Ir para conteúdo

A MAIOR CACHOEIRA DO PARANÁ - informações rápidas


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Oi Gentes, tudo bem?

Vou deixar aqui algumas informações úteis sobre um rolezinho de fim de semana que fizemos, pra quem quiser conhecer a maior cachu do meu estado: o SALTO SÃO FRANCISCO, com 196m de queda!

Essa cachu fica na divisa das cidades de Guarapuava, Prudentópolis e Turvo, mas as informações da internet dão a cachoeira sempre pra Prudentópolis. O fato é que Prudentópolis é uma das cidades mais famosas de cachoeiras gigantes aqui no estado, então atrai mais atenção!

 

ONDE FICAMOS

Pois bem, ficamos hospedados na "Casa Carolina" e eu não podia recomendar mais! O lugar é simples, aconchegante, mas é a dona que faz toda a diferença! Mari é uma pessoa incrível. Essa casa fica no "caminho de São Francisco", uma estradinha rural que vai da cidade até o Parque Estadual São Francisco, do qual falo mais abaixo!

A casa é simples, cabe um casal (acho que cabe uma criança junto conversando bem com a Mari) e é repleta de natureza e "vida orgânica". Tem horta, parreiral, mata nativa, rio, enfim! O local era uma pedreira e a Mari está recuperando! Muito amor!

WhatsAppImage2023-04-24at09_35_31.thumb.jpeg.fefb53f8a310b5d4e77069dcc6c2f08a.jpeg
Casa Carolina

WhatsAppImage2023-04-24at09_35_30.thumb.jpeg.64bf5d98cebee6e44bbdfe0bbe1e1002.jpeg

Andando na propriedade!

O PARQUE ESTADUAL

O Salto São Francisco agora pertence a um Parque Estadual (antes era Municipal). A entrada é gratuita e a trilha que acessa o Mirante do Salto São Francisco é rápida e indolor, rs. No parque tb tem uma outra cachoeira bem fofa, a Salto dos Cavalheiros.

Achei a estrutura do parque muito bem cuidada, tem banheiros, área infantil, cantina (a dona é uma fofa, a Kelly), eu teria ficado muito tempo lá se não fosse um porém, estávamos com nosso doguinho e não pode entrar pet por lá (na verdade em nenhum parque pode e eu entendo o pq).

Vendo a nossa cara de tristeza o porteiro do parque, seu Jura, se ofereceu pra dar uma olhada no Minduco que ficou nos esperando na entrada do Parque enquanto demos nosso rolezinho rápido! Gente querida que faz o mundo um lugar melhor!

É possível descer até a base da cachoeira numa trilha mais longa e difícil, e pra esta é obrigatório contratar guia registrado no IAT, o órgão ambiental estadual e gestor do Parque. 

Isso pq? Pq tem muita gente babaca no mundo, infelizmente. Teve uns manés fazendo merda nessa trilha ano passado e um morreu, aí FECHARAM o parque, e só reabriram com essa condição (trilha obrigatoriamente guiada). Eu fico muito p* com isso... quando estávamos lá vimos uma "bonita" pulando a cerca de proteção na parte alta da cachoeira pra tirar uma foto da borda... Eu disse pra ela que ela não deveria estar ali! Que se ela só morresse seria bom, mas aí o parque fecha.

Enfim, passado o momento desabafo, eu recomendo fortemente visitar o parque numa oportunidade, e eu certamente voltarei lá com mais tempo e já sabendo dessas informações que agora sei para fazer a trilha até a base!

WhatsAppImage2023-04-24at09_35.32(1).thumb.jpeg.3f81c6233eb97331215d31a952a8bf57.jpeg
Entrada do Parque!

WhatsAppImage2023-04-24at09_35_33.thumb.jpeg.0515847784a172241f05f3a9356dfde1.jpeg
Parte alta da cachu onde a tiriça pulou a cerca pra tirar foto!

WhatsAppImage2023-04-24at09_37_11.thumb.jpeg.6fefd26fc3e121bfcb47cda22a4c790f.jpeg

O Salto! 196 metros de queda! :)

WhatsAppImage2023-04-24at09_35.32(2).thumb.jpeg.dbfb5d1dd6a0a97651e0ef087c99bd43.jpeg
Salto dos cavalheiros!

QUE MAIS TEM PRA FAZER?

Guarapuava é uma cidade bem fofinha achei, tipo uma mini Curitiba, que tb adoro! Tem muitos lagos, parques (no Parque Municipal das Araucárias tb não pode entrar pet) e áreas verdes, tem um super bairro todo planejado bem interessante (a cidade dos Lagos) e umas paradas culturais pra ver! A cidade tem colonização alemã e inclusive uma colônia alemã que pode ser visitada (e tb dá pra se hospedar por lá), mas não conheci.

Na região em que ficamos, o "caminho de São Francisco", tem algumas coisas já bem legais pra fazer e MUITO potencial para turismo rural, eu torço muito para que os proprietários do bem (pq tem uns do mal) consigam as melhorias e conscientização necessária para seu desenvolvimento sustentável!

WhatsAppImage2023-04-24at09_35.31(1).thumb.jpeg.53e5532069c972437bc5fc1dcb3fd11f.jpeg
No centro de Guarapuava!

WhatsAppImage2023-04-24at09_35_32.thumb.jpeg.e16ef5e9c2bacf58c8f44e45a0d7ed2c.jpeg
Entrada do Parque das Araucárias

RECOMENDO

Casinha da Vó: Vizinha da Mari, Rebeca e sua mãe (que veio da extinta Iugoslávia) fazem delícias na cozinha com produção local, comidas que aquecem o coração! IG: @casinhadavo_ 

Restaurante São Francisco: dentro do Parque, eles estão tentando se reerguer pós fechamento do Parque, todo apoio pra eles! IG: @restaurante.sao.francisco

Caminho de São Francisco: achei essa página no insta que tá se propondo a divulgar o que tem de bom por lá, acho legal para informações. IG: @turismocaminhodesaofrancisco

Casa Carolina: onde fiquei, a Mari não tem insta mas deixo aqui o link do AIRBNB. Ela tb trabalha com refeições agendadas e deve ser maravilhoso!

https://www.airbnb.com.br/rooms/790530767012492675?source_impression_id=p3_1682343839_2%2BujPjhPIIjAkbPb

 

Tem muitas outras coisas que amigos de lá me indicaram mas como não pude conhecer tudo, não deixo como recomendação pessoal, ainda! Quem tiver mais dicas recentes de coisas legais pela região poderia deixar aqui! :D

Obs.: hoje tem que explicar tudo né, as recomendações são gratuitas, não fui patrocinada, kk!

WhatsAppImage2023-04-24at09_35.33(1).thumb.jpeg.bdf98d49ed9c220594f3ea04b05a6fd5.jpeg

Visitem Guarapuava! :D

Editado por Juliana Champi
  • Amei! 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...