Ir para conteúdo

Roteiro Eurotrip Março/Abril 2023

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Bom dia, amigos! 

Atualizando aqui sobre um post anterior (Link ao final).

Então, já tenho minhas datas e o roteiro quase definitivo da minha primeira Eurotrip. To precisando do máximo de dicas e sugestões sobre as cidades e sobre a Europa em geral. E saber também o que esperar do clima nessa época do ano. Como tenho poucos dias em certas cidades, fico com receio de estar chovendo e atrapalhar os rolês... Hahaha

Segue o roteiro atual:

Período: 08/03 - 20/04

Brasil > Londres - 1 dia (08/03/2023)

Londres - 4 Dias (09/03 - 13/03)

Bruxelas - 2 Dias (13/03 - 15/03)

Amsterdã - 4 Dias (15/03 - 19/03)

Berlim - 3 Dias (19/03 - 22/03)

Praga - 2 Dias (22/03 - 24/03)

Viena - 2 Dias (24/03 - 26/03)

Munique - 2 Dias (26/03 - 28/03)

Veneza - 2 Dias (28/03 - 30/03)

Roma - 4 Dias (30/03 - 03/04)

Florença/Pisa - 2 Dias (03/04 - 05/04)

Milão - 1 Dia (05/04 - 06/04)

Zurique - 3 Dias (1 deles com Bate e volta em Lucerna e Engelberg) - (06/04 - 09/04)

Paris - 4 Dias (09/04 - 13/04)

Barcelona - 4 Dias (13/04 - 17/04)

Madrid - 3 Dias (17/04 - 20/04)

Madrid > Brasil - 1 Dia (20/04/2023)

*Obs: Apesar de iniciar a viagem em Londres, não incluí Paris nos primeiros dias por ser uma cidade estratégica na minha rota, quando eu for para a Espanha, já que quero fazer praticamente todos os deslocamentos de trem, para evitar toda aquela espera e burocracia dos aeroportos. Fiz bem ou teria alguma alternativa melhor? 

688871678_RoteiroEuroTrip2023.thumb.jpg.26e5b074327d2cda404b7f0c7980b881.jpg

Minhas principais dúvidas:

1)Fiquei em dúvida entre fazer a Suíça que fica no "caminho" entre Milão e Paris ou trocar por Lisboa pegando um voo de Barcelona e voltando para Madrid que é de onde volto para o Rio de Janeiro. Para quem conhece Zurique e Lisboa, qual das duas cidades vocês recomendariam para esses 3 dias? É a única alteração "grande" que ainda consigo fazer no roteiro.

2)Já considerando a diferença de custos entre as cidades.. Em média, quantos euros seriam suficientes para alimentação por dia?

3)Alguém estará por alguma dessas cidades nessas datas?

4)Sobre vida noturna.. Em algumas cidades só estarei em dias de semana, quais delas tem uma vida noturna agitada mesmo fora dos finais de semana?

5)Em Londres que será meu primeiro destino e onde passarei pela imigração, tem algum problema de levar somente euros e apresentá-los, caso o agente solicite ou seria mais "seguro" levar algumas Libras também? Qual quantidade em média seria razoável para esses 4 dias?

6)Em outros países como a Suíça e República Tcheca, existem lugares que aceitam Euros, apesar de não ser a moeda oficial por lá? Ou também é melhor já levar alguns francos e coroas?

7)Existe alguma vantagem entre fazer o câmbio todo aqui no Brasil ou trocar parte já na Europa?

8)Procurei sempre hospedagens próximas as estações de trem para que desse para ir a pé. Porém uma ou outra ficou mais distante, sendo rápido indo de metrô. A dúvida é: Será que consigo tranquilamente pegar metrô nos horários de pico com uma mochila e mais uma mala grande?

Desculpem a quantidade de perguntas, amigos... Marinheiro de primeira viagem ao velho continente... Hahaha

Desde já, agradeço toda e qualquer dica ou sugestão. Fiquem à vontade para opinar sobre qualquer ponto!

Post anterior:

• Vou acompanhar! 1
  • Colaboradores
Postado
4 horas atrás, Vinnysantos disse:

Apesar de iniciar a viagem em Londres, não incluí Paris nos primeiros dias por ser uma cidade estratégica na minha rota, quando eu for para a Espanha, já que quero fazer praticamente todos os deslocamentos de trem, para evitar toda aquela espera e burocracia dos aeroportos. Fiz bem ou teria alguma alternativa melhor? 

IMHO fez bem. Comece a comprar as passagens a partir do mês que vem. Elas são abertas normalmente 3 meses antes da data.

