Ir para conteúdo

Roteiro Eurotrip Março/Abril 2023

Posts Recomendados

• Membros
Postado
2 horas atrás, pmichelazzo disse:

Eu tenho uma Curtlo 60+15 que comprei há mais de 15 anos e não me arrependo dela de forma nenhuma. Ela é muito parecida com essa aqui (possivelmente essa é um upgrade da minha):

https://www.curtlo.com.br/journey-70-17l.html

Pontos prós:

• Resistente até não poder mais. A minha passou por mais de 50 países, foi embarcada em tudo que é tipo de transporte, chutada, empurrada, socada, amassada, molhada, sujada e não tem o que acabe com ela.
  • Tive um problema com um zíper que quebrou o puxador depois de uns 10 anos de uso. Mandei para a empresa em SP e colocaram um zíper novo sem me cobrar um centavo. Suporte deles é sensacional, IMHO.
  • A "mochila de ataque" que separa. Isso é muito bom mesmo. Você enfia os trecos que precisa estar a mão dentro da mochila pequena, despacha a grande e resolvido (vi poucas como essa, inclusive na Curtlo).

Pontos contra:

• Ela é pesada (pelo menos a minha é). Quando digo "pesada" falo do peso da mochila em si. Possivelmente as mais modernas são mais leves para atender o cenário que as empresas aéreas limitam muito o peso da bagagem. Na minha época isso pouco importava mas hoje é fator importante.
  • Ela é grande. Dá para levar um parque de diversões com roda-gigante e montanha-russa dentro dela. Não me arrependo de tê-la mas se fosse hoje, procuraria uma menor (que também seria mais leve).
  • Ela não tem divisória interna (pelo menos a minha). Existe uma separação entre a parte inferior e a parte superior somente, além de dois "bolsos" internos nas laterais. Isso pode se bom ou ruim, dependendo de como se organiza a mochila.
  • Aqui, o pior. Ela não tem abertura superior, sendo necessário colocá-la no chão para abrir. Sempre achei isso uma b... mas assim mesmo comprei pois os pontos a favor são maiores.

Vale a pena ir numa loja e ver o que existe disponível. É algo que literalmente carregará pela vida toda ;)

Achei muito interessante. Esse lance da mochila de ataque de 15L é bem prático mesmo, vi poucas nesse estilo e normalmente eram menores.

E o fato de não ter abertura superior, apesar de você colocar como ponto negativo, me pareceu algo bom em certo aspecto. Como nunca usei cargueira para viajar, o que me parece mais "chato" é o fato das roupas ficarem empilhadas e para acessar algo no meio ou no final, precisar tirar tudo de dentro e consequentemente estar sempre tendo que arrumar tudo novamente.
Essa dá para arrumar quase da mesma maneira que uma mala comum. E deixando as coisas mais importantes na mochila comum, praticamente só precisaria mexer nela já na hospedagem onde ela já estaria no chão mesmo.

O valor não é baixo, mas pode ser visto como um investimento, já que como você mesmo destacou, é super resistente e vai durar por muitos anos.

Vou dar uma olhada nisso nos próximos dias e ver se consigo ir em uma loja tipo Decathlon para pesquisar modelos pessoalmente. Mas do que vi até agora, essa foi uma das mais interessantes. Valeu mesmo a dica!

• Amei! 1
  • Colaboradores
Postado
17 horas atrás, Vinnysantos disse:

Então, vou explicar minha lógica, mas por favor me corrija se eu estiver errado. 

As cidades que eram prioridades para mim quando comecei a criar o roteiro são essas com 4 dias, sendo 3 deles completos. Sei que praticamente todas as cidades nesse roteiro merecem mais dias do que tenho disponível. Em geral essas cidades com "2 dias" são as que estão meio que no meu "caminho" e achei válido conhecer pelo menos o centro histórico e algumas das atrações principais. A intenção é dar um overview e as que eu gostar muito, voltar futuramente com mais tempo para explorar.

Sobre o dia de deslocamento, eu não considero um dia cheio, claro. Pesquisei todos os tempos dos deslocamentos e boa parte deles já até comprei as passagens. O tempo até as estações de/para as hospedagens é sempre de poucos minutos. A ideia é dormir bem na noite anterior e se possível no trem, durante a viagem e tentar fazer uma ou duas atrações nesse dia na parte da tarde/noite.

Como o dia seguinte é cheio, to pegando várias dicas, no estilo "Roteiro de 1 dia em Praga" e dando uma compilada pra ver só os principais pontos mesmo.

Claro que isso tudo é teoria, na prática sei que vai ser cansativo. Uma dúvida é: Os trens parecem confortáveis, consigo dormir durante esse tempo de viagem? Se sim, acho que chego relativamente inteiro pra fazer algo no primeiro dia nesses descolamentos que duram em torno de 4 horas de viagem. To enganado quanto a isso?

