Membros Este é um post popular. ricardo.barros Postado Fevereiro 23, 2023 Membros Este é um post popular. Postado Fevereiro 23, 2023 Salve mochileiros, vou contar meu relato sobre a viagem que acabei de fazer para Londres com objetivo de conhecer a cidade e tirar um tempo pra mim. Essa viagem já era para ter acontecido no final de 2021, tinha comprado a passagem, mas em cima da hora tive que cancelar pois na época estava tendo um surto da variante Omicron da Covid na cidade e estava fechando todas as atrações. Alguns fatores encareceram um pouco a viagem, como ter comprado passagem faltando apenas 1 semana, ter escolhido ir para um hotel (o hostel que fiquei na primeira noite era péssimo) e ter comprado quase tudo no cartão de crédito (ainda não tinha recebido meu cartão da Wise) Porém, antes do relato em si, já vou deixar os custos de tudo que vi e comprei por lá para ajudar quem tiver precisando Passagem: R$ 6.805,14 - Classe econômica Latam (com marcação de assento para o voo de volta) Hostel: (£129) R$ 806 - Astor Hostel Museum - 6 diárias, mas só fiquei uma noite - Reservado pelo Booking.com Hotel: (£83 por noite) R$ 3.219,66 - 5 diárias - Reservado pelo site Agoda Atrações: Paguei para entrar na Torre de Londres (£29,90), Westminster Abbey (£27), St. Paul's Cathedral (£23) e Temple Church (£5), esses dois últimos comprados no local, os demais online. Entrei de graça no British Museum, National Gallery, Tate Britain, Tate Modern, Westminster Cathedral e St. Bartholomew The Great. Restaurantes: Existem dos mais variados tipos e bolsos, então, depende do que você gosta e do tipo de refeição, mas posso dizer com segurança que você vai gastar entre £5-£10 no café da manhã (uma bebida e um sanduíche), de £15-£25 no almoço e de £25-£35 no jantar, isso falando de restaurantes clássicos e que cobram taxa de serviço (pelo que vi em torno de 10%). Se você for pegar comida de rua vai conseguir gastar menos. Exemplo prático: Restaurante Franco Manca - 1 pizza inteira de atum (£10,75) + Coca cola garrafa (£3,35) + taxa de serviço 10% = £14,10 Supermercado: Novamente depende do local e do que for comprar, eu ia bastante em uma rede chamada Sainsbury's, era o que tinha perto de onde fiquei, lá comprei água mineral 1,5L (£1,10), banana 1 unidade (£0,27), maçã 1 unidade (£0,35), barra de chocolate Milkybar 100g (£1,35), suco natural de blueberry 300ml (£2,45). Lembranças: Chaveiros em geral custam £1, copos £3-£5 Transporte: Comprei o Oyster Card (£7) cujo valor se converte em crédito, lembro de ter colocado ao todo £40 (é uma opção chamada pay as you go onde você vai colocando crédito de acordo com sua necessidade) e deu para circular tranquilamente por 7 dias na cidade. Andar de ônibus pela região central é a forma mais barata e simples de se locomover, custa £1,65 não importa a distância que percorrer e salvo engano dentro de 1 hora pode usar quantos ônibus quiser na mesma tarifa. O mesmo já não vale para o metrô, que cobra por zonas, ou seja, quanto mais longe for mais irá pagar (porém a maioria das principais atrações da cidade estão dentro da zona 1, que custa salvo engano £2,80), além disso se usar o metrô em horário de pico paga um pouco mais que nos demais horários (que não sei quais são). Não usei Uber, mas um dia simulei uma corrida de uns 10km para o local de um evento e tava custando caros £22. Outros: Na M&Ms London cada 100g de chocolate sai £2,99, o que é relativamente caro se comparar com as lojinhas que tem pela cidade, porém a variedade lá é maior. Na Fortnum & Mason, loja de departamento especializada em chá e louças, que tem mais de 300 anos, tem coisas custando desde £5-10 como chás e biscoitos, com cerca de £20 dá pra comprar uma louça simples (prato ou xícara) e a partir daí o céu é o limite. Vi um conjunto de louças que pareciam ter detalhes em ouro custando a bagatela de £6.000. Jogo da Premier League: Eu fui assistir Totteham x West Ham, derby local pela liga inglesa de futebol. Comprei o ingresso pelo site https://www.livefootballtickets.com/, foi bem seguro e tranquilo, comprei online (eles vão te pedir para confirmar dados do cartão por e-mail por segurança antes de finalizar a transação), e depois vão te mandando os detalhes por e-mail, 24h antes do jogo enviam o QR Code para ser mostrado no celular na catraca. Paguei no total (com taxa) £149,50 por um excelente lugar bem próximo ao campo. Ao lado do estádio do Totteham tem uma loja deles, lá comprei um boné por £28 e um cachecol por £12. Camisa pelo que vi é bem caro, beira £100 a tradicional de um jogador. Agora no próximo post vai o relato em si. 4 1 Citar