2)Já considerando a diferença de custos entre as cidades.. Em média, quantos euros seriam suficientes para alimentação por dia?

Depende o que vai comer. Um McDonald's custa coisa de 9 Euros aqueles combos. Com o mesmo valor come kebab. Um prato num restaurante na Bélgica, coisa de 15 Euros, mas um café custa 2.50 Euros. Mercadinhos de grandes cadeias são mais caros que mercadinhos dos turcos/asiáticos/africanos/indianos/whatever. Consegue bons preços nos Carrefour Express da vida mas ainda melhores nestes mercadinhos "no brand".

Em Londres que será meu primeiro destino e onde passarei pela imigração, tem algum problema de levar somente euros e apresentá-los, caso o agente solicite ou seria mais "seguro" levar algumas Libras também?

Você fará imigração em Londres e também para entrar na Europa via Bruxelas (não esqueça, o Reino Unido não mais faz parte da Europa). Se levar euros, libras, dólares ou pirulitos, não importa muito (exceto pelos pirulitos que o cara pode achar que você vai negociá-los e aí precisaria de um visto de trabalho).

Em outros países como a Suíça e República Tcheca, existem lugares que aceitam Euros, apesar de não ser a moeda oficial por lá? Ou também é melhor já levar alguns francos e coroas?

Aceitam. Se não aceitam, tem o valor marcado em Euros. Nunca paguei nada em coroas na Rep. Tcheca e tampouco em francos na Suíça. Pode ser que numa remota vila no meio do nada não aceitem, mas...

BTW: não confie muito em espécie. Em alguns lugares não aceitam ou não tem troco. O inverso também é verdadeiro: em alguns lugares, não aceitam nada de cartão, de qualquer tipo.

Existe alguma vantagem entre fazer o câmbio todo aqui no Brasil ou trocar parte já na Europa?

Acho que vale a pena enfiar num cartão Wise. As taxas são melhores e também a conversão (dizem).

Procurei sempre hospedagens próximas as estações de trem para que desse para ir a pé. Porém uma ou outra ficou mais distante, sendo rápido indo de metrô. A dúvida é: Será que consigo tranquilamente pegar metrô nos horários de pico com uma mochila e mais uma mala grande?

Porquê vai com uma mochila e uma mala grande? Está de mudança? Tente arrumar UMA mochila. Mala é uma mala, literalmente. Eu pouco uso mochila devido as costas já cansadas do batidão mas não tem o que supere uma cargueira numa viagem como essa. Dá até para correr da polícia (falo por experiência :))

Consegue. Metrô na Europa não é a linha vermelha de SP as 7 da manhã vindo de Itaquera, mas uma cargueira lhe daria uma baita vantagem com mobilidade, além de, certamente, tirar um monte de coisa que você não precisará mas está levando só por precaução (também falo por experiência própria).

• Amei! 2
  • Colaboradores
Postado (editado)

Como mencionou esta sera sua primeira viagem. 'E normal pensarmos que pode ser a unica e se querer passar pelo maximo de lugares possiveis. Sei que suas perguntas foram outras.... Mas a correria esta louca nesse roteiro! E o mais grave 'e que voce nao considera "o dia do deslocamento", voce conta o dia de viagem entre cidades como um dia completo em uma das cidades... Tem trechos no seu roteiro criticos, onde o deslocamento nao 'e rapido e nao se acha passagens no horario que se imagina...

Vou pegar um exemplo aqui...

Em 29/12/2022 em 07:03, Vinnysantos disse:

Berlim - 3 Dias (19/03 - 22/03)

Praga - 2 Dias (22/03 - 24/03)

Viena - 2 Dias (24/03 - 26/03)

Munique - 2 Dias (26/03 - 28/03)

1 - Voce conta Berlin 3 dias. E o dia que voce sai de Amsterdam para Berlin? Ja fez a conta da hora que vai sair do seu hotel em Amsterdam ate a hora que estara em seu hotel em Berlin?? 

Eu tive a curiosidade de ir ao site da DBahn simular! Voce ja teve? Se voce pegar o trem de 5:01 a.m. (O que implica em acordar pelo menos umas 4 se ja tiver deixado tudo pronto na noite anterior) voce chega em Berlin as 11:15. Vai estar disposto?

Eu imagino que voce imagina repetir essa mesma estrategia pelos proximos 10 dias a cada 2 dias... Vai permanecer disposto???

