Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Já havia algum tempo que eu planejava conhecer o Paraguai e sempre tive dificuldade de encontrar informações na internet por não ser um destino tão turístico. A maioria das pessoas quando falam em Paraguai se referem a Ciudad del Este. No meu caso pretendia conhecer Asuncion e Encarnacion também. Decidi então, finalmente realizar essa viagem. Porém, como minha namorada só tinha uma semana de férias tivemos que fazer um roteiro bem corrido e apertado. Não recomendo fazerem isso, pois de fato não dá pra aproveitar muito bem, ainda mais se tiverem imprevistos como aconteceu conosco.

Roteiro
25/12 - Viagem Curitiba - Foz do Iguaçu
26/12 - Ciudad del Este pela manhã e viagem para Asuncion de tarde
27/12 - Asuncion
28/12 - Asuncion
29/12 - Encarnacion
30/12 - Posadas (ARG)
31/12 - Puerto Iguazu (ARG)
01/01 - Retorno pra Curitiba

• Membros
Postado

DIA 1 - 25/12

Como nosso cronograma estava apertadíssimo tínhamos que otimizar ao máximo nosso tempo. Partiríamos de Curitiba e de carro, uma vez que passagens aéreas em cima da hora nessa época era muito caro. Decidimos então sair logo cedo no dia de natal, depois de passarmos a noite anterior com a família. Partimos então em torno das 9 h da manhã com destino a Foz do Iguaçu.

Pra minha surpresa a viagem foi bem tranquila, imaginava encontrar mais trânsito do pessoal voltando de viagem de natal, uma vez que o dia 25 caiu ainda em um domingo. Chegamos então relativamente cedo em Foz, onde havíamos reservado uma kitnet em um condomínio pelo airbnb. A hospedagem para dois saiu por 78 reais, achamos excelente tendo em vista que reservamos com pouca antecedência. O apartamento tinha fácil acesso ao Paraguai, a uma quadra passava o ônibus internacional.

Como no dia seguinte pretendíamos ir logo cedo para o Paraguai ainda tínhamos que resolver o problema do carro, uma vez que viajaríamos de ônibus pelo Paraguai. Então, basicamente, teria que encontrar um estacionamento aberto em pleno natal e que também estivesse aberto no dia 01/01 pois seria nossa data de retorno. Como tinha alguns amigos em Foz, consegui deixar na casa de um amigo.

• Membros
Postado (editado)

DIA 2 - 26/12

A ideia para esse dia era sair cedo de Foz, atravessar para Ciudad del Este e conhecer um pouco das lojas e do movimento dali, para depois partir para Asuncion. Como eu conhecia Ciudad del Este, então seria mais para mostrar para minha namorada e dar uma volta mesmo já que não pretendíamos comprar muitas coisas. Já havia pesquisado alguns horários de ônibus anteriormente na internet, por meio do site plataforma10, então a ideia era sair de Ciudad del Este no máximo até as 14 h, de preferência com ônibus da NSA (Nuestra Senora de Asuncion) que tem fama de ser a melhor companhia de ônibus do Paraguai.

Acordamos cedo então, em torno das 06:50 e partimos de mochila rumo ao Terminal de Transporte Urbano Pedro Antonio de Nadai, de onde partem os ônibus para Ciudad del Este. Na verdade os ônibus saem de um ponto em frente ao terminal, tanto para o Paraguai como para a Argentina. Nossa ideia era pegar o primeiro ônibus, mas não conseguimos encontrar na internet informação sobre os horários, as que tínhamos estavam desatualizadas. Sabíamos que os ônibus passariam pelos pontos da Av Juscelino Kubitschek, que estava a uma quadra do nosso ap, então tentaríamos pegar em um ponto caso cruzássemos com algum, caso contrário caminharíamos até o terminal. Pra nossa sorte, andamos menos de uma quadra e um ônibus já apontou, então fizemos sinal e entramos. Mesmo estando fora do ponto, o motorista parou pra gente, talvez por estarmos de mochilões nas costas.