Membros Este é um post popular. ricardo.barros Postado Fevereiro 23, 2023 Autor Membros Este é um post popular. Postado Fevereiro 23, 2023 Dia 1 Cheguei em Londres - Heathrow por volta de 14h, imigração lotada e poucas cabines atendendo, fiquei 2h esperando, meu recorde pessoal rs. Após passar fui me orientando pelas placas procurando pelo acesso para o metrô, existem 3 linhas que levam ao centro da cidade, a mais cômoda na minha opinião é a recém aberta Elizabeth Line, custou cerca de £11 o trecho percorrido, em menos de 40 minutos estava descendo bem perto do hostel, que ficava na rua do lado do Museu Britânico, numa localização incrível, com muitos restaurantes, mercado e opções de transporte, só que ainda assim tranquilo e silencioso. Tinha reservado o Astor Museum Hostel, que era o menos pior dos que tinha pesquisado pelo Booking (era o que parecia até o momento, mas estava errado), aliás, a impressão que fiquei é que a cidade é bem carente de hostel de qualidade, tudo com nota 7 ou menos no aplicativo e reclamações das mais diversas. Até aí tudo bem, não esperava grandes coisas, mas quando abri a porta do quarto me deparei com o meu pior pesadelo, sim, uma TRELICHE. E eu ia ficar no lugar mais instável de todos, o andar mais alto. Me irritei pois não era o que mostrava nas fotos do anúncio, e procurei um hotel nas proximidades para ficar a partir do próximo dia. Deixei minhas coisas no hostel, e fui andar, já de noite para conhecer os arredores, estiquei até o Tâmisa de frente para a London Eye: Voltei e fui dormir, mas a noite foi péssima pois cada um que se mexia embaixo de mim balançava tudo, e já bastava não ter dormido nada no voo de ida, me fez ter mais certeza de sair daquele lugar. Dia 2 Tomei café da manhã numa rede chamada Greggs, e fui para a Torre de Londres, um complexo medieval central na história de Londres e da Inglaterra, que serviu desde castelo a até prisão, onde alguns personagens importantes da história britânica perderam a vida (como Ana Bolena, uma das esposas do psicopata Henrique VIII). Interessante notar que ainda hoje moram lá dentro algumas famílias de pessoas que fazem a guarda do local. Lá também é possível ver (mas não fotografar) as jóias da realeza, incluindo a coroa que será usada por Charles III na sua coroação em Maio desse ano. Dali já se vê a orla do Tâmisa de onde se tem uma boa vista para a Tower Bridge: Após passear pelo local, a fome bateu e fui andando até o Borough Market, lugar fantástico com muitas opções para todos os gostos, tudo com preço bem camarada (para o padrão inglês), comi um wrap de frango e tomei um sorvete que me lembro até agora de tão bom que era. A vibe toda do lugar é incrível: Depois da pausa continuei a pé pela orla sul do rio, até chegar no Tate Modern, um museu de arte moderna de primeira linha, e gratuito. Fiquei nele até fechar: Já cansado voltei para o Hostel, dei o checkout, atravessei a rua e fiz check-in no Grange White Hall Hotel, quarto individual com uma cama enorme só para mim, banheiro privativo, definitivamente estou ficando velho rs. Pelo preço cobrado vale a pena, era o mais barato que achei, mas não é perfeito, a mobília é um tanto quanto antiga, a TV ainda da era pré-digital, mas não ia usar nada disso então não me importei. 4 1 Citar
