Membros Este é um post popular. Camila31 Postado Janeiro 26, 2023 Membros Este é um post popular. Postado Janeiro 26, 2023 (editado) oii gente.. demorei um pouco mas vim dar a minha contribuição com o meu relato para a Bolívia.. aqui foi o local onde mais peguei dicas e sou muito grata, então espero que eu possa ajudar vocês também.. Antes de começar, gostaria de deixar claro que essa foi minha primeira viagem internacional (e do Matheus também, meu companheiro) então não sou a experiência em pessoa e com certeza algumas coisas faria diferente (vou dando as dicas do que eu mudaria ao longo do relato).. mas por ser o primeiro mochilão, me sai bem e sem grandes perrengues .. ihul kkkkk bom.. vamos la! dia 29: chegada la paz dia 30: la paz dia 31: copacabana/isla del sol dia 01: retorno para la paz dia 02: nevado charquini - la paz dia 03,04,05: salar do uyuni dia 06: la paz - vale de la luna dia 07: retorno para sp DIA 29/12: compramos nossa passagem pela BOA, saindo de São Paulo. Ela fez conexão em santa cruz de la sierra e depois seguimos para La Paz.. Apesar de ter visto alguns relatos negativos sobre essa empresa, nós não tivemos nenhum problema. Atrasou apenas 15 minutos para sair. O lanche era basiquinho, mas tudo certo. Uma coisa que eu preciso citar pois deixou eu e o Matheus nervosos: o horario da conexão... kkkkk ficamos nervosos pois não nos ligamos com o fuso horário, então quando o avião estava chegando em Santa Cruz já era a hora do nosso voo sair.. ficamos desesperados pois ainda tinha que pegar a mala e despachar novamente.. só depois desse desespero e fazer as coisas bem rápido, percebemos que ainda tinha uma hora 😒enfim, deu tudo certo.. Nós dois entramos com o RG, o do Matheus era de 2014 e o meu era o modelo novo pois tirei para viajar, já que o meu já tinha 10 anos. Tudo sem problemas.. perguntas básicas de quanto tempo ficariamos, qual hotel.. etc.. nada de mais.. AHH.. nos pediram apenas o certificado de vacina da covid.. nao pediram nem na ida e nem na volta o de febre amarela ou seguro viagem (mas contratamos). Chegamos no aeroporto de La paz por volta das 19:30h. Trocamos 100 reais e pegamos 104 bolivianos (a cotação estava 1,19 e ainda tinha uma taxa para fazer o cambio).. Foi ruim mas era só pra pegar o táxi.. deveríamos ter trocado menos mas enfim.. Como li muitos relatos sobre as vans que tem no aeroporto e levam até o centro, saímos do aeroporto, passamos reto pelos taxistas oferecendo taxi e fomos em direção as vans.. Perguntei se levava ao centro e disseram que sim.. Pois então partiu de van!! já cheguei toda feliz com essa economia, pois pagamos 5 bolivianos cada um para ir até a praça da igreja são francisco. Não pudemos entrar com o mochilão, então eles colocaram nossas mochilas na parte de cima da van.. QUE TENSÃOOOO.. eu não vi se eles tinham amarrado algo na bolsa mas tive a impressão que nao, e a van simplesmente descia SUPER RAPIDA pela via, fazendo as curvas que nem louca.. eu fiquei a viagem toda olhando pros lados da janela com medo das nossas mochilas sairem rolando pela via.. sério kkk não relaxei um segundo.. enfim.. ahh, e alem dessa tensão, a gente tambem tava meio tenso pois a gente tava sem sinal e nao sabia direito onde ia descer hahaha até que uma brasileira que morava la em La Paz estava na van com a gente e nos orientou onde deveriamos descer e até explicou a rua do nosso hostel... demos sorte.. kkkk Eu, o Matheus e nossas mochilas chegamos são e salvos e descemos então na Praca São francisco. Ja queriamos sair andando e ver tudo, mas demos uma segurada e nos informamos a direção do nosso hostel.. Passando pela praça, contemplamos uma batalha de rap entre os bolivianos.. haha foi engraçado. Seguimos para o hotel e já tivemos o primeiro contato com a sofrência