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Olá Wander! Tudo bem? Obrigada pelo relato! Estou indo daqui 10 dias fazer o W invertido e meu roteiro tá super parecido com o teu, com exceção do primeiro dia que eu vou chegar em Paine grande, montar acampamento, dormir e fazer o bate volta no Grey no dia seguinte. Vejo várias pessoas falando sobre a questão dos roedores e tô bem preocupada justamente com esse primeiro dia que minha comida para todos os próximos vai ficar no acampamento. É tranquilo deixar tudo nas cozinhas? Ou mesmo nas árvores? Ninguém mexe? (Preocupações de brasileiros kkk) 

Outra coisa, para jantar tô levando as comidas liofilizadas, mas ainda tô em dúvida do café da manhã e lanche do meio dia e vi que você levou lanche com frios já prontos. Levou para todos os dias? Não chegaram a estragar? Obrigada!

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Oi, Natalia, tudo ótimo e vc? 
Mandou bem! Reservar um dia só pra subir o Grey é bem mais coerente =D rs

Quanto aos roedores acho é algo bom de se precaver sim. Acabei esquecendo de colocar no relato, mas conheci um grupo que teve que voltar para Puerto Natales pois tiveram a barraca rasgada por roedores quando voltaram do Grey no segundo dia em Paine Grande (igual ao que vc vai fazer). Eles alugaram a barraca no mesmo lugar que eu.

No primeiro dia, decidimos montar a barraca e subir com todas as comidas nas costas até o Grey kkkk pois não tivemos segurança em deixar a comida na cozinha pois estava aberta. Já a noite, ao voltar, conversamos com o responsável que fazia a última limpeza e trancava a cozinha e ele disse que era tranquilo deixar a noite lá, que a cozinha ficaria fechada e só voltaria a abrir na manhã do dia seguinte. Então fizemos isso: colocamos tudo em um único saco e deixamos pendurada em um gancho lá dentro a noite.
Nas demais noites, acabamos pendurando em árvores próximo a barraca pois as cozinhas eram abertas e não tivemos nenhum problema.

Em relação aos lanches, com a gente deu super certo. Talvez porque estava fazendo frio kkkk, ou pela fome mesmo, eles aparentemente duraram toda a viagem, sem nenhuma consequência intestinal posterior kkk. Tinha lanche salgado (uma fatia de queijo e outra de salame) e um doce (bom demais - de geleia de uva e laranja), tudo comprado no mercado em PN. 

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Eu descobri os roedores da pior maneira possível, ninguem me falou nada

armei barraca 1a dia no central e fuiz fazer o ataque as torres

ao chegar tinha um roedor na minha barraca, a comida estava dentro do mochilao, ele tentou roer a mochila mas não chegou a entrar

todos os outros dias eu fiz uma gambiarra e  pendurava a comida no teto da barraca pelo lado de dentro 

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20 horas atrás, Wander Valadares disse:

Oi, Natalia, tudo ótimo e vc? 
Mandou bem! Reservar um dia só pra subir o Grey é bem mais coerente =D rs

Quanto aos roedores acho é algo bom de se precaver sim. Acabei esquecendo de colocar no relato, mas conheci um grupo que teve que voltar para Puerto Natales pois tiveram a barraca rasgada por roedores quando voltaram do Grey no segundo dia em Paine Grande (igual ao que vc vai fazer). Eles alugaram a barraca no mesmo lugar que eu.

No primeiro dia, decidimos montar a barraca e subir com todas as comidas nas costas até o Grey kkkk pois não tivemos segurança em deixar a comida na cozinha pois estava aberta. Já a noite, ao voltar, conversamos com o responsável que fazia a última limpeza e trancava a cozinha e ele disse que era tranquilo deixar a noite lá, que a cozinha ficaria fechada e só voltaria a abrir na manhã do dia seguinte. Então fizemos isso: colocamos tudo em um único saco e deixamos pendurada em um gancho lá dentro a noite.
Nas demais noites, acabamos pendurando em árvores próximo a barraca pois as cozinhas eram abertas e não tivemos nenhum problema.

Em relação aos lanches, com a gente deu super certo. Talvez porque estava fazendo frio kkkk, ou pela fome mesmo, eles aparentemente duraram toda a viagem, sem nenhuma consequência intestinal posterior kkk. Tinha lanche salgado (uma fatia de queijo e outra de salame) e um doce (bom demais - de geleia de uva e laranja), tudo comprado no mercado em PN. 