Membros Este é um post popular. ricardo.barros Postado Fevereiro 23, 2023 Autor Membros Este é um post popular. Postado Fevereiro 23, 2023 Dia 3 Dediquei esse dia a visitar algumas igrejas que tinha vontade de conhecer: Temple Church - Igreja do século XII, importante reduto da Ordem dos Cavaleiros Templários, com algumas efígies deles no chão. Se você for um turista comum todavia, recomendo não perder tempo lá, pois não é nada demais comparado com outros lugares da cidade. St. Paul's Cathedral - Uma das mais belas construções barrocas que já vi na vida. Sede do bispado de Londres, o edifício atual é do começo do século XVIII, construída logo após o grande incêndio de Londres, e num contexto histórico importante da Contra-Reforma. Em tamanho só perde para a Basílica de São Pedro no Vaticano: Subi até o topo do Domo da Catedral, 111 metros, 520 e poucos degraus, e a recompensa vem com uma vista surreal de Londres: Depois desci na cripta onde estão enterrados pessoas do calibre de Lord Nelson, Arthur Duke de Wellington, Alexander Fleming e por aí vai. St. Bartholomew's The Great - Um outro lugar que só recomendo para quem gostar muito de arquitetura, pois ela em si não tem nenhum atrativo. Construída em estilo românico/normando se destaca ao meu ver por uma aparência de incompletude no interior, ela é muito mais "crua", "escura", "fria" e "sinistra" do que igrejas de ordens mais poderosas. Dali fui de ônibus para a National Gallery no centro da cidade. Um breve comentário sobre esse modal de transporte: muito bom. Só dar sinal com a mão, passar o Oyster card ou outra forma de pagamento sem contato (Google Pay, Apple Pay) e entrar, subir no segundo andar e apreciar a vista. Cheguei no meio da tarde na Galeria, e lá passei o resto do dia, tem uma coleção muito boa de pintores famosos da renascença, incluindo uma das versões de Madonna of The Rocks de Leonardo (a outra está no Louvre): Na volta, já de noite, passei pela agitada Picadilly Circus: 5 1 Citar
Membros Este é um post popular. ricardo.barros Postado Fevereiro 23, 2023 Autor Membros Este é um post popular. Postado Fevereiro 23, 2023 Dia 4 Continuando a romaria, comecei o dia pela "Notre-Dame" londrina, a Westminster Abbey, maior exemplar do estilo gótico inglês. O meu ingresso era para o primeiro horário do dia, então consegui apreciar tudo sem grandes filas. Se pudesse indicar apenas uma igreja para visitar na cidade diria para irem nessa. É nela onde reis são coroados desde William O Conquistador em 1066d.C., também é lá que estão enterrados vários reis (Eduardos, Henriques, etc), e também dois dos maiores monstros sagrados da ciência: Isaac Newton e Charles Darwin Ao sair de lá as ruas no entorno já estavam entupidas de gente, fui tirar umas fotos do Parlamento: Depois dali fui a outra igreja, menos conhecida que a irmã do bairro, mas tão impressionante quanto, a Westminster Cathedral, construída num estilo neo-bizantino que lembra muito igrejas que se vê no oriente (só que essa é bem recente, do começo do século XX). O interior dela é digna de um filme de terror, completamente escura, paredes que parecem queimadas de um incêndio, não podia fotografar pois estava tendo culto no momento, consegui apenas registrar um dos tetos de uma das capelas laterais, com lindas pinturas bizantinas: Ainda com luz do dia (nessa época o sol está se pondo por volta de 17h20) aproveitei para ir até o Palácio de Buckingham, tentei ver se alguém da realeza dava as caras, mas como esperava nenhum sinal de vida além dos guardas que ficam em frente ao palácio: Depois fui voltando a pé passando por Chinatown e pelo Soho, lugar com muita gente, bares lotados e muita diversidade. 5 1 Citar