Bom, como ja comprou a maioria das passagens nao vai adiantar falar mais nada ne 😂

Com relacao aos roteiros de 01 dia em tal cidade .... Existe um lance chamado walking tour. Voce sai com um guia andando pelas ruas da cidades. Ha desde os estilos mais classicos para ver Champs e Eiffel como tours mais alternativos. Essa empresa oferece diversos for free em varias cidades. Fazendo um pela manha e outro pela tarde voce ve bem coisa... na janela da um role e faz a refeicao.... e ainda sobra um tempo quando acabar. Lembrando que no inverno em muitas atracoes a ultima admissao encerra cedo! Tipo 17:30...

https://www.neweuropetours.eu/

Quanto a dormir no trem... Depende muito da pessoa. Normalmente voce dorme em viagens de aviao, bus, etc.? Se dorme... dormiras... E confortavel? Sim. Mas somente cada um vai saber como se sente depois de passar 4-5 horas sentado. E os deslocamentos do seu roteiro, a partir de Amsterdam, a maioria sao superiores a 4 horas. E isso nao  e um deslocamento curto.

Ja respondendo sua pergunta, ja fiz AMS-Berlin de trem. Optei por sair no de 9 horas e cheguei la por volta das 15 horas. Ja tinha agendado o Parlamento para o final da tarde e ainda dei role em Brademburg que e muito perto.

O que vejo como problematico 'e que vc ira repetir isso a cada 2-3 dias ate chegar em Roma. Onde voce fez a simulacao dos delocamentos? Confesso que fui simular aqui Praga x Viena (Direto 4:25 min), Viena x Munique (direto 4:05 min), Munique x Veneza ( 7 horas - Vai voando ne??) ... Porque voce quase me convenceu de que havia somente um deslocamento longo que seria o de AMS-Berlin... 😅

https://www.raileurope.com/pt-br/journey/praga-viena-j5g4al

https://www.raileurope.com/pt-br/journey/viena-munique-lafl9e

Veneza x Roma... Ja viu os precos dos trens direto? Nao sai pesquisando muito, olhei so no site da RailEurope https://www.raileurope.com/pt-br/journey/veneza-roma-1srmu84

17 horas atrás, Vinnysantos disse:

Pela sua experiência, algo em torno de 40 euros/dia da pra comer legal? 

Na maioria das cidades vai sobrar. O que gera um caixa para investir em outras coisas ou em uma refeicao em um restaurante melhor 1 ou 2 vezes na semana. Minha receita?

Normalmente segunda feira (que 'e segunda em qlq lugar do mundo), terca... Eu almoco em lugares baratos, a noite um fast food, se for beber fico na social do hostel e prefiro atracoes free! Isso me gera um caixa. Quarta e quinta sigo a programacao normal: Atracoes pagas, almoco e janto para fortalecer o organismo e segurar a balada no fds. Na sexta e sabado eu torro a cota do dia mais o que sobrou ao longo da semana!

Essa estrategia fica muito interessante quando voce visita cidades com custo mais baratos e depois vai para cidades com custo mais caro. Porque, obviamente, se voce planeja 100 euros por dia... Ira sobrar muito mais dinheiro em uma segunda feira em Praga do que em uma segunda feira em Paris ou Ibiza... Se voce ja passou por Praga, Berlin, Budapeste, Cracovia e afins, ja economizou muito. Talvez, ao final da viagem, naquela dita segunda feira em Paris, nem precise economizar - De repente tem la 150 Euros dando sopa para fazer aquele jantar num estrelado... 

• Amei! 1
  • Colaboradores
Postado
18 horas atrás, Vinnysantos disse:

Peguei uns hostels com conforto aparentemente legal.

18 horas atrás, Vinnysantos disse:

a intenção é um bom Café da manhã no hostel mesmo que giram em torno de 5-8 euros.

Eu se fosse para pagar na hora, nao pagaria em hostel 5-8 euros. Supermercado voce toma um cafezasso por metade disso... Bolos, doces, salgados, cafe, smooths.... Suco da fruta 'e dificil e caro. Cafe em hostel so recomendaria em Paris (Um cafe da manha por la 'e caro pacas...) e Londres.

Em Amsterdam nao deixe de ir a uma das filiais do Bagels & Beans para um cafe responsa! https://www.bagelsbeans.nl/over/ Qualquer semelhanca com uma agencia de modelos 'e mera coincidencia. Para economizar vai de Albert Heijn supermercado... Holanda, Belgica... Va na secao das aguas engarrafadas dar uma olhada.

