Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Coincidentemente, também fiz o circuito W em 2018. Iria fazer o 0 em 2020, mas a pandemia atrapalhou. Só de pensar em TDP o coração já acelera. Louco p/ voltar um dia para fazer o "O", talvez 2025. Se vc tiver tempo, faz o relato dia-a-dia e coloca mais fotos. Só para gente ir sonhando acordado enquanto não dá para ir.

Mas, diz aí: com foi o clima? Em novembro de 2018 eu fiz a patagônia argentina e TDP. Dei sorte na Argentina, mas TDP peguei um tanto de chuva. Por isso estou pensando em ir na 2ª quinzena de fevereiro de 2025, de der tudo certo.

• Amei! 1
  • Membros
Postado
Em 22/03/2023 em 09:09, schitini disse:

Coincidentemente, também fiz o circuito W em 2018. Iria fazer o 0 em 2020, mas a pandemia atrapalhou. Só de pensar em TDP o coração já acelera. Louco p/ voltar um dia para fazer o "O", talvez 2025. Se vc tiver tempo, faz o relato dia-a-dia e coloca mais fotos. Só para gente ir sonhando acordado enquanto não dá para ir.

Mas, diz aí: com foi o clima? Em novembro de 2018 eu fiz a patagônia argentina e TDP. Dei sorte na Argentina, mas TDP peguei um tanto de chuva. Por isso estou pensando em ir na 2ª quinzena de fevereiro de 2025, de der tudo certo.

Tive muita sorte, o clima foi ameno, e não peguei nenhum dia de chuva.  Encontrei uma brasileira que pegou chuva de Los Perros a Grey, e fizeram em 14 hs num trajeto que normalmente se faz em 12 hs, punk!

Não fiz um relato diário porque tem outros relatos muito completos, e então foquei em compartilhar meus aprendizados e dicas. Que vc consiga fazer TDP em breve!

• Amei! 1
  • 3 meses depois...
  • Membros
Postado
Em 13/03/2023 em 15:41, Julio Cesar de Andrade disse:

CIRCUITO “O” - PARQUE TORRES DEL PAINE

Propósito do relato:

Esse relato é para compartilhar aprendizagens da minha experiência, evitando-se sofrimento desnecessário e um maior conforto durante a caminhada, e também como forma de retribuição às dicas e colaborações que recebi.

Como surgiu a ideia:

A ideia de fazer o Circuito “O” surgiu em novembro/2022 durante uma sessão de terapia. A ideia era passar o ano novo no parque. Eu tinha ótima recordação do parque, pois já tinha feito o Circuito “W” há quinze anos atrás. Daí, surgiram algumas preocupações sobre se conseguiria passar 8 dias acampando sozinho, pois não tinha feito antes. E se não teria uma crise de ansiedade em pleno parque, com poucos recursos e fora de casa, pois estava num processo de ansiedade, tomando remédio inclusive.

image.png.7b30adde791fa8e2e8d9cb30b9d04939.png

O Planejamento: 

Conversei com outras pessoas e amigos sobre fazer a viagem juntos. Porém, conciliar tempo, expectativas, objetivos, recursos e condições não é fácil. Isso não foi empecilho para realizar essa aventura sozinho.

Você deve fazer a reserva dos campings na Vertice (https://reservas.verticepatagonia.cl/paso3.xhtml) , na Fantastico Sur (https://www.fantasticosur.com/web/)  e na Conaf (https://www.conaf.cl/parques/parque-nacional-torres-del-paine/). A reserva na Conaf é relativamente tranquila. Já na Fantastico Sur e Vértice, fiquei cerca de 2 semanas, entrando mais de 1 vez ao dia,  para realizar a reserva, conciliando as datas. Consegui reserva para inicio de janeiro, ou seja, cerca de dois meses à frente. Não consegui reservar o camping em Grey, que só tinha cama no Refúgio (U$ 92), o que no final foi bom porque dormi em uma cama quente. Não se pode acampar nos campings da Conaf.

As reservas de ônibus (Punta Arenas / Puerto Natales e Puerto Natales / Torres del Paine) contratei na Bur-Sur, e hospedagem fiz pelo Airbnb, sempre com antecedência de pelo menos 15 dias.

Segue o link de meu planejamento intinerário: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1nEehloiX-dyltZTcLkOcdN274OWnN3TX2ZnwRS3a9os/edit?usp=sharing

A melhor época para fazer a caminhada é de outubro a março, devido às condições climáticas.

image.png.d4e71c68f237a6a3d46fb27b9564fc06.png

Algumas dicas específicas:

Uso correto do saco de dormir: em Los Perros inicialmente passei muito frio dentro da barraca no saco de dormir, com 3 meias, 3 blusas e 3 calças. No mercadinho do camping, deram-me a dica de usar apenas 1 item de cada coisa (1 meia, 1 calça e 1 blusa), pois o próprio calor do corpo mantém a temperatura dentro do saco de dormir. E funcionou, não passei mais frio!

Bateria de celular. se a bateria do seu celular dura 1 dia, não há necessidade de levar power bank (peso desnecessário), pois tem como carregar nos campings.

