Membros tainocap Postado Janeiro 21, 2023 Membros Postado Janeiro 21, 2023 (editado) Olá, voltei essa semana da Bolívia, foi a minha terceira vez no país, e quero voltar um dia para conhecer lugares que não fui, me encanta muito esse país, assim como o Peru. Elaborei um roteiro bem diferente do que já li por aqui, e como já conhecia bem La Paz e Copacabana (fui duas vezes em cada), tirei eles do roteiro, e a única cidade que eu já conhecia foi Santa Cruz de La Sierra, na verdade conhecia pouco dela. Meu roteiro foi o seguinte: 1º Dia 05/01/23 - Ida a Curitiba. 2º Dia 06/01/23 - Vôo Curitiba - Guarulhos (GOL), Guarulhos - Viru - Viru (GOL), Viru - Viru - Tarija(BOA). 3º Dia 07/01/23 - Tarija - City Tour e centro da cidade. 4º Dia 08/01/23 - Tarija - Reserva Sama - Tupiza. 5º Dia 09/01/23 - Tupiza - Centro da cidade. 6º Dia 10/01/23 - 1º dia Tour Salar. 7º Dia 11/01/23 - 2º dia Tour Salar. 8º Dia 12/01/23 - 3º dia Tour Salar. 9º Dia 13/01/23 - 4º dia Tour Salar - Uyuni - Potosí. 10º Dia 14/01/23 - Potosí - Tour das Minas e City Tour. 11º Dia 15/01/23 - Potosí - Trekking pelas lagunas de Kari Kari e Ojo del Inca - Sucre. 12º Dia 16/01/23 - Sucre - Caminho Inca de Chataquila e vilarejo de Maragua. 13º Dia 17/01/23 - Sucre - City Tour. 14º Dia 18/01/23 - Aeroporto de Sucre - Viru-Viru(BOA), Viru-Viru - Guarulhos (GOL), Guarulhos - Curitiba (GOL). 15º Dia 19/01/23 - Curitiba - minha cidade. Editado Abril 22, 2023 por tainovieira 2 Citar
Membros tainocap Postado Janeiro 21, 2023 Autor Membros Postado Janeiro 21, 2023 (editado) Bom vou começar a transcrever e o intuito é tentar ajudar quem vai para a Bolívia. Vou fazer uma introdução aqui, quando fui a Bolívia pela primeira vez em 2014, foi aquele choque de cultura, e nessa só relembrei aqueles tempos, que tinha ido com meu irmão mais velho, ele estava com uma viajem para Porto Seguro e não poderia ir comigo, o jeito foi ir sozinho mesmo. Como falei naquela vez o foco foi em La Paz e Copacabana, passei nos aeroportos de Cochabamba e de Santa Cruz de La Sierra, Na segunda ida pra Bolívia em 2015, fui com pessoas que conheci aqui no fórum, fui de Corumbá a Puerto Quijarro mas perdi o trêm da morte ☹️ o lado boliviano da fronteira era uma bagunça e tive que ir de bus, fui até Santa Cruz, e lá fiquei no Terminal Bimodal, fomos até a Plaza 24 de Setembro e voltamos pro terminal, tomamos um bus pra La Paz e de lá pra Copacabana e Puno no Peru, enfim, agora vem o relato da minha terceira vez. Desda primeira vez que eu fui, tive muita vontade de ir ao Salar, mas acabei querendo deixar para futuramente, pesquisei bastante sobre Sucre, Potosí e o salar, e nos últimos meses descobri alguns lugares que não sabia que existia, como Tarija e Tupiza, me encantei com fotos e relatos na internet, mas quase nada em português, pelo que vi não vai muitos brasileiros lá, mas isso vou explicar mais pra frente, passagens emitidas com milhas da GOL e comprei no site da BOA as dos trechos internos no país, fiz meu passaporte pela primeira vez, as outras vezes entrei com o meu RG, e a data foi chegando. Tive que mudar o roteiro inicial, ele passava por Samaipata na volta, mas como estava acontecendo bloqueios por causa da prisão do Camacho que é Governador de Santa Cruz de La Sierra, resolvi ficar um dia a mais em Sucre. Editado Janeiro 22, 2023 por tainovieira erros em palavras 4 Citar
Membros D FABIANO Postado Janeiro 21, 2023 Membros Postado Janeiro 21, 2023 @tainovieiraConheço Tupiza,de onde fui de taxi ou lotaçao a fronteira com a Argentina,Villazon em 2011,onde atravessei a pé para tomar um micro do outro lado. Espero ver as suas fotos. 1 Citar
Membros tainocap Postado Janeiro 21, 2023 Autor Membros Postado Janeiro 21, 2023 10 horas atrás, D FABIANO disse: @tainovieiraConheço Tupiza,de onde fui de taxi ou lotaçao a fronteira com a Argentina,Villazon em 2011,onde atravessei a pé para tomar um micro do outro lado. Espero ver as suas fotos. Tupiza foi incrível, a cidade é rodeada por montanhas com uma coloração muito linda 😍, pode deixar, tirei muitas fotos rsrs é a cidade dos Tuc-tuc, a maioria das pessoas que conheci no Salar vieram por Villazon, eu vim por Tarija. 2 Citar