Como sempre se fica inseguro com relacao a precos de comida, nesse site abaixo voce digita a cidade e ele exibe varios restaurantes com o preco do cardapio! Se ainda assim quiser apurar melhor basta acessar o site dos restaurantes (Buscando pelo nome no google - ou simplesmente barcelona restaurates por exemplo), a maioria tem site e 99% tem o cardapios com precos.

https://www.thefork.com/

Hosteis ...

Eu somente pego quartos com no maximo 4 pessoas. Ainda assim o entra e sai a toda hora me incomoda. Tem gente mal educado em todo lugar do mundo. Tem gente com mal halito, gente que ronca, baladeiro, casal que namora...

Outro problema 'e o tao querido pelos Brasileiros ' banheiro dentro do quarto'. Tem gente que leva seculos la dentro! Pode ser justamente na hora da sua saida para pegar o voo. A limpeza tambem nao 'e boa! Prefiro mil vezes um banheiro coletivo no estilo do Destination de Lisboa, diversas cabines, agua hiper quente, espacoso, espelhos grandes, amenidades, acessorios, limpeza full time... Voce nao fica esperando e nao pega o resto do cabelo da pessoa que tomou banho antes de voce preso no ralo! De brinde, a area extra boxes 'e unissex (So lembro de rolar isso la... Nao lembro outro que fosse assim)... Quem sabe nao rola a social do secador de cabelo hein... 🤣

• Amei! 1
  • Membros
Postado
Em 02/01/2023 em 23:16, Rafael_Salvador disse:

Bom, como ja comprou a maioria das passagens nao vai adiantar falar mais nada ne 😂

Com relacao aos roteiros de 01 dia em tal cidade .... Existe um lance chamado walking tour. Voce sai com um guia andando pelas ruas da cidades. Ha desde os estilos mais classicos para ver Champs e Eiffel como tours mais alternativos. Essa empresa oferece diversos for free em varias cidades. Fazendo um pela manha e outro pela tarde voce ve bem coisa... na janela da um role e faz a refeicao.... e ainda sobra um tempo quando acabar. Lembrando que no inverno em muitas atracoes a ultima admissao encerra cedo! Tipo 17:30...

https://www.neweuropetours.eu/

Show. Pra essas cidades em que tenho pouco tempo, acho que vou investir nesses free tours mesmo. Dando pra ver os principais pontos turísticos, já ta valendo. Sobrando algum tempo, faço algo por conta própria também.

Quanto a dormir no trem... Depende muito da pessoa. Normalmente voce dorme em viagens de aviao, bus, etc.? Se dorme... dormiras... E confortavel? Sim. Mas somente cada um vai saber como se sente depois de passar 4-5 horas sentado. E os deslocamentos do seu roteiro, a partir de Amsterdam, a maioria sao superiores a 4 horas. E isso nao  e um deslocamento curto.

Ja respondendo sua pergunta, ja fiz AMS-Berlin de trem. Optei por sair no de 9 horas e cheguei la por volta das 15 horas. Ja tinha agendado o Parlamento para o final da tarde e ainda dei role em Brademburg que e muito perto.

Beleza então. Como chego um pouco mais cedo, vou ver a melhor forma de ainda aproveitar esse dia.

O que vejo como problematico 'e que vc ira repetir isso a cada 2-3 dias ate chegar em Roma. Onde voce fez a simulacao dos delocamentos? Confesso que fui simular aqui Praga x Viena (Direto 4:25 min), Viena x Munique (direto 4:05 min), Munique x Veneza ( 7 horas - Vai voando ne??) ... Porque voce quase me convenceu de que havia somente um deslocamento longo que seria o de AMS-Berlin... 😅

https://www.raileurope.com/pt-br/journey/praga-viena-j5g4al

https://www.raileurope.com/pt-br/journey/viena-munique-lafl9e

Os deslocamentos eu vejo no Rail Europe e no Omio, que normalmente oferece condições melhores.

O trecho Munique x Veneza ainda ta em aberto. Tenho a opção de pegar um bus noturno e chegar em Veneza 08:30 da manhã. Os horários dos trens não estão favorecendo pra ir direto pela busca dos sites. Antes cheguei a ver direto com preço e horário bom, mas depois sumiu, espero ainda conseguir dessa forma. Mas também vi que da pra fazer "manualmente" Munique x Verona e esperar uns 20 minutos e fazer Verona x Veneza. Chegaria em Veneza por volta das 14:30. Ainda não decidi sobre isso. Voando não rola, preços altos e nem encontrei voo direto.

Veneza x Roma... Ja viu os precos dos trens direto? Nao sai pesquisando muito, olhei so no site da RailEurope https://www.raileurope.com/pt-br/journey/veneza-roma-1srmu84

Vi sim, esse trecho já ta comprado. Peguei no Omio.

