Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Colaboradores
Postado (editado)

20110330172210.jpg

Chegando na Chapada dos Guimarães

A Chapada dos Guimarães fica a aproximadamente 65 km da capital, numa estrada boa, e a visão ao longe, de todo aquele Chapadão, já vale a visita. Chegamos de tardezinha lá, após algumas paradas, e algumas atrações ficam no caminho, como a Salgadeira e o Portão do Inferno.

Ficamos na Pousada Floradas da Serra, localizada na Cohab Véu de Noiva- fone (65) 33013193. O site parece que está desatualizado, por isso não colocamos aqui. A proprietária fez um pacote bom, com um preço bem acessível, e optamos por ficar distante do centro, por causa dos eventos que estariam acontecendo nesse período que ficaríamos na cidade. Nossa dica aqui, é que se você quer sossego, procure escapar do período do Festival de Inverno, porque a cidade se transforma. Não pelos habitantes locais, mas principalmente pelos visitantes,que fazem questão de bebedeira, som alto, muito diferente do perfil do pessoal que estamos acostumados a conviver.

Para visitar o Parque Nacional http://www.icmbio.gov.br/parnaguimaraes/ são necessários alguns agendamentos prévios. Você só poderá entrar no Parque com o acompanhamento de um guia credenciado (no site do Parque existe a relação), agendar um dia antes,ter o voucher emitido por algum local credenciado (o guia saberá dizer a você) e estar na entrada do Parque entre 8:00 e 9:00 hs na manhã do dia agendado. Ufa!

E assim fomos nós, acompanhados do guia José Paulino dos Santos, fone (65) 9225-0035, (uma figura!) ::hahaha:: , para nosso passeio no Parque Nacional. Fizemos o caminho das cachoeiras, visitando a Cachoeira das Andorinhas, do Pulo e da Independência. São trilhas curtas, bem sinalizadas e não dá para cansar muito, porque você vai se refrescando no caminho, em cada uma delas. Gostaríamos de ter visitado a Cidade de Pedra, mas ainda permanecia fechado para visitação, e o Morro do São Gerônimo não nos animou pelo longo percurso de trilha.

 

20110330172629.jpg

Lago Azul

No segundo dia visitamos o Mirante do Centro Geodésico, uma vista deslumbrante,e depois seguimos para a Caverna Aroe Jarí (a maior gruta de arenito do Brasil, com 1.550 m de extensão (gente, nada muito interessante, na nossa opinião, principalmente depois que conhecemos Intervales e a gruta da Torrinha, na Chapada Diamantina )e depois a gruta da Lagoa Azul, onde os banhos são proibidos(uma pena!) .O passeio acaba durando o dia inteiro, então nossa dica é reservar o almoço no restaurante da Caverna (R$ 18,00 por pessoa), antes de descer para fazer os passeios. A entrada também é paga (R$ 15,00 por pessoa, estudante pagando meia) e só é permitido a entrada com um guia. É, não fica um passeio barato, porque além das entradas nos passeios, você ainda paga pela diária do guia.

 

20110330172858.jpg

Cachoeira da Martinha

No terceiro dia, acabamos dispensando o guia e fomos visitar a Cachoeira da Martinha, onde o rio Casca forma uma sequência de quedas, formando boas piscinas naturais para banho. Fica a cerca de 40 km em direção à Campo Verde, praticamente na beira da estrada. Vimos o anúncio de um empreendimento que será construído no acesso à cachoeira, então a impressão que tivemos foi que após sua construção, sua entrada deverá ser limitada. (Esperamos que não).

 

Nossa impressão: É a Chapada mais indicada para iniciar as crianças no trekking, pois as trilhas (principalmente dentro do Parque) são curtas, intercaladas por cachoeiras e não dá para se cansar tanto. O centro da cidade também já está bem estruturado, com lojinhas, restaurantes, lanchonetes,e como fica muito próxima à Cuiabá, lota nos finais de semana e feriados, e realmente não nos agradou esta "superpopulação'. Como já dissemos lá em cima também, visitamos a cidade na época do Festival de Inverno, onde também as cidades vizinhas aportam "em massa", trazendo consigo, uma horda de jovens barulhentos, com carros com o som no último volume, litros e litros de cerveja no porta malas e nas cabeças, impossível de dormirmos à noite, depois das trilhas... :evil:

Editado por Visitante
  • 1 ano depois...
  • Membros
Postado

Olá, Adorei as dicas!

 

Eu vou em jan/13 e gostaria de informação sobre o Guia. Pensei em alugar um carro para os passeios, mas o Guia ja vem com carro?

Tentei contato com o Guia que voces indicaram, porem o telefone vai direto para caixa de mensagens.

Vocem tem algum telefone ou outro contato para me indicar?

 

Obrigada

  • Colaboradores
Postado

Olá, Julia

Como já faz um tempinho, realmente, nem sei se ele ainda está na ativa...

Dei uma pesquisada de leve, e achei alguns links que talvez possa te ajudar:

http://www.chapadadosguimaraes.com.br/guias.htm

http://www.chapadamt.com.br/agenciaseguiaschapadadosguimaraes.asp

 

Também achei o telefone da Secretaria de Turismo, que comanda o CAT de lá.