Como dali já pretendíamos partir para Asuncion, resolvemos ir com os mochilões nas costas. Pensamos, chegando lá vamos a qualquer shopping e deixamos as mochilas em um guarda volumes e passeamos à vontade por Ciudad del Este. Mas, jamais poderíamos imaginar que essa tarefa seria tão difícil. Andamos por tudo e nada de encontrar guarda volumes, os que tinham eram das próprias lojas. Não sendo possível deixar o dia todo como precisávamos. Depois de muito andar à toa, resolvemos pegar um taxi até a rodoviária, que custou 40 k guaranis (30 reais)

Depois de turistar em Ciudad del Este compramos então passagem de ônibus de Ciudad del Este para Asuncion. Chegamos 13:45, mas por sorte conseguimos ainda retirar as mochilas e comprar a passagem para o ônibus de 14 h. O ônibus saiu pontualmente, mas para nossa infelicidade não valeu a pena pagar mais caro no ônibus da NSA (120 k guaranis). Segundo a passagem o serviço seria Ejecutivo black, mas o ônibus era comum e o pior de tudo o ar condicionado não estava funcionando. Esse foi o nosso primeiro perrengue da viagem, imagina um sol de 40 graus, 14 h da tarde, em um ônibus fechado com ar condicionado que não funciona. Pra ter uma ideia, o mundo sem fim fez esse mesmo trajeto por 70 k guaranis, um ano antes.

Minha namorada passou muito mal no trajeto e ficou mal um dia inteiro em Asuncion, imaginamos que o calor tenha afetado muito, porque isso nunca tinha acontecido com ela antes.

Chegando em Asuncion eu queria dar um rolê pelo centro, ir a algum restaurante/bar. Mas minha namorada estava muito mal, vomitando e tudo mais. Então acabamos ficando no quarto mesmo.

Abaixo seguem fotos do quarto que pegamos pelo air bnb. Pagamos 100 reais a diária pra duas pessoas em um quarto com ar condicionado, frigobar. A anfitriã deixou, inclusive, café e chá à disposição, mas nem usamos, além de água mineral gelada.

8veUTiT9B8dJo73APW1WGnzlzABSQMq-lYXLc-ail9goVRbwPo3b0yqe50YmfRbUwLwqd3rT8LLQfYIgK_D_RGSJ.jpg

_WDR4TzspSGHpHO-zmMXpf_rdJTHq80NM02chbREUxKb2hJ0Hyn97e9uTAbr88jFPGaxOUqqB2tivhN-VPuP6d8e.jpg

8LFltOVFBwX51lobgj4pfrwfYrlVBlrAJcBn6ntegjOsqPNuKKkmXj5GgWq0dn6rVnqbNLAVVyvkOliJQuridrt-.jpg

72xOM_oSbuBxi8OaDuOMEVCbSg5gZH1TkYTyYZcyCkYQWym4YzWa1ScKKltBXIauTOatSNrzZBMYN31k0ZSCANJk.jpg

dtCfbBOqOJlVE3Sri51RJ4BrzxGiSNkw8g3FUQdZR8g77nT-9RLflEJ2FUCoPys-vGAwZLIqtYftY5jMcxyDgvYC.jpg

Editado por Rafael Tavares CWB
  • Amei! 1
  • Membros
Postado

Pra não dizer que não fiz nada no dia que cheguei em Asuncion dei uma volta no bairro, enquanto minha namorada repousava. Fui até o supermercado comprar algumas coisas e procurar algo pra comer.

Perto de onde estávamos tinha um mercado grande (Superseis), Mc Donalds, KFC, pizza hut e burger king. Acabei comprando kfc mesmo pq minha de fé tava sozinha passando mal, aí não quis demorar muito.

O que achei ótimo em Assuncion é que existe uma rede de mercado 24 h chamada biggie. É tipo uma conveniência/mini mercado e tem por todos os cantos da cidade. Nessa loja inclusive você compra o cartão de ônibus para se locomover pela cidade, e também recarrega as passagens.