Na maioria das cidades vai sobrar. O que gera um caixa para investir em outras coisas ou em uma refeicao em um restaurante melhor 1 ou 2 vezes na semana. Minha receita?

Normalmente segunda feira (que 'e segunda em qlq lugar do mundo), terca... Eu almoco em lugares baratos, a noite um fast food, se for beber fico na social do hostel e prefiro atracoes free! Isso me gera um caixa. Quarta e quinta sigo a programacao normal: Atracoes pagas, almoco e janto para fortalecer o organismo e segurar a balada no fds. Na sexta e sabado eu torro a cota do dia mais o que sobrou ao longo da semana!

Essa estrategia fica muito interessante quando voce visita cidades com custo mais baratos e depois vai para cidades com custo mais caro. Porque, obviamente, se voce planeja 100 euros por dia... Ira sobrar muito mais dinheiro em uma segunda feira em Praga do que em uma segunda feira em Paris ou Ibiza... Se voce ja passou por Praga, Berlin, Budapeste, Cracovia e afins, ja economizou muito. Talvez, ao final da viagem, naquela dita segunda feira em Paris, nem precise economizar - De repente tem la 150 Euros dando sopa para fazer aquele jantar num estrelado... 

Po.. Achei muito interessante essa estratégia. Certamente vou adaptar ela pra tentar algo parecido, valeu mesmo por compartilhar.

• Membros
Postado
Em 02/01/2023 em 23:49, Rafael_Salvador disse:

Eu se fosse para pagar na hora, nao pagaria em hostel 5-8 euros. Supermercado voce toma um cafezasso por metade disso... Bolos, doces, salgados, cafe, smooths.... Suco da fruta 'e dificil e caro. Cafe em hostel so recomendaria em Paris (Um cafe da manha por la 'e caro pacas...) e Londres.

Beleza! Vou ver se pego Café no Hostel em Londres então e depois de lá dou essa olhada nos supermercados e afins nos destinos seguintes.

Em Amsterdam nao deixe de ir a uma das filiais do Bagels & Beans para um cafe responsa! https://www.bagelsbeans.nl/over/ Qualquer semelhanca com uma agencia de modelos 'e mera coincidencia. Para economizar vai de Albert Heijn supermercado... Holanda, Belgica... Va na secao das aguas engarrafadas dar uma olhada.

Opa... Já vou até colocar no roteiro.

Como sempre se fica inseguro com relacao a precos de comida, nesse site abaixo voce digita a cidade e ele exibe varios restaurantes com o preco do cardapio! Se ainda assim quiser apurar melhor basta acessar o site dos restaurantes (Buscando pelo nome no google - ou simplesmente barcelona restaurates por exemplo), a maioria tem site e 99% tem o cardapios com precos.

https://www.thefork.com/

Boa!! Eu até conhecia o site, mas não tinha parado pra fuçar ele. É realmente muito útil. Já escolher o lugar pra comer, sabendo o que pedir e quanto gastar, já da uma baita vantagem.

Conhece algum bom aplicativo pra usar por lá no estilo Ifood, Uber Eats e afins? Uber acredito até que tenha, mas devem ter opções mais locais interessantes também.

Hosteis ...

Eu somente pego quartos com no maximo 4 pessoas. Ainda assim o entra e sai a toda hora me incomoda. Tem gente mal educado em todo lugar do mundo. Tem gente com mal halito, gente que ronca, baladeiro, casal que namora...

Outro problema 'e o tao querido pelos Brasileiros ' banheiro dentro do quarto'. Tem gente que leva seculos la dentro! Pode ser justamente na hora da sua saida para pegar o voo. A limpeza tambem nao 'e boa! Prefiro mil vezes um banheiro coletivo no estilo do Destination de Lisboa, diversas cabines, agua hiper quente, espacoso, espelhos grandes, amenidades, acessorios, limpeza full time... Voce nao fica esperando e nao pega o resto do cabelo da pessoa que tomou banho antes de voce preso no ralo! De brinde, a area extra boxes 'e unissex (So lembro de rolar isso la... Nao lembro outro que fosse assim)... Quem sabe nao rola a social do secador de cabelo hein... 🤣

Em geral, também prefiro quartos entre 4 e 6 pessoas. Para 8 pessoas em último caso, se a diferença de preço for muito grande e para poucos dias. Mais do que isso, não rola.

Quanto aos banheiros, eu gosto muito de Hostel que tem ambas as opções. Banheiro no quarto e também banheiros externos com boa estrutura, chuveiros e tals. Assim tem o conforto de não precisar ficar carregando as coisas pelos corredores sempre e também garante uma agilidade se estiver atrasado pra pegar voo, trem, etc.