Membros tainocap Postado Janeiro 21, 2023 Autor Membros Postado Janeiro 21, 2023 (editado) Dia 01: Bom, esse primeiro dia na verdade era só para ser no dia seguinte, eu iria sair de madrugada, minha cidade está a 100km do centro de Curitiba, mas com deslizamentos que ocorreu na BR-376 em Novembro, e que liga o PR a SC, tive que mudar o plano para não perder o vôo, e resolvi pernoitar em Curitiba, achei um Airbnb a 1km da entrada do Aeroporto e pousei lá, na estrada, até o trecho onde estava com trabalhos e onde ocorreu o deslizamento, que se faz em 30min, demorei 1h30 de ônibus da Catarinense, o que prolongou a viagem de ônibus. Pousei no Airbnb e antes de dormir fui numa pizzaria comer um X-burguer, que por sinal estava bem gostoso rsrs. Eu cheguei a pesquisar na época começar pelo Aeroporto de Joinville, que está mais perto da minha cidade, porem os horários não batiam, e acabei comprando para Curitiba mesmo. Editado Janeiro 21, 2023 por tainovieira Citar
Membros tainocap Postado Janeiro 22, 2023 Autor Membros Postado Janeiro 22, 2023 (editado) Dia 02: Parte 01 - Chegou o dia do vôo, acordei muito cedo pois ele era 7h30 com destino a Guarulhos, eu levei uma mochila de 40l da Forclaz, para não precisar despachar, e uma mochila pequena, com isso tive que ser bem econômico nas coisas que levei. Peguei um uber e cheguei ao Aeroporto de Curitiba, o voo durou cerca de 50 minutos e tive que usar mascara, desde Novembro senão me engano voltou o uso de mascaras nos aeroportos brasileiros. Quando desci no Aeroporto de Guarulhos no terminal 2 fiz a primeira cagada 😆, entrei na parte de embarque doméstico sem perceber, passei por dois agente não sei se era do aeroporto ou da gol, mas estavam papeando, e tentei localizar onde seria a parte de embarque internacional, aproveitei pra ir ao banheiro e tive que refazer todo o caminho, perdi mais de 10 minutos, e descobri que era pra ter ido num corredor logo após sair do finger 🙈, mas como os funcionários estavam papeando errei o caminho, enfim, no caminho certo me deparo com correrias, na parte onde se da a saída do país, fiquei na fila e observei um sistema automática de saída, porêm fiquei com receito, vi alguns não conseguindo, fiquei na fila normal, a fila de estrangeiros era enorme, o que estava atrasando o processo, de repente chega um oficial do aeroporto e diz para a gente ir nesse sistema automático que era para ganhar tempo, fui tentar e não é que deu certo, tempo ganho fui seguindo as etapas até esperar o vôo. Dentro do avião da Gol, assim como na ida não foi ninguém do meu lado na fila de três assentos, mas na frente tinha um casal de Argentino. Distribuíram o formulário de ingresso a Bolívia e eu não tinha uma caneta, perguntei pro rapaz da Gol que me entregou o formulário e ele disse que não tinha, fiquei esperando uma alma me empresta a caneta, desci a bandeja do assento onde se come, e bati nela sem querer, e depois derrubei o meu passaporte e bati denovo e o argentino da frente falou algo q não entendi, mas pelo tom pedi desculpa, não estava a namorada dele ali, dai querendo fazer as pazes pedi se ele não tinha caneta (não lembrava que era boligrafo 😂) e ele falou umas merdas, um casal de boliviano que estava na fila ao lado me emprestou, e preenchi só que esqueci que já estava em 2023 kkk e preenchi 2022, fui notar depois de devolver a caneta azul, com vergonha de perdi novamente, pedi pra boliviana que estava atrás de mim, e ela me deu uma caneta preta, percebi que também tinha um local onde eu havia esquecido, e tentei arruma o 2 para virar 3 😅. Depois de um tempo vi que a namorada do argentino acordou, ela estava deitada no colo dele, por isso ao bater na mesinha meio que acordava ela eu acho, por isso ele veio me encher o saco, mas ela tbm não podia estar dormindo no colo dele, enfim, aguas passadas, mas