do cansaço que é subir qualquer ladeirinha kkkkkkk mas era bem perto de la..então deu tudo certo. ficamos no hotel downtown.. fica na calle murillo .. tem hoteis bem mais baratos mas acabamos ficando la no primeiro e no segundo dia e deu 380 bolivianos essas duas diárias.. (+- 97 bolivianos pra cada a diária) .. passei no cartão pois ainda não tinha trocado dinheiro.. tomamos um banho e fomos comer pois eu estava morreeeendo de fome.. então andamos ali perto e paramos no primeiro restaurante que vimos que parecia ok.. chama Jackie Chan hahahahah .. pegamos um prato com frango frito, arroz (todos os pratos que vinha com arroz que comi la, vinha um arroz com ervilha, ovo, presunto.. bem gostoso) e batata frita.. essa janta deu 18 bolivianos pra cada um + 10 da coca de um litro .. (total 46 bolivianos).. Como estavamos animados demais para ir dormir, demos uma voltinha na Calle Linares.. que era a de cima do nosso hotel.. e vimos algumas lojinhas e tal.. mas nada demais, foi só pra passar o tempo e já logo voltamos ao hotel para descansar. VID_20221229_203833.mp4 Editado Janeiro 26, 2023 por Camila31 7 1 Citar
Membros Este é um post popular. Camila31 Postado Janeiro 26, 2023 Autor Membros Este é um post popular. Postado Janeiro 26, 2023 (editado) DIA 30/12: dormimos muito bem.. o hotel tinha bastante coberta, passei até um pouco de calor no meio da noite... A cama era confortável.. esperamos dar 8 horas para tomar o café da manhã.. Lá eles serviram um iogurte de morango com uma coisa que parece pipoca doce.. fica beem gostoso.. não sei se realmente é pipoca doce ou alguma outra coisa.. tambem veio pão com ovo mexido e presunto.. e podiamos escolher chá ou café.. e ainda veio um suco de laranja.. e umas frutas picadas.. Nem eu nem o Matheus acordamos com dor de cabeça ou algum sintoma de soroche.. pós café da manhã, fomos resolver as coisas burocráticas: chip de celular e trocar dinheiro.. vi muitas pessoas falando que a entel era melhor que a tigo, mas andando sem rumo, demos de cara com uma loja oficial da tigo e resolvemos ja entrar la mesmo e resolver isso. Pegamos uma senha e ficamos uns 30 minutos esperando sermos atendidos.. Eu achei melhor ir direto na loja pois assim já configuravam o celular pra gente.. O chip não era pago, a gente só pagou pelo plano que a gente escolheu.. deu 25 bolivianos para 10 dias de internet e 2,5 gb de internet.. saimos de lá e fomos trocar dinheiro.. Acabamos trocando com as cholitas que ficam nas ruas cambiando.. e todas as vezes que trocamos, não tivemos nenhum problema com notas falsas.. o câmbio esse dia estava 1,28.. acabamos trocando 2.500 reais e pegando 3.200 bolivianos.. não sei dizer se isso é ótimo, bom , ruim.. se é melhor levar dolar ou não .. etc.. a verdade é que chega la, voce quer aproveitar as coisas, então acaba não ficando tao noiado em procurar o melhor cambio e etc.. (claro q não trocamos no primeiro lugar, fomos perguntando por la e o melhor que achamos naquele dia foi 1,28).. dinheiro trocado.. fomos bater perna até o terminal de onibus para ja garantir nossa passagem para copacabana do dia seguinte. e nesse bate perna ja passamos pelo mercado lanza e demos uma fuçada la dentro.. é um mercadão e vai ter de tudo e mais um pouco.. conforme voce vai subindo, parece que vai mudando as lojas.. como se fossem alas.. tem a ala das comidas de cafe da manha.. tem as alas de almoço mesmo.. tem as de lojinhas de doces.. tem as de flores.. as de roupas.. e assim vai. continuamos nossa caminhada até o terminal, que é perto, mas uma subida desgraçada. kkkkk então fomos na maciota pra não dar ruim, afinal era nosso primeiro dia e precisava aclimatar.. Compramos nossas passagens para copacabana pela empresa Titicaca.. estavam oferecendo por 30 bolivianos cada, mas como vi