Membros de Honra Cris*Negrabela Postado Abril 11, 2011 Membros de Honra Postado Abril 11, 2011 Otavio, pra pascoa eu ja programei ir pro meu "mar de morros" predileto e ir pernar no sul de Minas... Agora.... E dá pra ir pro PP também, via Camapuã->Tucum->Serro Verde->Itapiroca->A1->A2->PP, uma bela pernada. Rapaaaaaaz... tu acabou de me dar uma nova "coceirinha" kkkk Entendi direito: a pernada começaria na fazenda do Bolinha e terminaria no Dilson, certo? Dá pra fazer esse trajeto todo em quanto tempo mais ou menos ? Onde seriam os pernoites? É um lance que dá pra pensar pro feriado de Junho... Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Abril 11, 2011 Autor Membros de Honra Postado Abril 11, 2011 Dá pra começar no Bolinha e terminar no Dilson sim. Eu não conheço o trecho Tucum->Serro Verde->Itapiroca, dizem que é um pouco chato por ser pouco utilizado (perdidos, trilha fechada, etc). É recomendável ter um bom farejador de trilha no grupo... Acredito que com dois pernoites (três dias) dá pra fazer esse roteiro: 1º dia Bolinha->Camapuã->Tucum->Serro Verde. Dizem que a vista do PP do Serro Verde é a melhor de todas. 2º dia Serro Verde->Itapiroca->A1->A2->PP 3º dia PP->A2->A1->Getúlio->Dilson O primeiro pernoite pode ser no Tucum, Serro Verde ou Itapiroca, vai depender do horário de saída, disposição da galera, etc... O segundo pernoite pode ser A1, A2 ou PP, depois a volta. Bela trip, hein? Citar
Membros de Honra Cacius Postado Abril 11, 2011 Membros de Honra Postado Abril 11, 2011 Bah, que saudade da Serra! Quando estivemos no PP pouco deu pra ver. Volltar aí é um projeto! Parabéns por fazer a trip e realizar seu sonho! Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Abril 12, 2011 Autor Membros de Honra Postado Abril 12, 2011 Valeu Cacius!!! Só existe uma coisa melhor do que sonhar, é transformar o sonho em realidade. Ando sonhando com Agudo Cotia e os campos do Quiriri... Inclusive este fds estive ali pertinho, no Morro do Araçatuba, em Tijucas do Sul. Mas peguei chuva e nevoeiro, sem visual pro lado do Quiriri... é uma montanha linda e de fácil acesso, apesar dos inúmeros trilhos de vaca que dificultam um pouco a orientação. Citar
Membros de Honra gvogetta Postado Abril 19, 2011 Membros de Honra Postado Abril 19, 2011 Olá Otávio! Grande relato! Chegou a ser comovente de certa forma para mim já que me identifiquei com sua história, especialmente por também ter ficado um tempão afastado das pernadas mais sérias. Bateu uma saudade daqueles lugares. Faz tempo, muito tempo que não subo até o Cerro Verde, Ciririca e outros ali em volta. Fiz ano passado apenas o PP, coincidentemente quase 10 anos depois de tê-lo subido pela última vez, em 2000, para marcar meu retorno às trilhas depois de quase 10 anos afastado (ainda que não completamente já que alguma coisa leve ainda fazia, muito esporadicamente). Este ano quero fazer o PP novamente, se possível esticando com uma pernada ao Caratuva e/ou Itapiroca, quem sabe até o Cerro Verde, só que desta vez com meu pai, que vai fazer 75 anos em maio (apesar da idade está fisicamente melhor do que eu). Vai ser a comemoração de 18 anos da nossa primeira subida lá juntos! Realmente aquela região do Ibitiraquire é fascinante! Quem for a fim de fazer, recomendo seriamente! Vão querer repetir... Várias vezes! Só espero que peguem tempo bom lá em cima (céu limpo) pois a vista é surpreendente. Creio que em junho seja melhor pela maior possibilidade de pegar tempo claro e sem tanta condensação, pois agora em abril o tempo ainda não firmou bem para montanha aqui no Sul. Tirando o saudosismo de lado, com bem disse o Otávio, melhor que sonhar é realizar o sonho! Pé na trilha moçada! Abraços, Citar
