Membros D FABIANO Postado Março 2, 2023 Autor Membros Postado Março 2, 2023 (editado) Ioannina Cidade desconhecida dos turistas não europeus, mas com hotéis bons e baratos. Cheguei cerca de 16h. Então o centro histórico estava bem aberto.Não me arrependi de ter ido conhece-lo ,muito pelo contrário. Vi um belo por do sol na entrada da reconstrução dele que preserva uma igreja e um museu sensacional. Eles contam a história da cidade e como era a vida naquele tempo. Passei 1 tarde e 1 noite e vamos continuar conhecendo a Grécia antiga. A maior e talvez a unica atração da cidade é o seu Centro Histórico.Envolvido por muralhas medievais é um bairro em que há de tudo e o núcleo do casco histórico,aqui tombado pela UNESCO,que consiste em uma igreja que hoje em dia é museu,um museu mesmo que a parte visitável épequena e objetos do periodo. Editado Março 21, 2023 por D FABIANO Citar
Membros D FABIANO Postado Março 3, 2023 Autor Membros Postado Março 3, 2023 (editado) Meteora Havia parado em Ioannina somente para tomar o bus e sai encantado pela cidade e sua história desconhecida no Brasil.Cheguei na outra tarde a Meteora,um local que esperava muito e não decepcionou. A vila tem lugares lindíssimos. Passei ali 2 noites.Na noite em que cheguei fui comprar o tour pelos mosteiros que estavam todos iluminados. Expectativa la em cima para no outro dia conhecer os mosteiros de mais de 800 anos de construção.São 8 no total, sendo que 7 fecharam, alguns deles viraram museus e 1 funciona para mulheres até hoje.Cheguei a tarde,fui almoçar fora de hora e fiquei vendo anoitecer nas rochas.Agora mais cedo,pois poderão já havia terminado.Aproveitei que estava na rua para pesquisar tour para conhecer os mosteiros de perto e comprei o mesmo oferecido pelo getyourguide,só que pago em dinheiro,então livredo maldito IOF que o Guedes prometeu acabar. Dia seguinte,o único na cidadezinnha,levantei cedo e fiquei esperando a van passar.As 9h chegou e fomos subir as montanhas do entorno de Meteora.Aí deu para ver de perto como as construções foram muito bem feitas há tantos séculos e ficar admirado como a crença fez com que os ortodoxos explorassem penhascos.A tarde,fui a um museu que conta história da educação no país e depois ao museu de animais mortos e empalhados.Sai dali antes do fechamento as 18h para ir a estação de trem,o primeiro que peguei no pais. Próxima parada Lariss. Editado Maio 17, 2023 por D FABIANO Citar
Membros D FABIANO Postado Março 21, 2023 Autor Membros Postado Março 21, 2023 (editado) Lariss e Thessalonic Nome de belas meninas no Brasil,Lariss em Grécia é a 4 cidade em tamanho.Parei aqui para dormir ao lado da estação em um bom e barato hotel.A cidade tem muito pouco em turismo.Fiquei 2 noites,a 1 a que cheguei e a próxima que fui a Tessalonica.Um fim de semana muito,no minimo,diferente.Jantei em um restaurante bom e barato ao lado da estação em frente ao hotel(tudo isso fica na praça da estação).O responsável parece ser também uma pessoa muito boa,como a maioria dos gregos. Mas,no dia seguinte eu teria um compromisso inadiável:Tentar conhecer o máximo que pudesse da 2 cidade grega,Thessalonic.Há trem de hora em hora.INCLUSIVE É NESSA LINHA QUE HOUVE UM ACIDENTE OUTRO DIA NO TÚNEL DE SAÍDA DA CIDADE.Mas,nesse domingo,tudo estava tranquilo pela manhã.Sai as 10h e cheguei as 12h.A estação de Thessalonic é antiga e desorganizada.Queria comer mais cedo para ir conhecer a cidade.Na estação há comidas baratas porém nesse dia