dicas aqui pra tentar negocias tudo, negociamos e chegamos a 50 bolivianos as duas passagens kkkkkk ja foi alguma coisa né? voltamos então pro role pela cidade e já decidimos conhecer a praça murillo.. andamos pela região e fomos para o museu nacional de etnografia e folclore.. foi 40 bolivianos as duas entradas.. Achamos o museu bem legal e completo.. tem várias salas.. cada uma com um tema: roupas, artefatos, mascaras, lã, animais, moedas, metais, etc etc.. tem muitas coisa MESMO!!!! vale a pena. Saimos do museu e fomos almoçar.. acabamos almoçando numa rede de fast food que tinha la na avenida principal que apelidamos entre nos de "av paulista da bolivia".. pedimos um prato com arroz, fritas, ovo, bife e salada e mais uma coca e deu 55 bolivianos o total. depois disso, fomos andar na rua do mercado das bruxas e encontrar duas colegas que conhecemos aqui pelo mochileiros para fechar o salar do uyuni. Eu queria fechar lá na hora, como as dicas daqui indicavam, mas acabamos encontrando uma agencia que gostamos e que ja oferecia um valor com tudo incluso (o tour + onibus de ida e volta de la paz até uyuni). Fechamos por 980 bolivianos cada um.. sobre o valor, acho que daria para pagar um pouco menos ainda, mas acho que seria pouca a diferença.. negociando o tour em uyuni, vi pessoas fechando o tour por uns 750 bolivianos.. e os onibus de la paz até uyuni que eu havia visto na rodoviaria variavam o valor de 120 à 150 bolivianos(só a ida).. Ainda tinhamos metade da tarde livre, então caçamos um taxi e fomos té o mirador kili kili.. estavam oferecendo entre 20 a 25 bolivianos para subir.. negociamos por 15 e fomos.. outro local que adoramos ir, pois da pra ter uma noção de toda a cidade.. ela é muito diferente e linda.. ficamos admirando la em cima por um tempo.. quando decidimos ir embora, ja fomos descendo até a estação de teleferico mais proxima e descemos até o teleferico mais proximo do nosso hotel.. a passagem foi 2,60 bolivianos cada um (eu acho, n tenhoo ctz agora).. fomos pro hotel tomar um banho e depois saimos andando la por perto e resolvemos comer um hamburguer.. deu 60 bolivianos o total com os dois lanches, batatas e refrigerante OBSERVAÇÕES: 1: como não tonhamos dias livres por la paz, esse dia acabamos saindo andando pelos pontos mais conhecidos e conhecer de tudo um pouco, mesmo que rapidinho, pois não daria nos outros dias. 2: bebemos bastante água e andamos bem devagar e no nosso ritmo, fora que todos os pontos são bem próximos um dos outros.. 3: a alimentação poderia ter sido mais saudavel.. não comemos em nenhum lugar turistico pois esses eram sempre os mais caros.. então a gente tava sempre observando onde os bolivianos estavam se alimentando, pois eram sempre lugares mais baratos e com comida boa. os fast foods de la sao basicamente frango e batata frida a rodo.. 4: estavamos bem, sem dores de cabeça, falta de ar, batedeira.. apenas cansaço nas subidas. Editado Janeiro 26, 2023 por Camila31 7 Citar
Membros Este é um post popular. Camila31 Postado Janeiro 26, 2023 Autor Membros Este é um post popular. Postado Janeiro 26, 2023 (editado) dia 31/12: acordamos cedo, tomamos um banho e seguimos para a rodoviaria de taxi (15 bolivianos).. não deu tempo de tomar o café da manha pois servia as 8h e esse era o horário do nosso onibus. chegamos la na rodoviaria e compramos uma empanada na barraquinha da rua (deu tudo certo, era so massa basicamente com um cisco de queijo na meiuca) .. pagamos 2,50 em cada uma.. já na rodoviaria, conhecemos um casal de brasileiros e combinamos de nos encontrar na virada do ano, já que eles tambem iriam passam a virada na isla del sol. foram +- 4 horas de viagem.. no meio da viagem, tem que descer, o onibus vai em uma balsa, e nos pegamos um barco para atravessar e voltar