Ir para conteúdo

Para futuros viajantes independentes: Parem de querer só o peixe e aprendam a pescar!

Sandman

Posts Recomendados

• Colaboradores

SandMan e demais,

Acho que esse tipo usuário sempre existiu, mas vem aumentando de numero devido a expansão econômica brasileira que permitiu mais pessoas passassem a viajar. Tento ser o mais paciente possível com usuários novatos, mesmo com perguntas obvias ou que acabaram de serem respondidas. Obvio que as vezes perco paciência com pessoas que claramente são folgadas, e acham que somos agência de viagem. Lembro que +- 1 ano atras teve um usuário no Fórum de Toledo fez uma pergunta, que tinha sido respondida exatamente no Post acima toledo-perguntas-e-respostas-t26072-15.html. Mais recentemente uma novata colocou uma mensagem padrão nas 8 cidades do roteiro para EUROPA, a mensagem falava somente quantos dias estava em cada cidade e o hostel e pedia para montar o roteiro. Respondi da mesma maneira em todos os 8 tópicos, sem perder a educação, mas dando um toque sutil o que aqui não é agência. (talvez não tão sutil pq repeti isso nos 8 topicos que ela postou ::lol4:: )

Não acho que tenha que se pesquisar tudo antes de vir perguntar, o Mochileiros serve não só para troca de experiencias, mas também para dicas e por ser uma site acesso por milhares de pessoas, uma pergunta possa ser respondida mais facilmente e de diversos ponto de vista. Outra coisa que voce falou e que acho uma pergunta natural é o tempo de permanecia em cada cidade, é muito comum para o mochileiro de 1 viagem (me incluo qnd fiz o 1 mochilão) superdimensionar o tempo, achando que consegue ver 15 atrações passando 3 dias em Paris. Dar um toque ou uma toque ou uma dica sempre ajuda.

MAS o que venho observado e me deixa triste é o surgimento de cada vez mais de " Viajantes Independentes"(o entre aspas, pq independente da CVC mas são dependente da agência internete da opinião dos outros) com um perfil de viagem do que chamo de Turismo-Consumo, que não está relacionado a compras de roupa e etc, mas a consumir uma Viagem, como se consome um produto qualquer, uma calça. Consomem um produto turistico , seja uma atração, um trekking ou um museu. Consome sem nem analisar se gostam, se essa atração se encaixa no que você gosta. Pessoas que odeiam museu mas vão no Louvre somente pq alguém disse que ir para Paris e não visitar o Louvre é um absurdo. Pessoas que fazem o trekking da Senda Costeira em Ushuaia, sem nem gostar de Ecoturismo ou de Caminhadas. Consomem o produto Louvre ou Senda, por estar na Moda e não por serem atividades que encaixam no seu perfil.

As vezes nem me sinto com se tivesse numa agencia da CVC, mas um Vendedor numa loja de calças no Bras, o cara chega e diz, me mostra ai 20 calças.! Pedem só o produto descartável e só vem no Bras pq não tem dinheiro para comprar calça na Loja cara do shopping ::Ksimno::

Para mim e muitos aqui do site, viajar vai além, mas muito além de consumir turismo. É uma experiencia de vida, uma formar de conhecer novos mundos, ampliar horizontes. Vivemos a viagem desde de antes de acontecer, já na fase do planejamento, onde lemos relatos, e ficamos imaginado e divagando sobre o lugar. Onde ser um mochileiro é fazer uma roteiro próprio, não um roteiro generalizado , um roteiro para ovelha negra do turismo, e não para a Manada. Viajar independente é reclamar do perregue na hora que acontece, mas depois dar boas risadas e até agradecer intimamente que aconteceu, pois diferente da calça, uma viagem vem com defeito e erros. Somos o oposto do turismo-consumo, onde tudo já vem pronto e pré-fabricado e qualquer defeito que der na peça é motivo de reclamação e decepção.

