Ir para conteúdo

Para futuros viajantes independentes: Parem de querer só o peixe e aprendam a pescar!

Sandman

Posts Recomendados

• Membros de Honra

Trota

Conhecer é no mínimo necessário que se more no local , o que faço é visitar os pontos mais importantes, ou famosos,ou menos importantes mas de meu interesse como por exemplo em toda cidade que eu vá tenho que ir a um supermercado, cemitério ,bairro residencial além de usar muito muito o transporte coletivo.

Coisa que com esses roteiros Ferrari não dá pra fazer. ::cool:::'>

Mas se estão felizes assim , paciencia!Quem sou eu para dar o contra! ::hahaha::

Só fico com pena de estarem jogando dinheiro pelo ralo.

Meu marido fala que sou a única mulher pão dura que ele já conheceu! ::lol4::::lol4::

Link para o comentário
  • Respostas 128
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros

Cara, eu acesso todo dia o fórum em busca de informações e nunca me decepciono. É só garimpar um pouco aqui, outro tanto ali que no final você tem um resultado muito bacana.

Obviamente que garimpar exige paciência, disposição e ânimo. Creio que se a pessoa se dispôs e quer realmente fazer a viagem e aproveitar ao máximo, o mínimo que ela precisa ter é paciência e disposição. E outra, eu acho que o planejamento e a busca de informações também fazem parte da viagem.

Sei lá, parece que as pessoas deixaram de lado a ideia de personalidade. Parece que as pessoas pararam de pensar por si próprias e apenas seguem a "modinha", a "tendência". Esqueceram algo muito importante e que eu acho que uma das coisas que mais define a pessoa, a autenticidade.

Como já vi falarem por aqui, a viagem é sua, nada melhor que o roteiro ser montado por você. Pra você dar a sua cara, o seu jeito no roteiro. Gostos podem não ser iguais, o que pode ser bom pra você, pode ser ruim para outros e vice-versa. O que cabe à pessoa é pesquisar aquilo que mais lhe interessa e criar uma ideia do que quer fazer. A partir disso, entra a "garimpação".

Pelo menos é assim que eu estou fazendo, abro trocentas abas aqui com os tópicos que me interessam e vou garimpando dentro de cada um em busca de informações que me possam ser úteis. Já voltei várias vezes no mesmo tópicos e leio novamente, as vezes deixei passar algo que possa valer a pena.

Como já falaram aqui, as "perguntas básicas" já estão respondidas.

Link para o comentário
  • Colaboradores

CONCORDO COM TODOS E ACHO QUE ESTE TÓPICO VEIO NA HORA CERTA, SÓ ASSIM OS MOCHILEIROS PODEM TROCAR INFORMAÇÕES E APRENDER COM VÁRIOS ESTILOS E EXPERIÊNCIAS DE VIAGEM. ::otemo::::otemo::::otemo:: UMA COISA QUE LEMBREI LENDO ALGUMAS OPINIÕES POSTADAS AQUI RELACIONADA COM MEU PRÓXIMO DESTINO (BOLÍVIA) DENTRO DE DUAS SEMANAS. NA MAIORIA DOS RELATOS AS PESSOAS FALAM SOBRE O SALAR DE UYUNI, MERCADO DAS BRUXAS E COPACABANA, ISSO ME DAVA A FALSA IMPRESSÃO QUE A BOLÍVIA NÃO TINHA MAIS NADA DE INTERESSANTE, COCHABAMBA E ORURO FOI O QUE MAIS ME SURPREENDEU, COCHABAMBA POR TER DESCOBERTO O PARQUE QUE FALEI (TOROTORO) LÁ TEM TEM TUDO QUE UM TRILHEIRO E QUEM CURTE CAVERNAS PRECISA PARA UMA BAITA TRIPE. ORURO DESCOBRI ENTRE OUTRAS COISAS DOIS SPA COM BANHOS TERMAIS POR PREÇOS ESTILO MOCHILEIRO, TUDO O QUE QUERO DEPOIS DE ALGUNS DIAS NA ESTRADA E RELAXAR EM BANHO TERMAL DE ÁGUAS VULCÂNICAS. BOM ESPERO PODER CONTRIBUIR ASSIM QUE RETORNAR COM MAIS DICAS PARA ENRIQUECER ESTE SITE FEITO PARA MOCHILEIROS MAIS INVADIDO POR TURISTAS (CVC) AGORA TEM ATÉ DETETIVE ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