para continuar a viagem no onibus.. esse barco custa 4 bolivianos por pessoa. Chegando em copacabana, ja garantimos nosso barco até a isla (30 bolivianos cada um - mas dps vi uns locais por 25) e fomos almoçar.. encontramos um restaurante na rua principal, um pouco mais para cima.. e comemos o almoço por 20 bolivianos.. vinha uma sopa de entrada + o prato principal, que encolhemos truta.. muuuuuito bom, muito bem servido.. ADORAMOS. Antes de embarcar, resolvemos comprar uma garrafa de vinho para a virada do ano e pagamos 30 bolivianos. A travessia demora 1:30h e fomos na parte interna do barco com medo do frio e da chuva. Chegando na isla, pagamos 10 bolivianos da taxa para entrar.. e fomos para o nosso hotel.. reservamos um logo no inicio do porto para nao ter que subir com o mochilao. (obs: tem gente que prefere deixar o peso em copacabana e so levar o essencial.. ficamos inseguros de deixar então levamos tudo.. la tem burros que levam suas coisas caso vc queira pagar.. mas eu tenho dó.. ) adoramos a localização do nosso hostel.. a vista era linda, mas claro que quanto mais alto voce fica, melhor a vista fica.. nos serviram um chá de coca de cortesia.. pegamos nossas coisas e fomos subir até o hotel do casal que conhecemos e seguir até o mirante lá perto.. Essa subida foi sofrida.. fomos bem devagar.. voce realmente fica muito cansado.. kkk então nesse momento comecei a sentir um pouco de dor de cabeca.. entao fui subindo mascando folha de coca, mas la em cima tambem resolvi tomar um advil para aliviar mais a dor de cabeça. quando chegamos la em cima, antes do mirante.. encontramos um menininho la da ilha e perguntamos se haveria alguma coisa para festejar a virada do ano... ele nos disse que estava tendo um casamento local rolando e que por conta disso, não tinham organizado mais nada.. Então ele nos convidou para ir até a festa, dizendo que iria acabar as 2 h da manhã.. Resolvemos segui-lo até o local da festa para conhecer o casamento, mas nao para ficar por la kkkkk VID_20221231_170552.mp4 do casamento, seguimos até o mirante.. essa hora, tava bastante vento.. então passeio frio viu? kkkkk percebemos que não haveria por do sol, então descemos para os restaurantes (q ainda ficam la pra cima) e decidimos pedir uma pizza .. a pizza grande custava 100 bolivianos.. e comemos nos 4 (deu pra matar a fome mas eu e todos comeriam mais kkkkkk).. ficamos na duvida se iriamos ficar la direto ou não.. mas decidimos descer para trocar de roupa e pegar o vinho que ficou la em baixo .. Nessa hora, a gente se arrependeu de ja não ter pensando em subir com tudo e depois só descer para dormir.. então a desvantagem de ficar la pra baixo foi essa. Quando chegamos no quarto, me bateu a vontade de nao subir mais.. fiquei lembrando da escada, da subida sofrida kkk mas nao ficamos pensando demais, só fomos.. reencontramos o casal e acabamos ficando dentro da pizzaria mesmo .. na subida e na descida, não encontramos nenhum sinal de festa ou movimentação de comemoração pro ano novo.. fomos ficando la na pizzaria mesmo.. só tinha nós e a familia dos bolivianos que eram donos da pizzaria.. perguntamos se estavamos atrapalhando e eles disseram para ficarmos la com eles.. os bolivianos adoram os brasileiros.. é só falar que é brasileiro que eles sempre abrem um sorriso. depois, outros brasileiros chegaram e jantaram la e nos informaram que estavam indo para o casamento passar a virada do ano.. como estava chovendo e ventando, preferimos ficar la no coberto hehe.. perto da virada do ano parou a chuva, e começamos ir para as mesas la de fora, junto com os bolivianos.. eles soltaram alguns fogos.. e nos ofereceram uvas para comer (eles comem 12 uvas, e voce precisa fazer 1 pedido para cada uva, que representa um mes do ano) .. Foi muito gostoso