Vou lembrar dessa dica do Destination quando passar por Lisboa.. Hahaha

Aproveitando o espaço... Qual a melhor opção de chip para garantir internet de boa qualidade do início ao fim dessa viagem? Vi algo sobre o "global" não pegar em certos países por lá e tals. No Chile, comprei um chip local em uma banca de Jornal de Santiago e atendeu super bem a viagem toda. Mas como agora são vários países, to na dúvida se pego algum desses internacionais ou caço opções locais.

• Colaboradores
Postado
12 horas atrás, Vinnysantos disse:

"global"

Esquece...

12 horas atrás, Vinnysantos disse:

Qual a melhor opção de chip para garantir internet de boa qualidade do início ao fim dessa viagem?

O melhor nao sei. Sempre vou de VODAFONE com roaming de dados.

• Amei! 1
  • Membros
Postado

Dando meu pitaco.

Minha ideia era gastar algo entre 15-20 euros, por refeição em restaurantes no almoço e intercalar com alguns lanches ou comida de mercadinhos mesmo, principalmente à noite. Vi que o café da manhã em Hostels, giram em torno de 5-8 euros dependendo da cidade. 

Eu não tenho frecura para comida (eu moro sozinho na Alemanha, meu cardápio naturalmente já é todo esquisito), quando viajo pela Europa, gasto até 15euros no almoço e a janta sempre compra no mercado, não mais que 5 euros. Mas não quer dizer que gasto sempre 15 euros, esse é apenas meu limite, pois sempre consegui ficar na faixa de 20 euros para baixo por dia. 
Café em hostel na maioria não vale a pena se você não for de fazer uma refeição completa. Se for de tomar café e comer um ou dois pães, procure uma padaria da vida (sempre tem lanchonete com café da manhã em todo lugar) que não gastará mais que pagaria no hostel.

Pretendo levar euros e mais um cartão wise mesmo. Bom saber que em geral da pra me virar com euros sem ter que trocar 2 ou 3 outras moedas. Como a maioria das cidades que vou passar são grandes, acredito que o cartão wise resolva.

Não leve mais de 200 euros em espécie, o cartão é aceito facilmente na Europa, tem lugares que nem aceitam dinheiro, exceto na Alemanha, que muitos lugares só se paga com dinheiro mesmo. Dificilmente irá usar esses 200, mas daí é só sacar se precisar.
Em Praga, onde a moeda é diferente, use sempre cartão, jamais saque seu dinheiro em caixa eletrônico. Em teoria, todo estabelecimento é obrigatório por lei a aceitar cartão, mas sempre tem uns espertinhos que dizem que não está funcionando, então sempre pergunte antes. (tive que sacar no caixa exatamente por isso quando fui a Praga ano passado, foram 7 euros de taxa....)

Como é minha primeira viagem nesse estilo, fiquei muito nessa dúvida. Não sei exatamente o tamanho ideal de uma cargueira para essa quantidade de dias. Pensei em uma de 70L ou 80L, já que tenho bagagem despachada já incluída. Mas preciso pesquisar melhor sobre isso.

Se você tem uma mochila de 50L, você vai enchê-la, se tiver uma de 120L você vai enchê-la também. Então menos é mais. A minha tem 55L e é suficiente para mim, ainda sobra um pouco de espaço. (porém são coisas que você vai aprendendo no caminho, do que você realmente precisa ou não). A questão é que 7 dias ou 70 dias de viagem é a mesma coisa praticamente, pois você terá que lavar suas roupas em uma semana de qualquer forma.

Em geral essas cidades com "2 dias" são as que estão meio que no meu "caminho" e achei válido conhecer pelo menos o centro histórico e algumas das atrações principais. A intenção é dar um overview e as que eu gostar muito, voltar futuramente com mais tempo para explorar.

Eu evitaria conhecer uma cidade por só um/dois dias se eu tivesse interesse de voltar para conhecê-la futuramente. Imagine que você faça outra viagem para Europa, daí você vai passar denovo 1/2 dias nas mesmas cidades. Até funciona com uma ou duas cidades, mas se for mais de 3, você irá gastar bastante tempo tentando revisitá-las. Porém, são experiências pessoais, eu deixaria assim mesmo, pois isso te ajuda a perceber qual seu melhor estilo de viagem. No futuro você terá um parâmetro melhor, é impossível fazer uma primeira viagem perfeita, então, se fosse minha primeira viagem eu faria o mesmo.

Trens parecem confortáveis, consigo dormir durante esse tempo de viagem? Se sim, acho que chego relativamente inteiro pra fazer algo no primeiro dia nesses descolamentos que duram em torno de 4 horas de viagem. To enganado quanto a isso?