2 - Ainda sobre a contagem de dias. 'E um tempo muito pouco o que vai realmente "estar livre" em cada cidade! A impressao que me passa quando voce coloca ' 02 dias em praga' , voce esta contando como primeiro dia o dia de saida de Berlin e chegada em Praga. Voce teve a curiosidade de simular esse trecho de trem?? Eu tive... ja estava no site da DBahn mesmo... O trem de 7 da manha faz em 4:30 e antes desse so tem trem as 4:30 a.m.

Voce tem menos de 36 horas liquidas para curtir praga, lembrando que normalmente todo mundo dorme algumas horas por dia. O que 'e muito pouco para o que a cidade oferece, para o esforco fisico e financeiro que vai fazer.

3 - Seguindo a rota, voce repete essa rotina por mais de 12 dias, inacreditavelmente "dia sim e dia nao", entre deslocamentos de 4 a 5 horas de duracao, de cidade em cidade ate chegar em Roma, passando em media 36 horas em cada cidade ... Me desculpa, mas voce esta rasgando dinheiro e tempo. Por volta dos 20dd de viagem, principalmente se estiver ficando em hostel pouco confortavel e regrando na alimentacao, estara extenuado.

4 - Voce com a disponibilidade de dias que possui (muito boa, diria ate mesmo alem do necessario), vai e me pega cidades chaves como Paris, Londres, Munique, Florenca - Que merecem 5, 7, 10 dias ou ate mais, se quiser explorar os arredores fazendo bate e volta, espreme a estadia nelas em 4 dias... Em nome de estar passeando de trem e aviao?? 

Se colocar no papel "tempo de deslocamento = tempo gasto entre a hospedagem de uma cidade a hospedagem de outra cidade" x "horas livre = Horas totais - tempo de deslocamento - tempo de sono"... Quanto realmente estara aproveitando da cidade? Dessa vez nao tive a curiosidade de fazer a conta, mas recomendaria que fizesse...

Editado por Rafael_Salvador
  • Amei! 1
  • Colaboradores
Postado

8)Procurei sempre hospedagens próximas as estações de trem para que desse para ir a pé. Porém uma ou outra ficou mais distante, sendo rápido indo de metrô. A dúvida é: Será que consigo tranquilamente pegar metrô nos horários de pico com uma mochila e mais uma mala grande?

Sao os lugares menos recomendados para se hospedar! Os arredores das estacoes internacionais de trens... A literatura 'e farta sobre Termini, Gare du Nood, Barcelona Sants, Brussels MIDI... Obvio que em cidades com altos niveis de seguranca (O Norte) nao ha muito problema em ficar proximo a uma Centraal Station (AMS) ou St. Pancras (UK)... 

7)Existe alguma vantagem entre fazer o câmbio todo aqui no Brasil ou trocar parte já na Europa?

Normalmente aqui se acha dollar, Euro e Libras. Ninguem aqui vende Coros Tchecas...

Nao sei como anda agora em UK, mas o Euro 'e recebido em todo lugar... Resta saber, la na hora de pagar uma conta num barzinho ou restaurante, que nao tiver o preco em euros no cardapio, vai se virar com o idioma para saber a taxa de conversao que eles vao aplicar ou vai ficar na mao do garcom? As casas de cambio nos aeroportos e no centro de Praga, Budapeste e cia, aplicam taxas extorsivas.

A turma aqui do forum 'e meio contra, mas eu gosto mesmo do meu velho e bom VTM multimoedas. Pago como se fosse debito ate transporte publico, se precisar em qlq cidade tem um ATM para sacar em especie e na moeda local com a taxa de cambio informada na hora. Paga taxa?? Claro! Tudo se paga nessa vida... Vai fazer uma viagem de 3 mil Euro e vai ficar fazendo conta de 30 euros que venha a pagar em tarifas de saque??

Voce esta indo de Norte a Sul e de Leste a Oeste, a variacao de precos 'e muito grande entre as cidades que vai passar. Alem do que depende muito de voce.... Almoca e janta? Carne vermelha? Vai fazer o rango no hostel? Comer em supermercado ou restaurante? Em paris pretende comer o "menu turistico" ou sentar num bistrot?? Comida 'e muito relativo....

No que muitos chamam de "Leste" e na Alemanha come-se bem por 10 euros ou ate menos em restaurantes normais da cidade (Normais = frequentados pela populacao - Nao sao os turisticos na frente das atracoes com cartazes multilinguagem, FUGA DESTES - PRINCIPALMENTE SE ALGUM FUNCIONARIO VIER CORRENDO ATRAS DE VOCE OFERECENDO REFEICAO).