comi frango frito numa rede de nome no pais.Estava muito bom.Terminando,fui informado que havia um terminal de buses em frente.Lá esperei o que me levou ao centro. Chegando lá,parei em frente a Torre antiga.Construida na idade antiga,mantem-se em pé até os dias de hoje e conta a história em salas espalhadas por uma subida bem interessante.Patrimonio da Humanidade,não cobra como tal(7 euros).Peguei em frente a torre o famoso bus turístico hop on hop off que para ali.Nesse dia só consegui dar uma volta completa sem descer depois conto o porquê,pois pode dar quantas voltas puder.O passeio do bus é bom,mas com o pouco tempo que tive,apenas desci e pude conhecer as atrações de 2 igrejas de mais de 1000 anos. Disse acima que o bus turistico parou as 16.30h?Curiosos para saberem o motivo?Protestos!Ele me deixou na 1parada perto do final de seu recorrido,no Museu Arqueológico que perde-se a hora dentro dele.Esse com funcionamento normal.Sai quase as 20h e sem ver tudo,pois estava na hora de fechar.A entrada custa 7 euros.Para o nivel de informação que tem e para a cultura envolvida é muito barato.Peças de 2000-3000 anos em exposiçao.Sai dali para ir a estação,jantar e tomar trem que me levaria de volta.Na rua estava uma bagunça.Protesto comunista contra a venda de estatais.Se eu soubesse antes,teria participado,certamente,porém não sabia e tinha comprado a passagem para 22h.Hora que parti deixando muita coisa histórica pela cidade sem ver. Dia seguinte,foi hora de matar o tempo e esperar as 16 h para Lamia.Caminhei muito, cansei de ver comércio fechado, comi o tradicional souvlaki e,enfim,chegou a hora de partir. Peguei as minhas coisas no hotel, atravessei a praça e fui. Editado Abril 6, 2023 por D FABIANO Citar
Membros D FABIANO Postado Março 28, 2023 Autor Membros Postado Março 28, 2023 (editado) Athens Após matar o tempo toda a 2 feira caminhando por Lariss,que tem o costume de fechar o comércio as 13h,como na Argentina,e só abrir as 17h devido ao calor,esperando a hora do trem a Lamia.Deu 18h e lá fui eu.Orientado a descer após o túnel,desci certo na estação,mas não há uma placa nem em grego,apenas as linhas.Na estação,voce desce e vai pelo túnel subterraneo as outras linhas,como os terminais de Curitiba.Só que aqui é sinalizado e lá não.Resultado,desci ao túnel,não havia outro trem e voltei ao mesmo lugar aonde o trem continuou parado por muitos minutos.Não percebi na hora e havia fiscal ao lado de fora.Como nada falou pensei que era o trem que iria a Lamia.Estava errado,pois quando o trem voltou a andar,vi aparcerem placas que diziam Athens.Que?Fui perguntar ao mesmo fiscal que estava ao lado do trem na estação.Ele confirmou,e disse que não havia mais alternativa para chegar a Lamia naquele dia e que teria de ir até o final.Chegamos umas 10h da noite,A estação já fechada,mas eu já tinha pensado.Ia passar 2 noites em Lamia e 1 em Delphi.3 no total,então tinha reserva no bom Hotel Socrates em 3 dias.Ele é perto da estação.Então,porque não antecipar minha visita?Era só ter vaga.Desci do trem,o hotel é gigante como o letreiro.Atravessei a rua,caminhei um pouco e fui muito bem recebido lá que prontamente atenderam minha solicitação.Teria 1 semana em Athens,que legal! Naquela própria noite reservei 4 tours pelo getyourguide.Foi caro,mas excelente.Fui a vários pontos,porque a Acropole já conhecia,mas em um dos dias dediquei a ir ao museu da Acrópole metro,que para em frente a estação.Adorei.O museu é moderno,construido