Olá!! Obrigada por responder! 
Pois é, como não sou tão experiente assim, tive medo de deixar tudo para um dia só e não dar conta hahhaha 

Pelo que andei vendo de previsão, vai tá bem frio por lá, mas é totalmente aleatório né? Pode chegar lá e mudar tudo. Tô pensando em fazer os lanches sim, vou ter um dia em Puerto Natales antes de ir, dá tempo de programar isso. 
 

Vou alugar barraca lá também, você tem indicação de lugar?

16 horas atrás, FCRO disse:

Eu descobri os roedores da pior maneira possível, ninguem me falou nada

armei barraca 1a dia no central e fuiz fazer o ataque as torres

ao chegar tinha um roedor na minha barraca, a comida estava dentro do mochilao, ele tentou roer a mochila mas não chegou a entrar

todos os outros dias eu fiz uma gambiarra e  pendurava a comida no teto da barraca pelo lado de dentro 

Meu Deus, que MEDO! Hahhaha

Um amigo que foi já tinha mencionado isso e agora, lendo os relatos, já vou me programar pra deixar toda a comida bem longe deles. 

Se tem uma uma coisa que eu tô com medo é de passar fome hahhaha

obrigada pela contribuição!!

 

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Pois, é! É muito aleatório! Eu tive muita sorte, com pouco vento e a maior parte do tempo com céu limpo sem nuvens, apesar do frio. Mas o tempo muda bem rápido.
Nós alugamos na Nikos Adventure, é um hostel tbm: https://www.nikostwoadventure.com/en/rental-equipment/  Foi super tranquilo.

 

Em 08/11/2023 em 14:38, FCRO disse:

Eu descobri os roedores da pior maneira possível, ninguem me falou nada

armei barraca 1a dia no central e fuiz fazer o ataque as torres

ao chegar tinha um roedor na minha barraca, a comida estava dentro do mochilao, ele tentou roer a mochila mas não chegou a entrar

todos os outros dias eu fiz uma gambiarra e  pendurava a comida no teto da barraca pelo lado de dentro 

Nossa, que desespero. E que sorte rs.. 
Mandou bem na solução, mantendo por dentro da barraca!

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Em 08/11/2023 em 06:51, natalialopess disse:

Olá Wander! Tudo bem? Obrigada pelo relato! Estou indo daqui 10 dias fazer o W invertido e meu roteiro tá super parecido com o teu, com exceção do primeiro dia que eu vou chegar em Paine grande, montar acampamento, dormir e fazer o bate volta no Grey no dia seguinte. Vejo várias pessoas falando sobre a questão dos roedores e tô bem preocupada justamente com esse primeiro dia que minha comida para todos os próximos vai ficar no acampamento. É tranquilo deixar tudo nas cozinhas? Ou mesmo nas árvores? Ninguém mexe? (Preocupações de brasileiros kkk) 

Outra coisa, para jantar tô levando as comidas liofilizadas, mas ainda tô em dúvida do café da manhã e lanche do meio dia e vi que você levou lanche com frios já prontos. Levou para todos os dias? Não chegaram a estragar? Obrigada!

Oi Natalia, eu deixei minha comida sempre dentro da barraca e não tive nenhum problema (sorte?), mas no Camping Paine vi um zorro farejando as barracas... um dos funcionários também me orientou a não deixar nada naquele avanço da barraca (botas, toalha) por conta das rajadas de vento e porque alguns animais costumam pegar as botas e já era, não consegue mais recuperar. E equipamentos aluguei na Rental Natales, gostei bastante do atendimento. Eles tinham comida liofizada para vender lá também. Ótimo trekking pra você!!

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Obrigada pessoal!

Me ajudaram demais! Já estou com quase tudo pronto, agora só ansiedade a mil. 

Quando retornar, volto aqui para contar minha experiência! ❤️

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Em 16/04/2023 em 10:43, Wander Valadares disse:

Fala, pessoal!

Primeiramente queria agradecer aos inúmeros relatos e informações daqui que me ajudaram demais a organizar esta viagem 😃

Vou tentar deixar uma ideia geral sobre o planejamento, equipamentos, trajeto e uma sugestão de itinerário que eu faria caso tivesse mais tempo por lá. 

Espero poder ajudar (animar e inspirar tbm) de alguma forma a quem ainda está se preparando e pensando em ir.  

(foi o lugar mais bonito que estive na vida!)

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Antes de seguir com os detalhes, só um pequeno contexto para explicar o porquê de algumas decisões que tomei: 

Dois amigos de infância já tinham viagem marcada e estavam com tudo planejado a ir para TDP, fazer o W, e seguir para o Atacama. Todas as passagens estavam compradas e reservas de camping feitas.