Norte da Europa no geral a conta sobe... As opcoes aumentam e o ceu 'e o limite. Eu, dentro dos meus habitos, gosto de carne, nao fico saciado com 400g de comida, gosto de acompanhamentos (Como no geral na europa nao rolam "acompanhamentos" como aqui no Brasil - A refeicao completa acaba sendo composta de pelo menos uma entrada e um prato principal).... Eu coloco uma media de 20 euros por refeicao quente em restaurante comum e local. Lembrando que o jantar sempre sai mais caro que o almoco em se tratando de restaurantes....

4)Sobre vida noturna.. Em algumas cidades só estarei em dias de semana, quais delas tem uma vida noturna agitada mesmo fora dos finais de semana?

E voce nessa maratona toda ainda vai querer curtir a noite??

Primeiro que estara indo em uma epoca nao muito favoravel a vida noturna... Se voce vem a Salvador na alta estacao dia de segunda feira tem festa para voce escolher na qual vai. Se voce vem a Salvador em abril, eu teria atedificuldade de te indicar uma para ir no sabado... Isso 'e em todo lugar do mundo.

Claro que na zona turistica sempre rola uma coisinha ou outras... Mas em pleno Marco, frio... Nao iria tanto com esta expectativa. 

• Amei! 2
  • Membros
Postado
Em 29/12/2022 em 11:33, pmichelazzo disse:

IMHO fez bem. Comece a comprar as passagens a partir do mês que vem. Elas são abertas normalmente 3 meses antes da data.

Algumas passagens eu já comprei, o ideal é comprar com o máximo de antedência para pegar preços melhores ou tende a ser melhor pegar um pouco mais pra frente? Vi que os preços sempra variam bastante, fiquei com receio do Euro subir muito nas próximas semanas, preferi garantir alguns trechos que me pareciam com um preço legal.

Depende o que vai comer. Um McDonald's custa coisa de 9 Euros aqueles combos. Com o mesmo valor come kebab. Um prato num restaurante na Bélgica, coisa de 15 Euros, mas um café custa 2.50 Euros. Mercadinhos de grandes cadeias são mais caros que mercadinhos dos turcos/asiáticos/africanos/indianos/whatever. Consegue bons preços nos Carrefour Express da vida mas ainda melhores nestes mercadinhos "no brand".

Minha ideia era gastar algo entre 15-20 euros, por refeição em restaurantes no almoço e intercalar com alguns lanches ou comida de mercadinhos mesmo, principalmente à noite. Vi que o café da manhã em Hostels, giram em torno de 5-8 euros dependendo da cidade. 

Aceitam. Se não aceitam, tem o valor marcado em Euros. Nunca paguei nada em coroas na Rep. Tcheca e tampouco em francos na Suíça. Pode ser que numa remota vila no meio do nada não aceitem, mas...

BTW: não confie muito em espécie. Em alguns lugares não aceitam ou não tem troco. O inverso também é verdadeiro: em alguns lugares, não aceitam nada de cartão, de qualquer tipo.

Acho que vale a pena enfiar num cartão Wise. As taxas são melhores e também a conversão (dizem).

Pretendo levar euros e mais um cartão wise mesmo. Bom saber que em geral da pra me virar com euros sem ter que trocar 2 ou 3 outras moedas. Como a maioria das cidades que vou passar são grandes, acredito que o cartão wise resolva.

Porquê vai com uma mochila e uma mala grande? Está de mudança? Tente arrumar UMA mochila. Mala é uma mala, literalmente. Eu pouco uso mochila devido as costas já cansadas do batidão mas não tem o que supere uma cargueira numa viagem como essa. Dá até para correr da polícia (falo por experiência :))

Consegue. Metrô na Europa não é a linha vermelha de SP as 7 da manhã vindo de Itaquera, mas uma cargueira lhe daria uma baita vantagem com mobilidade, além de, certamente, tirar um monte de coisa que você não precisará mas está levando só por precaução (também falo por experiência própria).

Como é minha primeira viagem nesse estilo, fiquei muito nessa dúvida. Não sei exatamente o tamanho ideal de uma cargueira para essa quantidade de dias. Pensei em uma de 70L ou 80L, já que tenho bagagem despachada já incluída. Mas preciso pesquisar melhor sobre isso.

Muito obrigado pelas dicas, meu amigo. Todas muito válidas!

• Colaboradores
Postado
1 minuto atrás, Vinnysantos disse:

Algumas passagens eu já comprei, o ideal é comprar com o máximo de antedência para pegar preços melhores ou tende a ser melhor pegar um pouco mais pra frente? Vi que os preços sempra variam bastante, fiquei com receio do Euro subir muito nas próximas semanas, preferi garantir alguns trechos que me pareciam com um preço legal.

Sim, quanto mais cedo, melhor.