Menor peso na mochila: avalie muito bem o peso da sua mochila, esse é um dos pontos mais importantes se não quiser sofrer sem necessidade. Passei por pessoas andando tranquilamente pelas trilhas, pois não carregam tralha de acampar (barraca, comida, etc), inclusive idosos (se hospedaram nos refúgios e comiam por lá, e obviamente gastaram mais). Particularmente, minha mochila foi pesada, e eu faria uma mais leve com certeza! Vi pessoas doando ou jogando comida fora para diminuir o peso. Não leve roupas demais, nem trecos desnecessários. Por exemplo, levei lanterna e não usei (foram 200 gr a mais, que juntando com outros itens faz diferença no peso). Para minha surpresa, eu vi um cara com um ferro de passar na mochila (quem se importaria com roupa passada no parque!?). Se for cozinhar leve o cartucho de gás de 230 gr e não de 450 gr ( o primeiro dá conta do recado para o circuito “O”), até porque tem a venda nos refúgios. Na próxima vez, não vou alugar a tralha de acampamento, vou investir em uma leve e de boa qualidade, e comprar comida nos refúgios ( um pouco mais cara), tudo para diminuir o peso da mochila.

Não correr durante a caminhada: no primeiro dia, descansado e empolgado, cometi esse deslize, o que me custou dores nos dias posteriores.

Mentalidade: é importante se preparar mentalmente, nunca achando que será fácil, e não desprezando o que está por vir. No 2º dia, sofri mais do que gostaria na caminhada de Seron para Dickson, uma caminhada de médio esforço, porque achei que seria fácil. Na caminhada de Los Perros a Grey, uma caminhada de grande esforço (levei 12 horas), já não sofri tanto, porque me preparei mentalmente que seria difícil. Esse aprendizado tirei para a vida! Fiz em fev./2023 um retiro budista, onde foram 25 horas de meditação sentada, nada fácil! Como me preparei adequadamente pelo grande esforço por vir, não sofri, já outras pessoas reclamaram muito de cansaço e dores, inclusive quase desistindo. 

image.png.df16a52db0b152779e21291dbaa6e433.png

O que levar: 

Comida: levei macarrão, molho, sal, temperos, pimenta do reino, capuccino, comida da Vapza (já é cozida a vácuo, o peito de frango desfiado é uma delícia).Levei 1 barra de chocolate para cada dia, além de ser uma boa fonte de calorias, é importante para auxiliar no psicológico (a barra da Snickers é top!). Nos camping vende comida, é um pouco mais cara. Só no último dia descobri um pó que se adiciona a água para torná-la isotônico (tem nos supermercados em Puerto Natates), bom para repor energia, e evitando assim peso desnecessário.

Bastão: é muito importante como alavanca em subidas e descidas, evitando-se escorregões e auxiliando o “trabalho” de pernas. Indico a compra de apenas 1 bastão, dois para mim já atrapalham.

Mochila de ataque (pequena, 10 lts ou menos): será útil para levar seus itens para o banheiro, e quando for ao Mirador das Torres e ao Mirador Britânico (deixando a mochila maior/pesada no camping).

Tralha de acampar: barraca, saco de dormir, isolante térmico de chão, talheres e copo, panela, fogareiro e cartucho de gás (alugue em Puerto Natales).

Palmilha extra: comprei uma palmilha extra, além da palmilha do próprio calçado.  Vai perceber após o 3º dia de caminhada o quanto são importantes.

Mochila (70 lts) e capa para mochila

Itens pessoais: escova e pasta dental, sabonete, esponja banho, shampoo, hidratante, medicamento para dor, pente/escova, tesourinha de cortar unha, fio dental, antitranspirante, protetor solar. 

Toalha secagem rápida

Garrafa para levar água na caminhada: sugestão 1 litro.

Roupas: não exagere na quantidade de roupas. Preferencialmente leve roupas que não precisam passar (por exemplo camisas dry fit). Sugestão:

1 calça para caminhada

4 camisetas dry fit (lave a que usar no dia)

1 gorro ou balaclava

1 lenço de pescoço

1 bota impermeável

8 pares de meia

8 cuecas/calcinhas

1 blusa impermeável  

1 calça impermeável 

1 blusa moleton  

1 calça moleton

1 blusa segunda pele

1 calça segunda pele

1 par de luvas

1 par de chinelos

image.png.b0c9ef7a80701d197f08bb445401f099.png

Fazer o Circuito “O” foi uma das melhores experiências! A natureza de Torres del Paine é indiscutivelmente exuberante! É uma experiência de superação de limites, “limpeza mental”, uma sensação indescritível! Se faria novamente? Com certeza sim, aliás, farei novamente! Instagram: juliobroker

parabens pelo relato aqui, planejando fazer o Circuito O e terei mais uma base para pegar, vlw

• 2 meses depois...
  • Membros
Postado
Em 18/03/2023 em 18:41, FCRO disse:

Fiz o circuito W em 2018

Louco p/ voltar um dia para fazer o "O"

Eu tb fiz o W em 2018. Em outubri. Emendei com El Calafate. FOI MARAVILHOSO!

• Membros
Postado
Em 22/03/2023 em 09:09, schitini disse:

Eu tb fui em 2018!!! Outubro. Fiz El Calafate tb. Foi inesquecível!

• Amei! 1
  • 2 meses depois...
  • Membros
Postado

Olá Julio! Estou com viagem marcada para março/24 porém não estou conseguindo reservar camping. Sei que é proibido, mas numa emergencia, é possível fazer camping selvagem?

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...