Membros Bianca Dickmann Postado Abril 24, 2023 Membros Postado Abril 24, 2023 Me chamo Bianca e comecei a me interessar pelo trekking vendo vários vídeos na internet e acompanhando relatos. Desde criança sempre estive em contato com a natureza, mas sabemos que o trekking é um esporte caro (mas isso fica para o próximo post), com isso fiz algumas trilhas durante minha vida, mas nada muito grande. Mas vamos as perguntas, sou de Santa Catarina (vale do Itajaí), logo quero começar pela serra, auto vale, etc. - Primeira pergunta: começo por uma trilha mais tranquila? O que seria mais tranquila? Quais vocês indicam? - Existem grupos que fazem trekking juntos? Eu realmente não queria começar o primeiro sozinha, porque certeza que terei muitas dúvidas - Quais roteiros por SC não podem faltar? Citar
Colaboradores StanlleySantos Postado Abril 24, 2023 Colaboradores Postado Abril 24, 2023 (editado) Acho bem legal quando uma pessoa desenvolve esse interesse pela modalidade, e o fórum tem todo o aparato que vc precisa para começar bem. Vc mora num estado legal, com estados vizinhos com MUITAS opções de trilhas de todo grau. Nossa, quem dera eu tivesse nascido no sul brasileiro Sobre as suas perguntas... Em 24/04/2023 em 10:28, Bianca Dickmann disse: começo por uma trilha mais tranquila? O que seria mais tranquila? Quais vocês indicam? Com toda a certeza! Vc precisa começar pelo nível "easy", com campings de final de semana, por exemplo (tem o litoral como referência). Só Florianópolis sozinha possui muita trilha de nível fácil a moderado, sem maiores dificuldades, e todas incríveis! Penso que seria uma boa vc acampar por um final de semana na ilha. Falam muito bem tbm do vale da Utopia, em Guarda do Embaú. Lindas paisagens para a prática de camping. Dois lugares próximos da sua casa (acredito) que possuem estrutura para camping que vc poderia considerar conhecer (eu tbm penso em ir nesses lugares): morro azul entre Timbó e Pomerode, e o pico do parque Malwee, em Jaraguá do Sul. Em 24/04/2023 em 10:28, Bianca Dickmann disse: Existem grupos que fazem trekking juntos? Eu realmente não queria começar o primeiro sozinha, porque certeza que terei muitas dúvidas vc pode pedir/procurar companhia no subtópico "companhia para viajar", e falar o que vc quer. Se houverem interessados, eles entrarão em contato. Vc faz muito bem em iniciar com alguma companhia. https://www.mochileiros.com/forum/145-brasil-companhia-para-viajar/ Em 24/04/2023 em 10:28, Bianca Dickmann disse: Quais roteiros por SC não podem faltar? A nível de trekking, confesso que conheço muito pouco do estado para recomendar além de Floripa em si, estou vendo justamente isso, se existem boas trilhas no vale europeu, pois pretendo dar um pulinho em Jaraguá do Sul no final do ano para conhecer a cidade e a sua Schutzenfest. Na vdd queria fazer o circuito ciclístico do vale europeu, mas sem uma bicicleta, fica meio que impraticável, rs. Mas vc pode ver relatos de viagem ou de trilhas do estado no fórum, e descobrir bons roteiros https://www.mochileiros.com/forum/518-trilhas-em-santa-catarina/ https://www.mochileiros.com/forum/516-santa-catarina-relatos-de-viagem/ Em todo o caso, a sugestão de Floripa já foi dada. As trilhas são bem fáceis, e não vão faltar belos lugares para conhecer, além da ilha ser relativamente segura. Mas, se aceita uma sugestão, como vc tem dois estados vizinhos com atrações interessantes, seria bacana estudar as opções de Paraná e Rio Grande do Sul, também. Paraná em particular tem a serra do mar e o berço do montanhismo brasileiro, quando vc estiver mais "afiada", pode cogitar em fazer o Pico Paraná/Marumbi/Morro pão de Loth/Morro Anhangava. Editado Abril 25, 2023 por StanlleySantos 1 Citar
Membros Bianca Dickmann Postado Abril 24, 2023 Autor Membros Postado Abril 24, 2023 34 minutos atrás, StanlleySantos disse: Acho bem legal quando uma pessoa desenvolve esse interesse pela modalidade, e o fórum tem todo o aparato que vc precisa para começar bem. Vc mora um estado legal, com estados vizinhos com MUITAS opções de trilhas de todo grau. Nossa, quem dera eu tivesse nascido no sul brasileiro Sobre as suas perguntas... Com toda a certeza! Vc precisa começar pelo nível "easy", com campings de final de semana, por exemplo (tem o litoral como referência). Só Florianópolis sozinha possui muita trilha de nível fácil a moderado, sem maiores dificuldades, e todas incríveis! Penso que seria uma boa vc acampar por um final de semana na ilha. Falam muito bem tbm da