Tenho bastante experiência com trem, e te digo que não dá para descansar. Mesmo que você durma, você nunca entra no sono profundo, então seu corpo não entra no modo descanso, mas 4h é tranquilo.

são 6 horas de trem e chegarei em Berlim às 13:30. Não consigo dar uma volta ali pela região central na parte da tarde e já ver alguns pontos turísticos?

Sim, você irá pro hostel e depois almoçar, mas ainda será umas 15:00 ainda, dá tempo de sobra pra dar uma passada na área central e ver o que tem.

Pela sua experiência, algo em torno de 40 euros/dia da pra comer legal? 
Para mim é mais que suficiente. Só lembre que se você bebe, vai gastar muito com cerveja, mesmo não sendo caro (média 3-5euros) mas eu pelo menos bebo dois por dia quando estou viajando (sem contar a noite).

As contas eu até fiz, como tinha falado antes. Mas é aquela história "Treino é treino, jogo é jogo". Espero que noites bem dormidas e uns cochilos nos trens sejam suficientes para aguentar a maratona. 

Eu acho que o roteiro está suficientemente bom. Pode ter uma ou outra coisa para ajustar, mas só consegue fazer quem tem experiência em viagem e sabe esses detalhes pequenos. Para primeira viagem, está ótimo.

Mas tipo, alguma dessas cidades do meu roteiro, devo ter alguma atenção especial no quesito segurança?

Não. A Europa é bem segura para quem é brasileiro e já sabe as manhas para não ser assaltado. Paris e Londres hoje em dia estão mais "perigosas" durante a noite, mas com bom senso consegue evitar maiores problemas.

Zurique para evitar surpresas desse tipo.

Na Suíça em geral eles já tabelam 1x1 com o euro, mas sempre irão te dar o troco em francos (se pagar em espécie)

Virar a noite toda acho que só em umas 3 ou 4 cidades. Nas outras devo ficar com algo mais light.

Eu já sou velho e chato (35 anos), mas descobri que o corpo ainda aguenta bem fazer essas viradas. Eu não sou de noitada, mas eu gosto de socializar com pessoal de hostel, então de vez em quando vou junto. Minha última viagem eu fiz isso 3 noites seguidas, dormindo lá pelas 3-4 da manhã e acordar as 9:00 (com a idade fica difícil a dormir até tarde), e não me atrapalhou no meu roteiro, você sente um pouco mais cansado para fazer as coisas, mas nada que não impeça. Aquele cochilo de tarde ajuda bastante.

Vou pegar o finalzinho do inverno e a transição para primavera. Nessa época o frio da uma aliviada já, certo? Claro que em cidades tipo Barcelona, não será nada comparado ao verão, mas com exceção das praias, as coisas funcionam normalmente durante o frio?
Depende do país. Na Alemanha ainda neva de vez em quando na primeira semana de Abril, mas na Espanha já está fazendo 20 graus. Porém o período de badalação mesmo é Junho a Agosto, mas não quer dizer que fecham o resto do ano, apenas não vai estar aquela muvuca nas ruas. De resto, funciona tudo normalmente.

E levar o que der de camisetas para demorar o máximo possível de tempo para ter que parar e lavar em Laundry Machine

Você não gasta mais do que 5 euros para lavar e secar na grande maioria dos lugares, leve roupa para 1 semana, a cada 7 dias você as lava, é muito mais fácil do que ficar carregando um guarda-roupa inteiro.

• Amei! 3
  • Membros
Postado
Em 04/01/2023 em 19:10, Rafael_Salvador disse:

O melhor nao sei. Sempre vou de VODAFONE com roaming de dados.

Sabe se pega em todos os países que vou passar, incluindo a Suíça? Encontro esse chip em Londres quando chegar?

• Membros
Postado (editado)
Em 10/01/2023 em 09:55, Davi Leichsenring disse:

Eu não tenho frecura para comida (eu moro sozinho na Alemanha, meu cardápio naturalmente já é todo esquisito), quando viajo pela Europa, gasto até 15euros no almoço e a janta sempre compra no mercado, não mais que 5 euros. Mas não quer dizer que gasto sempre 15 euros, esse é apenas meu limite, pois sempre consegui ficar na faixa de 20 euros para baixo por dia. 
Café em hostel na maioria não vale a pena se você não for de fazer uma refeição completa. Se for de tomar café e comer um ou dois pães, procure uma padaria da vida (sempre tem lanchonete com café da manhã em todo lugar) que não gastará mais que pagaria no hostel.

Também sou bem de boa com comida, não tenho frescura. Café da manhã tendo um pão e um café já ta ótimo, em geral nem tenho muita fome pela manhã. Vou conferir esse lance das padarias mesmo. E sobre janta em supermercado, com esses 5 Euros, você costuma comprar algo para preparar no hostel, ou algo pronto para só usar microondas?

