Ir para conteúdo

Bolívia (La Paz e Copacabana) + Peru (Machu Picchu e Cuzco) - 14 dias, sozinho, bloqueios no Peru


Posts Recomendados

  • Membros

11º, 12º, 13º e 14 Dias - Retorno a Cuzco, ida para Copacabana, depois La Paz e retorno ao Brasil

 

No 11º fiquei em Cuzco, cheguei cansado da viagem de van na madrugada. Essa viagem não é tranquila a estrada é muito sinuosa, e muita subida e descida. Dormi num hostel que achei aberto próxima a plaza de armas. Minha idéia era ir embora para Copacabana naquele dia mesmo, pois queria ter pelo menos dois dias livres em Copacabana. mas como cheguei tarde, não tive como marcar passeio e o dia seguinte fiquei quase que de bobeira.. Foi um dia light onde fiquei somente rodando pela cidade, e descansado no hostel, apesar de que o hostel em si não recomendo muito apertado e um pouco sujo (Hostel Inkas).. Aproveitei para ir na Catedral principal de Cuzco (aquela mesmo que os espanhóis construiram com as pedras saqueadas das ruínas Incas nos arredores).. Fui também no mercadão de Cuzco. Não tirei muitas fotos esses dia. A tarde fui na rodoviária garantir minha passagem para Copacabana. Peguei um ônibus leito que sair 22h de Cuzco até Puno, e depois faria conexão com o ônibus de outra empresa. Paguei 100 soles. Aqui acho que tomei um pequeno golpe, pois a passagem para Puno custa 60 soles, e de Puno para Copacabana existem várias empresas (vi quando cheguei lá na faixa de 20 soles..). Decidi comprar para o dia posterior, pois queria fazer o passeio do Vale Sagrado, conforme recomendaram os Gringos lá no Pub em Cuzco. Comprei esse passeio por 70 soles, com almoço incluso, além disso tinham os ingressos locais na faixa de 20 soles cada local. Depois do passeio pegaria o ônibus as 22h..

12º Passeio do Vale Sagrado - Esse passeio foi a maior surpresa positiva da viagem. Não tinha lá grandes expectativas, mas como é bom quando a gente se surpreende.. as 7h a Van veio me buscar no Hostel, peguei um grupo em espanhol mesmo, pois era um pouco mais barato que o Inglês (o inglês era uns 10 soles mais caro). O guia era um nativo da região de nome Juan. Gente, que guia excelente. O homem sabia absolutamente tudo, levava livros de história consigo, explicava em detalhes todos os 4 pontos de parada, tinha fotos também. O almoço também foi muito bom. A 1 parada foi uma vila chamada Chinchero. Lugar onde os Incas tinham instalações de armazenagem, tipo silos, e militares, bem na entrada no Vale Sagrado. No local muitas peruanas Cholas vendendo tecidos de Alpaca. Em seguida fomos num mercado de tecidos local, houve uma apresentação de como é feita a tecelagem manual e a tinturaria por uma Chola. Não comprei nada, achei tudo caro, , mas na saída uma Chola me abordou na calçada oferecendo o mesmo tecido de lã de Alpaca que lá dentro custava uns 100 soles, por 40 soles. Acabei comprando. Minha mãe simplesmente adorou o tecido/manta.

2 parada era nas minas de Sal. O processo de extração de sal local nas montanhas. O guia soube explicar em detalhes. Eles fazem pequenas fissuras na rochas e a água salgada subterrânea preenche o poço. Depois tamponam a fissura com argila  e o sol faz o trabalho de evaporar a água.

3 parada a mais famosa de todas, Moray. Aqui é onde tem aqueles terraços de agricultura circulares, que dizem que foram os alienígenas que fizeram. O guia explicou que não, usavam lhamas e troncos de madeira para carregar/rolar as rochas, mostrou até o lugar da onde tiravam as rochas. Moray era um laboratório agrícola, no centro do Vale, pois ventava muito, e cada terraço tinha uma temperatura específica. Os Incas cultivavam variedades de batata, milho, mandioca, dentre outros e tinham mais de 3 mil variedades, cada uma mais adequada para a cada tipo de altitude e temperatura.

4 Parada Ollantytambo  - Aqui é onde tem um templo do sol, e a famosa montanha onde parece a expressão de um Inca, principalmente com a luz do sol refletindo de manhã

5 Parada cidade de Pisac e cemitério Inca - Aqui na cidade nos levaram numa joalheria, passeio pega turista kkk. Não comprei nada. Depois o cemitério Inca lá em cima nas montanhas. Os Incas enterravam a gente do povo em "túmulos" nas montanhas, quase que na vertical. Antes disso removiam alguns orgãos e colocavam folha de coca. O local ali foi saqueado e hoje há poucos túmulos preservados. Muito interessante.

Voltei do passeio umas 19h, deu tempo tranquilo de jantar, arrumar minhas coisas e ir lá na rodoviária pegar o ônibus para Puno.

