Colaboradores Este é um post popular. pmichelazzo Postado Janeiro 21, 2023 Colaboradores Este é um post popular. Postado Janeiro 21, 2023 Possivelmente tomarei sarrafada até cansar, mas as costas que já carregou mochila para tudo que é buraco no mundo, aguenta. Então, vamos lá. Estou no fórum desde 2004 e de lá para cá, muito mudou na internet. Infelizmente vivemos "tempos estranhos" onde a incansável busca por likes e/ou exposição tornou-se necessidade, fonte de renda ou mesmo doença. Grandes companhias deturparam a essência da rede e começamos a pagar caro por isso, seja porque nos tornamos "produto", cedendo nossos dados e vida gratuitamente para que poucos façam rios de dinheiro, seja porque a informação que tanto desejávamos que fosse compartilhada e crível, tornou-se pífia, efêmera e, na maioria das vezes, rasa. Há algum tempo percebo a crescente presença de desavisados, incautos e interesseiros usando o fórum de forma totalmente adversa de sua finalidade, que é a ajuda mútua entre viajantes (como bem dito na logomarca do mesmo). É possível nitidamente observar segundas intenções ou interesses subliminares em diferentes postagens travestidas de "conteúdo de viagem", as quais muitas vezes levam usuários para conteúdo pouco agregador, "click baits" e coisas equivalentes. Nada tenho contra aqueles que desejam fazer de sua vida um conto de fadas (da qual esconde-se os dragões e calabouços) tentando se sobressair de alguma forma do pântano que a rede se tornou e amealhando alguns trocados com isso. Tampouco tenho problemas com quem efetivamente presta serviços de forma honesta e correta àqueles que precisam. Entretanto, tenho muito contra aqueles distorcem e deturpam a ajuda mútua entre viajantes e me pego pensando se em algum momento no futuro, o fórum que eu e tantos outros aqui gostam, compartilham experiências, ajudam àqueles que precisam e principalmente, se sentem parte de uma família, não se tornará um Instagram em sua pior forma. Será que o destino de um dos raros bastiões de mochileiros e viajantes é tornar-se uma vitrine de raso conteúdo? Tenho muito respeito à todos aqui, mesmo com aqueles que algumas vezes tenho "arranca rabos". Todos agregam muito com suas experiências e tempo. Acredito que o número de pessoas que este fórum já ajudou a converter sonhos em viagens maravilhosas, paga qualquer esforço e é realmente gratificante. Admiro enormemente o esforço do @Silnei em manter por todos estes anos o fórum em funcionamento e ordenado, mas preocupa-me que, se desejamos que essa conversão de sonhos em viagens continue, precisamos nos atentar à nova realidade imposta de que nem todos estão a fim de ajudar. Muitos desejam simplesmente aproveitar-se da plataforma de forma, digamos, não muito justa. "Putz, mas que falatório chato e sem noção". Pode ser que seja, mas é preferível levantar a lebre antes do "eu avisei". Deixaremos acontecer? 12 Citar
Membros Davi Leichsenring Postado Janeiro 21, 2023 Membros Postado Janeiro 21, 2023 Também me incomoda esses tópicos com link pra blogs, não acrescenta em nada ao fórum, pois não tem nem o que comentar, pois o relato não está lá. 4 Citar
Colaboradores Este é um post popular. StanlleySantos Postado Janeiro 21, 2023 Colaboradores Este é um post popular. Postado Janeiro 21, 2023 A discussão e os argumentos são bem válidos, entendo a realidade de ver as coisas mudando e bater aquela sensação de "ah, no meu tempo...". E o mochileiros é um oásis de informação valiosa no meio de tanto achismo, viagens perfeitas e clichês de "influenciadores". Desde já, o elogio pela existência dessa comunidade se faz necessário 👏👏👏 Sobre a questão dos blogs de viagem e os supostos oportunistas... confesso que me incomoda um pouco