Membros de Honra DIVANEI Postado Abril 13, 2023 Membros de Honra Postado Abril 13, 2023 JERICOACOARA: Ceará ONDE FICA : no Estado do Ceará, uns 300 km da sua capital Fortaleza, no litoral oeste. CARACTERÍSTICAS: uma vila de areia em meio a um Parque Nacional cercado de Dunas e lagoas paradisíacas. QUANTO CUSTA: Há uma taxa ambiental ( malditas taxas) que deve ser paga antes de entrar na vila, que custa 41,50 para 10 dias. INFORÇÃO IMPORTANTE: Jeri é a vila no litoral, mas a grande cidade é JIJOCA e é ali que se deve estacionar o carro e pegar uma espécie de jardineira, um 4x4 adaptado, um pau de arara de luxo. O CARRO: Se você está de carro não adianta tentar chegar até a vila de Jeri, primeiro que a chance de atolar é enorme, segundo que não irá servir pra nada, na vila ninguém entra de carro, tem que estacionar ao redor e pagar por isso. Estacionar em Jijoca vai custar 15 reais por dia e o 4x4 pra ir até Jeri , custa 30 reais por pessoa. HOSPEDAGEM E COMIDA EM JERI : Tem pra todos os bolsos , desde mochileiros mãos de vaca feito a gente, até pra bilionários abastados . Uma diária pode custar de 80 a uns 2500 por casal e a comida vai pelo mesmo caminho. A gente comeu até por 15 e 20 reais , mas não espere grande coisa . Aliás, comer barato no Ceará e no Piauí nunca vai ser grande coisa e se vc come feito um pedreiro, vai passar fome , já vá avisado. A PEDRA FURADA: É o cartão postal de Jericoacoara, conhecida no mundo todo. Você pode chegar até ela caminhando por cerca de uma hora( só de ida) , ir de charrete e pagar uns 80 reais para 2 ou 3 pessoas ou ir de bugue nos passeios que saem pela manhã. Nós fomos a pé pelo alto do morro e voltamos pelas praias e foi uma ótima caminhada. Se você, como eu,não tem saco e nem paciência pra ficar em fila pra tirar foto clichê, tem que estar na Pedra Furada antes das oito da manhã ou então vai comer umas 2 horas na fila pra tirar a foto dentro do buraco da pedra . Aliás na minha opinião, é uma atração super estimada , é bonito, mas não é tudo isso que se alardeia ou talvez eu esteja muito exigente. OS PASSEIOS À PARTIR DE JERI: Existem vários e não são baratos . Nós não fizemos nenhum, muito porque, por ser MARÇO, as lagoas em meios as dunas estavam secas ou muito baixas e também já havíamos feito uma travessia a pé em outras dunas. Na época das lagoas cheias deve valer realmente a pena , mas há alguns passeios que se vc estiver com carro, quando voltar a JIJOCA , poderá fazer por conta própria. JIJOCA DE JERICOACOARA: Como eu disse , é a cidade grande , que fica uns 20 km do litoral ( vila de Jeri) e é ali que , na minha opinião, está a atração natural mais legal , que é onde fica a LAGOA DO PARAÍSO. LAGOA DO PARAÍSO: De um azul impressionante, é onde tem as fotos clássicas das redes dentro da água. A água é cristalina e quente , a entrada é GRATUÍTA, mas se você entrar por algumas barracas chiques e quiser usar suas instalações, vai ter que pagar. Nós ficamos acampados num camping na beira da lagoa , com uma Infraestrutura boa e pagamos 40 reais por pessoa, o que nos deixava a vontade para nadar até a noite , uma experiência sensacional porque a água era ainda mais quente. BURACO AZUL: Fica do outro lado da Lagoa do Paraíso, na vila de Caiçara. De um azul impressionante, é uma atração muito turística, com uma grande infraestrutura e custa 20 reais por pessoa. Leva uma meia hora de caro à partir de Jijoca . Lembrando que há passeios que faz essas atrações partindo da vila de Jeri , caso você esteja sem carro. POR DO SOL NA VILA DE JERI: No final da tarde, dezenas de pessoas se dirigem para o extremo canto esquerdo da praia, quase junto às dunas, para ver o sol se pôr no mar. Pegamos 2 dias com nuvens a tarde, não tivemos essa sorte de poder acompanhar. O MAR DE JERICOACOARA: Se você , como eu , mora no sudeste e está acostumado com a transparência do LITORAL NORTE DE SÃO PAULO, costa