recentemente e pode fotografar,menos a parte mais antiga aonde estão as peças da Antiguidade Clássica.Lotado,mas nenhum brasileiro, (claro a CVC não recomenda).Também há na parte de baixo do museu,os restos das escavações aonde foi encontrada parte da cidade medieval.Saindo dali fui a cidade de Adriano,ali em frente.Não tem muita coisa,mas tudo está em um boleto comprado junto por 30 euros na época,como as ruínas da Ágora que não há muito a ver. No 2 e 3 dias fui no meu tour preferido por todo o mundo.O hop on-hop off.Paguei muito pouco,em vista do que andei nesses 2 dias.22 euros com paradas a vontade.A mais,só o bilhete de metro até a Praça Syntaghma.Ele para na Acrópole e no Museu,mas são visitas de horas,por isso fiz separado,sendo que tentei fazer da 1 vez o bus ,mas não dava tempo de fazer completo.Fica a dica:Conhecer Athens em 3 dias é com esse onibus que é muito barato pelo número de paradas e funciona até 19h no verão.Como vê, fiz várias paradas.A acropole e seu museu já conhecia;a Praça Syntaghma é de onde ele sai e ali tem a sede do poder e a troca de guarda realizada de 30 em 30 minutos,de forma muito curiosa;oEstádio Panathinaykos,e outros.O ticket do bus paguei 25 euros nos 2 dias e me senti naquele tempo da criação das Olimpiadas.Lá no Panatinaykos é incluso o museu,com as respectivas tochas e bandeiras de cada olimpiada.O ursinho de Moscou 80 está lá,como também o mascote da Rio 2016.Também desci na parada do museu histórico nacional,que não gostei tanto,pois é muito"moderno" sendo a antiga sede do Parlamento.Parei para almoçar num lago artificial que é ponto turistico,que também não sabia de sua existencia.Essa é a linha vermelha.No 2 dia peguei o que é linha verde,e em 2h,faz o circuito Pireau.Já conhecia o porto,mas lá perto tem o museu arqueológico de Pireau,que é o lugar aonde foi o 1 porto existente no mundo e o Planetário que é sensacional a sessão(toda em ingles) e aproveitei mais o tour visual de dia por toda a orla,o antigo aeroporto e as praias.O 3 dia,que seria do bus amarelo por todo o litoral, não fiz. Reservei 4 dias para getyourguide.Como disse acima,foi caro,mas conheci várias regiões.No 1 dia,após passar a manha descansado, fui ao Cabo Sunio,um lugar pouco divulgado aqui,mas de uma história incrivel e um por do sol simplesmente maravilhoso.Lá encontrei um casal do Rio,unicos brasileiros numa multidão de europeus.A ruina,está plenamente restaurada,sendo a original de mais de 3000 anos.Na volta,já a noite,passa-se por todo o litoral norte da cidade,que eu havia conhecido e parado com o hop on hop off.Acabou o dia na Praça Syntaghma e fui jantar com uma japonesa.50 euros. No 2 dia foi um sábado inesquecível. Logo cedo,apareceu o bus para levar a conhecer Epidauro. Incrível a conservação daquele que era o maior teatro do mundo grego e o Museu anexo.Terminou lá, fomos passar 1h em uma pequena cidade litorânea e depois fomos almoçar. O pessoal foi com o guia em um restaurante lotado. Eu,não fiquei com eles. Comi almôndegas aqui com batata doce em um restaurante vazio.Conversei um tempo com o dono/garçom que disse ser o convênio das empresas de turismo com o estabelecimento grande. No dele só vai quem,como eu,gosta de tratamento exclusivo ou particulares.A tarde,fomos a 3 parte do tour,Micenas.Aqui,tudo é ruína,mas o museu é mais completo que o de Epidauro.Esse dia custou 60 euros e foi completo. Mas e a noite de sábado?Foram buscar as 20h, pois íamos ao Show Folclórico. Antes,fomos