tbm. Já não bastam as contas criadas com o simples intuito de tirarem suas dúvidas que nunca mais retornam ou deixam alguma contribuição (não que seja obrigatório, afinal, estamos aqui para ajudar. Mas uma prova de boa fé não mata ngm). E agora, vez ou outra aparece um título chamativo (ah, a engenharia social dos blogueiros...) seguido de um desconforto na constatação de que "eu preciso sair do fórum para ter acesso àquela informação supostamente útil". Tal frustração me lembra o "preço no inbox" (acredito que quase todo mundo passou por isso,rs). Em tempos de macacos dançantes de tiktok, vale tudo para ganhar uns trocados, ou caçar o sonho de ser uma subcelebridade da casa de vidro. Por outro lado, acredito que 99,999% dos usuários do site já passaram dos 2.0 e podem discernir o que os agrada, ou não. Se fulano gosta de blogs externos de viagem, e se não é um incômodo para essa pessoa cair no clickbait, que assim seja, é uma escolha dela, às vezes ela até encontra o que procura, de fato. Correr o risco de ficar cagando regra nas preferências dos usuários é complicado (já temos o governo para isso). Por mim, a adm. da casa mantém a seção de blogs de viagem, e continua fiscalizando (com a ajuda dos usuários) os espertinhos ou desavisados que postarem suas pegadinhas fora do lugar. Se quebrou a regra, que haja a devida sanção. Convenhamos, no fórum aparece 1 ou 2 posts desse tipo para cada.......50 relatos de viagem que são escritos aqui, frequentemente? Não incomoda tanto, a meu ver. Se continuar dessa forma. E como provavelmente esse post surgiu do episódio do cruzeiro marítimo , segue o conselho dado lá: não agradou, passa longe e não discute, pois assim não vai estar dando visibilidade para o post em questão. Se não tivessem gerado aquele auê, o post cairia no esquecimento (sem tirar a liberdade da pessoa para divulgar seu conteúdo, claro). Em todo o caso, a discussão é válida, muito válida, sim. Manter a essência do mochileiros é papel fundamental dos usuários frequentes. 8 Citar
Membros de Honra Este é um post popular. casal100 Postado Janeiro 21, 2023 Membros de Honra Este é um post popular. Postado Janeiro 21, 2023 (editado) Estou aqui desde 2006, sei da luta do Silnei e sua esposa em manter vivo esse espaço. Tive o privilégio de conhece-Los pessoalmente, gente de ótima convivência. Os tempos mudaram, em 2006 as redes sociais ainda não estavam tão ativas, ou se estavam eu não participava delas. Pra mim rede social faz uma grande papel, pois temos informações disponibilizadas quase que simultaneamente ao acontecimento, apesar que boa parte é lixo. Acho o seguinte, se tem um espaço específico para postar quaisquer tipos de coisas aqui no fórum, que sigamos a regra do fórum, devemos incorporar todo tipo de pessoas. Antigamente eu era contra, por exemplo, esse negócio de postar links, mas mudei um pouco de postura, até pq, no caso do tópico que gerou uma discussão mais acalorada(Cruzeiro marítimo), me foi útil, mas mesmo assim, defendo que haja regras específicas (e existe) para esse tipo de coisa. As coisas do fórum devem seguir um fluxo ameno, não podemos é criar um clima pesado, quando acontecer de alguém quebrar uma regra, é só, educadamente alertá-la que, como educados que somos, corrigir e seguir a vida. Precisamos ser mais amenos, principalmente com os novatos, só isso. Tá errado, é só consertar, viram o que aconteceu com o caso do cruzeiro marítimo, levantamos a questão, a dono do tópico, está escrevendo um dos melhores relatos de viagens que já li.....simples assim, e vida que segue. Editado Janeiro 21, 2023 por casal100 7 Citar