Link para o comentário
  • Membros

Concordo... mas faço algumas colocações:

O fórum é movido pelas perguntas. TODAS as perguntas já foram respondidas aqui! Se fossemos procurar, acharíamos a resposta de todas as perguntas (ou 98% delas)! E aí?? O que fazer com a fórum?? Ainda bem que existem pessoas que perguntam, pois elas movem esse site! Nunca esquecendo que os que hoje respondem, perguntaram uma vez também.

Ahhh, outra coisa: As vezes, 2 pessoas fazem a mesma pergunta para receber a mesma resposta, mas para a pessoa A será de uma validade x e para a pessoa B será de validade y, ou seja, respostas iguais para sanar dúvidas iguais mas que serão absorvidas de formas diferentes.

Nunca esquecendo que as vezes os mais antigos pedem para os mais novatos, que estão perguntando, dar uma olhada maior no fórum, mas a resposta que se encontra é desatualizada, ou já não mais aplicável. Daí o rapaz viaja com uma ideia errônea do lugar, achando que vai gastar x, mas gasta y, ou achando que vai encontrar um lugar de um estilo, mas que já não é mais. O mundo hoje muda muito rápido... A resposta de 6 meses atrás já está desatualizada. Temos que cuidar isso... Estamos lidando com a viagem/diversão de outros.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Eu acho que sou um dos mais antigos aqui no fórum... eu já fiz pergunta besta, já fui editor, já reclamei pra caramba e desisti, hoje eu procuro responder quando acho interessante e não estou com preguiça, senão fico só observando.

Nesse tempo eu aprendi o seguinte: não adianta exigir que as pessoas "aprendam a pescar", só quem pesca é pescador e nem todo mundo tem "dom" pra isso. Vocês classificaram como "perdidos" e "folgados" mas esqueceram de dizer que simplesmente a maior parte das pessoas não tem capacidade de planejar e executar uma viagem sozinhos. Minhas palavras podem parecer arrogantes mas pra mim saber planejar e executar uma viagem é uma habilidade tão específica quanto tocar um instrumento musical ou falar um novo idioma, isso exige interesse, disciplina e muita energia e dedicação.

Quantos desses usuários estão dispostos a realmente se dedicar para desenvolver essa nova habilidade ?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Stenio

Seria possível enviar uma mp para o editor do forum onde as informações estejam desatualizadas?

Não podemos ter a pretenção em sermos a única fonte de informação, e sim mais uma, com a diferença de ser interativa.

Quem realmente quer fazer o próprio roteiro pesquisa em mais de um lugar exatamente para complementar informações.

Como o Michel disse não é facil .

Mas quem não consegue pode muito bem ir a uma operadora e comprar um pacote,o que estamos falando é de pessoas que não sabem , não querem saber , não querem comprar pacote mas querem um consultor de turismo particular.

Michel é desses folgados que estamos falando.

Tem muito usuário que entra aqui depois de muito tempo de cadastrado dizendo que já leu todos os tópicos do forum mas ainda tinha uma duvida, e quando coloca a pergunta a gente vê que é exatamente a resposta acima .

Stenio

Mudar a ordem da pergunta não quer dizer que a resposta seja diferente , pois esse lance de formas diferentes em absorver informação concreta nao entra muito na minha cabeça não. Infelizmente o usuário recebe a resposta de acordo com sua pergunta e muitas vezes nem ele mesmo sabe o que quer!

Enfim o lance é convivermos com isso , e dar graças a Deus de não serem todos usuários assim folgados, pois tem muita gente realmente interessada e levando a sério a viagem. ::cool:::'>

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Nesse tempo eu aprendi o seguinte: não adianta exigir que as pessoas "aprendam a pescar", só quem pesca é pescador e nem todo mundo tem "dom" pra isso. Vocês classificaram como "perdidos" e "folgados" mas esqueceram de dizer que simplesmente a maior parte das pessoas não tem capacidade de planejar e executar uma viagem sozinhos. Minhas palavras podem parecer arrogantes mas pra mim saber planejar e executar uma viagem é uma habilidade tão específica quanto tocar um instrumento musical ou falar um novo idioma, isso exige interesse, disciplina e muita energia e dedicação.

