Membros D FABIANO Postado Janeiro 30, 2023 Membros Postado Janeiro 30, 2023 @JanaCometti @tainovieira Brasileiros infelizmente são reféns de roteiros de agência. Não vou mais a América do Sul, pois posso contar nos dedos aonde não fui.Agora, lembro da Isla de Pascua,Leticia na Colombia,Iquitos no Peru,Cajamarca e La Rioja na Argentina,Chaco Paraguayo e Punto Fijo,Maracaibo,Barinas e Barquisimeto em Venezuela(esta viagem foi interrompida por um furto em 2012).São lugares CVC?Brasileiros só vão aonde tem propaganda, ao contrário do europeu que vem conhecer o país com calma,não CVC que motiva andarem muito, não conhecer nada,mas pagarem demais. Exempo e a Europa. Conheço 5 países muito bem, pretendo esse ano ir a mais 3.E fim. 1 Citar
Membros tainocap Postado Fevereiro 4, 2023 Autor Membros Postado Fevereiro 4, 2023 (editado) Dia 04: Reserva Sama, Fiz check-out do hostel, nem tomei o café porque começa a ser servido as 7h30 e eu tinha que estar as 8h na praça Sucre para pegar o tour da Reserva Sama, fui a apé, deu uns 10 minutos, e fui o primeiro a chegar ao ponto. Como é um tour que só sai quando fecha turma e poucas empresas fazem, entrei em contato com algumas empresas desdo Brasil, e a única que tinha para esse dia era a Extremos Sur, saiu 250 Bob, com almoço e guia incluso e sem a entrada do parque inclusa, que a foi a bagatela de 10 bob! no dia anterior descobri que o guia era o Angel, o mesmo que fez o city tour comigo, e isso me deixou bem animado 😎. Fomos num micro-ônibus desses de transporte público deles e com umas 15 pessoas no total, só eu de estrangeiro, a viagem dura algo como 1h e meia, mas antes passamos por alguns pontos, já na saída de Tarija, tem uma parada para comprar algo e ir ao banheiro. Aproveitei para fazer os dois 😆 comprei um saquinho de folhas de coca por 5 bob se não me engano, já que a Reseva está a 3600m de altitude, e o banheiro por 1 bob, eles te dando um pouco de papel higiênico e depois você tem que pegar um balde e jogar a agua, algo muito comum na Bolívia. Próxima parada é ja perto da Reserva, na igreja de San Lorencito (foto), bem interessante, ela é toda feita de pedra e o muro do lugar também. Próxima parada foi numa praça em Iscayachi (foto), bem interessante, tem um cacto bem grande nela. Já na Reserva, era possível ver alguns picos nevados da cordilheira, porêm estava nublado e ventando muito, o que atrapalhava a visão e além de estar muito frio, mas nada tira a beleza do lugar, foi incrível conhecer as Lagunas, visitamos várias durante ao dia, como Pujzara, Patanka, de sal e a mais famosa Tajzara, esta ultima não descemos pois começou a chover forte na hora 😰 e observamos pela janela, mas o tempo estava muito fechado, o que não ajudou, e é possível, ver patos, flamingos e etç. Tirando os quatros dias pelo tour do Salar, foi o passeio que mais gostei de ter feito nessa viagem, também vimos a represa El Molino, mas essa não saímos para tirar fotos, conheci uma moça bem gente boa, converso com ela até hoje, seu nome é Roselly, é professora em Tarija, a maioria era de Tarija, tinha alguns de La Paz e de Santa Cruz, me fizeram um monte de pergunta sobre o Brasil 😁, foram bem legais comigo e apreendi muita coisa sobre os seus costumes. Visitamos a Igreja de Pasajes (foto), bem interessante também, ela é toda feita de barro e foi erguida pelos jesuítas para evangelizar os indígenas, bem antiga, é possível entrar nela, é bem pequena, na frente tinha ruínas de casas de adobe, rendeu muitas fotos também (foto). No almoço comemos charque de Lhama, com ovo cozido, batata cozida, maíz (milho de lá), queijo de cabra e chuño (batata desidratada) (foto), gostei muito do charque, do chuño achei meio sem gosto, queijo de cabra achei bom até, e o prato era enorme, como todos os pratos deles, não consegui comer tudo, paguei a coca 2l por 12bob para a turma que estava sentada na mesa, foi uma forma de