Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Tudo está super caro em Gramado e Canela, desde hospedagem a alimentação. Deixaram de ganhar durante a pandemia e agora querem "buscar" o que acreditam que perderam. Não é uma boa idéia ir a Serra Gaucha esses tempos. Fui e ví hotéis vazios, lojas vazias, tudo por conta dos preços abusivos que estavam praticando. Essa é a minha opinião.

• Amei! 1
  • Membros
Postado

@joshiltonLá sempre foi caro, principalmente nas épocas de Natal Luz que vai de nov ao fim de jan e no inverno.Não é novidade,se vai lá,tem que ir sabendo disso. Como Campos do Jordão são lugares que dizem tem frio e aproveitam a fama de anos. Vivem disso. 

• Colaboradores
Postado (editado)

Complementando o comentário anterior, notei que saíram algumas matérias jornalísticas que enfatizavam/criticavam essa questão do aumento dos preços na região, justamente "espantando" o consumidor de classe média e esvaziando as cidades. É isso aí mesmo que o os colegas disseram. 

Por outro lado, se for para passar rapidinho e ver algum evento 0800, e quem sabe comprar uma lembrancinha numa fábrica de chocolate, pq não?

Até pq dá para ativar o "modo econômico". Por exemplo: caso esteja de carro, é interessante fazer a rota romântica e passar em outras cidades como Nova Petrópolis (que tbm faz suas festividades de páscoa). Como vai ser outono, é possível que o trajeto famoso esteja bem bonito. Aí morre de colar. 

Editado por StanlleySantos
  • Amei! 1
  • Membros
Postado (editado)

moro em Porto Alegre e a procura pela serra gaúcha está cada vez maior

já se tornou um destino nacional e não apenas regional

exemplo de regiões serrana; campos do jordão serve aos paulistas

teresopolis aos cariocas

mas muito difícil alguem sair  de outra região do país apenas p/ visitar campos de jordão  ou teresopolis

porém gramado/canela e adjacencias estão vindo turistas literalmente do país todo

para se ter uma ideia ano passsado num feriado (não lembro qual), fizeram um levantamente e gramado e canela foi o 3º destino mais visitado no país, perdendo apenas para sp e rj, pensa no tamanho desse feito, todas as cidades do nordeste ficaram para tras

e essa aumenta da procura causa um aumento no preço de hoteis e passeiso

estive em bento goncalves na 2a semana de janeiro e vários passeios por lá já estavam cheios e pedindo reserva com antecedência 

e para não me chamarem de bairrista, nem sou gaucho e acho gramado/canela bastante superestimado

mas pelo jeito que os colegas postaram parece que as cidades estão ficando esvaziadas

e ao contrário de outras cidades serranas cada vez aparece uma atração nova na região: parque com piscinas aquecidas, parqus, lojas e hoteis temáico, entre outros 

Editado por FCRO
  • Amei! 1
  • Membros
Postado

Morei na Serra Gaúcha entre 2008 e 2013, e naquela época tinha muito menos turistas que hoje. Fui no final de 2021 em Gramado e me surpreendeu como ela cresceu turisticamente, bom para o comércio mas para outros nem tanto, ainda mais de quem é da Serra, pois é tudo lotado e caro hoje em dia.

• Amei! 1
  • Membros
Postado
4 horas atrás, D FABIANO disse:

@joshiltonLá sempre foi caro, principalmente nas épocas de Natal Luz que vai de nov ao fim de jan e no inverno.Não é novidade,se vai lá,tem que ir sabendo disso. Como Campos do Jordão são lugares que dizem tem frio e aproveitam a fama de anos. Vivem disso. 

Sim, sempre foi cara, custando os olhas da cara, só que agora querem além dos olhos, querem o rim, o fígago, o caração .....