Quantos desses usuários estão dispostos a realmente se dedicar para desenvolver essa nova habilidade ?

Oi, Michel, blz ?

Acho que planejar uma viagem com o melhor benefício para dado custo é, sim, uma arte como todas as outras. Mas planejar uma viagem que seja razoavelmente acessível financeiramente e agradável, cara, pra mim isso é trabalho de macaco. Sempre falo isso, viajar nas primeiras vezes se resume a imitação e adaptação. Você imita o roteiro dos outros e adapta uma coisa ou outra às suas necessidades. Não há por que reinventar a roda. São exceções os casos de quem viaja e dá tudo errado, ou que não gostou de nada do que conheceu. A regra é que você vai acertar.

Mas aí é aquela coisa, muita gente quer o melhor dos mundos. Querem o roteiro "perfeito", como alguns mesmos dizem, sem esforço algum e gastando minimamente. Aí, meu amigo, é FODA.

Com relação a algumas coisas que falaram, estou ciente de que praticamente tudo aqui de modo geral já foi respondido. Mas também concordo com o Stenio. Forum é movido a isso, perguntas e respostas. O importante é a pessoa demonstrar que se esforçou para pesquisar. Não é necessário que de uma hora pra outra ela passe a entender tudo de viagens, lendo absolutamente tudo que está no forum. Algumas coisas os iniciantes demoram para entender, é uma confusão de nomes, de conceitos. Então é normal haver dúvidas e nem sempre elas já estão respondidas da forma mais didática.

Entendo também a fadiga de alguns. Após milhares de posts, a tolerância começa a diminuir. Eu mesmo no meu primeiro milhar já apresento os primeiros sinais de cansaço, hehe. Imagine a Joyce, com mais de 5 mil. Mas pra mim isso não é novidade. Todo forum é assim. Se eu ou fulano cansar um dia, outro vai ajudar. O que importa é que quem chegue para ajudar e/ou ser ajudado esteja ciente da filosofia do forum - compartilhamento de informações de forma gratuita, mas sem virar uma agência de viagens para folgados.

Por fim, a gente acha essas coisas meio chatas, mas também tem a parte legal. Algumas pessoas já me convidaram para visitá-las, com outras já troquei ideias bem legais. Muitos me ofereceram ajuda em destinos que pretendo conhecer. Moral da história - tirando os folgados, vale muito a pena. Boa parte da minha filosofia de vida é orientada ao compartilhamento, acho que os foruns são patrimônios e temos que cuidar deles.