e bem intimista.. pois estavamos nos 4 de brasileiros e mais o pessoal da ilha, em media umas 12 pessoas.. Vinho vai, vinho vem e de repente eu estava dançando falamansa com uma cholita hahahahah zerei a vida.. kkkkk Foi muito gostoso, pois todos quiseram dançar um pouquinho de forro.. no inicio tiveram vergonha, mas fui chamando o pessoal e no fim foi todo mundo kkk e eu fiquei la ensinando o passinho dois pra la dois pra ca (eu nem sei dançar forro kkkk) . Depois disso, pedimos para eles nos ensinarem algumas danças tradicionais deles.. tambem fizemos algumas danças com eles que eles fazem em roda.. VID_20230101_100814.mp4 Depois de muita dança e drinks.. descemos para ir descansar.. tava bem escuro.. tivemos que ir com as lanternas do celular.. e mesmo assim nos perdemos em algumas vielas kkk mas coisa rapida então deu tudo certo.. chegamos a salvo para dormir .. na descida realmente nao encontramos mais nada de comemoração rolando pela ilha.. obs: quem gosta de agito, seria melhor passar a virada em copacabana pois la tinham diversos bares se preparando para a virada do ano. Editado Janeiro 26, 2023 por Camila31 8 Citar
Membros de Honra casal100 Postado Janeiro 26, 2023 Membros de Honra Postado Janeiro 26, 2023 (editado) Que show de relato, muitos detalhes de preços, comida, traslados, ótima dicas e sugestões... Mas o ponto alto foi a sua interação com esse lindo/amistoso/afetuoso.... povo boliviano, aquela sua dança foi d++++++++. Parabéns pela gentileza de postar tanta coisa boa, começando o dia bem depois de ler esse relato. Vc dançou com aquela chola, percebeu como as mãos delas são duras, de tanto trabalhar? Editado Janeiro 26, 2023 por casal100 2 Citar
Membros Camila31 Postado Janeiro 26, 2023 Autor Membros Postado Janeiro 26, 2023 3 horas atrás, casal100 disse: Que show de relato, muitos detalhes de preços, comida, traslados, ótima dicas e sugestões... Mas o ponto alto foi a sua interação com esse lindo/amistoso/afetuoso.... povo boliviano, aquela sua dança foi d++++++++. Parabéns pela gentileza de postar tanta coisa boa, começando o dia bem depois de ler esse relato. Vc dançou com aquela chola, percebeu como as mãos delas são duras, de tanto trabalhar? Obrigadaaa!!! Fico feliz demais em agregar por aqui... Hoje a noite vou continuar os outros dias... Está sendo demais fazer o relato, pois já estou saudosa.. essa viagem foi incrível e a Bolívia é um lugar que todo mundo deveria conhecer.. muito rico de cultura e paisagens.. Eu não senti a mão dela pois estava de luva.. mas tenho certeza q deve ser dura mesmo! 3 Citar
Membros de Honra casal100 Postado Janeiro 26, 2023 Membros de Honra Postado Janeiro 26, 2023 24 minutos atrás, Camila31 disse: Obrigadaaa!!! Fico feliz demais em agregar por aqui... Hoje a noite vou continuar os outros dias... Está sendo demais fazer o relato, pois já estou saudosa.. essa viagem foi incrível e a Bolívia é um lugar que todo mundo deveria conhecer.. muito rico de cultura e paisagens.. Eu não senti a mão dela pois estava de luva.. mas tenho certeza q deve ser dura mesmo! Você vai perceber que não dá pra saber se em determinadas viagens, se o melhor foi o antes, o durante ou depois.... 2 Citar
Membros thiago.martini Postado Janeiro 26, 2023 Membros Postado Janeiro 26, 2023 Ahh que relato massa! A Bolívia é encantadora. Dá pra sentir que vcs estrearam muito bem na vida de mochileiros, tanto por escolher a Bolívia (adoro) quanto pelas experiências que viveram. Estou acompanhando .... 2 Citar
Colaboradores Juliana Champi Postado Janeiro 26, 2023 Colaboradores Postado Janeiro 26, 2023 Amando esse relato! Continua, continua! 2 Citar
Membros SilviaAlves Postado Janeiro 26, 2023 Membros Postado Janeiro 26, 2023 Muito bom o relato 😍 2 Citar