Informações: Secretaria de Turismo (Enymar)

Fone: 301-2045/301-3214

Acho que vale a pena dar uma ligadinha..

 

No nosso caso, o guia não vinha com o carro, nós é que dirigíamos.

Agora, na minha opinião, os passeios não são nada assim que não dê para fazer sem guia. Lógico que foi mais fácil com um guia do lado, mas as atrações principais têm indicação. Alguns atrativos dentro do Parque Nacional exigem a presença de um condutor cadastrado, melhor checar isso antes também.

Um abraço e Boa Viagem!

Marcia

  • 3 semanas depois...
  • Membros
Postado

Muito bom o relato! Parabéns!

 

Apenas para incluir alguns informações que encontrei, aparentemente estavam ocorrendo alguns abusos por parte de alguns guias. Inclusive esses foram descadastrados. http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/2439-chapada-dos-guimaraes-vai-melhorar-a-visitacao

 

Muitos dos lugares no PNCG não necessitam de guias para serem visitados. Claro que um pouco de instrução durante passeio é bastante satisfatório.

Vale a pena entrar no site do parque e obter mais informações oficiais: http://www.icmbio.gov.br/parnaguimaraes/guia-do-visitante.html

 

Boas aventuras a todos!

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores
Postado

Olá,

Muito obrigada pela leitura, pelo comentário e pelos esclarecimentos!

Não me lembro realmente, quanto pagamos pelo guia, só que era relativamente caro...

Um abraço e boas aventuras prá você também!!!

Marcia

  • 3 semanas depois...
  • Membros
Postado

Olá Caminhantes.

 

Esta "superpopulação" sempre existiu, pois o calor de Cuiabá é insuportável e a Salgadeira é tudo de bom. Até eu que sou mais bobo, sempre aparecia por lá. O que não dá para aguentar é essa molecada mal educada, que infelizmente estão em todos os lugares.

 

Abraço.

  • Colaboradores
Postado

Olá Célio,

Obrigada pela leitura e pelo comentário.

Lembro até hoje, que saímos de um frio em São Paulo, desembarcamos com cachecol e blusa de frio em Cuiabá e foi um choque! Fomos "descascando" rapidinho.

Realmente, cachoeiras, lugares paradisíacos e a quietude da natureza destoam de gritaria, som alto e algazarra que esta molecada costuma fazer...

Um grande abraço!

Marcia, João e Júlia

Os caminhantes

  • Membros
Postado

os caminhantes

 

Que relato fantanstico! Eu sou mato grossense moro em Várzea Grande ( onde fica o Aeroporto de Cuiabá, ve se pode o aeroporto fica em Vg e todos dizem que é Cuiaba ::lol3:: ) Chapada dos Guiamares é um lugar que vale a pena ser exporado. Existe muitas coisas ´para se fazer aqui. Exemplo existe a cidade de pedra que fica perto do Véu das Noivas.. Você conheceu o véu das noivas né? No complexo do véu das noivas existe 7 cachoeiras uma mais linda que as outras e como você mesmo disse são trilhas faceis de se fazer. Existe uma linda cachoeira chamada salgadeira, mas faz anos que ela está interditada. A Martinha para mim é um dos melhores lugares para tomar banho e passar final de semana com a familia. Existe lugares rasos e fundos para quem gosta. Você não foi em uma boa epoca ( junho/julho) por es o festival de inverno. Na verdade para quem gosta de balada é top, mas para quem quer socesso não rola. Voc~e conheceu o mirante? Existe uma pousa maravilhosa chamada "POUSADA PENHASCO". A cidade de Chapada dos Guimares é um encanto, a praza é muito bonita e a igreja na praça é muito interessante. O interior dela é todo em ouro =D Perto da chapada ( + - 150 KM) existe Nobres. Esses trechos estão com otimo afasto foram afastados recentemente. Nobre dispensa comentario. Costumamos dizer Bonoito ( MS) é bonito, mas NObres é lindo =D. Vale a pena alugar um carro e ir para Nobres.

  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores
Postado

Olá Flávio!!!

Desculpe a demora na resposta, acabei vendo só agora...

Poxa, não sabia que o Aeroporto de Cuiabá não era em Cuiabá... quanta ignorância...

A Chapada realmente é linda, é de uma beleza inesquecível, grandiosa!!

Infelizmente quando estivemos aí, a Cidade de Pedra não estava aberta, gostaríamos muito de ter conhecido, mas não foi possível... A Cachoeira da Martinha foi um belo passeio. Vimos os preparativos para uma provável construção na época. Ela já foi construída?

Acredito que a época foi infeliz mesmo, uma vez que gostamos mais de sossego...

E falando em Nobres, passamos por lá também, está em outra postagem e apesar de não conhecermos Bonito, achamos Nobres com uma beleza selvagem,ainda intocada, não tão repleta de turistas, um paraíso!

Um grande abraço!!

Marcia

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...