Link para o comentário
  • Colaboradores

LEGAL ISTO ::otemo::::otemo::::otemo:: CONTRIBUIÇÕES MESMO COM OPINIÕES DIFERENTES E PONTO DE VISTA PAUTADO NA EXPERIÊNCIA DE CADA UM. QUANDO EU COMECEI A PLANEJAR MINHA PRIMEIRA VIAGEM PARA OUTRO PAÍS COMECEI PELO QUE EU TINHA EM MÃOS. UM JORNAL DE TURISMO COM UMA REPORTAGEM SOBRE MACCHU PICHU. DEPOIS FUI AO CONSULADO DO PERU E CONSEGUI MAPAS TURÍSTICOS E OUTRAS INFORMAÇÕES, NÃO TINHA NENHUMA HABILIDADE COM COMPUTADOR E NEM CONHECIA O MOCHILEIRO. JÁ ESTAVA COM QUASE TUDO PLANEJADO E POR ACASO FUI ATÉ UMA LAN H COM A MINHA NAMORADA E ELA COMEÇOU A ME ENSINAR A MEXER NO COMPUTADOR E NAVEGAR NA INTERNET, POR ACASO DESCOBRI OS SITE; O VIAJANTE.COM E O DO MOCHILEIRO, PESQUISEI TAMBÉM NOS SITES DE VIAGEM QUE HAVIAM NOS MAPAS TURÍSTICOS, VI DICAS NO VIAJANTE TIPO BARBADAS E ROUBADAS, BEM COMO LI MUITO RELATO NO MOCHILEIRO. FIZ MINHA VIAGEM SEM QUALQUER PROBLEMA, VIAJEI DURANTE 28 DIAS DESDE CUZCO ATÉ CHICLAYO, HUARAZ E CAJAMARCA, ME VIREI COMO PUDE E APRENDI MUITO, HOJE POSTO MEUS RELATOS E TENHO AJUDADO MUITA GENTE COM DICAS DE TODOS OS LUGARES QUE JÁ FUI E CONTINUO BUSCANDO INFORMAÇÕES E DICAS AQUI. AGORA AMIGOS É FODA ENTRAR AQUI E VER OS SEGUINTES TÓPICOS: VOU PARA TAL LUGAR! QUANTO VOU GASTAR ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4:: OUTRO HILÁRIO. TIRO FÉRIAS EM SETEMBRO! PARA ONDE VOU ? ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4:: DA VONTADE DE: VÁ PARA: ::vapapu::::vapapu::::vapapu::::vapapu:: OUTRO QUE RESPONDI NA BRINCADEIRA: VOU PARA O NORDESTE! O QUE DEVO LEVAR NA MOCHILA ? EU RESPONDI: LEVE TUDO MENOS RAPADURA ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4:: CREIO QUE É ISTO QUE ESTAMOS DISCUTINDO, COISAS SEM NOÇÃO. TEM GENTE QUE NÃO VIAJA NUNCA SÓ VIAJA NA VIAGEM DOS OUTROS. VOCÊ CRIA UM TÓPICO DO TIPO COMPANHIA PARA VIAJAR. COLOCA A DATA QUE VOCÊ VAI ESTAR DE FÉRIAS , COLOCA O LOCAL PARA ONDE QUER IR, E DEPOIS TEM UM MONTE DE RESPOSTA TIPO: VC NÃO QUER MUDAR A DATA DE SUAS FÉRIAS ? ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4:: DA VONTADE DE PERGUNTA PARA A PESSOA SE ELA NÃO QUER PEDIR PARA MINHA CHEFE SE NÃO PODE MUDAR ::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha:: VOCÊ PASSA MESES PLANEJANDO UM PAÍS QUE QUER CONHECER E APESSOA PERGUNTA SE VC NÃO QUER IR PARA OUTRO ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4:: OU SEJA ESTÃO QUERENDO UM GUIA MOCHILEIRO GRÁTIS ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4:: JÁ VI COISAS DO TIPO; COMO VOCÊ ARRUMA SUA MOCHILA ::lol4::::lol4::::lol4:: SÓ FALTA PERGUNTAREM QUANTAS CUECAS EU LEVO, QUANTAS CAMISINHAS EU USO EM UMA VIAGEM E ETC ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4:: VOU ACABAR PEDINDO A VASSOURA DA JOYCE EMPRESTADA E METER A PORRADA NA GALERA QUE NÃO QUER PESQUISAR E QUE TEM MEDO DE VIAJAR. ::carai::::carai::::carai::::carai::::carai::::prestessao::::prestessao::::prestessao::::prestessao::::prestessao::

Link para o comentário
  • Colaboradores

Existem pessoas que querem fazer uma viagem, pessoas que querem a SUA viagem, pessoas que não querem nada de nada ... a verdade é que um viajante de 1º viagem que pretende logo de cara ir pra europa vai ralar e muito pra montar um roteiro decente de acordo com os seus gostos custumes e orçamento, uma pessoa que não sabe nem quanto tempo vai ter para uma viagem vai ter paciência de olhar as 50 70 pags de algum post para saber se a cidade onde ela pretende ir vende determinado serviço ou atende suas expectativas ? Muitos acham que o mochileiros.com é afiliado a cvc ou algo do tipo ... não acredito na convivencia com tal situação mas a mudança de habitos dos proprios usuarios em questao, para que uma pergunta que foi prontamente respondida não fique sem seu devido reconhecimento e agradecimento, afinal de contas ninguem ganha nada por nenhuma informaçao aqui prestada (...)

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...