Não leve mais de 200 euros em espécie, o cartão é aceito facilmente na Europa, tem lugares que nem aceitam dinheiro, exceto na Alemanha, que muitos lugares só se paga com dinheiro mesmo. Dificilmente irá usar esses 200, mas daí é só sacar se precisar.
Em Praga, onde a moeda é diferente, use sempre cartão, jamais saque seu dinheiro em caixa eletrônico. Em teoria, todo estabelecimento é obrigatório por lei a aceitar cartão, mas sempre tem uns espertinhos que dizem que não está funcionando, então sempre pergunte antes. (tive que sacar no caixa exatamente por isso quando fui a Praga ano passado, foram 7 euros de taxa....)

Inicialmente pensei em levar algo em torno de 40% em espécie e 60% no cartão da Wise. Minha maior preocupação é comprovar na imigração que tenho recursos para o período de viagem. Caso solicitem, é de boa só mostrar o extrato do saldo no Wise, por exemplo? Vou fazer imigração em Londres na Chegada e depois em Bruxelas para entrar na "Europa".

Se você tem uma mochila de 50L, você vai enchê-la, se tiver uma de 120L você vai enchê-la também. Então menos é mais. A minha tem 55L e é suficiente para mim, ainda sobra um pouco de espaço. (porém são coisas que você vai aprendendo no caminho, do que você realmente precisa ou não). A questão é que 7 dias ou 70 dias de viagem é a mesma coisa praticamente, pois você terá que lavar suas roupas em uma semana de qualquer forma.

Acabei pegando uma de 70L, vou tentar economizar ao máximo no peso para não ficar carregando coisas que não vou precisar à toa. To pensando em levar também uma mochilinha menor tipo uns 15L ou 20L como bagagem de mão para levar dinheiro, documentos, essas coisas que precisam estar a mão... Acha de boa caminhar e/ou pegar metrô até os hostels com essas duas mochilas, ou acha que a menor atrapalharia a mobilidade? Também acho que a menor seria útil pro dia a dia nas cidades.

Eu evitaria conhecer uma cidade por só um/dois dias se eu tivesse interesse de voltar para conhecê-la futuramente. Imagine que você faça outra viagem para Europa, daí você vai passar denovo 1/2 dias nas mesmas cidades. Até funciona com uma ou duas cidades, mas se for mais de 3, você irá gastar bastante tempo tentando revisitá-las. Porém, são experiências pessoais, eu deixaria assim mesmo, pois isso te ajuda a perceber qual seu melhor estilo de viagem. No futuro você terá um parâmetro melhor, é impossível fazer uma primeira viagem perfeita, então, se fosse minha primeira viagem eu faria o mesmo.

Ainda não sei na prática, mas de cara olhando pro meu roteiro, já sei que as que vou sentir mais a falta de tempo é em Praga e Munique. Mas faz todo sentido o que você disse, primeira viagem nesse estilo, só mesmo com o tempo e experiência que vou pegando o feeling pra fazer os ajustes. 

Tenho bastante experiência com trem, e te digo que não dá para descansar. Mesmo que você durma, você nunca entra no sono profundo, então seu corpo não entra no modo descanso, mas 4h é tranquilo.

É.. To confiando que 4h seja relativamente de boa mesmo. To tão acostumado a ficar 2, 3 horas preso no trânsito, que acho que dá pra levar.. Hahah
Mas junto a isso, vou tentar dormir melhor nas noites anteriores aos deslocamentos.

Sim, você irá pro hostel e depois almoçar, mas ainda será umas 15:00 ainda, dá tempo de sobra pra dar uma passada na área central e ver o que tem.

Show. Em breve vou montar direitinho o roteiro de Berlim e vejo o que consigo fazer nesse dia. Tu que mora na Alemanha, alguma dica?

Para mim é mais que suficiente. Só lembre que se você bebe, vai gastar muito com cerveja, mesmo não sendo caro (média 3-5euros) mas eu pelo menos bebo dois por dia quando estou viajando (sem contar a noite).

Eu bebo mais nos finais de semana a noite, aí devem ter algumas exceções, mas tento ajustar pra não pesar muito no orçamento.

Eu acho que o roteiro está suficientemente bom. Pode ter uma ou outra coisa para ajustar, mas só consegue fazer quem tem experiência em viagem e sabe esses detalhes pequenos. Para primeira viagem, está ótimo.

Show.. Obrigado pelo feedback, amigo.

Não. A Europa é bem segura para quem é brasileiro e já sabe as manhas para não ser assaltado. Paris e Londres hoje em dia estão mais "perigosas" durante a noite, mas com bom senso consegue evitar maiores problemas.

É como eu já penso mesmo... Cidade grande é sempre bom estar esperto, independente do lugar.