• Amei! 1
  • Colaboradores
Postado (editado)

Dizer que "sempre foi cara", não sei, sabe...a meu ver é questão de o cara pesquisar, se antecipar, e não cair em furada. E olha que quem está falando é um autêntico "pão-duro", segundo mamãe :lol:

Por exemplo, preço de chocolate ou da sequência de fondue..... eu vi esses produtos darem um salto gigantesco na diferença de valor, dependendo da localização (o quão perto ou longe da rua torta, como referência :lol:). Fondue a 150, 200 reais tranquilo no centro, e perto do pórtico 35 paus por pessoa (2019, hoje em dia deve ser impossível achar nesse valor). Claro, pode haver uma diferença na qualidade e quantidade do que é servido, mas em tese, dá para comer bem. A mesma coisa que notei em Gramado notei em Campos do Jordão (no inverno) em relação ao chocolate: tem loja pra caramba que vende os chocolates dos mesmos fornecedores, mas a preços diferentes, ou com promoção, dependendo do prestígio (ou do desespero) do estabelecimento. Vc paga mais ali na loja com alegoria de carnaval enfeitando a sacada e o estacionamento, quando poderia levar o dobro do mesmo chocolate indo numa vendinha mais humilde que fica escondida atrás do supermercado local. E por aí vai.

Se a pessoa for estudante (não sei se ainda tem essa regra lá), consegue pelo menos o 50% em alguns lugares. Na época, minha ex tinha o comprovante de faculdade dela, e o espertinho aqui "deu uma mexida" no dela para voltar a ser universitário 😏 resultado: duas meias no mini-mundo (que dói um tiquinho no bolso) e no parque caracol. 

Estava olhando o booking rapidinho aqui (agora) e vi que para Abril tem diária para casal em suíte própria a partir de 125 mangos (se ambos cooperam, 62,50 para cada). Hospedagens ok, com localizações que permitem acesso a algumas atrações, mas nada que não se resolva com carro próprio ou aplicativo. A meu ver, pagáveis, se a pessoa não é daquelas que só dormem em hotel de luxo.

Por fim, fugir das atrações "furada", e refletir se vale a pena gastar em tal lugar. Alpen park: pagar para entrar e pagar de novo para brincar em certas atrações? Taqueospariu ein. Snowland: ficar numa fila do CÃO para escorregar no gelinho e tirar foto no termômetro morrendo de frio? Passo. Cara de mau: pagar cento e lá vai porrada para comer pizza num lugar temático com apresentação teatral e atendimento personalizado? Uma vez na vida até que pode ser...e por aí vai.

É manjar dos paranauês dessas cidades turísticas.

Editado por StanlleySantos
  • Amei! 1
  • Membros
Postado

@Davi LeichsenringSomos quase contemporâneos como "gaúchos",pois eu fiz curso na UFRGS em 2006,antes de ir a Chile e concordo em parte.Só não disse o motivo do crescimento, pois vive na Europa. Em qualquer shopping do Brasil tem lojas CVC vendendo pacotes.E a empresa cresce a cada ano,então...

• Membros
Postado (editado)
12 horas atrás, D FABIANO disse:

@Davi LeichsenringSomos quase contemporâneos como "gaúchos",pois eu fiz curso na UFRGS em 2006,antes de ir a Chile e concordo em parte.Só não disse o motivo do crescimento, pois vive na Europa. Em qualquer shopping do Brasil tem lojas CVC vendendo pacotes.E a empresa cresce a cada ano,então...

Indo no chutômetro, eu diria que isso aconteceu pela desvalorização do real, ficando muito caro viajar para fora, os destinos nacionais ficam mais "em conta" e começaram a ser divulgados. Por mais que seja caro pro bolso brasileiro, ainda sim é mais barato que gastar na Europa, quando eu fazia a conversão euro x real, por ex, os preços eram bem favoráveis.
Quando fui no Hard Rock Cafe, devo ter gastado uns R$120, mas em euros deu um pouco menos de €20, na Europa eu não gastaria menos que €30 pelo pedido que fiz. Fui numa doceria e gastei uns R$20 reais pra tomar um café e comer um doce, aqui eu gastaria uns €4-5 euros, com conversão para R$25-30 reais.

Viajar dentro do Brasil sempre foi caro, a primeira vez que vim para Europa, em 2013 o Real estava 3x1 com euro, então enquanto tinha-se que pagar uns 1.000-1500 reais para ir pro Nordeste, eu paguei cerca de 2.300 reais para ir a Londres. Hoje, alguém de SP ou Rio que vai pra Serra deve gastar uns 700 1000 reais em avião ou uns 4000-5000 reais para Londres.
Logo, o pessoal faz mais voos nacionais, as lojas podem aumentar o valor porque sempre terá alguém comprando, e assim vai encarecendo mais ainda.

Editado por Davi Leichsenring

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...