2 minutos atrás, Vinnysantos disse:

Minha ideia era gastar algo entre 15-20 euros, por refeição em restaurantes no almoço e intercalar com alguns lanches ou comida de mercadinhos mesmo, principalmente à noite. Vi que o café da manhã em Hostels, giram em torno de 5-8 euros dependendo da cidade. 

Está de bom tamanho. Fome não passará :)

2 minutos atrás, Vinnysantos disse:

Como é minha primeira viagem nesse estilo, fiquei muito nessa dúvida. Não sei exatamente o tamanho ideal de uma cargueira para essa quantidade de dias. Pensei em uma de 70L ou 80L, já que tenho bagagem despachada já incluída. Mas preciso pesquisar melhor sobre isso.

Quando comecei a mochilar, achava que tinha que levar o mundo nas costas principalmente em viagens longas. Depois, de tanto tomar sarrafada da vida, aprendi o seguinte: se a viagem é de uma semana, leva-se roupa para uma semana. Se a viagem dura entre uma semana e dois anos, leva-se roupa para 10 dias e só. Você não conseguirá levar roupa para todos os dias de sua viagem e inevitavelmente terá que lavar em alguma laundry machine em alguma cidade. Então, não tem lógica nenhuma carregar peso extra. Ahhhh, mas e se eu derrubar molho de tomate na camisa. Uai, tira e pega outra. Ahhh, e se eu derrubar molho de tomate em TODAS as roupas. Bom, aí tu é um puta azarado e vai andar durante um dia fedendo tomate :)

Uma vez fiz um mochilão pelo Sudeste Asiático de 15 dias com uma calça/bermuda de nylon (a parte de baixo das pernas da calça soltam e vira uma bermuda), uma outra bermuda de nylon, um agasalho de frio/chuva de nylon, 4 pares de meia, 7 camisetas, 10 cuecas, uma havaiana e o tênis que estava no pé. Nada de jeans, nada de agasalho extra, nada de camiseta extra. Teve até uma que perdi na viagem porque rasguei passando num arame farpado (não pergunte) mas cheguei em casa com 11 camisetas (óbvio).

Então, repense. Claro que pode levar uma camiseta mais fina para uma noitada/balada, viajar de jeans e coisa do tipo mas tudo o que colocar na mochila, pense "vou realmente precisar disso?" "Será que não compro lá?"

Viajar é uma delícia. Leve então, maravilhoso :)

• Amei! 1
  • Membros
Postado (editado)
6 horas atrás, Rafael_Salvador disse:

Como mencionou esta sera sua primeira viagem. 'E normal pensarmos que pode ser a unica e se querer passar pelo maximo de lugares possiveis. Sei que suas perguntas foram outras.... Mas a correria esta louca nesse roteiro! E o mais grave 'e que voce nao considera "o dia do deslocamento", voce conta o dia de viagem entre cidades como um dia completo em uma das cidades... Tem trechos no seu roteiro criticos, onde o deslocamento nao 'e rapido e nao se acha passagens no horario que se imagina...

Então, vou explicar minha lógica, mas por favor me corrija se eu estiver errado. 

As cidades que eram prioridades para mim quando comecei a criar o roteiro são essas com 4 dias, sendo 3 deles completos. Sei que praticamente todas as cidades nesse roteiro merecem mais dias do que tenho disponível. Em geral essas cidades com "2 dias" são as que estão meio que no meu "caminho" e achei válido conhecer pelo menos o centro histórico e algumas das atrações principais. A intenção é dar um overview e as que eu gostar muito, voltar futuramente com mais tempo para explorar.

Sobre o dia de deslocamento, eu não considero um dia cheio, claro. Pesquisei todos os tempos dos deslocamentos e boa parte deles já até comprei as passagens. O tempo até as estações de/para as hospedagens é sempre de poucos minutos. A ideia é dormir bem na noite anterior e se possível no trem, durante a viagem e tentar fazer uma ou duas atrações nesse dia na parte da tarde/noite.

Como o dia seguinte é cheio, to pegando várias dicas, no estilo "Roteiro de 1 dia em Praga" e dando uma compilada pra ver só os principais pontos mesmo.

Claro que isso tudo é teoria, na prática sei que vai ser cansativo. Uma dúvida é: Os trens parecem confortáveis, consigo dormir durante esse tempo de viagem? Se sim, acho que chego relativamente inteiro pra fazer algo no primeiro dia nesses descolamentos que duram em torno de 4 horas de viagem. To enganado quanto a isso?

Vou pegar um exemplo aqui...

1 - Voce conta Berlin 3 dias. E o dia que voce sai de Amsterdam para Berlin? Ja fez a conta da hora que vai sair do seu hotel em Amsterdam ate a hora que estara em seu hotel em Berlin?? 

