Ir para conteúdo

Viajem emitida com nome de solteiro e identidade tambem

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Bom dia, pessoal. 

Minha noiva vai trocar o nome dela e por meu sobrenome, emiti as passagens com o nome dela de solteira, a identidade segue com o nome de solteira e iremos trocar depois. 

Gostaria de saber se na hora do voo, eu terei problemas com o voo esta no nome de solteira, a identidade também, mas, ela ja estará casada. 

Fico preocupado, muito obrigado pela atenção de todos. 

• Colaboradores
Postado

Olá @pedro paes, bem vindo ao fórum.

Nenhum problema. O estado civil de sua futura esposa não é solicitado para viajar. Se o nome e sobrenome do bilhete bate com o nome e sobrenome da identidade, vai tranquilo.

Só uma dica: quando ela mudar o nome no documento, comece a emitir as passagens com o nome e este novo sobrenome somente, ex: era Maria Silva Santos e agora é Maria Silva Santos Freire. Na passagem coloque somente "Maria Freire"; o "Silva Santos" fica fora.

Boa viagem.

• Amei! 1
  • Membros
Postado

Perfeito. Muito obrigado pelo auxilio, fico mais tranquilo. 

Na emissão eu coloquei 3 nomes, não somente o primeiro e o ultimo, mas sim o primeiro, do meio e o ultimo. não sabia que era somente o primeiro e ultimo. Há algum problema? 

só pra confirmar, ela levando a identidade antiga, consegue de boa, correto? 

• Membros
Postado
1 hora atrás, pmichelazzo disse:

Olá @pedro paes, bem vindo ao fórum.

Nenhum problema. O estado civil de sua futura esposa não é solicitado para viajar. Se o nome e sobrenome do bilhete bate com o nome e sobrenome da identidade, vai tranquilo.

Só uma dica: quando ela mudar o nome no documento, comece a emitir as passagens com o nome e este novo sobrenome somente, ex: era Maria Silva Santos e agora é Maria Silva Santos Freire. Na passagem coloque somente "Maria Freire"; o "Silva Santos" fica fora.

Boa viagem.

Na emissão eu coloquei 3 nomes, não somente o primeiro e o ultimo, mas sim o primeiro, do meio e o ultimo. não sabia que era somente o primeiro e ultimo. Há algum problema? 

• Colaboradores
Postado (editado)
1 hora atrás, pedro paes disse:

Sem problema nenhum, afinal, o que está no bilhete é o que está na identidade dela. Bateu, levou :)

Diz a lenda que o nome colocado na passagem deve ser igual o grafado no passaporte ou identidade/CNH, caso contrário você será abduzido pela companhia aérea que o levará até o Triângulo das Bermudas, deixando-o viver no limbo pela eternidade. Pior, não deixará você embarcar nem que reze ajoelhado no milho de pipoca no guichê da companhia.

A questão toda passa por um conjunto de decisões mal acomodadas e não conversadas entre diferentes entidades. A IATA, associação que representa mais de 80% das companhias aéreas do mundo, dita os padrões para uma cacetada de coisas na aviação mundial, inclusive os sistemas que as companhias usam, que precisam "conversar" entre si. Lá numa norma qualquer na página mil duzentos e não sei quanto, está dito que o "nome" deve conter 20 caracteres, não pode ter caracteres estranhos e por aí vai. Então, aquilo que passa de 20 letras, é arrancado fora.

Aí veio o 9/11 e a TSA, que é turma que cuida da segurança de transportes nos EUA, começou a cagar regra das mais malucas, afinal tinham que mostrar serviço já que não mostraram antes. Lembra daquela regra que não podia entrar no avião com isqueiro? Pois então, anos depois chegaram a brilhante conclusão que isqueiros não traziam risco para a segurança e que o custo de tirá-los da mala, descartá-los e depois jogá-los fora, é muito maior que o pseudo-risco existente. Resumidamente, ideia de "jênio". Uma das regras que inventaram e que, teoricamente está até hoje em vigor, é que o bilhete de passagem deve conter o nome completo do sujeito que está voando como está no documento de viagem. Só que aí já viu, esqueceram de combinar com a IATA e com outros países do mundo pedindo para que os pais parem de colocar nomes gigantes em seus filhos, caso contrário ia dar ruim.

Mas você acha que acaba aqui? Claro que não. O que fazer com um sujeito como eu que possui duas nacionalidades, dois passaportes cujos nomes são diferentes? :) E tem pior. Na Índia, é comum a pessoa ter UM único nome. E aí? Como faz? Existem umas regrinhas que cada país adota e assim vamos levando.

No fim das contas as companhias aéreas, a IATA, a TSA, a ANAC, a EASA, etc não ficam procurando picuinha com o "nome do meio" do sujeito. Porém o nome e sobrenome devem ser aqueles existentes no documento apresentado. Então se seu nome é Joaquim José da Silva Xavier, coloque Joaquim como nome e Xavier como sobrenome. Já se seu nome é Joaquim José da Silva Xavier Filho, coloque Joaquim como nome e Xavier Filho como sobrenome. O que não pode é, ao invés de Joaquim José da Silva Xavier, colocar Tiradentes. Aí não tem documento que te salve ;)

Editado por pmichelazzo
  • Amei! 2
  • Membros
Postado (editado)

Muito obrigado pela sua contribuição e dedicação de tempo para me ajudar, faltam palavras!

Me surgiu uma outra duvida. 

O bilhete foi gerado, comprei na 123 milhas.  

Com relação ao sobrenome de uma outra viajem, agora gerada a um familiar. de nome: Flavio Ramos da Silva

Coloquei exatamente assim na emissão, porém, eu verifiquei que temos que bota o "da" antes do SILVA.

Eu coloquei, mas no bilhete mandado via email por eles, está assim: 

Passageiro: Flavio Ramos da Silva

Sobrenome: Silva

não tem o "da" no sobrenome. 

Corre algum risco de Não embarcar? 

A duvida que eu tenho é: Quando se gera a passagem o "da" nao entra, ou nao ha problema. 

Editado por pedro paes
  • Colaboradores
Postado
8 horas atrás, pedro paes disse:

Muito obrigado pela sua contribuição e dedicação de tempo para me ajudar, faltam palavras!

Me surgiu uma outra duvida. 

O bilhete foi gerado, comprei na 123 milhas.  

Com relação ao sobrenome de uma outra viajem, agora gerada a um familiar. de nome: Flavio Ramos da Silva

Coloquei exatamente assim na emissão, porém, eu verifiquei que temos que bota o "da" antes do SILVA.

Eu coloquei, mas no bilhete mandado via email por eles, está assim:

Passageiro: Flavio Ramos da Silva

Sobrenome: Silva

não tem o "da" no sobrenome. 

Corre algum risco de Não embarcar?

A duvida que eu tenho é: Quando se gera a passagem o "da" nao entra, ou nao ha problema. 

"da" não é sobrenome, né ;)

Flavio Silva

• Amei! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...