retribuir a gentileza deles. Era um restaurante no meio do nada, numa pequena comunidade chamada Copacabana, e tinha que manter a porta da frente fechada por causa do vento gelado, bem curioso. Na parte da tarde continua a visitação as lagunas, vamos para as dunas de areia, já tinha visto em Garopaba, achei bem bacana ali também, tiramos até foto com um dinossauro (foto). Foi ai pra frente que começou a chover, mas deu pra ir na Praça da Integração (foto), tem dois monumentos, um do sol e outra da lua, muito linda essa praça e também é quase no meio do nada, tinha um povoado próximo, mas bem pequeno. Durante a viagem masquei as folhas de coca, e ofereci aos demais. Depois de observar a Laguna de Tajzara, começou a para de chover 😅 o que rendeu um belo arco-íris (foto). Voltamos a praça de Iscayachi, mas dessa vez para usar o banheiro, 1bob. Após isso voltou a chover e quase chegando em Tarija já denoite e las pelas 20h me despedi do pessoal na mesma praça da partida, a chuva era bem forte, mau deu pra se despedir, e já tive que pegar um taxi para o terminal de ônibus de Tarija, pois as 21h tinha um ônibus para Tupiza, um taxista bem paz e amor me levou, pingava pela fresta da porta do carro, e deu 25 bob. Já no terminal que era até bonito, paguei a taxa de terminal, 2 bob e fui ao banheiro, mais 1 bob, logo já embarquei, eram dois ônibus da Juarez que iam pra Tupiza, o bus era semi-cama, peguei na janela, e segui para a próxima cidade e me despedi de Tarija, adorei essa cidade encantadora. Editado Fevereiro 5, 2023 por tainovieira erros em palavras e atualização de informação 2 Citar
Membros de Honra casal100 Postado Fevereiro 4, 2023 Membros de Honra Postado Fevereiro 4, 2023 Poxa, vc fez uma verdadeira imersão na cultura boliviana, isso sim que é desfrutar na plenitude, uma viagem! Nunca tive a oportunidade de almoçar num lugar desse, deve ser maravilhoso. Você gostou da batata deles, nos Andes eles cultivam vários tipos delas, dizem que são milhares. Parabéns pelo excelente relato! 1 Citar
Membros tainocap Postado Fevereiro 5, 2023 Autor Membros Postado Fevereiro 5, 2023 (editado) 3 horas atrás, casal100 disse: Poxa, vc fez uma verdadeira imersão na cultura boliviana, isso sim que é desfrutar na plenitude, uma viagem! Nunca tive a oportunidade de almoçar num lugar desse, deve ser maravilhoso. Você gostou da batata deles, nos Andes eles cultivam vários tipos delas, dizem que são milhares. Parabéns pelo excelente relato! hehe eu adoro esse tipo de coisa, tento me sentir um local, e almoçar ali foi uma experiência bem diferente do que já presenciei, são coisas que marcam, e nunca vamos esquecer, nos quatro dias do salar vive algo parecido também. Sobre a batata, achei igual a nossa em questão de gosto, não vi nada de diferente, e o milho (maíz) sim, esse não gostei kkk, achei meio sem gosto. Obrigado logo posto mais 😁 Editado Fevereiro 5, 2023 por tainovieira 1 Citar
Membros D FABIANO Postado Fevereiro 5, 2023 Membros Postado Fevereiro 5, 2023 @tainovieiraOnde é essa plataforma de ônibus? Ou é nova ou não conheço. Citar
Membros tainocap Postado Fevereiro 5, 2023 Autor Membros Postado Fevereiro 5, 2023 (editado) 9 horas atrás, D FABIANO disse: @tainovieiraOnde é essa plataforma de ônibus? Ou é nova ou não conheço. É no novo terminal de ônibus de Tarija, o antigo ficava no centro, esse terminal é bem retirado, e bem bonito internamente. Editado Fevereiro 5, 2023 por tainovieira Citar
Membros D FABIANO Postado Fevereiro 5, 2023 Membros Postado Fevereiro 5, 2023 (editado) @tainovieiraObras em um lugar que não há nada? Quando estive a 1 vez,a Odebrecht estava asfaltando a rodovia que sai de Potosí a Uyuni. Evo Morales... Editado Fevereiro 5, 2023 por D FABIANO Citar