passear pela noite de Atenas,o que já tinha feito. Os europeus adoraram ver a Acrópole acesa,mas quando íamos saindo de lá, por becos estreitos, o motorista bateu em um carro parado. Pronto, ficamos sem ônibus e tivemos que andar por Plaka toda.Neste caminho, uma americana se apresentou a mim.Foi,apesar da nacionalidade, uma ótima companhia.Dançamos a noite toda. Dançamos,eu disse? Imaginem a dança grega que nunca tinha visto. Acabando no meio da madrugada, hora de ir ao lugar que o motorista arrumou para parar o bus já liberado. Dormi muito pouco, pois no domingo tinha mais tour. Esse a Delphi,cidade que iria de Lamia e,de tão pequeno que é,acabei gostando da minha opção. As ruinas são imensas,mas o famoso Oráculo de Delphi nem existe mais.Aqui encontrei uma professora gaúcha que disse estar voltado ao país para evitar o 2 turno.Eu,discordei dela,e a americana comigo,disse não ter entendido nada(melhor não entender mesmo,rs).Saindo das ruinas,passei no museu e no tempo livre para almoço vi como é pequena a cidade. Havia um último tour na 2 feira.A Corinto.Lá foi aonde dizem que Paulo chegou trazendo as mentiras recém inventadas.Só ruínas e uma reconstrução. Mas a velha Corinto tem guia próprio e das agências também que te contam uma boa história da carochinha. Depois passam no canal de Corinto,o canal do Panamá da idade Antiga.Tour de meio período,acabou na hora do almoço e fui ao Museu Bizantino,parando em frente. O Museu é muito bom,mas o restaurante tem o que?Souvlaky e muito caro. Editado Abril 7, 2023 por D FABIANO Citar
Membros D FABIANO Postado Abril 8, 2023 Autor Membros Postado Abril 8, 2023 (editado) Adeus a Grécia Após mais de 50 dias chegou a hora de dizer adeus. Após passar mais de 9 dias em Atenas e conhecer Creta,Santorini,Naxos,Paros,Ios,Mykonos,Folegandros,Syros,Patmos,Samos,Meteora,Sparti,Ioannina,Pátra,Olympia,Zankynthos,Argostoli, Lefkada,Ilha de Poros,Lariss,Tessalonic e outros lugares que não lembro é hora de voltar a Madrid. Falei acima do passeio a Acrópole logo no começo. Na verdade, nessa época só fui até lá ver as ruínas, mas o museu deixei como último passeio. Despedida no melhor estilo,vendo o maior e mais visitado ponto turístico do país. Após a visita almoço no restaurante anexo um tipo de bolo Salgado,típico das ilhas Jonicas de nome musaka. Fui ao hotel pegar minha bagagem que deixei guardado e segui para a estação em frente. Lá há uma linha direta ão aeroporto, herança das Olimpíadas 2004.Essa foi preservada, porém o estádio tentei visitá-lo.Fui desaconselhado, pois está abandonado e trancado. Depois dizem que nós, cariocas,não cuidamos do legado olímpico. Será? O trem deixa em frente ao novo aeroporto, também construído para as Olimpíadas.Ainda bem,não é grande. Deu tempo de comprar a janta em um restaurante internacional, aonde pela 1 vez em semanas, vi uma comida diferente e não paguei horrores como em outros lugares aonde os terminais são privados. Hora de dizer adeus a um país aonde além de aprender muitas curiosidades que só indo lá para ver,também relembrei o inglês, completando um processo iniciado no ano anterior na Suiça, pois as 2 populações falam,ao contrário de"certas"pessoas que,não sabem nem português, e "se acham".Lá tem que usar,senão nem consegue pedir comida ou se hospedar,pois o suíço e o grego são dificilimos. Aguardem o próximo relato, do fim da viagem, em Madrid. Editado Maio 16, 2023 por D FABIANO Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.