Eu tive a curiosidade de ir ao site da DBahn simular! Voce ja teve? Se voce pegar o trem de 5:01 a.m. (O que implica em acordar pelo menos umas 4 se ja tiver deixado tudo pronto na noite anterior) voce chega em Berlin as 11:15. Vai estar disposto?

Eu imagino que voce imagina repetir essa mesma estrategia pelos proximos 10 dias a cada 2 dias... Vai permanecer disposto???

Então, esse deslocamento é um pouco mais longo que a maioria, são 6 horas de trem e chegarei em Berlim às 13:30. Não consigo dar uma volta ali pela região central na parte da tarde e já ver alguns pontos turísticos? Ainda não fiz roteiro para Berlim, mas tenho mais 2 dias inteiros depois disso.

2 - Ainda sobre a contagem de dias. 'E um tempo muito pouco o que vai realmente "estar livre" em cada cidade! A impressao que me passa quando voce coloca ' 02 dias em praga' , voce esta contando como primeiro dia o dia de saida de Berlin e chegada em Praga. Voce teve a curiosidade de simular esse trecho de trem?? Eu tive... ja estava no site da DBahn mesmo... O trem de 7 da manha faz em 4:30 e antes desse so tem trem as 4:30 a.m.

Voce tem menos de 36 horas liquidas para curtir praga, lembrando que normalmente todo mundo dorme algumas horas por dia. O que 'e muito pouco para o que a cidade oferece, para o esforco fisico e financeiro que vai fazer.

Pois é... Praga é uma cidade que já tenho consciência que vou ficar devendo muito. Também vou chegar lá por volta de 13:00, peguei trem às 09:00 já para ter tempo de dormir bem na noite anterior e pegar um gás. Será que rola?

3 - Seguindo a rota, voce repete essa rotina por mais de 12 dias, inacreditavelmente "dia sim e dia nao", entre deslocamentos de 4 a 5 horas de duracao, de cidade em cidade ate chegar em Roma, passando em media 36 horas em cada cidade ... Me desculpa, mas voce esta rasgando dinheiro e tempo. Por volta dos 20dd de viagem, principalmente se estiver ficando em hostel pouco confortavel e regrando na alimentacao, estara extenuado.

Peguei uns hostels com conforto aparentemente legal. Sobre alimentação a intenção é um bom Café da manhã no hostel mesmo que giram em torno de 5-8 euros. Um almoço em restaurante de até 20 euros e a noite, na maioria um lanche mais simples ou algo comprado em mercadinhos, eventualmente um jantar mais legalzinho. Pela sua experiência, algo em torno de 40 euros/dia da pra comer legal? 

4 - Voce com a disponibilidade de dias que possui (muito boa, diria ate mesmo alem do necessario), vai e me pega cidades chaves como Paris, Londres, Munique, Florenca - Que merecem 5, 7, 10 dias ou ate mais, se quiser explorar os arredores fazendo bate e volta, espreme a estadia nelas em 4 dias... Em nome de estar passeando de trem e aviao?? 

Se colocar no papel "tempo de deslocamento = tempo gasto entre a hospedagem de uma cidade a hospedagem de outra cidade" x "horas livre = Horas totais - tempo de deslocamento - tempo de sono"... Quanto realmente estara aproveitando da cidade? Dessa vez nao tive a curiosidade de fazer a conta, mas recomendaria que fizesse...

As contas eu até fiz, como tinha falado antes. Mas é aquela história "Treino é treino, jogo é jogo". Espero que noites bem dormidas e uns cochilos nos trens sejam suficientes para aguentar a maratona. 

Obs: Já fiz uma sequência de 15 dias quase consecutivos de parques em Orlando, caminhando 25-30Km por dia. acho que mais cansativo que isso não deve ficar. Espero não estar enganado, se não vai dar ruim mesmo... Hahaha

Para não abrir mão de algumas cidades interessantes, precisei abrir mão dos "bate e volta". Não da pra ter tudo, infelizmente.

Muito obrigado pelas dicas, to levando todas em consideração e ajuda muito ouvir os "bizus" de quem tem experiência!

Editado por Vinnysantos
  • Amei! 1
  • Membros
Postado
4 horas atrás, Rafael_Salvador disse:

Sao os lugares menos recomendados para se hospedar! Os arredores das estacoes internacionais de trens... A literatura 'e farta sobre Termini, Gare du Nood, Barcelona Sants, Brussels MIDI... Obvio que em cidades com altos niveis de seguranca (O Norte) nao ha muito problema em ficar proximo a uma Centraal Station (AMS) ou St. Pancras (UK)... 