Membros tainocap Postado Fevereiro 5, 2023 Autor Membros Postado Fevereiro 5, 2023 (editado) Dia 05: Tupiza - Bom essa foi a única noite que dormi em ônibus, eu tenho dificuldades em dormi nele 😅, acordei varias vezes durante a noite, era um semi-cama, que não era muito confortável. Durante a noite acordei e olhei no google maps ativando a localização e vi que estava bem perto da Argentina. Em um momento ao manobrar na saída de um trecho movimentado pelo caminho, acho que era a saída de um terminal de ônibus, deu pra escutar uma batida na lataria, mas o motorista nem parou. Durante o caminho passamos por uns penhascos, típico da cordilheira, e o motorista descendo a lenha 🤣. Depois quando eu cheguei em Tupiza fui entender que estávamos atrasados. Chegamos ao terminal de Tupiza as 4h da manhã, ou seja 1h atrasados. Como eu tinha reservado um hostel e o checkin era por volta de 11h e eu tinha dormido mais ou menos, queria achar algo só pra descansar, saí do terminal e dei uma volta, fui em três mas estavam sem vagas, na saída do terminal há varias lotações para cidade vizinhas, e os caras vão te ofertando. Sem êxito, voltei ao terminal e decidi esperar o dia amanhecer e depois iria ao meu hostel para deixar pelo menos as mochilas. Sentei em um canto, no chão mesmo, fazia um frio do cão 🥶, tinha um casal de europeu próximo que também estavam fazendo o mesmo que eu pelo jeito, também havia locais deitados no chão, dormindo naquele frio ☹️. Só ficava aberta a parte da plataforma nesse horário e chegava muitos ônibus, e o curioso que tinha muitas pessoas vendendo alimentos e bebidas, até vi uma criança, muito comum na Bolívia, vi algumas fazendo isso pelo país 😐, eles vendiam, café, chá de coca, em uns saquinhos com agua quente para manter eles quentes, bem curioso, uma Cholita chegou do meu lado, colocou as bolsas no chão e foi pegar algo, e me ofereceu pamonhas, de primeira hora recusei, mas fiquei com pena e estava com fome e comprei (foto), 3 por 10bob, tinha esquecido e quebrei a regra número um denovo 😅. Foi meu café da manhã, ela tinha dito que ia bem com café, mas não quis arriscar mais, eram bem gostosas, mas tinha uns pedaços de leite de cabra eu acho, quando chegava nessa parte não desci muito bem. Outro fato curioso é que esses vendedores entram nos ônibus para tentar vender, bem comum na Bolívia também. O dia foi amanhecendo e comecei a ter o primeiro contato com as montanhas da cidade (foto), que lindas que elas são 😍 em suma maioria tem um tom avermelhado, bem diferente, e algumas que vi pela cidade tinham partes com um contraste com outras cores, as montanhas rodeiam a cidade. Na hora que eu estava quase saindo um policial acordou um rapaz que estava dormindo em um banco e disse "Você não tem vergonha? você dormindo ai e o rapaz ali sentado no chão nesse frio!" se referindo a mim 😅, enfim, sai do terminal e fui da uma explorada na cidade com as mochilas, fui onde tem o letreiro de Tupiza (foto), vi os primeiros toritos ou tuc-tucs 🥰 e fui a praça principal, o curioso que todas as praças principais que visitei na Bolívia tinham uma catedral antiga em sua volta, exceto de Tarija, que estava a uma quadra senão me engano. Logo fui ao hostel e a senhora disse pra deixar as mochilas ali. Voltei a praça pra dar mais uma contemplada e tentei subir o Mirador Sagrado Corazon de Jesus que era em um morro, chegando la não achei a entrada, e parei em uma rua com umas casas meios suspeitas , era tipo uma favela (foto), decidi voltar porque vi uns caras conversando e achei melhor não arriscar, tentei dar a volta no morro pra ver se tinha outra entrada, perguntei a um soldado do exército que fazia guarda, e ele me disse que era lá onde estava mesmo, nisso recebo a mensagem do Carlos (Boliviano que estudou no Rio de Janeiro, falava bem português) que era o rapaz que eu tinha reservado o Tour por quatro dias para Tupiza, como eu queria muito fazer desde Tupiza reservei com ele, indicação do @casaldemochilao, quem quiser ver o video dela no youtube sobre esse tour, é só clicar aqui: Video. Ele