Membros Pâmela Abreu Postado Fevereiro 11, 2023 Membros Postado Fevereiro 11, 2023 Eai pessoal, estou organizando uma viagem pelo mundo e o primeiro continente seria a América do Sul, mais especificamente Brasil, Argentina, Chile, Peru, Uruguai, Equador e Colômbia. Atualmente eu moro nos Estados Unidos, e essa viagem seria para o próximo ano (2024). Porém estou em dúvida entre mochilão ou ir de carro adaptado (motorhome). Eu irei sozinha, então não sei qual compensaria mais. Ir de carro teria os gastos com pedagio, gasolina, revisão, documentação… mas me pouparia gastos com transporte, hospedagem e alimentação (cozinha própria) além de me fornecer mais liberdade entre poder parar e ir em qualquer lugar e até mesmo fazer passeios por conta própria. Ir de mochilão me pouparia todos os gastos com o carro, mas teria gasto com passagens (aérea, trem, ônibus), hospedagem e comida, e até mesmo passeios que querendo ou não caberia a mim pagar. Além da questão de pegar carona ou qualquer outra situação, por estar sozinha talvez me sentiria mais vulnerável a golpistas, abusadores… Alguma opinião/dica??? Citar
Membros D FABIANO Postado Fevereiro 11, 2023 Membros Postado Fevereiro 11, 2023 Não há estrada que ligue a Colômbia ao Panamá e não recomendo andar por esses países sozinha. Quando mais jovem, eu andei, mas hoje não ando mais. Não porque tenha visto algo de grave,mas soube.Por exemplo, no litoral do Pacífico da Colômbia matavam mais do que no ES,terra sem lei no Brasil.Colômbia seria então um país muito perigoso mas eu só andei de dia e não fui a certos lugares.Equador é tranquilo,ao menos em 2015.Mas já fazem anos que andei por aí,hoje fui roubadoem Dominicana. É aquilo,país pobre,não importa qual,existem golpistas e ladrões. Citar
Membros de Honra casal100 Postado Fevereiro 11, 2023 Membros de Honra Postado Fevereiro 11, 2023 (editado) 1 hora atrás, Pâmela Abreu disse: Eai pessoal, estou organizando uma viagem pelo mundo e o primeiro continente seria a América do Sul, mais especificamente Brasil, Argentina, Chile, Peru, Uruguai, Equador e Colômbia. Atualmente eu moro nos Estados Unidos, e essa viagem seria para o próximo ano (2024). Porém estou em dúvida entre mochilão ou ir de carro adaptado (motorhome). Eu irei sozinha, então não sei qual compensaria mais. Ir de carro teria os gastos com pedagio, gasolina, revisão, documentação… mas me pouparia gastos com transporte, hospedagem e alimentação (cozinha própria) além de me fornecer mais liberdade entre poder parar e ir em qualquer lugar e até mesmo fazer passeios por conta própria. Ir de mochilão me pouparia todos os gastos com o carro, mas teria gasto com passagens (aérea, trem, ônibus), hospedagem e comida, e até mesmo passeios que querendo ou não caberia a mim pagar. Além da questão de pegar carona ou qualquer outra situação, por estar sozinha talvez me sentiria mais vulnerável a golpistas, abusadores… Alguma opinião/dica??? Pâmela, muito bem-vinda! Tenho experiência dos dois jeitos(carro e mochila), viajei de carro uns 30 anos e outros tantos de mochila, minha opinião ok. Sobre vulnerabilidade: Em ambos os casos sempre estará vulnerável, portanto neste quesito fica empate ok. Sobre liberdade de parar e ir em qualquer lugar, talvez de carro tem uma leve vantagem, mas não esqueça que estará sozinha e vc não poderá parar em "qualquer" lugar...então empata também. Sobre custos: Como vai viajar sozinha, creio que seus custos de traslados serão maiores, pois terá vários custos indiretos que muita gente não coloca no papel(uma viagem dessa, no final terá que fazer uma baita revisão, trocar pneus..... isso é muitooooo caro), além dos impostos sobre ele(seguro, carta verde.....) dentre vários outros.... Para piorar, na passagem do Panamá e a Colômbia, vc terá que colocá-lo num container (que demora e é muito caro, vc tem que atravessar de barco ou avião. Sem contar que terá que a cada 5 a 10.000 kms terá que trocar óleo, pode furar pneu(os meus já furaram em cada lugar assustador)...... Obs.: sugiro fazer uma planilha sobre todos esses custos, tem alguns sites que dão ideia. Em lugares ou regiões com muitos atrativos, você poderia alugar um carro e curtir o lugar, podendo até compartilhar com mais pessoas, gastando menos. Sobre alimentação: De carro é mais prático, mas você pode hospedar em albergues/hostes.... que