Ir para conteúdo

Como funciona a alfandega na viagens de ônibus e de trem entre Holanda e Espanha, sendo que já estou na Holanda?

Ir para solução Solucionado por Davi Leichsenring ,

Posts Recomendados

• Membros
Postado (editado)

Eu quero ir passar uns dias de férias em Barcelona, Espanha.

No caso sou Brasileira (com passaporte brasileiro) e já estou na Holanda e, gostaria de saber se há controle da alfandega da Holanda Para a Espanha em viagem de ônibus ou de trem e se há, como funciona.

Editado por hollandspain
  • Colaboradores
Postado

Se você está perguntando sobre se existe controle de documentos (que acredito ser sua dúvida), não é alfândega. Alfândega é para produtos e não pessoas.

A priori, não existe verificação de documentos para trânsito entre os países da UE. Porém para embarcar no ônibus lhe será pedido um documento (em seu caso, como brasileira, o passaporte). Nos trens, vai de acordo com a cara do freguês. Podem pedir para validar o ticket como podem não pedir.

Leve o passaporte. Ele é seu documento de viagem e o único que prova que você é você.

• Obrigad@! 1
  • Membros
Postado (editado)

Eu me confundi, é a Aduana, Polícia de fronteiras, porque no caso para ir para Espanha, eu precisaria também passar pela França, por Paris, penso eu - A realidade, como penso que você já saiba, é que não estou aqui em situação regular

E considendo esse fator, você saberia me dizer se, no meu caso, não haveria problema também se eu for de avião?

58 minutos atrás, pmichelazzo disse:

Editado por hollandspain
  • Colaboradores
Postado
32 minutos atrás, hollandspain disse:

Eu me confundi, é a Aduana, Polícia de fronteiras, porque no caso para ir para Espanha, eu precisaria também passar pela França, por Paris, penso eu - A realidade, como penso que você já saiba, é que não estou aqui em situação regular

E considendo esse fator, você saberia me dizer se, no meu caso, não haveria problema também se eu for de avião?

Bom, neste caso de estar irregular, não deveria pensar em tirar o traseiro de Amsterdam. Qualquer polícia que bater o olho no passaporte e procurar o carimbo, vai sacar a situação e "convidá-lo" a sair da Europa, com sanções que podem ir até 10 anos sem pisar no velho continente.

Vale arriscar?

• Membros
Postado (editado)
33 minutos atrás, pmichelazzo disse:

Bom, neste caso de estar irregular, não deveria pensar em tirar o traseiro de Amsterdam. Qualquer polícia que bater o olho no passaporte e procurar o carimbo, vai sacar a situação e "convidá-lo" a sair da Europa, com sanções que podem ir até 10 anos sem pisar no velho continente.

Vale arriscar?

Ou seja, nem mesmo de ônibus ou trem?

Alguém me disse que uma solução poderia ser a de tirar um novo passaporte brasileiro no consulado aqui, onde, no caso, não constaria carimbo com data de entrada, mas eu queria confirmar se realmente é válida essa sugestão que me foi dada.

Editado por hollandspain
  • Colaboradores
Postado

Acho que você ainda não entendeu o tamanho do buraco.

Hoje, se a polícia lhe parar no centro de Amsterdam e pedir seu documento, você certamente dirá que não está com ele. Se a dupla for bacana, vão fazer algumas perguntas do tipo, onde mora, o que faz, etc e pronto. Entretanto, se encanarem, irão contigo até sua casa para que apresente o documento. Quando entregar o documento para eles, bum! Tá feita a desgraça.

O mesmo pode acontecer em qualquer país do espaço Schengen. Eu já fui "controlado" em um trem da Itália para a Áustria as 3 e meia da manhã. O trem estava fazendo uma parada para troca de maquinista ou coisa que o valha e desci para fumar. Apareceram dois policiais do nada e pediram meu passaporte. Tive que entrar no trem (com eles atrás), pegar o passaporte e mostrar. Também já tive que mostrar meu passaporte para embarcar num ônibus de Amsterdam para Bruxelas e veja, para o motorista.

Se você tirar um passaporte novo, vão lhe questionar porque está em branco (sem carimbos). Duas opções: mentir dizendo que perdeu o antigo ou falar a verdade. Aqui, de novo, se o polícia encanar, ele puxa sua capivara na hora e saberá que está ilegal e receberá o convite para ir embora.

Probabilidade disso tudo acontecer? Muito pequena mesmo mas existe. Um de meus irmãos passou 5 anos clandestino na Alemanha porque sempre foi low profile. Nunca pegaram porque nunca deu mole.

Já está na Europa, não invente moda. O que você está querendo é ser convidado a sair da Europa e não tirar férias ;)

• Amei! 1
  • Membros
Postado
2 minutos atrás, pmichelazzo disse:

Acho que você ainda não entendeu o tamanho do buraco.

Hoje, se a polícia lhe parar no centro de Amsterdam e pedir seu documento, você certamente dirá que não está com ele. Se a dupla for bacana, vão fazer algumas perguntas do tipo, onde mora, o que faz, etc e pronto. Entretanto, se encanarem, irão contigo até sua casa para que apresente o documento. Quando entregar o documento para eles, bum! Tá feita a desgraça.

O mesmo pode acontecer em qualquer país do espaço Schengen. Eu já fui "controlado" em um trem da Itália para a Áustria as 3 e meia da manhã. O trem estava fazendo uma parada para troca de maquinista ou coisa que o valha e desci para fumar. Apareceram dois policiais do nada e pediram meu passaporte. Tive que entrar no trem (com eles atrás), pegar o passaporte e mostrar. Também já tive que mostrar meu passaporte para embarcar num ônibus de Amsterdam para Bruxelas e veja, para o motorista.

Se você tirar um passaporte novo, vão lhe questionar porque está em branco (sem carimbos). Duas opções: mentir dizendo que perdeu o antigo ou falar a verdade. Aqui, de novo, se o polícia encanar, ele puxa sua capivara na hora e saberá que está ilegal e receberá o convite para ir embora.

Probabilidade disso tudo acontecer? Muito pequena mesmo mas existe. Um de meus irmãos passou 5 anos clandestino na Alemanha porque sempre foi low profile. Nunca pegaram porque nunca deu mole.

Já está na Europa, não invente moda. O que você está querendo é ser convidado a sair da Europa e não tirar férias ;)

Muito obrigada mesmo, pelo esclarecimento!!!

• Membros
  • Solução
Postado

Na Alemanha, nos últimos anos, aumentou o controle de fronteira. Teoricamente não deveria existir, por ser Schengen + UE, mas acontece. Das últimas vezes que entrei de ônibus na Alemanha, teve controle de fronteira. Eles olham o passaporte para ver se está em dia.

• Obrigad@! 1
  • Membros
Postado

Quando estava em berlin a passeios, estava em frente a catedral e do nada chegaram 2 policiais e pediram meus documentos 

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...