Ir para conteúdo

Mochilão Nordeste - Agosto/2023

Posts Recomendados

• Membros

Oi, pessoal!

Consegui aprovação das minhas férias 🥳
Agora estou me organizando pra tirar um mês "sabático"

Sabemos que um mês passa muuuito rápido e não da pra aproveitar o melhor de cada lugar como gostariamos, mas se você fosse percorrer os 9 estados do NE em um mês, o que faria? O que não deixaria de vez em hipótese alguma? E o que da pra deixar pra uma próxima com mais tempo? 

Ahhh, e se alguém estiver pensando em aparecer em algum dos estados nessa mesma época, me chama! Bora organizar um roteiro legal e se encontrar nessa viagem que com certeza promete 🌍

Lembrando que: é um Mochilão.. logo a idéia é rooteira, gastar pouco, viver muito, ser feliz demais ahhahaha

Link para o comentário
  • Respostas 22
  • Criado
  • Última resposta
  • Colaboradores
Em 12/03/2023 em 18:31, thab4ta disse:

mas se você fosse percorrer os 9 estados do NE em um mês, o que faria?

Com as condicoes de transporte rodoviario e aereo a coisa nao fica tao facil assim... Considerando que voce ja sondou preco de passagens aereas e tempo de deslocamento terrestre, como pretende se deslocar? 9 Estados em 30 dias da uma media de menos 3 dias em cada 'Estado', sem contar os dias de deslocamentos.

A depender da distancia entre os Estados da para fazer no maximo 5. Acho 4 de bom tamanho. Outra coisa importante 'e qual seu foco na viagem. Agosto nao 'e boa 'epoca para praia. O NE tem seu forte a partir de Dezembro ate o final do Carnaval e o mes de Junho quando rolam as festa 'juninas'. Agora se voce tem interesse em turismo historico, arte sacra, gastronomia... As opcoes mudam.

Link para o comentário
  • Membros
Em 14/03/2023 em 01:09, Rafael_Salvador disse:

Com as condicoes de transporte rodoviario e aereo a coisa nao fica tao facil assim... Considerando que voce ja sondou preco de passagens aereas e tempo de deslocamento terrestre, como pretende se deslocar? 9 Estados em 30 dias da uma media de menos 3 dias em cada 'Estado', sem contar os dias de deslocamentos.

A depender da distancia entre os Estados da para fazer no maximo 5. Acho 4 de bom tamanho. Outra coisa importante 'e qual seu foco na viagem. Agosto nao 'e boa 'epoca para praia. O NE tem seu forte a partir de Dezembro ate o final do Carnaval e o mes de Junho quando rolam as festa 'juninas'. Agora se voce tem interesse em turismo historico, arte sacra, gastronomia... As opcoes mudam.

Ótimos apontamentos. 

Meu foco principal de turismo são os Lençóis. Local pelo qual pretendo começar. Agosto é uma época perfeita. 

Após isso, outro destino focal de turismo, é o sul da Bahia. 

Com isso, mantenho restrito os percursos entre os outros estados a estadias mínimas. 3 dias me parece perfeito. Não quero desbravar o estado todo em 3 dias. Um ponto só pra dizer que passei, nesse momento, pra mim é suficiente. 

Eu tenho ID Jovem, também pesquisei como andam os Blá Blá Car por lá, e na maioria dos estados, está circulando bem. Lembrando também, que, os estados são bem próximos. Os deslocamentos duram, na maioria, de 3 a 4 horas de um estado para o outro. Talvez não precise incluir dias de deslocamento. 

Existem estados que de fato serão apenas passagens rápidas, como por exemplo, Paraíba e Sergipe. 

Aos demais, Pernambuco passo para visitar grandes amigos, morei em Porto de Galinhas durante a pandemia, quando iniciei meu primeiro mochilão pelo nordeste, sem programação nenhuma. Comecei pela Bahia, fiquei brecada em PE por conta da paralisação. A ideia era continuar, sem muita expectativa. Por ser um tempo curto, a ideia é mais passar mesmo. E em um ou outro estado, focar um pouco mais. 

Sobre a questão das praias, eu moro em Ubatuba. Sei que são propostas diferentes, mas de praia a praia, não tô 100% focada em fazer um passeio para rotas que eu poderia cursar aqui na minha cidade. 

Me instiga nesse momento, uma parte mais cultural. Um cadin de cada coisa, e da pra sair bem satisfeita desse percurso. Deixo pra explorar mais em outra oportunidade. 

Aqui é mais pela aventura. 

Gratidão pelos pontos levantados. 

Link para o comentário
  • Colaboradores
4 minutos atrás, thab4ta disse:

Blá Blá Car por lá

Certeza? Moro no NE, tenho quase 1.80 de altura e nao entro num carro de desconhecido de forma alguma! Pelo menos na Bahia e nos Estados que tenho visitado a situacao de seguranca publica esta absurda.... Enfim, apenas um tk.

Link para o comentário
  • Membros
4 minutos atrás, Rafael_Salvador disse:

Certeza? Moro no NE, tenho quase 1.80 de altura e nao entro num carro de desconhecido de forma alguma! Pelo menos na Bahia e nos Estados que tenho visitado a situacao de seguranca publica esta absurda.... Enfim, apenas um tk.