praia da Utopia, em Guarda do Embaú. Lindas paisagens para a prática de camping. Dois lugares próximos da sua casa (acredito) que possuem estrutura para camping que vc poderia estudar começar (eu tbm penso em ir nesses lugares): morro azul entre Timbó e Pomerode, e o pico do parque Malwee, em Jaraguá do Sul. vc pode pedir/procurar companhia no subtópico "companhia para viajar", e falar o que vc quer. Se houverem interessados, eles entrarão em contato. Vc faz muito bem em iniciar com alguma companhia. https://www.mochileiros.com/forum/145-brasil-companhia-para-viajar/ A nível de trekking, confesso que conheço muito pouco do estado para recomendar além de Floripa em si, estou vendo justamente isso, se existem boas trilhas no vale europeu, pois pretendo dar um pulinho em Jaraguá do Sul no final do ano para conhecer a cidade e a sua Schutzenfest. Na vdd queria fazer o circuito ciclístico do vale europeu, mas sem uma bicicleta, fica meio que impraticável, rs. Mas vc pode ver relatos de viagem ou de trilhas do estado no fórum, e descobrir bons roteiros https://www.mochileiros.com/forum/518-trilhas-em-santa-catarina/ https://www.mochileiros.com/forum/516-santa-catarina-relatos-de-viagem/ Em todo o caso, a sugestão de Floripa já foi dada. As trilhas são bem fáceis, e não vão faltar belos lugares para conhecer, além da ilha ser relativamente segura. Mas, se aceita uma sugestão, como vc tem dois estados vizinhos com atrações interessantes, seria bacana estudar as opções de Paraná e Rio Grande do Sul, também. Paraná em particular tem a serra do mar e o berço do montanhismo brasileiro, quando vc estiver mais "afiada", pode cogitar em fazer o Pico Paraná/Marumbi/Morro pão de Loth/Morro Anhangava. As praias são ótimas opções para iniciar, né? No próximo final de semana vou fazer meu primeiro acampamento, bem easy mesmo, no morro de São Bernardo, que tem uma vista incrível (não sei se já ouviu falar). E conforme eu for investindo em acampamentos vou investindo em lugares mais difíceis, mais longos, etc. Muito obrigada pelas dicas, novamente. 1 Citar
Membros de Honra casal100 Postado Abril 24, 2023 Membros de Honra Postado Abril 24, 2023 7 minutos atrás, Bianca Dickmann disse: As praias são ótimas opções para iniciar, né? No próximo final de semana vou fazer meu primeiro acampamento, bem easy mesmo, no morro de São Bernardo, que tem uma vista incrível (não sei se já ouviu falar). E conforme eu for investindo em acampamentos vou investindo em lugares mais difíceis, mais longos, etc. Muito obrigada pelas dicas, novamente. Bianca, Santa Catarina é muito boa para iniciar sua trajetória no trekking, como o Stannlley disse, sugiro Floripa para começar, ótimas trilhas, com ótima estrutura, tem vários campings baratos. Tenho alguns relatos que fizemos em Florianópolis, norte e sul de SC entre praias, Vale Europeu.... Estado muito tranquilo! 1 Citar
Colaboradores StanlleySantos Postado Abril 24, 2023 Colaboradores Postado Abril 24, 2023 (editado) 39 minutos atrás, Bianca Dickmann disse: As praias são ótimas opções para iniciar, né? No próximo final de semana vou fazer meu primeiro acampamento, bem easy mesmo, no morro de São Bernardo, que tem uma vista incrível (não sei se já ouviu falar). E conforme eu for investindo em acampamentos vou investindo em lugares mais difíceis, mais longos, etc. Muito obrigada pelas dicas, novamente. Gostei muito do local, acamparia com prazer ali, e diria que vc escolheu um bom início. As praias são opções sossegadas e relativamente seguras (já que vc está no sul brasileiro), mas como vc mora um pouquinho afastada do litoral... É isso mesmo, a partir daí vc vai pegando a prática, ousando cada vez mais e tentando trilhas ou um camping mais selvagem. Ah sim, lembrei agora que nas proximidades de Floripa existe o "morro do Cambirela", recomendo que dê uma estudada sobre o local, pois a vista da região dali de cima é espetacular. Como este tem um nível médio de dificuldade, vc pode fazê-lo (de preferência acompanhada) após pegar alguma experiência. Editado Abril 24, 2023 por StanlleySantos 1 Citar
Membros D FABIANO Postado Abril 25, 2023 Membros Postado Abril 25, 2023 Aqui tem vários relatos da subida ao Pico do Marumbi perto de Curitiba. Nunca gostei,e hoje em dia,nem posso, mas conheço muitas pessoas que saem no trem do sábado pela manhã, fazem o acesso no sábado, dormem no camping acima e descem no domingo.Como é?Não sei,detesto,mas escuto falarem muito bem. 1 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.