tem cozinha compartilhada, além de poder fazer sua própria comida, ainda vai ter companhia todos os dias, saberá os melhores lugares dos lugares para conhecer, e onde não se deve ir.... Resumindo: Viajar de carro é muito bom, mas de mochila você se interage muito mais com a cultura dos países que vai passar. Obs.: Outra coisa que pesa muito contra ir de carro, é o fato que tanto a América central(Honduras, Nicarágua...).quanto a América do sul está passando por sérias crises políticas e de segurança pública, de carro não tem como você pular certos países, de mochila se algum país estiver com esse problema (caso específico do Peru, onde foi decretado estado de emergência em certas províncias), vc terá que ficar preso no país, ou não podendo entrar, o que vai por terra todo o planejamento. Quaisquer outras dúvidas estamos por aqui.. Editado Fevereiro 11, 2023 por casal100 1 Citar
Membros Pâmela Abreu Postado Fevereiro 11, 2023 Autor Membros Postado Fevereiro 11, 2023 50 minutos atrás, casal100 disse: Pâmela, muito bem-vinda! Tenho experiência dos dois jeitos(carro e mochila), viajei de carro uns 30 anos e outros tantos de mochila, minha opinião ok. Sobre vulnerabilidade: Em ambos os casos sempre estará vulnerável, portanto neste quesito fica empate ok. Sobre liberdade de parar e ir em qualquer lugar, talvez de carro tem uma leve vantagem, mas não esqueça que estará sozinha e vc não poderá parar em "qualquer" lugar...então empata também. Sobre custos: Como vai viajar sozinha, creio que seus custos de traslados serão maiores, pois terá vários custos indiretos que muita gente não coloca no papel(uma viagem dessa, no final terá que fazer uma baita revisão, trocar pneus..... isso é muitooooo caro), além dos impostos sobre ele(seguro, carta verde.....) dentre vários outros.... Para piorar, na passagem do Panamá e a Colômbia, vc terá que colocá-lo num container (que demora e é muito caro, vc tem que atravessar de barco ou avião. Sem contar que terá que a cada 5 a 10.000 kms terá que trocar óleo, pode furar pneu(os meus já furaram em cada lugar assustador)...... Obs.: sugiro fazer uma planilha sobre todos esses custos, tem alguns sites que dão ideia. Em lugares ou regiões com muitos atrativos, você poderia alugar um carro e curtir o lugar, podendo até compartilhar com mais pessoas, gastando menos. Sobre alimentação: De carro é mais prático, mas você pode hospedar em albergues/hostes.... que tem cozinha compartilhada, além de poder fazer sua própria comida, ainda vai ter companhia todos os dias, saberá os melhores lugares dos lugares para conhecer, e onde não se deve ir.... Resumindo: Viajar de carro é muito bom, mas de mochila você se interage muito mais com a cultura dos países que vai passar. Obs.: Outra coisa que pesa muito contra ir de carro, é o fato que tanto a América central(Honduras, Nicarágua...).quanto a América do sul está passando por sérias crises políticas e de segurança pública, de carro não tem como você pular certos países, de mochila se algum país estiver com esse problema (caso específico do Peru, onde foi decretado estado de emergência em certas províncias), vc terá que ficar preso no país, ou não podendo entrar, o que vai por terra todo o planejamento. Quaisquer outras dúvidas estamos por aqui.. Muito obrigada, de verdade. Foram ótimos pontos de vista que me farão repensar muito sobre toda a viagem. Esqueci de mencionar mas minha viagem começa no Brasil, eu vou de avião dos EUA até o Brasil, não passarei pela América central. Mas todos os pontos abriram meus olhos. Muito obrigada. 1 Citar
Membros joshilton Postado Fevereiro 11, 2023 Membros Postado Fevereiro 11, 2023 2 horas atrás, Pâmela Abreu disse: Eai pessoal, estou organizando uma viagem pelo mundo e o primeiro continente seria a América do Sul, mais especificamente Brasil, Argentina, Chile, Peru, Uruguai, Equador e Colômbia. Atualmente eu moro nos Estados Unidos, e essa viagem seria para o próximo ano (2024). Porém estou em dúvida entre mochilão ou ir de carro adaptado (motorhome). Eu irei sozinha, então não sei qual compensaria mais. Ir de carro teria os gastos com pedagio, gasolina, revisão, documentação… mas me pouparia gastos com transporte, hospedagem e alimentação (cozinha própria) além de me fornecer mais liberdade entre poder parar e ir em qualquer lugar e até mesmo fazer passeios por