Moro em SP, tenho 1,63, e no primeiro mochilão, peguei carona em 6 caminhões diferentes no trajeto da Chapada Diamantina até Recife, com uma Chilena que conheci lá mesmo, e nem sequer uma cantada eu recebi. Eu agradeço o toque, por que de fato, no tempo em que vivemos, não dá pra contar com a sorte nem dar sorte ao azar. 

Mas a gente não pode esquecer, que tão qual existe a maldade, a bondade tbm tá aí e não é só pra mim. Nem todos os relatos estão dispostos aqui de quem vive de fato a vida na estrada, todos os dias, e não só no período de férias. Eu já vivi assim, sou prova disso. 

Não dispenso nem de longe teu conselho, até por que, por morar em NE, você com certeza está mais a par de tudo do que eu. Minha medida vai ser redobrar o cuidado. 

Mas se vier a São Paulo, te aconselho a pegar blá blá car. É uma mão na roda, existem inclusive, famílias fazendo renda com isso. Não que São Paulo esteja menos perigosa do que é e sempre foi. Mas há formas de continuarmos vivendo e nos protegendo mesmo em meio a um país tão perigoso e com falhas na segurança pública. 

Link para o comentário
  • Membros

Se vai focar nos Lençóis Maranhenses, Atins e São Bernardo ( MA), Barra Grande (Pi) e Bitupitá(Ce) são locais ótimos para conhecer. Caso queira vá até Tatajuba e depois Jericoacoara, ambas no Ceará. Canoa Quebrada já no litoral Leste cearense. Galinhos, São Miguel do Gostoso, Pipa e Baía Formosa no Rio Grande do Norte são ótimas paradas. Não mencionei Natal e Fortaleza por estarem na "rota obrigatória" desse trecho. 

João Pessoa e arredores, além de Recife e Olinda em Pernambuco. Mais dicas faz contato comigo por mensagem privada. Uma boa mochilada para vc. Estamos aqui para dicas e ajudas.

Link para o comentário
  • Membros

@thab4taVoce já andou pela Bahia?São mais de 1000 km de praia ,não é perto nada não.Exemplo ée de Porto a Itacaré são 5h de onibus.O Rafael já disse acima como é esse bla bla car aqui.Se não quiser escutar e te acontecer algo não diga que não foi avisada.

EM SP TAMBÉM NÃO RECOMENDAVEL,VIDE UM CASO QUE MATARAM UMA MENINA HÁ UNS 2 ANOS NESSE TRANSPORTE!

Link para o comentário
  • Membros
5 horas atrás, D FABIANO disse:

@thab4taVoce já andou pela Bahia?São mais de 1000 km de praia ,não é perto nada não.Exemplo ée de Porto a Itacaré são 5h de onibus.O Rafael já disse acima como é esse bla bla car aqui.Se não quiser escutar e te acontecer algo não diga que não foi avisada.

EM SP TAMBÉM NÃO RECOMENDAVEL,VIDE UM CASO QUE MATARAM UMA MENINA HÁ UNS 2 ANOS NESSE TRANSPORTE!

Em que momento do meu post eu te disse que ia percorrer a Bahia de ponta a ponta? 

Em São Paulo eu pego blá blá car todo fim de semana, cara. Tô falando de algo que eu vivo a realidade constantemente, e não de uma estatística e um recorte de dois anos atrás, visto de uma notícia a kms de distância de mim. 

Eu agradeço qualquer informação que seja dita, mas não vou deixar de fazer algo que eu tô acostumada a fazer pra ouvir conselho de alguém que nunca fez ou nunca viveu. 

Não precisa colocar em caps Lock pra ser ouvido ou enfatizado sua ideia. Tenha experiência. Vai valer muito mais do que sua opinião pautada no teu achismo. 

Link para o comentário
  • Membros
7 horas atrás, Roberto Brandão disse:

Se vai focar nos Lençóis Maranhenses, Atins e São Bernardo ( MA), Barra Grande (Pi) e Bitupitá(Ce) são locais ótimos para conhecer. Caso queira vá até Tatajuba e depois Jericoacoara, ambas no Ceará. Canoa Quebrada já no litoral Leste cearense. Galinhos, São Miguel do Gostoso, Pipa e Baía Formosa no Rio Grande do Norte são ótimas paradas. Não mencionei Natal e Fortaleza por estarem na "rota obrigatória" desse trecho. 

João Pessoa e arredores, além de Recife e Olinda em Pernambuco. Mais dicas faz contato comigo por mensagem privada. Uma boa mochilada para vc. Estamos aqui para dicas e ajudas.

Muito obrigada, Roberto! Anotei todas as dicas e com certeza entrarei em contato. Toda ajuda é bem vinda! 

Link para o comentário
  • Colaboradores
Em 14/03/2023 em 10:21, D FABIANO disse:

Cara, venho me policiando bastante para nao responder certos posts, mas as vezes ainda vacilo.

A questao 'e que precisamos entender que existem varios perfis de viajantes... E isso nao vai mudar... 

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...