a vontade de dar na orelha dele era grande. Foram duas horas e meia, e eles deram um lanchinho como pão com presunto, e incrível que em todos os 6 vôos que fiz era liberado por fileiras, mas sempre tinham os apressadinhos. No Aeroporto de Viru-Viru já saindo me pediram a vacina da Covid, tenho as quatro doses, e na guria da imigração perguntou quantos dias eu ia ficar, minha ocupação e de qual país eu era, como uma má vontade que só, liberado com o passaporte carimbado, segui para a Aduana, onde eu tinha que entregar o formulário, e adivinhem? o formulário entregue pela GOL era ultrapassado, e me deram outro 🤣😅 todo aquele sofrimento para preencher foi em vão kkk enfim, fui um dos últimos do vôo a sair dali. Fui primeiro na casa de Cambio, quis trocar o menor valor possível pois minha idéia era só ir até o centro de Santa Cruz e voltar la pelas 17h30 horario local, pois meu vôo era as 20h e ja era umas 13h. troquei 200 reais a 1,10 (troquei demais nessa cotação ruim, pois achei que ia pagar o chip da entel e o guarda-volume) no fim a guria do guarda-volume disse para pagar na volta, foi 40 bob para deixar a mochila cargueira e fui duas vez tentar adquirir um chip da Entel + um plano de 12 dias para ter comunicação pela Bolívia, vi em relatos que o chip da Entel pegava até no Salar, sem sucesso, o sistema estava fora do ar e queria ganhar tempo e resolvi pegar o ônibus do Aeroporto que vai pro centro, linha 35/10 verde por 6,50 bob, ele só sai quando lota. Editado Março 24, 2023 por tainovieira 2 1 Citar
Membros Este é um post popular. tainocap Postado Janeiro 28, 2023 Autor Membros Este é um post popular. Postado Janeiro 28, 2023 (editado) Dia 02: Parte 02 - Peguei essa linha que ia ao centro, ao decorrer do caminho fui vendo a habilidade do motorista, o cara dirigia e fazia e efetuava o troca das moedas de maneira muito rápida, pelo que vi algo muito comum na Bolívia, chegando ao centro me deparo com a famosa estatua de Cristo e perto dela muitas pedras e pneus usados em noites anteriores devido a protestos por causa da prisão do Governador, o Camacho, e bem perto também vi um prédio totalmente queimado (na foto que postei da pra ver bem no canto direito), só ficando as estruturas de concreto 😨, já fui ficando um pouco preocupado e pra ajudar achei que o motorista ia parar na Calle la Riva, pois tinha visto que saia dali os ônibus para o aeroporto, mas erro meu, ouvi uma senhora perguntando se ele ia para o outro aeroporto o El Trompillo, e ia 😳, sendo assim, sabia que ia passar em La Ramada, era uma feira muito grande na cidade, creio que é a maior, pensei em descer ali e perguntei para uma das senhoras se estava perto. Ela disse que sim e que estava mais a frente, e quando chegou ela disse pra eu descer, paguei ao motorista os 6,50 BOB e ela me disse pra tomar muito cuidado, com uma cara bem séria 😨, eu estava com a mochila pequena e ela disse para colocar ela na frente, e cuidar com os bolsos, isso me deixou muito preocupado 😑. Desci ali e só queria achar um taxis o quanto antes para ir ao centro cambiar e comer algo, estava com muita fome hehe. A feira vende de tudo, as pessoas vão te ofertando e eu louco para sair dali, em uns 5 minutos achei um taxista, ufa, e fui a praça principal, o taxista era muito gente boa paguei 15 bob, na praça tirei umas fotos, incrível como está diferente, havia muitas pessoas e pombos, diferente de 2015, depois fui fazer o câmbio, procurei o melhor e avistei uma rua fechada com uma faixa com as cores de Santa Cruz em forma de protesto, voltando ao cambio, infelizmente não estava muito bom, mas melhor que no aeroporto, a maioria estava 1,25 bob por 1 real, ai troquei praticamente tudo de reais que tinha, pois seria o melhor lugar na Bolívia para trocar reais, tinha levado dólares e deixei caso precisasse. Tentei achar um lugar pra comer e resolvi comer num lugar perto da praça, estava cansado de procurar, calor demais, creio que estava uns 32 graus e fiquei por ali, porem achei muito