Essa observação do crescimento do Turismo-Consumo seja por agência, seja "viagem independente" em detrimento da viagem com vivência de vida, que venho constatando não só no site, como nas próprias viagens é que me deixa triste.

Abraços

PS ate postei um Post maior sobre o Turismo-Consumo aqui buenos-aires-perguntas-e-respostas-t5611-1140.html,

Acho que vou acabar gerando um tópico próprio, pq tá um assunto meio off-topic

Link para o comentário
  • Respostas 128
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Colaboradores

Sandman, concordo com voce quanto a falta de interesse dos novos mochileiros em fazer uma boa pesquisa antes de postar.

O site esta sempre muito atualizado com novos relatos de viajantes que acabaram de chegar.

Na minha opinião a viagem começa, quando voce faz sua pesquisa, traça seu roteiro, colhe informaçoes do lugar a ser visitado.

Acho prazeiroso esta etapa da viagem, caso contrario era bem mais pratico ir a a uma agencia de viagem e comprar um pacote fechado e seguir as bandeirinhas dos guias CVC kkkk!!!

Parabens pelo post!!! ::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

Link para o comentário
  • Colaboradores

Para mim e muitos aqui do site, viajar vai além, mas muito além de consumir turismo. É uma experiencia de vida, uma formar de conhecer novos mundos, ampliar horizontes. Vivemos a viagem desde de antes de acontecer, já na fase do planejamento, onde lemos relatos, e ficamos imaginado e divagando sobre o lugar. Onde ser um mochileiro é fazer uma roteiro próprio, não um roteiro generalizado , um roteiro para ovelha negra do turismo, e não para a Manada. Viajar independente é reclamar do perregue na hora que acontece, mas depois dar boas risadas e até agradecer intimamente que aconteceu, pois diferente da calça, uma viagem vem com defeito e erros. Somos o oposto do turismo-consumo, onde tudo já vem pronto e pré-fabricado e qualquer defeito que der na peça é motivo de reclamação e decepção.

Perfeito!

Quem lança perguntas aqui e espera tudo mastigado não vive a viagem nem antes, nem durante.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Acho que está havendo uma confusão aqui nesse tópico entre o que é o usuário "perdido" e o usuário "folgado".

Convenhamos que esse fórum tem informação demaissss, e pra quem chega de primeira pode ser difícil se localizar. Nem todas as pessoas que chegam aqui já usaram um fórum antes e sabem como funciona a dinâmica. Muitas nunca fizeram uma viagem independente, e não tem a intuição básica, como disse muito bem o ColorMundi. Esses são os usuários que a gente deve orientar.

Outra coisa é o folgado, que sabe muito bem o que está fazendo, só tem preguiça. Ele sabe onde está a informação, mas em vez de ler ele joga a pergunta dele pra alguém poupar o trabalho. Esse acho que o melhor que a gente faz é ignorar, porque nada que a gente fale vai fazer ele mudar.

È claro que nem sempre é simples fazer essa diferenciação, esse caso que o Deco falou por exemplo me deixou na dúvida, então prefiro nem responder nada pro usuário. O que o usuário fez postando várias mensagens iguais nada mais é do que spam, o que é contra as regras do site, e mensagens como esta podem e devem ser denunciadas, clicando no botão de exclamação que aparece em todas as mensagens do site.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Ola pessoal, estou a pouco tempo no Mochileiros.com, e confesso que logo no inicio fazia esse tipos de pergunta exeto a pergunta 'quanto vou gastar?" pois isso é algo que vai do gosto de cada pessoa pois alguns gostam de mais luxo e outro nem tando.

Bom o que quero dizer e que muitas vezes fiz algumas dessas perguntas como "quanto tempo de um local a outro?" pois eu encontrei o site atravez do google e não sabia utilizalo, hoje apezar do pouco tempo mas com bastante experiencia quando quero informações de alguns lugares leio pelo menos uns tres relatos e até excluir muitas perguntas que fiz no inicio do mochileiros.