Então... Sobre segurança: Eu sou do Rio de Janeiro e já estou meio que "vacinado" pela falta de segurança constante. To sempre alerta em relação a tudo quando viajo, mesmo sabendo que não estou no Rio. Tento não relaxar demais. Mas tipo, alguma dessas cidades do meu roteiro, devo ter alguma atenção especial no quesito segurança?

Normalmente aqui se acha dollar, Euro e Libras. Ninguem aqui vende Coros Tchecas...

Como ficarei na capital e por pouco tempo, acredito que um cartão wise deve ser suficiente.

Nao sei como anda agora em UK, mas o Euro 'e recebido em todo lugar... Resta saber, la na hora de pagar uma conta num barzinho ou restaurante, que nao tiver o preco em euros no cardapio, vai se virar com o idioma para saber a taxa de conversao que eles vao aplicar ou vai ficar na mao do garcom? As casas de cambio nos aeroportos e no centro de Praga, Budapeste e cia, aplicam taxas extorsivas.

Bom saber, a ideia é usar mesmo o cartão em Londres, Praga e Zurique para evitar surpresas desse tipo.

A turma aqui do forum 'e meio contra, mas eu gosto mesmo do meu velho e bom VTM multimoedas. Pago como se fosse debito ate transporte publico, se precisar em qlq cidade tem um ATM para sacar em especie e na moeda local com a taxa de cambio informada na hora. Paga taxa?? Claro! Tudo se paga nessa vida... Vai fazer uma viagem de 3 mil Euro e vai ficar fazendo conta de 30 euros que venha a pagar em tarifas de saque??

Acho muito válido, tenho um que já usei em outras viagens e com certeza estará comigo nessa também. Só os saques que faço de tudo para evitar, só em último caso mesmo.

Voce esta indo de Norte a Sul e de Leste a Oeste, a variacao de precos 'e muito grande entre as cidades que vai passar. Alem do que depende muito de voce.... Almoca e janta? Carne vermelha? Vai fazer o rango no hostel? Comer em supermercado ou restaurante? Em paris pretende comer o "menu turistico" ou sentar num bistrot?? Comida 'e muito relativo....

No que muitos chamam de "Leste" e na Alemanha come-se bem por 10 euros ou ate menos em restaurantes normais da cidade (Normais = frequentados pela populacao - Nao sao os turisticos na frente das atracoes com cartazes multilinguagem, FUGA DESTES - PRINCIPALMENTE SE ALGUM FUNCIONARIO VIER CORRENDO ATRAS DE VOCE OFERECENDO REFEICAO).

Sim, esses mais turísticos eu deixo para uma eventual viagem futura com foco na Alemanha, se rolar. Nessa viagem serão os mais simples mesmo.

Norte da Europa no geral a conta sobe... As opcoes aumentam e o ceu 'e o limite. Eu, dentro dos meus habitos, gosto de carne, nao fico saciado com 400g de comida, gosto de acompanhamentos (Como no geral na europa nao rolam "acompanhamentos" como aqui no Brasil - A refeicao completa acaba sendo composta de pelo menos uma entrada e um prato principal).... Eu coloco uma media de 20 euros por refeicao quente em restaurante comum e local. Lembrando que o jantar sempre sai mais caro que o almoco em se tratando de restaurantes....

To calculando nessa média de 20 euros mesmo para um almoço legal. Jantar devo substituir por lanches na maioria dos dias, com uma ou outra exceção.

E voce nessa maratona toda ainda vai querer curtir a noite??

Primeiro que estara indo em uma epoca nao muito favoravel a vida noturna... Se voce vem a Salvador na alta estacao dia de segunda feira tem festa para voce escolher na qual vai. Se voce vem a Salvador em abril, eu teria atedificuldade de te indicar uma para ir no sabado... Isso 'e em todo lugar do mundo.

Claro que na zona turistica sempre rola uma coisinha ou outras... Mas em pleno Marco, frio... Nao iria tanto com esta expectativa. 

Vou querer curtir sim, mas com moderação, já que não é uma prioridade. Virar a noite toda acho que só em umas 3 ou 4 cidades. Nas outras devo ficar com algo mais light.

Vou pegar o finalzinho do inverno e a transição para primavera. Nessa época o frio da uma aliviada já, certo? Claro que em cidades tipo Barcelona, não será nada comparado ao verão, mas com exceção das praias, as coisas funcionam normalmente durante o frio?

• Amei! 1
  • Membros
Postado
1 hora atrás, pmichelazzo disse:

Sim, quanto mais cedo, melhor.