caro para o que era servido, 51 bob por um Salshipapas, ele era enorme com muitas batatas-fritas, mais tinha poucas calabresas e tinha banana frita tbm e nesse valor estava incluso uma coca de 600ml, enfim, dei mais uma volta na praça e com o clima hostil de Santa Cruz e o calor me fizeram voltar para o Aeroporto, eu tinha baixado o mapa offline de Santa Cruz, mas não estava funcionando muito bem, resolvi pegar um taxis mesmo, negociei com um rapaz muito gente boa, fez a 60 bob, já vi cobrarem 80bob, no caminho ele me contou que a vó dele conheceu Che Guevara, ela é de Valle Grande, onde ele esta enterrado, e me conto que sua vó foi entrevista e tudo, já no aeroporto me restou esperar, cheguei no final da tarde, e meu vôo era as 20h. Um fato curioso foi ter visto um policial sentado jogando Free Fire, mas muito alto, como eu amo a Bolívia rsrs. Peguei minha mochila no guarda volumes, deu 40bob, ela ia cobrar 50, mas fez por 40 🥰 e fiz o plano de internet por 12 dias. Peguei o meu vôo e foi a primeira vez que viajo na primeira fila, e dessa vez tinha um casal de franceses do meu lado, minha bolsa de 40L quase não coube no compartimento de bagagens, a mulher da Boliviana de Aviacion teve que forçar para fechar. O vôo foi tranquilo até Tarija, mas não houve serviço de bordo, durou cerca de uma hora, a vista de Santa Cruz de cima é muito bonita por causa dos seus aneis. O Aeroporto de Tarija é muito pequeno, não tinha nada pra comer lá, peguei um taxi por 30bob, não foi muito barato, chegando no meu Hostel, a recepcionista me mostrou onde era o meu quarto, achei bem bacana o lugar, porem como peguei o mais barato, era no terceiro piso, fiquei no Hostal Carmem. Na frente tinha uma lanchonete, comi um x-salada com ovo por 12 bob, estava bem gostoso, só que era apimentado, eles adoram, só que para piorar, não tinham bebidas nesse dia 🥵, saindo dali fui na praça principal onde tomei um suco de laranja kk por 7 bob, a praça estava muito linda ainda com a decoração de natal. 327375344_5829734563769792_8237805882512855772_n.mp4 328034348_8659842257390514_1250915372482582989_n.mp4 327486050_5414142808691050_467424353616091127_n.mp4 327752089_8619892008084492_5293404679437467337_n.mp4 Editado Janeiro 28, 2023 por tainovieira erros em palavras 5 Citar
Membros Ianasrc Postado Janeiro 29, 2023 Membros Postado Janeiro 29, 2023 Bom dia Vi que você tem bastante experiencia com a Bolívia, estou pensando em ir agora em abril/2023, estou com dúvidas entre 2 agencias, Fui Gostei e Ecological salar de uyuni. É dificil o contato com eles, da Ecological, pois não tem ninguém que transmita em portugues as informações além de não saber da credibilidade da agencia. O que você me indica a fazer? Vou deixar meu instagram para facilitar o contato @ianasrc 1 Citar
Membros tainocap Postado Janeiro 29, 2023 Autor Membros Postado Janeiro 29, 2023 3 minutos atrás, Ianasrc disse: Bom dia Vi que você tem bastante experiencia com a Bolívia, estou pensando em ir agora em abril/2023, estou com dúvidas entre 2 agencias, Fui Gostei e Ecological salar de uyuni. É dificil o contato com eles, da Ecological, pois não tem ninguém que transmita em portugues as informações além de não saber da credibilidade da agencia. O que você me indica a fazer? Vou deixar meu instagram para facilitar o contato @ianasrc Oi Iana, tudo bem? então essa foi minha primeira vez no Salar, porêm eu fiz um roteiro bem diferente, por 4 dias e iniciava em Tupiza e terminava em Uyuni, vou descrever aqui ainda, recomendo demais em fazer, porem, recomendo ficar um ou dois dias em Tupiza antes de iniciar e teria que ter bastante dias disponíveis. Tem um relato bem interessante da Camila que foi recente, mas acho que ela não chegou ainda na parte de relatar sobre Uyuni, aqui: Relato da Camila, qualquer dúvida estou a disposição 🙂 Citar
Membros Ianasrc Postado Janeiro 29, 2023 Membros Postado Janeiro 29, 2023 Bom dia você teria alguma agência pra indicar? Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.