disse que minha habitação estava livre, era perto das 10h quando cheguei ao hostel La Torre, gostei dele, meu quarto tinha uma visão incrível para as montanhas (foto). Durante o resto da manhã fiquei na principal rua olhando as lojinhas e almocei na Rosticeria Emanuel, indicação do @coreanomochilero, deu 21 bob o prato econômico com uma garrafinha de vidro de Fanta, vinha um quarto de frango, batata frita e arroz, não dei conta de comer tudo, quanto eu estava quase saindo apareceu uma menina vendendo uns negócios, era bem fofa ela, estava tentando falar comigo sobre o videoclipe que estava passando na tv atras de mim, tinha metade da fanta e dei a ela. Meu plano era ir em uns pontos retirados da cidade, em umas formações rochosas, que era um dos pontos turísticos da cidade, mas teria q pegar um taxi até a saída da cidade e andar por 5km pra ir e mais 5km pra voltar, pra ver todos os pontos principais, desisti, porque o clima estava nublado e parecia que ia chover (no fim quase não choveu), e daria pra fazer de cavalo, mas não me atrai esse tipo de passeio, desisti, optei por tentar ir ao mirador mesmo e ficar pelo centro da cidade. Comprei uma agua pequena na frente do hostel com uma senhora, que pediu pra pegar a agua do expositor, e dessa vez consegui ir ao mirador, era naquela rua mesmo que voltei porque não me senti seguro, dessa vez encarei e deu certo, pelo caminho tem a via-crucis e você sobre um pouco e parece que você correu uma maratona, Tupiza esta a 2800m de Altitude, o morro não é tão grande, mas a altitude faz a diferença, cansado fui tomar a agua que comprei na vendinha e não é que a senhora tinha colocado agua de torneira na garrafinha, o gosto era e não percebi se estava lacrada 😑, chegando lá tem uma estatua de Cristo e a visão da cidade é maravilhosa. Detarde também andei de tuc-tuc, tentei achar um ponto longe só para andar, fui no mercado campesina, era bem feio o lugar, só queria sair dali 😂 demorou para eu encontrar um tuc-tuc livre, quase não taxis na cidade, até que apareceu um, cada torito deu 2 bob (muito barato). No centro também experimentei a aloja de Tuna (suco vermelho da fruta do cacto) que era bonzinho e Chica (fermentado de milho, não fica alcoólico) esse não gostei, era um casal (creio eu) que vendia, muito legais eles, a cholita servia em um coco rachado pela metade, pegava o suco em uns baldes, sim eu quebrei a regra numero um denovo, e confesso que depois me arrependi, porque não era muito higiênico 😕, mas não tive problemas com dor de barriga nessa viagem. Tentei provar a famosa aloja de Maní, mas não encontrei, era um suco feito com amendoim triturado e depois frito e cozido. O resto do dia comprei um imã da cidade, coleciono das cidades que passo, foi difícil achar, comprei empanadas e um pãozinho doce bem gostoso por 7,5 bobs que foi meu café da tarde e aproveitei para comprar agua porque no dia seguinte ia para o tour do deserto. Já pela noite comi uns pedaços de pizza em uma vendinha próximo ao hostel. Bom fui dormir que amanhã iniciava o passeio mais aguardado dessa viagem. VID_20230109_143636.mp4 VID_20230109_143656.mp4 VID_20230109_143815.mp4 VID_20230109_151933.mp4 Editado Fevereiro 5, 2023 por tainovieira erros em palavras 3 1 Citar
Membros de Honra casal100 Postado Fevereiro 5, 2023 Membros de Honra Postado Fevereiro 5, 2023 O melhor pão francês que comi na vida, foi no centro de La Paz, a Chola vendia numa cesta de palha, pegava com a mão, não muito limpa, a principio fiquei com medo, mas deu tudo certo também... Poxa, achei Tupiza muito da hora, paisagem lindíssima. Certa vez de carro fui até La Quiaca, mas a fronteira estava muito cheia e abortei ida a Tupiza, acho que perdi oportunidade. Bolívia é show de bola. 1 Citar