Membros Camila31 Postado Janeiro 27, 2023 Autor Membros Postado Janeiro 27, 2023 DIA 01/01: acordamos com o dia bem chuvoso, nublado e frio.. como nossa viagem estava com o roteiro bem apertado, não tivemos a oportunidade de ficar mais dias na isla e fazer a trilha até o norte (e pra quem tem essa duvida, acho q a treta entre norte e sul ja foi resolvida pq estão levando turistas para o norte normalmente).. tomamos o café da manhã do hotel e ficamos la esperando dar o tempo de pegar o barco de retorno (10:30 - 30 bolivianos cada).. nos adoramos o hotel.. ficamos no jacha inti, com banheiro compartilhado.. pagamos 190 bolivianos a diária.. tinha água quente porem a porta não ia até o chão e uma parte da janela tava quebrada.. entao foi aquele banho meio sofrido com o ar gelado entrando hahahaha O café da manhã era daqueles que vem uma termica enorme com agua quente e voce faz seu cafe, chá ou achocolatado.. não quis abrir mao do meu cafezinho.. mas depois tomei umas duas xicaras de chá de coca.. geente do céu.. como eu fiquei inquieta naquele barco voltando kkk sério.. não passava a hora.. depois dessa eu so tomava ou café ou o chá.. chegamos em copacabana e ja fomos comprar a passagem de onibus de volta, pois la na praca principal sai onibus de 30 em 30 minutos.. então decidimos deixar pra comprar na hr pq nao sabiamos se ia ter algum atraso ou algo do tipo.. pagamos 60 bolivianos nas duas passagens para retornar a la paz.. e fomos almoçar no mesmo restaurante que almoçamos no dia anterior pois vimos que a sopa da entrada era de mani e queria muito provar. Gostamos bastante da sopa.. e o prato principal foi truta de novo kkkkkk o onibus da volta era mais precario.. menor, nao tinha banheiro(isso é algo interessante de se informar na hora de comprar).. mas deu tudo certo.. e dessa vez nao tivemos que descer pra pegar o barco enquanto o onibus passava pela balsa.. ficamos dentro do onibus enquanto ele passou na balsa.. percebemos que la acontece uma coisas meio sem padrao.. kk tipo, tem hora q tem q descer outra nao.. no onibus as vezes entra algum funcionário e passa cobrando uma taxa de 2 bolivianos por pessoa.. tem hora que nao passa ngm cobrando taxa.. kkkk eh tipo, acontece sem mt explicação vc paga e eh isso.. kkkk fomos recebidos em la paz com uma chuva de granizo absuuuurda hahahahha e aii descobrimos que o onibus nao ia ate o terminal de buses so quando chegou a ultima parada e ficamos sentados ate alguem tocar a gnt hahahhahha descemos e vimos que estavamos perto do cemiterio.. ate pensamos em andar ate o teleferico mais proximo de la, mas estava chovendo .. entao ja ia quase chamando um taxi ate que um boliviano, que estava no mesmo onibus, perguntou pra onde iamos e disse que a van que iria pegar ia para essa regiao.. então fomos de van de novo.. (e dessa vez com o mochilao dentro da van, pelo amor de Deus kkkkkk;.. foi 2,60 pra cada um e o nosso colega boliviano nos instruiu onde descer e foi na rua do hostel 😍 nesse dia, ficamos no hostel no fear .. quarto privado e banheiro compartilhado e foi 108 bolivianos a diária... chegamos ja no fim da tarde, era domingo, primeiro dia do ano.. a cidade tava bem parada.. tudo fechado.. jantamos num lugar la perto mesmo e foi pessimo.. veio um bife empanado MUITO oleoso.. foi a pior refeição da bolivia.. mas a gnt nao tava achando nada aberto aquele dia.. esse dia foi basicamente um dia meio morto da viagem, mas que foi necessário para poder conhecer a isla del sol.. com certeza nos meus proximos roteiros, farei o planejamento em circulo.. para aproveitar melhor os dias e nao ter que andar em linha reta (ir e voltar ao mesmo local). na volta da janta paramos em um mercado e provamos esssa fanta e a cerveja .. acho q foi uns 15 bolivianos as duas.. 2 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.