conta própria. Ir de mochilão me pouparia todos os gastos com o carro, mas teria gasto com passagens (aérea, trem, ônibus), hospedagem e comida, e até mesmo passeios que querendo ou não caberia a mim pagar. Além da questão de pegar carona ou qualquer outra situação, por estar sozinha talvez me sentiria mais vulnerável a golpistas, abusadores… Alguma opinião/dica??? Completo com uma passada pela Bolívia, uma país que merece ser visitado. A Colambia hoje já é tranquila, não é mais aquela de antes. Eu adora viajar de motorhome, foi um amor a primeira vista rssss, porém tem os detalhes de vc estar só e isso pode ter consequencias não agradáveis. Porém no Chile e Argentina, um motorhome faz TODA a diferença. Bem, a minha opinião é vc ir de motorhome apresar dos pesares dito acima. É mais tranquilo e vc ficará "livr" de ir e vir ou seja, voltar a um belo lugar ou um que vc gostou mais. Comeria a comida que vc gosta, ficaria mais tempo onde desejasse e assim por diante. Falta saber se no roteiro tem estrada boa. Uns amigos saíram do Sul do Brasil e estão indo até o Alasca, vou tentar entrar em contato com eles para me passaram o roteiro. Citar
Membros Pâmela Abreu Postado Fevereiro 11, 2023 Autor Membros Postado Fevereiro 11, 2023 14 minutos atrás, joshilton disse: Completo com uma passada pela Bolívia, uma país que merece ser visitado. A Colambia hoje já é tranquila, não é mais aquela de antes. Eu adora viajar de motorhome, foi um amor a primeira vista rssss, porém tem os detalhes de vc estar só e isso pode ter consequencias não agradáveis. Porém no Chile e Argentina, um motorhome faz TODA a diferença. Bem, a minha opinião é vc ir de motorhome apresar dos pesares dito acima. É mais tranquilo e vc ficará "livr" de ir e vir ou seja, voltar a um belo lugar ou um que vc gostou mais. Comeria a comida que vc gosta, ficaria mais tempo onde desejasse e assim por diante. Falta saber se no roteiro tem estrada boa. Uns amigos saíram do Sul do Brasil e estão indo até o Alasca, vou tentar entrar em contato com eles para me passaram o roteiro. Seus gastos com Motorhome foram altos? com revisões, troca de pneu, óleo em na sua viagem pela América do Sul? Porque me sinto bem mais atraída pela ideia do motorhome. Citar
Membros joshilton Postado Fevereiro 11, 2023 Membros Postado Fevereiro 11, 2023 1 hora atrás, Pâmela Abreu disse: Seus gastos com Motorhome foram altos? com revisões, troca de pneu, óleo em na sua viagem pela América do Sul? Porque me sinto bem mais atraída pela ideia do motorhome. Na verdade eu só fiz o Chile e Argentina, aluguei no Chile, fiquei 18 dias e gastei aproximadamente 3 mil dolares, com combustível, aliemntação, pedágios, aluguel do motorhome (uma amigo me indicou esse aluguel). Não tive gastos com nada do veículo. Ia e voltava em lugares que gostei. Fiz TUDO que desejei fazer. Citar
Membros de Honra casal100 Postado Fevereiro 11, 2023 Membros de Honra Postado Fevereiro 11, 2023 (editado) 2 horas atrás, Pâmela Abreu disse: Muito obrigada, de verdade. Foram ótimos pontos de vista que me farão repensar muito sobre toda a viagem. Esqueci de mencionar mas minha viagem começa no Brasil, eu vou de avião dos EUA até o Brasil, não passarei pela América central. Mas todos os pontos abriram meus olhos. Muito obrigada. Entendi errado, achava que viria dos Estados Unidos de carro pra o Brasil, então não vai atravessar pra América Central. O melhor a fazer é colocar tudo no papel, calcular aproximadamente o custos de ambas viagens, A Juliana Champi, tem uns relatos ótimos aqui. Ela vai até determinado país de avião, aluga um carro e conhece algumas regiões, talvez para você, em determinadas regiões pode funcionar. Certa vez sai de Quito no Equador de ônibus é fui até Punta Arenas de Ônibus, parando em várias cidades no caminho para conhecer as atrações dos lugares, conheci e revistei muita coisa. Tem algumas pessoas viajando de carro adaptado, um casal está num palio ou uno adaptado conhecendo algumas regiões da América do Sul, tente entrar em contato com eles pra saber sobre custo/problemas..... Mas uma coisa é certeza, de qualquer jeito que fizer a viagem, vai aproveitar bastante. A América do Sul é show. Todas as viagens tem os prós e contras, só colocar tudo na balança. Editado Fevereiro 11, 2023 por casal100 1 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.