Membros JanaCometti Postado Fevereiro 5, 2023 Membros Postado Fevereiro 5, 2023 3 horas atrás, tainovieira disse: Dia 05: Tupiza - Bom essa foi a única noite que dormi em ônibus, eu tenho dificuldades em dormi nele 😅, acordei varias vezes durante a noite, era um semi-cama, que não era muito confortável. Durante a noite acordei e olhei no google maps ativando a localização e vi que estava bem perto da Argentina. Em um momento ao manobrar na saída de um trecho movimentado pelo caminho, acho que era a saída de um terminal de ônibus, deu pra escutar uma batida na lataria, mas o motorista nem parou. Durante o caminho passamos por uns penhascos, típico da cordilheira, e o motorista descendo a lenha 🤣. Depois quando eu cheguei em Tupiza fui entender que estávamos atrasados. Chegamos ao terminal de Tupiza as 4h da manhã, ou seja 1h atrasados. Como eu tinha reservado um hostel e o checkin era por volta de 11h e eu tinha dormido mais ou menos, queria achar algo só pra descansar, saí do terminal e dei uma volta, fui em três mas estavam sem vagas, na saída do terminal há varias lotações para cidade vizinhas, e os caras vão te ofertando. Sem êxito, voltei ao terminal e decidi esperar o dia amanhecer e depois iria ao meu hostel para deixar pelo menos as mochilas. Sentei em um canto, no chão mesmo, fazia um frio do cão 🥶, tinha um casal de europeu próximo que também estavam fazendo o mesmo que eu pelo jeito, também havia locais deitados no chão, dormindo naquele frio ☹️. Só ficava aberta a parte da plataforma nesse horário e chegava muitos ônibus, e o curioso que tinha muitas pessoas vendendo alimentos e bebidas, até vi uma criança, muito comum na Bolívia, vi algumas fazendo isso pelo país 😐, eles vendiam, café, chá de coca, em uns saquinhos com agua quente para manter eles quentes, bem curioso, uma Cholita chegou do meu lado, colocou as bolsas no chão e foi pegar algo, e me ofereceu pamonhas, de primeira hora recusei, mas fiquei com pena e estava com fome e comprei (foto), 3 por 10bob, tinha esquecido e quebrei a regra número um denovo 😅. Foi meu café da manhã, ela tinha dito que ia bem com café, mas não quis arriscar mais, eram bem gostosas, mas tinha uns pedaços de leite de cabra eu acho, quando chegava nessa parte não desci muito bem. Outro fato curioso é que esses vendedores entram nos ônibus para tentar vender, bem comum na Bolívia também. O dia foi amanhecendo e comecei a ter o primeiro contato com as montanhas da cidade (foto), que lindas que elas são 😍 em suma maioria tem um tom avermelhado, bem diferente, e algumas que vi pela cidade tinham partes com um contraste com outras cores, as montanhas rodeiam a cidade. Na hora que eu estava quase saindo um policial acordou um rapaz que estava dormindo em um banco e disse "Você não tem vergonha? você dormindo ai e o rapaz ali sentado no chão nesse frio!" se referindo a mim 😅, enfim, sai do terminal e fui da uma explorada na cidade com as mochilas, fui onde tem o letreiro de Tupiza (foto), vi os primeiros toritos ou tuc-tucs 🥰 e fui a praça principal, o curioso que todas as praças principais que visitei na Bolívia tinham uma catedral antiga em sua volta, exceto de Tarija, que estava a uma quadra senão me engano. Logo fui ao hostel e a senhora disse pra deixar as mochilas ali. Voltei a praça pra dar mais uma contemplada e tentei subir o Mirador Sagrado Corazon de Jesus que era em um morro, chegando la não achei a entrada, e parei em uma rua com umas casas meios suspeitas , era tipo uma favela (foto), decidi voltar porque vi uns caras conversando e achei melhor não arriscar, tentei dar a volta no morro pra ver se tinha outra entrada, perguntei a um soldado do exército que fazia guarda, e ele me disse que era lá onde estava mesmo, nisso recebo a mensagem do Carlos (Boliviano que estudou no Rio de Janeiro, falava bem português) que era o rapaz que eu tinha reservado o Tour por quatro dias para Tupiza, como eu queria muito fazer desde Tupiza reservei com ele, indicação do @casaldemochilao, quem quiser ver o video dela no youtube sobre esse tour, é