Como tenho dois filhos, sendo um bebê recém nascido, a ideia de me ausentar de casa neste momento para viajar era impossível.
Mas minha esposa ao saber da viagem me deu o maior vale night da história hahahaha S2 e insistiu para que eu fosse, aproveitar ao menos a semana em TDP enquanto ela segurava as pontas em casa. Sem palavras. Divida eterna! =D

Então acabei entrando na viagem deles, na janela de TDP, e me adaptando a proposta: 3 noites de camping e 4 dias de trilha. 

Nunca tinha tido uma experiência de trekking como essa, no máximo fiz as trilhas das Chapadas pelo Brasil e acampava com meus pais quando criança mas todos os pormenores eram organizados por eles. Já fiz o Caminho de Santiago, de bike duas vezes, mas tbm o processo era bem diferente, e me considero um noobie no assunto de trekking e camping. Então saibam que as dicas que eu der aqui são baseadas só nesta breve experiência e de alguém que não tinha conhecimento prévio algum 😃

Reservas

As reservas para os campings precisam ser feitas com certa antecedência. Eu fui no final da temporada, am abril, e consegui fazer as reservas há pouco menos de um mês para a viagem.
Como fiquei no Paine Grande, Francês e Central usei apenas  estes sites:

Paine Grande: https://reservas.verticepatagonia.cl/paso3.xhtml a 12$usd pra duas pessoas

Francês: https://lastorres.com/en/camping/camping-frances/ a 50$ usd para duas pessoas 

e Central:  https://lastorres.com/en/camping/camping-central/ tbm a 50$ usd para duas pessoas 

Além do camping, é possível alugar equipamentos e outras opções de acomodações tbm nestes sites. Ainda assim, caso não reserve, mas eventualmente precise, é possível alugar algo no dia diretamente no refúgio. 

Os preços são bem mais caros, como todo o resto das coisas vendidas no parque (por exemplo, pagamos uma cerveja longa neck no final do terceiro dia por 3000 pesos (+- R$ 26 - mas foi bem merecida hahahahaha) 

A entrada do parque pode ser reservada antes pelo site, mas tbm é possível comprar assim que chegar de ônibus por lá. O ônibus pára e as pessoas descem para comprá-la diretamente na "bilheteria".

Entrada: https://www.aspticket.cl/paso1.xhtml 21000 pesos / +- R$130,00

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Equipamentos

Após pesquisar um pouco decidi alugar todos os equipamentos mais pesados diretamente na cidade de Puerto Natales. Havia a possibilidade de comprar no Brasil e despachar mala, alugar na cidade e/ou alugar no camping, mas fomos pelo o que achávamos o melhor custo X benefício. 

Como não tinha nenhum equipamento no Brasil eu ainda teria que comprá-los, e errar nesta hora podia sair muito caro. Então, alugar diretamente na cidade provavelmente seria de coisas já testadas e com especificações adequadas pra trilha.

Assim, acabamos por alugar na cidade: saco de dormir, Isolante, barraca, bastão de trekking e kit com fogareiro e utensílios para cozinhar. O botijão de gás acabamos comprando na cidade (6000 pesos, +- R$ 37,00) (é fácil de achar e tem várias lojas que vendem).

Tudo foi alugado no Nikos: https://www.nikostwoadventure.com/es/alquiler-de-equipo/

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Conheci pessoas que conseguiram levar o bastão de trekking do Brasil na bagagem de mão sem problemas, mas entendo que foi questão de sorte conseguirem passar. Pelo menos no Chile há diversos locais nos aero com recados sobre a limitação de embarcar com o bastão. 

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Um ponto de atenção aqui que sofremos muito pela pouca experiência é que estes equipamentos alugados foram escolhidos por serem os mais baratos e isso, acho, implicou em itens menos eficientes e mais pesados que possivelmente existiriam em outras opções. Então, sugiro tentar pesquisar um pouco mais e ver o real custo benefício na hora de definir o local do aluguel. Por exemplo, o nosso saco de dormir, barraca e Isolante apesar de darem conta do frio que pegamos (toda noite fez facilmente -5°) eram muito pesados e volumosos. O Isolante parecia um colchonete destes que vendem em supermercados no Brasil hahahaha.