Perfeito então!

Está de bom tamanho. Fome não passará :)

Ufa, bom saber! É uma das principais preocupações, saco vazio não para em pé.. Hahaha

Quando comecei a mochilar, achava que tinha que levar o mundo nas costas principalmente em viagens longas. Depois, de tanto tomar sarrafada da vida, aprendi o seguinte: se a viagem é de uma semana, leva-se roupa para uma semana. Se a viagem dura entre uma semana e dois anos, leva-se roupa para 10 dias e só. Você não conseguirá levar roupa para todos os dias de sua viagem e inevitavelmente terá que lavar em alguma laundry machine em alguma cidade. Então, não tem lógica nenhuma carregar peso extra. Ahhhh, mas e se eu derrubar molho de tomate na camisa. Uai, tira e pega outra. Ahhh, e se eu derrubar molho de tomate em TODAS as roupas. Bom, aí tu é um puta azarado e vai andar durante um dia fedendo tomate :)

Uma vez fiz um mochilão pelo Sudeste Asiático de 15 dias com uma calça/bermuda de nylon (a parte de baixo das pernas da calça soltam e vira uma bermuda), uma outra bermuda de nylon, um agasalho de frio/chuva de nylon, 4 pares de meia, 7 camisetas, 10 cuecas, uma havaiana e o tênis que estava no pé. Nada de jeans, nada de agasalho extra, nada de camiseta extra. Teve até uma que perdi na viagem porque rasguei passando num arame farpado (não pergunte) mas cheguei em casa com 11 camisetas (óbvio).

Então, repense. Claro que pode levar uma camiseta mais fina para uma noitada/balada, viajar de jeans e coisa do tipo mas tudo o que colocar na mochila, pense "vou realmente precisar disso?" "Será que não compro lá?"

É... Devo apostar mesmo na boa e velha Calça Jeans que atende 90% das situações. E levar o que der de camisetas para demorar o máximo possível de tempo para ter que parar e lavar em Laundry Machine. E tu reforçou algo que eu já vinha pensando e vou investir sim em uma cargueira. Mala de rodinha é realmente um pé no saco quando precisamos nos deslocar muitas vezes. Só falta agora escolher o tamanho e modelo da cargueira, já que tem centenas de opções e eu nenhuma experiência em arrumar as roupas nelas.. Hahaha

• Amei! 1
  • Colaboradores
Postado
11 minutos atrás, Vinnysantos disse:

Só falta agora escolher o tamanho e modelo da cargueira, já que tem centenas de opções e eu nenhuma experiência em arrumar as roupas nelas..

Eu tenho uma Curtlo 60+15 que comprei há mais de 15 anos e não me arrependo dela de forma nenhuma. Ela é muito parecida com essa aqui (possivelmente essa é um upgrade da minha):

https://www.curtlo.com.br/journey-70-17l.html

Pontos prós:

• Resistente até não poder mais. A minha passou por mais de 50 países, foi embarcada em tudo que é tipo de transporte, chutada, empurrada, socada, amassada, molhada, sujada e não tem o que acabe com ela.
  • Tive um problema com um zíper que quebrou o puxador depois de uns 10 anos de uso. Mandei para a empresa em SP e colocaram um zíper novo sem me cobrar um centavo. Suporte deles é sensacional, IMHO.
  • A "mochila de ataque" que separa. Isso é muito bom mesmo. Você enfia os trecos que precisa estar a mão dentro da mochila pequena, despacha a grande e resolvido (vi poucas como essa, inclusive na Curtlo).

Pontos contra:

• Ela é pesada (pelo menos a minha é). Quando digo "pesada" falo do peso da mochila em si. Possivelmente as mais modernas são mais leves para atender o cenário que as empresas aéreas limitam muito o peso da bagagem. Na minha época isso pouco importava mas hoje é fator importante.
  • Ela é grande. Dá para levar um parque de diversões com roda-gigante e montanha-russa dentro dela. Não me arrependo de tê-la mas se fosse hoje, procuraria uma menor (que também seria mais leve).
  • Ela não tem divisória interna (pelo menos a minha). Existe uma separação entre a parte inferior e a parte superior somente, além de dois "bolsos" internos nas laterais. Isso pode se bom ou ruim, dependendo de como se organiza a mochila.
  • Aqui, o pior. Ela não tem abertura superior, sendo necessário colocá-la no chão para abrir. Sempre achei isso uma b... mas assim mesmo comprei pois os pontos a favor são maiores.

Vale a pena ir numa loja e ver o que existe disponível. É algo que literalmente carregará pela vida toda ;)

• Amei! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...