Membros D FABIANO Postado Janeiro 21, 2023 Membros Postado Janeiro 21, 2023 @StanlleySantosPior é quando certas pessoas se dizem viajantes,pois foram uma vez à um lugar e se acham os entendidos e vem postar como os donos da verdade. Tenho até evitado certos tópicos por aí,mas isso não é nenhuma novidade. Sempre houve, mesmo lá em 2014-5 quando o número de acessos era muito maior que o atual aqui. Citar
Admin Silnei Postado Janeiro 21, 2023 Admin Postado Janeiro 21, 2023 4 horas atrás, pmichelazzo disse: Deixaremos acontecer? Esses tópicos são movidos para o fórum "Blogs de viagem". Esse fórum "Blogs de Viagem" foi criado exatamente por conta disso que foi relatado pelo @pmichelazzo. Pra não gerar dor de cabeça pra administração no caso de ter que banir a pessoa ou ter que prestar atendimento individualizado, e explicar por que não pode fazer isso nos demais fóruns, pq infelizmente a gente nem tem como dar conta de atender todo mundo. Então, quem encontrar esse tipo de tópico fora desse fórum, por favor dê uma notificada pra que a gente mova pra lá. Esse fórum "Blogs de Viagem" já é bem velho, deve ter uns 10 anos pelo menos. Sempre tem alguém postando lá, mas como ninguém interage, ficam isolados como uma espécie de index de conteúdo fora do Mochileiros.com. Citar
Membros de Honra Este é um post popular. Luka Izzo Postado Janeiro 21, 2023 Membros de Honra Este é um post popular. Postado Janeiro 21, 2023 Eu não poderia deixar de registrar aqui meu comentário sobre o nosso 'blog de viagens', novamente subscrevendo-me a tudo que disseram os nosso colegas mais experientes. Fico muito feliz em fazer parte deste seleto grupo de 'dinossauros' do blog, como o pmichelazzo, casal100, dfabiano, stanlley, davi, entre vários outros colegas que sempre estão dispostos a contribuir e ajudar o próximo. Sou consciente que alguns 'arranca rabos' por aqui são provenientes de discussões sadias, fruto, em sua grande parte, de perrengues vivenciados em nossa jornada pelo mundo afora. Esses 'arranca rabos' são saudáveis, pois trazem à tona informações e contrapontos que resultam em facilitação para o viajante, mesmo que seja iniciante, aquele marinheiro de primeira viagem. Esse é o 'mochileiros.com', um ambiente incrível onde compartilhamos experiências de viagens, às vezes com informações divergentes diante prismas diferentes, mas sobretudo que se traduzem em benefícios aos membros do blog. Fica aqui meu reconhecimento diante o destacado trabalho do Silnei (que tive o prazer de conhecer pessoalmente lá em Curitiba (quando, 'acreditem', ele estava de vestido e crucifixo de madeira ahahahahah.. essa eu dedurei). Um cara incrível!! Finalizo por aqui e aguardo os próximos barracos para comentar. Parabéns a todos que contribuem e fazem o Mochileiros.com ser esse ambiente que tanto estimamos. 8 Citar
Admin Silnei Postado Janeiro 21, 2023 Admin Postado Janeiro 21, 2023 4 horas atrás, Luka Izzo disse: ele estava de vestido e crucifixo de madeira ahahahahah.. essa eu dedurei). Um cara incrível!! 🤣🤣🤣 Citar
Colaboradores renata83 Postado Janeiro 21, 2023 Colaboradores Postado Janeiro 21, 2023 8 horas atrás, StanlleySantos disse: ... segue o conselho dado lá: não agradou, passa longe e não discute ... A questão lá foi gente defender o direito daqueles posts existirem como estava. Quem sugeriu "passar longe e não discutir" foram justamente os que estavam lá criticando quem estava criticando. E parece ter resolvido... pois a autora alterou todos os topicos criados e foi super simpatica em mensagem particular. Citar
Membros de Honra casal100 Postado Janeiro 21, 2023 Membros de Honra Postado Janeiro 21, 2023 Existe uma coisa que a maturidade vai te burilando, é que tudo pode ser resolvido de uma forma amena e educada. Tudo bem resolvido para todas as partes! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.