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(Corcunda de Notre Torres passando com seus equipamentos por sua tineline hahahaha:) 

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Para os quatro dias levei o seguinte:

4 cuecas
4 meias p trekking 
4 camisetas manga curta
1 camiseta manga longa
1 calça/bermuda de trekking
1 calça fleece 
1 blusa fleece
1 casaco fleece 
1 anorak corta vento impermeável
1 boné 
1 gorro
1 protetor de pescoço 
1 par de luvas
1 toalha de microfibra 
1 poncho impermeável 
1 travesseiro (destes de pescoço de avião) 
1 par de chinelos 
1 mochila 40L
1 mochila de ataque 5L
1 lanterna de cabeça 
1 óculos escuros
1 cantil para água 0,8L
1 cartela de clorim 
1 kit garfo/faca/colher
1 kit primeiros socorros
1 kit higiene pessoal 
1 kit farmácia (essencial: analgésicos, antitérmico, anti-inflamatório, anti histaminico, vaselina para evitar bolhas nos pés, protetor solar, protetor labial)

+ celular, carregador, powerbank

Um parênteses sobre a bota: comprei a NH100 da decatlhon e de uma forma geral gostei bastante do modelo, bom custo X benefício, deu segurança nas terrenos, tem bom gripe e impermeabilidade. 
Mas eu nunca tinha usado uma e tentei ao máximo amacia-lá antes da viagem e acostumar os pés. Na maior parte dos dois primeiros dias não senti nenhum incômodo, mas a partir da subida do mirador Francês, quando machuquei meu tendão de aquiles, talvez por começar a pisar de forma a compensar a dor, comecei a sentir bastante ela pegar em outros pontos do tornozelo. No terceiro e quarto dia (e demais dias da viagem) foi só na sofrencia e dor constante a, literalmente, cada pisada. Então, de qualquer forma, não custa lembrar que a recomendação é sempre usar botas já rodadas e que tenham sido amaciadas por vc = )

Mantimentos

As trilhas passam por diversas fontes de água que dizem ser muito puras e potável (basicamente é água de degelo né?). Contudo, a informação que recebemos é para não consumir de fontes do entorno e próximas aos campings, principalmente entre o Central e o Chileno, e que as demais são muito seguras. 

Optei por levar umas pastilhas de clorim mesmo assim para evitar qualquer coisa e foi super prático e passei muito bem. Por outro lado, dois de meus amigos consumiram água direto das fontes sem nenhum tratamento e passaram super bem tbm. 

 

Em relação às comidas, assim como os equipamentos, é possível comprar kits diretamente nos campings e alguns itens avulsos como salgadinhos, barrinhas e bebidas.

Em razão do custo, optei em levar do Brasil o máximo de coisa que caberia em minha bagagem de mão e torcer para a alfândega do Chile deixar passar hahahaha. Mas o site deles é bem claro quanto a isso (https://www.sag.cl/ambitos-de-accion/productos-de-origen-vegetal) , e alimentos industrializados em geral passam sem problemas algum, bastando apenas declarar pelo formulário na entrada (a cia aérea vai orientar como fazer mas tbm é possível se adiantar e fazer pelo site).

Decidi comprar algumas comidas da marca Vapza e gostei muito da facilidade, tempo de preparo e sabor (feijão, lentilha, mandioca, frango desfiado e feijoada - sim! comemos feijoada na trilha e vou te dizer foi a melhor janta de todas hahahahaha) 

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Além disso, tbm levamos do Brasil, miojos, missô, sopao, barrinhas de proteína e paçoquinhas.

Em Puerto Natales fomos no supermercado e compramos tbm alguns nuts, purê de batata em pó, farinha de pão (usamos muito pra dar liga nas coisas e fazer tutu) e coisas para fazer lanche no café e no meio da trilha: pão de forma, queijo, salame e geleia (montamos tudo antes de ir pro parque =))

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Lógico que tudo isso pesa bastante na mochila e a dica pra quem tem condições e vontade é ou levar alimentos próprios pra isso (liofilizada por exemplo) ou mesclar e comprar os kits diretamente nós campings (mas não sei os detalhes de como funciona).

Ah, um ponto de atenção: conhecemos um grupo que guardou as comidas dentro da barraca para um dia de ataque e tiveram as barracas rasgadas por roedores (esqueci os nomes/espécie dos meliantes kkkk, mas dizem que é comum acontecer).
Para evitar isso, todos os dias deixamos as comidas (todas sem exceção) ou guardadas dentro da cozinha do refúgio ou penduradas em árvores próximas às barracas conforme orientação do pessoal e guias locais. Nos falaram que estes roedores têm dificuldades em subir em árvores e gostam mesmo é mais de trekking hahahaha (é sério!) 