Na Suíça em geral eles já tabelam 1x1 com o euro, mas sempre irão te dar o troco em francos (se pagar em espécie)

Tentarei não usar nada em espécie por lá.

Eu já sou velho e chato (35 anos), mas descobri que o corpo ainda aguenta bem fazer essas viradas. Eu não sou de noitada, mas eu gosto de socializar com pessoal de hostel, então de vez em quando vou junto. Minha última viagem eu fiz isso 3 noites seguidas, dormindo lá pelas 3-4 da manhã e acordar as 9:00 (com a idade fica difícil a dormir até tarde), e não me atrapalhou no meu roteiro, você sente um pouco mais cansado para fazer as coisas, mas nada que não impeça. Aquele cochilo de tarde ajuda bastante.

Eu já sou da noitada mesmo, minha dúvida é conciliar isso com tantos deslocamentos, mas o importante é aproveitar ao máximo a experiência, no Brasil eu descanso quando voltar Hahaha

Depende do país. Na Alemanha ainda neva de vez em quando na primeira semana de Abril, mas na Espanha já está fazendo 20 graus. Porém o período de badalação mesmo é Junho a Agosto, mas não quer dizer que fecham o resto do ano, apenas não vai estar aquela muvuca nas ruas. De resto, funciona tudo normalmente.

Então é de boa... Não ter tanta muvuca e com os preços de baixa temporada não é necessariamente algo negativo.. 

Você não gasta mais do que 5 euros para lavar e secar na grande maioria dos lugares, leve roupa para 1 semana, a cada 7 dias você as lava, é muito mais fácil do que ficar carregando um guarda-roupa inteiro.

Nunca usei essas máquinas, mas espero que seja bem intuitivo Hahaha

Valeu mesmo pelas dicas, amigo. Ajudaram bastante!

Aproveitando, vou até repetir uma pergunta que fiz pra outro amigo aqui no post. Tem alguma dica de chip de celular que me atenda bem em todos esses destinos, incluindo a Suíça?

Editado por Vinnysantos
  • Membros
Postado

você costuma comprar algo para preparar no hostel, ou algo pronto para só usar microondas?
Eu compro coisas que não precisa esquentar.

Minha maior preocupação é comprovar na imigração 
Para ter uma ideia, ano passado passei 3 semanas no Leste Europeu, levei 50euros em espécie e voltei com 20euros ainda, passei tudo no cartão. A imigração conhece esses fintech, bancos virtuais, se perguntarem, só abra o aplicativo e mostra.

To pensando em levar também uma mochilinha menor 

Eu sempre levo uma mochila de ataque de 10L, é uma mão na roda. Sempre levo comigo coisas importantes, e também no dia-a-dia para levar alguma garrafinha dágua, ou algo pra comer. Normalmente eu consigo deixá-la na boca da mochilona quando estou com as duas, mas outra opção é levar na frente, já vi mochileiro carregando 70L atrás e 30L na frente.

Tu que mora na Alemanha, alguma dica?

Eu não sou muito fã de Berlin. Essa é uma cidade que é em geral as pessoas amam ou odeiam, até com alemão é assim. 
Se tiver tempo, vai para Potsdam conhecer o palácio de Sanssouci, tem um belo jardim, dá para ficar horas passeando por lá se quiser. Para chegar lá basta seguir o google maps.

Nunca usei essas máquinas, mas espero que seja bem intuitivo Hahaha

É fácil, na minha primeira vez também fiquei com receio de saber como usá-las, mas é tranquilo.

Tem alguma dica de chip de celular que me atenda bem em todos esses destinos, incluindo a Suíça?

A Suíça é fora do Roaming da UE, quando eu passo lá eu desligo o roaming e fico sem internet 4g mesmo, porque é muito caro, fico usando Wifi pública.
A Vodafone é a melhor de custo benefício, apesar de não ser o SIM Card mais barato (aqui ningúem fala chip, sempre "sim card"), ela tem uma cobertura boa.
Em teoria você usa os dados em qualquer país da UE sem custo adicional. Mas eu já escutei de pessoas que não conseguiram usar fora do país de que comprou. Um motivo é que escolheu a operadora mais barata, o outro não sei, deveria ser ilegal isso.
Uma alternativa é comprar chip no Brasil que seja válido para Europa  (https://www.eurodicas.com.br/roaming-internacional/)
Mas é um pouco difícil de avaliar se o custo/benefício é melhor porque cada país tem suas regras e preços. Na Alemanha por ex, eles pedem certificado de residência daqui para comprar, e o custo é o dobro do que eu pagava na Itália.
Como vai chegar por Londres, acho que não vale a pena comprar lá, pois é fora da UE, então dê uma pesquisada na internet sobre a Bélgica e planos de dados para turista.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...