• Membros
Postado (editado)

No outro dia acordei com a namorada ainda passando mal. Então fiquei com ela um pouco, mas depois decidi dar uma volta ali por perto mesmo.

Não era uma região turística com muita coisa pra fazer, mas curto andar a pé assim sem rumo quando estou em outro país tbm. Uma simples ida ao mercado já é interessante.

Pra minha sorte estava a uma quadra do estádio do Olimpia, então aproveitei para visitar a loja do estádio do rey de copas. Não existe um tour como estamos acostumados no Brasil, ou em grandes estádios na Argentina, europa. Somente é possível ver por fora algumas coisas, para quem gosta de futebol vale a visita. Para quem não curte deve ser sem graça.

Depois do estádio dei uma volta pelo bairro, fui até uma loja biggie para fazer um cartão de onibus. Paguei 25 k de guaranis em cada e coloquei mais uma passagem pra cada. Ideia era usar ônibus na cidade, e também ficar com o cartão como lembrança de viagem.

Depois, comprei uma marmita para almoçar, fruta, gatorade e água de coco para a minha namorada se recuperar e voltei pro quarto.

a.jpg

aa.jpg

aa1.jpg

aa2.jpg

aa3.jpg

aa4.jpg

aaa.jpg

aaaa.jpg

aa31.jpg

Editado por Rafael Tavares CWB
  • Membros
Postado

De tardezinha minha namorada ainda estava mal e não tinha saído do quarto, foi então que um amigo que conheci em um fórum da internet, que mora em Asuncion, se prontificou a nos levar para dar uma volta de carro e tentar aproveitar algo já que havíamos perdido o dia todo. Desse fórum, estou copiando parte do relato que já postei lá, inclusive. Por isso algumas partes do texto estão com tamanho diferente, pois ainda não aprendi a copiar formatação aqui.

Passamos na sede da Conmebol, que fica no município vizinho, Luque. E demos um rolê pelo centro histórico, Palácio de Lopez, Avenida Costanera e depois fomos pra um bar tomar um chopp. Esse amigo indicou o bolsi para comer e tomar chopp. E achamos que valeu bastante a pena, ambiente legal e bom custo benefício. Experimentamos a chipa guazu, já havíamos comido chipa no ônibus em uma parada entre Ciudad del Este e Asuncion. Comemos batata frita e tomamos 4 chopps. Tudo isso saiu por 110 k guaranis ( 1 real = 1360 guaranis no câmbio que fizemos). Cada chopp, munich 500 ml, era 15 k guaranis.

Depois no final do relato pretendo colocar todos as notas fiscais dos preços caso alguém tenha interesse.

Quase todo mundo que vai a Assunção acaba por ir tomar chopp/comer no Lido Bar, que por ser muito famoso é também mais caro. Então, achamos que vale a visita também no Bolsi.

b.jpg

b1.jpg

b2.jpg

b3.jpg

bb.jpg

• Membros
Postado

Dia seguinte de manhã teríamos que fazer checkout de manhã para viajar a noite para Encarnacion. Nosso ônibus sairia meia noite, então optamos por sair de manhã e deixar as mochilas no guarda volumes da rodoviária.

Rodoviária de Asuncion é meio feia e antiga. Apesar que tem uma parte nova que está ficando bem bonita, mas não estão usando praticamente. Depois que terminar deve ficar bom.

Pagamos 10 k de guaranis por mochila, então 20 k de guaranis ao todo.

c1.jpg

c2.jpg

c3.jpg

• 3 semanas depois...
  • Membros
Postado

resumindo... Parece que realmente não é tão interessante viajar para o Paraguai, só pra conhecer mesmo.

Está no meu roteiro mas penso em deixar pouquíssimo tempo para essa parte, já que, se eu for quando pretendo, não terei muito tempo tbm.

• Amei! 1
  • 7 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...