Deslocamentos

Cheguei no Chile por Punta Arenas de avião no dia 07/04. De lá até Puerto Natales fomos de ônibus, pelo empresa Bus-Sur e compramos a passagem assim que desembarcamos no aeroporto. 
A informação que tivemos, pelo menos no final de temporada, é que a disponibilidade dos ônibus é bem boa, e a recomendação de comprar as passagens com um dia de antecedência é bem ok.
No balcão de informações ao turista do aero Punta Arenas tem uma plaquinha com a senha do Wi-Fi do aeroporto. Por lá conseguimos acessar e fazer a compra do próximo ônibus.

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Atenção aqui ao comprar a passagem para colocar a origem da viagem como Aeroporto de Punta Arenas e não apenas em Punta Arenas hahahah. Dois amigos e outro turista chegaram antes e acabaram comprando a passagem como se estivessem na cidade. O ônibus passou pelo ponto do aeroporto mas não esperou eles subirem pois não sabia que haviam outros passageiros naquele ponto do aeroporto. Parece meio óbvio, mas não custa avisar pra ter atenção na compra hahahaha.

Na rodoviária de Puerto Natales tbm é possível comprar o ônibus para o Parque (ou pelo site mesmo) e é possível escolher o local de descida dentro do parque a depender da sua programação. Me parece que pela Internet há mais assentos disponíveis. 

Nós decidimos fazer o circuito inverso, partindo de Paine Grande com sentido às Torres. Para isso, vc tem que entrar no parque e descer do ônibus em Pudeto.

Em Pudeto, pega-se um catamarã que atravessa o Lago que desembarca em Paine Grande. O catamara é pago na hora, diretamente dentro do barco. Atenção que só aceitam pagamento em efetivo/dinheiro e o preço foi de 30$ usd / 25000 pesos.

Além disso, não percam o canhoto/comprovante que dão na entrada do catamara após o pagamento, pois só é possível sair do barco se apresentar o mesmo, caso contrário vc terá que pagar a passagem novamente. 

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Período

Fizemos no final da temporada, em abril, outono, e tivemos a benção de pegar todos os dias excelentes! Céu limpo na maioria dos dias, frio mas com pouca chuva e um pouco de neve pra dar aquela alegria pra quem nunca viu em apenas uma manhã de todos os dias. Foi muito bom mesmo!

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As montanhas estavam com poucas nuvens, muita visibilidade e o show de cores das árvores no outono estava espetacular.

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Além disso, as trilhas ficam bem menos movimentadas que outras épocas e os campings com bastante gente ao meu ver mas ainda assim com tudo dentro do controle e funcionando bem.

Itinerário 

Como disse no início, tínhamos um período de tempo bem limitado para fazer o W e no final o itinerário foi o seguinte:

Dia 8/4: iniciar em Paine Grande, montar barraca e deixar os equipamentos e mochila no camping. Subir até o mirador Glaciar Grey com ataque, voltar e dormir em Paine Grande;

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Dia 9/4: sair de Paine Grande, ir até o camping Italiano, deixar a mochila e equipamentos, subir até o mirador Francês com a mochila de ataque e voltar, e seguir com todos os equipamentos para o camping Francês;

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Dia 10/4: sair do camping francês com todos os equipamentos e ir até o camping Central;

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Dia 11/4: sair do camping Central só com mochila de ataque e subir até o mirador base das Torres e voltar. Pegar a mochila e equipamentos e voltar para Puerto Natales. 

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Entre mortos e feridos hahahaha conseguimos cumprir o proposto, mas caso tivesse mais tempo e em outra situação eu optaria em fazer o seguinte:

Dia 1: chegar em Paine Grande no meio do dia, montar barraca, dormir cedo

Dia 2: fazer bate e volta no mirador do Glaciar Grey com mochila de ataque. Dormir em Paine Grande

Dia 3: sair de Paine Grande e seguir direto pro camping Francês, levando todo o equipamento.

Dia 4: fazer bate e volta no mirador britânico com mochila de ataque

Dia 5: sair do camping Francês e seguir direto pro camping Central, levando todo o equipamento.

Dia 6: fazer bate e volta no mirador  base das Torres com mochila de ataque. Seguir para Puerto Natales no final do dia.

Com esses dias a mais séria possível fazer tudo com mais calma, com tempo pra poder curtir os miradores e diminuindo o risco de lesão por todas as correrias. O revés aí seria o aumento do custo de aluguel e diárias, além de precisar levar pouco mais de comida no geral. Mas mesmo assim acho que valeria bem a pena 😃

Bom, é isso. Caso tenham alguma outra dúvida e precisem de mais detalhes podem me perguntar que tentarei ajudar =D

www.casinosportugalonline.net

 

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