verde do Rio ou conhece praias do Nordeste como Porto de GALINHAS, PIPA, ou mesmo quase todo o litoral de Alagoas, a cor do MAR DE JERI ou de todo o litoral oeste do Ceará e Piauí, vai te DECEPCIONAR . Pelo menos em MARÇO, o mar é bem zuado e escuro , nada de transparência, mas pelo menos é quente , o que já ajuda muito. A VILA DE JERICOACOARA: É realmente um ESPETÁCULO à parte , talvez a vila a beira mar mais CHARMOSA do Brasil . As ruas todas de areia , com uma bonita pracinha no centro. A noite é que se tem noção da grandiosidade do lugar . Muitos restaurantes, bares, lojas e todo tipo de estabelecimento , onde se aglomeram gente jovem , velhos mochileiros, bichos grilos, ricos e gente sem eira nem beira . É um zoológico humano e por falar em zoológico, é surreal ver jegues e burricos caminhando à noite em meio às ruas iluminadas por lanternas e outros tipos de luminárias . Festas por todos os lados animam o vilarejo e mesmo quem não é muito chegado a badalações, vai se encantar com o lugar , que por si só, já valeria qualquer visita. A passagem por JERICOACOARA fez parte de uma viagem de carro que fizemos de FORTALEZA- CE até PARNAÍBA - PI . Esse foi o único trecho que faltava para conhecer do litoral do Brasil , já que o Maranhão já havíamos visitado. Foram 15 estados desde o Rio Grande do Sul . Essas viagens fez com que tivéssemos uma noção geral do litoral do nosso país. Agora pretendo visitar pontos distintos , seja de carro, bicicleta e principalmente a pé . Divanei Goes de Paula Publicado em 12/04/2023 23:07 Realizada de 01/03/2023 até 04/03/2023 1 1 Citar
Membros D FABIANO Postado Abril 14, 2023 Membros Postado Abril 14, 2023 @divaneiValeu por mostrar Jeri a quem,como eu,foi lá há mais de 10 anos quando era um pedacinho de terra dominado pelos europeus. Deixo 2 perguntas:O que achou da implantação do aeroporto e vi que citou que lá tem vários passeios. No tempo em que fui só havia dois de buggy,para um lado e para outro da vila. Citar
Membros de Honra DIVANEI Postado Abril 14, 2023 Autor Membros de Honra Postado Abril 14, 2023 8 horas atrás, D FABIANO disse: @divaneiValeu por mostrar Jeri a quem,como eu,foi lá há mais de 10 anos quando era um pedacinho de terra dominado pelos europeus. Deixo 2 perguntas:O que achou da implantação do aeroporto e vi que citou que lá tem vários passeios. No tempo em que fui só havia dois de buggy,para um lado e para outro da vila. Então Fabiano, Eu vim por Fortaleza, onde aluguei um carro pra viajar pelo litoral até o Maranhão, então não usei o novo aeroporto, mas ele facilitou muito , principalmente para o turista estrangeiro, ainda que tenha tirado um pouco o charme de fim de mundo de Jeri. Mas faz parte do desenvolvimento, não tinha como parara isso. Quanto aos passeios, eram 2 mesmos, mas hoje surgiram outras atraçoes que não existiam 10 anos atrás, como o BURACO AZUL DE CAIÇARA. Citar
Membros D FABIANO Postado Abril 14, 2023 Membros Postado Abril 14, 2023 @divaneiNas 2 vezes que estive lá, 2008 e 2012 nem se falava nisso, muito menos em desenvolvimento. Tinha um lugar muito atrasado a uns 100 Km de Jijoca,diziam ser a nova Jeri,Mundaú,não sei se conheceu.Eu não volto mais, ia em férias da Universidade, hoje só ando por cidade grande e movimentada. Citar
Membros de Honra DIVANEI Postado Abril 17, 2023 Autor Membros de Honra Postado Abril 17, 2023 Em 14/04/2023 em 10:57, D FABIANO disse: @divaneiNas 2 vezes que estive lá, 2008 e 2012 nem se falava nisso, muito menos em desenvolvimento. Tinha um lugar muito atrasado a uns 100 Km de Jijoca,diziam ser a nova Jeri,Mundaú,não sei se conheceu.Eu não volto mais, ia em férias da Universidade, hoje só ando por cidade grande e movimentada. Gostei muito de MUNDAÚ, principalmente do Caminho que vem de Flexeiras. Fui no meio de semana, encontrei um sossego só, tomei banho no rio , adorei. 1 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.