só clicar aqui: Video. Ele disse que minha habitação estava livre, era perto das 10h quando cheguei ao hostel La Torre, gostei dele, meu quarto tinha uma visão incrível para as montanhas (foto). Durante o resto da manhã fiquei na principal rua olhando as lojinhas e almocei na Rosticeria Emanuel, indicação do @coreanomochilero, deu 21 bob o prato econômico com uma garrafinha de vidro de Fanta, vinha um quarto de frango, batata frita e arroz, não dei conta de comer tudo, quanto eu estava quase saindo apareceu uma menina vendendo uns negócios, era bem fofa ela, estava tentando falar comigo sobre o videoclipe que estava passando na tv atras de mim, tinha metade da fanta e dei a ela. Meu plano era ir em uns pontos retirados da cidade, em umas formações rochosas, que era um dos pontos turísticos da cidade, mas teria q pegar um taxi até a saída da cidade e andar por 5km pra ir e mais 5km pra voltar, pra ver todos os pontos principais, desisti, porque o clima estava nublado e parecia que ia chover (no fim quase não choveu), e daria pra fazer de cavalo, mas não me atrai esse tipo de passeio, desisti, optei por tentar ir ao mirador mesmo e ficar pelo centro da cidade. Comprei uma agua pequena na frente do hostel com uma senhora, que pediu pra pegar a agua do expositor, e dessa vez consegui ir ao mirador, era naquela rua mesmo que voltei porque não me senti seguro, dessa vez encarei e deu certo, pelo caminho tem a via-crucis e você sobre um pouco e parece que você correu uma maratona, Tupiza esta a 2800m de Altitude, o morro não é tão grande, mas a altitude faz a diferença, cansado fui tomar a agua que comprei na vendinha e não é que a senhora tinha colocado agua de torneira na garrafinha, o gosto era e não percebi se estava lacrada 😑, chegando lá tem uma estatua de Cristo e a visão da cidade é maravilhosa. Detarde também andei de tuc-tuc, tentei achar um ponto longe só para andar, fui no mercado campesina, era bem feio o lugar, só queria sair dali 😂 demorou para eu encontrar um tuc-tuc livre, quase não taxis na cidade, até que apareceu um, cada torito deu 2 bob (muito barato). No centro também experimentei a aloja de Tuna (suco vermelho da fruta do cacto) que era bonzinho e Chica (fermentado de milho, não fica alcoólico) esse não gostei, era um casal (creio eu) que vendia, muito legais eles, a cholita servia em um coco rachado pela metade, pegava o suco em uns baldes, sim eu quebrei a regra numero um denovo, e confesso que depois me arrependi, porque não era muito higiênico 😕, mas não tive problemas com dor de barriga nessa viagem. Tentei provar a famosa aloja de Maní, mas não encontrei, era um suco feito com amendoim triturado e depois frito e cozido. O resto do dia comprei um imã da cidade, coleciono das cidades que passo, foi difícil achar, comprei empanadas e um pãozinho doce bem gostoso por 7,5 bobs que foi meu café da tarde e aproveitei para comprar agua porque no dia seguinte ia para o tour do deserto. Já pela noite comi uns pedaços de pizza em uma vendinha próximo ao hostel. Bom fui dormir que amanhã iniciava o passeio mais aguardado dessa viagem. VID_20230109_143636.mp4 27.06 MB · 0 downloads VID_20230109_143656.mp4 28.6 MB · 0 downloads VID_20230109_143815.mp4 32.25 MB · 0 downloads VID_20230109_151933.mp4 10.64 MB · 0 downloads E viva a folha de coca e a medicina dos povos andinos!! Quando eu fui pra Montanha colorida no Peru, além da coca, o guia tinha um líquido feito de plantas da região que a gente dava uma cheirada e ele abria os pulmões na hora, passava a falta de ar! Achei incrível!! Uma coisa que aprendi a fazer com a coca foi deixar ela numa garrafa de água de um dia.pro.outro e ir bebendo essa água, como se fosse um chá, mas a frio e já pronto. Mascar achava ruim ficar com aquelas fibras todas na boca. E ah! Eu adorei a chicha!! Era feita com milho roxo? 2 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.