Membros sono Postado Abril 19, 2011 Membros Postado Abril 19, 2011 muito bom o relato, estou pra ir la agora na páscoa! ou ao pp, eu + 2 colegas, estamos decidindo ainda o destino, mas que nos vamos é um fato, hehehe!!! Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Abril 19, 2011 Autor Membros de Honra Postado Abril 19, 2011 Valeu Getúlio e Sono. Realmente o Ibitiraquire é a cadeia de montanhas mais bela do Paraná, e acredito do Brasil. E nada como retornar a um lugar tão bonito e grandioso!!! Já estou pensando na próxima... Citar
Membros de Honra DIVANEI Postado Maio 16, 2011 Membros de Honra Postado Maio 16, 2011 Grande Otávio , belo relato !!! Eu não sabia que a tal fazenda da Bolinha era perto da fazenda do pico do Paraná. Já fui ao pico do Paraná, aliás minha primeira trilha solo.Esta serra é realmente fantástica e me animei a volta lá de novo. As coisas no sul do país são muito mais fáceis do que no sudeste, onde a burocracia para acessar as trilhas chega a ser absurdas. Com 4 dias é possível ir ao Ciririca, dar uma esticada até o Agudo(bonita montanha) e depois fazer a travessia para o mfazenda do Dilso ? Como eu já conhco o Pico do Paraná, poderai deixa-lo de fora no caso do tempo ser curto. Você que conhece a região, pode dar dicas de outras travessia nesta serra. Sabe qual é a carta topografica da região ? Um abraço. Ps : moro em São Paulo( região de Campinas.). Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Maio 16, 2011 Autor Membros de Honra Postado Maio 16, 2011 (editado) Salve Divanei! Com 4 dias por lá dá pra fazer bastante coisa. Saindo do Bolinha e indo direto pro Ciririca pela "trilha de baixo" (1º noite), no dia seguinte ataca o Agudo da Cotia e volta pro Ciririca (2º noite). No terceiro dia sai do Ciririca e volta pela "trilha de cima". As duas (de baixo e de cima) se encontram no rio Última Chance, última fonte confiável de água antes do Ciririca, e que fica bem no pé dele. Esta "trilha de cima" pega-se subindo o Última chance, ao invés de cruzá-lo (trilha de baixo). A trilha por cima vai pelo cume dos morros Luar, Serro Verde e outro que não lembro o nome... ... do Serro Verde tem uma trilha que vai pro Itapiroca, e de lá pra trilha Dilson-PP. Ou então entre o Luar e Serro Verde pega-se a trilha pro Tucum, e deste segue-se p/ o Camapuã, "trilha de baixo" e Bolinha. Esqueci de mencionar, o terceiro pernoite pode ser no Luar ou Serro Verde, ou até no Itapiroca, depende da perna. Além deste rolê pode-se tentar a perrengosa travessia Ciririca-Graciosa (veja o relato do Jorge Soto aqui no mochileiros). O sentido desta travessia é Ciririca-Agudo Cotia-Graciosa. Outra travessia legal por lá é a Trilha da Conceição, que começa em Bairro Alto, município de Antonina e vai até a fazenda do Dilson. Tem um relato do Augusto aqui no site também. Com mais tempo emenda uma na outra, fazendo a super-mega travessia Bairro Alto-Dilson (ou Ferraria... )-Itapiroca-Serro Verde-Ciririca-Agudo-Graciosa!!! Outra seria a Cacatu-Bairro Alto, descendo o leito do rio Cacatu que começa no pé do PP. Essa só ouvi falar... Sem falar que pode-se ir pro PP, voltar pro Itapiroca, ir pro Ciririca... ou então ir pro Ferraria, pelo Caratuva e Taipabaçu... Na sua segunda foto você está bem de frente pro Ferraria, e lá embaixo (a direita, sentido leste) fica o Bairro Alto. Sobre a carta não sei te informar. Editado Maio 17, 2011 por Visitante Citar
Membros de Honra DIVANEI Postado Maio 16, 2011 Membros de Honra Postado Maio 16, 2011 Valeu caro amigo ( otávio) Com tanta informação , fiquei até tonto, rsrsrsrs. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.