço trilha , nas subidas, meu coração fica extremamente disparado e não consigo acompanhar o ritmo de ninguem. 

problemas no coração, não tenho, a não ser uma arritmia que trato, mas que todos os médicos me garantem não ter problema algum. 

isso me irrita e quero melhorar. estou começando a me preparar pra uma trilha que já fiz, mas quase morri no inicio dela devido a subida e cabeça começar a doer muito. Vocês sentem o coração batendo na orelha nas subidas? Como agem? Ou nada disso. Aceito dicas. 

Obrigada. 

Pri, como muitos já disseram o ideal é perguntar ao médico e caso nunca tenha feito um exame de esteira ergometrica, é fundamental, que aí sim com ele você vai saber se é só falta de condicionamento físico mesmo, o médico ao olhar vai te falar.

Abs.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...