Membros Este é um post popular. ricardo.barros Postado Fevereiro 23, 2023 Autor Membros Este é um post popular. Postado Fevereiro 23, 2023 Dia 5 Foi o primeiro dia de sol desde que tinha chego na cidade, e tomei a decisão errada de gastar a manhã dormindo até tarde e depois de ir em mais um museu rs. Acho que já tava começando a sentir o cansaço da viagem. Era um Domingo, fui de ônibus ao Tate Britain, que tem uma coleção legalzinha de pinturas e esculturas, mesclando antigo com moderno, mas achei totalmente dispensável (mesmo eu adorando museus), se estiver com pouco tempo na cidade não o perca nesse lugar. Saí de lá e fui conhecer duas lojas, a M&M's London e a Fortnum & Mason: Fiz tudo meio na correria pois tinha o jogo do Totteham que iria assistir logo mais. Tomei o trem na Liverpool Street rumo ao estádio, que fica na região norte da cidade, já no trem tinha uma cantoria e provocação das duas torcidas, mas num clima amistoso. Ao chegar na estação do lado do estádio você percebe a diferença de um ambiente civilizado, famílias inteiras indo assistir, despreocupadas, sem baderna, e isso por ser um clássico local. O estádio em si é muito bonito e moderno, você passa num raio x, compra e toma sua cerveja num hall e fica socializando ali até dar a hora do jogo e ir para a arquibancada, que tem assentos numerados. Uma baita experiência que vale a pena. 4 1 Citar
Membros Este é um post popular. ricardo.barros Postado Fevereiro 23, 2023 Autor Membros Este é um post popular. Postado Fevereiro 23, 2023 Dia 6 Neste dia eu já estava bem cansado do ritmo da viagem, e pra piorar foi o dia escolhido para visitar o British Museum, um colosso em tamanho de acervo. Tinha reservado o horário e dia pelo site (e só tinha a partir dessa data quando o fiz) mas se soubesse que ninguém ia sequer olhar a reserva (só checavam sua mochila) eu tinha deixado pra ir logo no primeiro dia. O resultado disso é que aproveitei menos do museu do que gostaria, mesmo assim fiquei umas 4 horas lá dentro, saí acabado e fui para o hotel descansar. Para a minha frustração a Pedra da Rosetta (que permitiu aos arqueólogos decifrarem a escrita egípcia) não estava em exposição. --- Quando acordei já era quase final da tarde e como era um dia de sol eu queria ver se tinha algum lugar de onde pudesse vê-lo se por. Procurei na internet e vi que Primrose Hill parecia ser um bom lugar. Fui de ônibus até Camdem Town e de lá andei até o parque, é uma subidinha até o pico, mas nada difícil. O triste é que quando cheguei no topo o sol já tinha ido embora rs. Mas a vista é de fato muito bonita: Na volta perambulei pelo Camdem Market, não sei se era o cansaço, o horário (já de noite), o fato do córrego ali no meio estar cheio de lixo, mas esse lugar foi o único que me decepcionou em relação ao que tinha lido sobre. É legalzinho, e só, não iria de novo. 4 1 Citar
Membros Este é um post popular. ricardo.barros Postado Fevereiro 23, 2023 Autor Membros Este é um post popular. Postado Fevereiro 23, 2023 Dia 7 No meu último dia eu fiz somente dois passeios, de manhã fui ao Hyde Park/Kensington Gardens, caminhei com calma por ele, ouvindo música e pensando na vida, é um lugar muito agradável, com bastante grama, e que deve ser ainda mais bonito no verão: Depois fui ao Battersea Power Station, lugar que para mim simboliza o bom trabalho arquitetônico, a preservação do velho e sua mescla com o novo, que essa cidade sabe fazer com primor. O lugar era uma fábrica de carvão desde o começo do século passado (aparece na capa de um álbum do Pink Floyd) e foi transformada em Shopping Center mantendo a estrutura original e refazendo todo o entorno: Foi um bom lugar para encerrar essa viagem, das capitais que já conheço pelo mundo achei ela a mais interessante até o momento. O lugar transpira cultura, arte, respeito, voltarei no verão para aproveitar mais e também andar pelo interior do país. 5 1 Citar
Membros anselmoportes Postado Fevereiro 24, 2023 Membros Postado Fevereiro 24, 2023 Com relação ao Camden Market, acho que vc deu azar. O lugar é bem legal! Caso retorne pra Londres vá lá em melhores condições (descansado e de dia). 1 Citar
Colaboradores Rafael_Salvador Postado Fevereiro 25, 2023 Colaboradores Postado Fevereiro 25, 2023 Em 23/02/2023 em 10:24, ricardo.barros disse: mas só fiquei uma noite Hostel 'e sempre uma surpresa... Relato top!!! Citar
Membros D FABIANO Postado Fevereiro 26, 2023 Membros Postado Fevereiro 26, 2023 @ricardo.barrosObrigado pelo relato. Você acha que deu para conhecer os pontos turísticos mais importantes da cidade ou há muitos outros? Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.