Porém o que percebo muito é que muitos querem informações, viajam e depois não publicam nehum relato e até mesmo não compartilham informações, sou a favor de sempre fazer relato mesmo que a viajem dure somente um dia, pois ja vi situações em relatos de um dia que tinham respostas como " Ja fui a essa cidade mas não sabia que existia esse lugar", sou de Manaus -Amazonas e fui recentemente para Maués e quase não consegui informação, aqui mesmo no site não tinha, quando voltei fiz um relato e criei um topico Peguntas e Respostas de Maués que ja tirou a duvida de pelo mesnos umas 7 pessoas sei que é pouco mas essas pessoas tinham as mesmas duvidas que eu tinha e agora não tem mais.

Por isso sou totalmente a favor dos relatos que realmente tiram as duvidas somente com uma leitura, principalmente sobre viagens ao Amazonas pois quese não se tem informações.

Uma coisa é não saber utizilar e outra é ter preguisa de ler.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Colaboradores

Verdade eu era um perdido mesmo no site, hoje eu posso dizer que realmente sou um colaborador e ja pudi ajudar muitas pessoas que vieram para Manaus como o leone_ftt, que nos conhecemos no site fizemos amizade e tive o prazer de recebelo em Manaus e lhe passar boas dicas para que ele aproveitasse o maximo da cidade pois depois daqui ele iria para o Perú.

Outra coisa que ja percebi muito é que existem muitas pessoas que se cadastram no site fazem meia duzias de perguntas e depois nunca mais aparecem.

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra
Sandman, o topico ta muito bom, porem como disse a Cris, isso e uma batalha antiga aqui... mas toda ajuda e valida.

Apenas uma correcao.... Pra um tipo desses que vc critica ler seu topico vc tinha que mudar o titulo para :

Para futuros viajantes independentes: Parem de querer só o peixe e aprendam a pescar! Europa, America do Sul ou Brasil em 20 dias com precos e dicas!

Ai eles provavelmente vao abrir o topico.... Ai ao abrir e ver que vc escreveu um texto muito bom, mas com mais de 2 paragrafos, ja nao vao ler, entao penso que o correto seria:

Bem vindo ao Mochileiros.com,

Nao somos uma agencia de viagem, se voce nao pesquisou ainda sobre sua viagem, pesquise! Se fizer alguma pergunta cretina ou repetida, seu HD sera deletado.

Obrigado..

A pscologia 'e adoravel!!!

Ri sozinho aqui!!! hehehehehe

Meu exemplo aqui é um pouco diferente! Eu fiquei um bom tempo lendo relatos e tirando dúvidas no site sem me cadastrar... Mas mesmo assim isso não evitou que eu fizesse alguma pergunta besta!!! Mas assim como o Psoares eu consegui me encontrar aqui e me divirto bastante no site!!! É realmente uma terapia!

No geral concordo bastante com a Samantha, quando ela diz que é importante não confundir o perdido com o folgado!! Particularmente gosto bastante de auxiliar os perdidos!! Mas confesso que já me estressei um bocado com os folgados....

Em tempo: Obrigado Sandman por ter citado um tópico meu como referência!!! ::otemo::

Abraços a todos!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Acho importante essa distinção entre perdidos e folgados que alguns mencionaram... A quantidade de informação (e desinformação também) tem crescido incrivelmente por aqui. É natural que algumas pessoas fiquem desorientadas e resolvam recorrer ao caminho mais fácil, ou seja, soltar uma pergunta direta. É diferente de pessoas que só faltam pedir para você montar o roteiro, incluir dicas quentíssimas e reservar as passagens - e depois ainda perigam voltar e reclamar de alguma coisa que "não deu certo".

Não vejo muito como evitar esse tipo de coisa: além de haver mais gente viajando no Brasil, o Mochileiros se tornou muito mais conhecido, com muitas matérias sobre o tal "viajante independente".

O que me revolta mesmo é o cara que vai viajar de pacotão é vem aqui pedir dicas. Pede a dica para o guia, ué! ;)

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...