 

No 13º cheguei em Puno por volta das 5 da manhã (7h de estrada não houve bloqueios). O ônibus para Copacabana era só as 9h, entretanto era necessário passar na imigração em Puno, na área portuária, aproximadamente 1km da rodoviária, para dar a saída no formulário. A imigração na fronteira estava fechada. Gente, a imigração de Puno é horrível, o lugar só abriu umas 8h, havia uma fila gigantesca para dar saída do Peru. Fiquei esperando, e só consegui entregar o formulário e RG por volta das 9:30. Infelizmente perdi o ônibus para Copacabana e não quiseram me reembolsar. Acabei comprando um outro que saia 10h por 20 soles somente. Prejuízo, e vacilo de ter comprando os dois trechos lá em Cuzco. Não recomendo que façam isso, Puno tem muitos ônibus para Copacabana.

De Puno para Copacabana são cerca de 3h a beira do lago titicaca. Dessa vez não peguei bloqueios, mas vi muita coisa destruída, pedágios, pedras no acostamento, arvores, carros queimados. A estrada livre e o motorista  ziguezagueando. Imigração Bolivana tranquila, usei o RG, me deram o papelzinho (tem que guardar para a saída do país). Cheguei em Copacabana quase 14h

Como cheguei tarde em Copacabana, peguei um hotelzinho bem barato (uns 60 Bob, Bolívia é barato demais gente) e fui procurar o que fazer, acabei pegando um barco local para as ilhas flutuantes. Ida e volta 15 bob. é um passeio meio "bobinho", mas para um pedaço sobrando de dia tá ok. Fiquei em torno de 1h caminhando lá pelas ilhas flutuantes e subindo numas pedras, depois voltei para Copacabana. A noite garanti meu barco para a Isla del sol, as 9h, com retorno meio dia, para o dia seguinte. Eu queria voltar para La Paz naquele mesmo dia e acho que aqui cometi um pequeno erro.

No 14º fiz o passeios para a Isla Del Sol, e arrumei uma amizade, um Equatoriano chamado Carlos que estava viajando sozinho também. Ele estava naquele mesmo ônibus de Puno para Copacabana. Tiramos fotos juntos.

A Isla Del Sol fica uns 15 km de Copacabana e o barco leva em torno de uma hora e meia. Chegamos lá 10:30 e nosso retorno era meio dia. Tínhamos só uma hora e meia para dar uma passeada na cidade (parte sul da Ilha). Foi meio corrido. Infelizmente o Carlos não aguentou subir as escadarias (isla del sol está há uns 3500m de altitude e a escada é pesadinha dá uns 30 minutos subindo), teve falta de ar, e voltou pro barco. Eu fui até o mirante principal, tirei umas fotos e voltei. Cansado. Corrido. Deveria ter pegado o outro barco que saia 15h para dar mais tempo de conhecer a Ilha.

 

Na volta nosso barco parou no Templo Del Sol, quase na extremidade da ilha. Ficamos uns 30 minutos lá, e achei fantástico a tranquilidade e a sensação do lugar. Os incas acreditavam que os principais deuses deles (eram politeístas) nasceram nas profundezas do lago Titicaca.

Na volta o Carlos acabou ficando em Copacabana. Fomos almoçar, depois peguei minhas coisas no Hotel e peguei um ônibus para La Paz. Em copacabana os ônibus saem da praça central da cidade, e eles vão gritando no meio da rua mesmo. Peguei o primeiro que ia sair. Viagem cansativa, mas com vistas incríveis, tem que pegar uma balsa, e depois pegar o ônibus do outro lado. Chegando em La Paz transito. Foram no total umas 4h de viagem

 

Chegando em La paz, o ônibus largou a gente naquela rodoviária próxima a um cemitério, peguei o teleférico e acabei ficando no bairro El Alto, mais próximo do aeroporto. Meu voo para Santa Cruz era muito cedo 6:00h, e acabei gastando um pouquinho mais em um hotel próximo ao aeroporto, acho que foi uns 150 Bob, era um hotel bom..

 

Viagem encerrada e top. A surpresa foi o Vale Sagrado. O ponto negativo os bloqueios que me fizeram perder tempo e energia. Foi um pouco corrido em Isla del Sol, mas foi o que deu pra fazer. Fiquei com vontade de voltar e ficar mais uns dias por lá, e fazer uns passeios diferentes em La Paz.

 

20230331_093907.jpg

Terraços Incas de agricultura em Moray

20230331_104920.jpg

Minas de Sal

20230331_132754.jpg

A montanha sagrada, vista do templo do sol. Do lago esquerdo quase no topo tem a face do Inca na rocha.

20230331_170009.jpg

Cemitério Inca em Pisac

PXL_20230401_145237192.jpg

Ilhas flutuantes em Copacabana

20230402_101025.jpg

Chegada na Isla Del Sol

20230402_103844.jpg

Vista do mirante principal

20230402_112905.jpg

Templo del sol na Isla del Sol

 

20230402_113123.jpg

lago Titicaca visto do Templo del Sol

 

Editado por Paulo Tasso
  • Amei! 3
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...