Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Equador 16 dias - 19/11/22 a 05/12/2022

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Fala, pessoal. Em primeiro lugar, agradeço a @eucarolina e o @Gabriel Damasio pelos relatos, pois foram fundamentais para esta viagem. Meu objeto é relatar bem resumidamente a viagem e adicionar umas informações que não encontrei antes de ir.

Dinheiro - recomendo levar dinheiro em espécie ou se programar para fazer saques por lá. Diferente do Brasil, muitos lugares e até hospedagens só aceitam pagamento em dinheiro ou se aceitam cartão tem uma taxa extra. Fiz um saque no Banco Pichincha (o amarelo) e me cobraram 4 dólares de taxa de saque.

Tempo - devido à altitude, o tempo muda muito (e rápido) no Equador, mas considerando os outros relatos, acredito que fim de novembro e começo de dezembro seja uma boa época para ir. Teve chuva mais forte um dia à tarde em Cuenca e um dia de manhã em Baños, então praticamente não atrapalhou a minha programação. É importante sair bem cedo para os passeios, principalmente nos vulcões, pois várias vezes o dia começa bem aberto e sem nuvens e vai mudando perto do meio dia. De um modo geral, faz frio de manhã cedo e no fim da tarde e à noite e um pouco de calor no meio do dia. Em Baños e Otavalo, faz um pouco mais de calor no meio do dia por serem mais baixas, mas ainda assim faz frio de manhã e à noite.

Segurança - não tive problemas com segurança, embora tenha plena ciência dos problemas que existem na América do Sul. É só ter o mesmo nível de atenção que temos no Brasil que vamos ficar bem. Pelos relatos que ouvi de equatorianos, parece que a violência é um problema maior em Guayaquil e na costa de um modo geral.

Roteiro 

19/11/22 - Chegada em Cuenca

20/11/22 - Centro histórico de Cuenca + jogo do Equador. Era domingo e não tinha walking tour em Cuenca, que era o meu plano inicial. Então, optei por fazer o tour naqueles ônibus hop on hop off para poder ver o máximo da cidade e depois fui assistir o jogo do Equador com umas pessoas que conheci no hostel.

21/11/22 - Parque Nacional Cajas - fomos até o terminal terrestre e pegamos o ônibus que vai para Guayaquil e passa em frente ao parque. Os ônibus saem com muita frequência, é só ir até o terminal e pegar o primeiro que estiver saindo. No ônibus, é só avisar o cobrador que vai descer no parque. Custa US$ 1,50, se não me engano e demora cerca de uma hora. Cuenca está a cerca de 2600 metros de altitude, já o parque está a 3800 metros. Então recomendo ir lá depois de pelos menos um dia de aclimatação na cidade. A trilha do parque é de nível fácil e bem demarcada. O parque tem muitos riachos e alguns trechos com lama, é bom evitar em dias com possibilidade de chuva ou logo depois de chover.

22/11/22 - Ida para Riobamba. Esta foi a única passagem que comprei com antecedência. Comprei no dia anterior quando voltei do parque Cajas, pois demora cerca de 6 horas e não tem muitos horários. Custa US$ 9, é a única passagem cara do Equador.

23/11/22 - Vulcão Chimborazo - Peguei o ônibus para Guaranda (~US$2) e desci em frente ao parque do Chimborazo. O parque fica às margens da estrada e demora cerca de uma hora do Terminal terrestre de Riobamba até o Chimborazo. A entrada é gratuita e só é necessário se identificar (passaporte ou RG do Brasil). Na entrada do parque, tem umas caminhonetes que levam até o primeiro refúgio (4800 metros de altitude) e cobram US$ 20 a 25 pelo carro para dividir para 4 pessoas. Também é possível caminhar até o primeiro refúgio e leva cerca de duas horas. Além disso, tem muitos carros particulares subindo e descendo, principalmente nos fins de semana, e é possível pegar carona na ida e volta e foi o que eu fiz e gastei 0 dólares kkkk. Na volta inclusive estavam voltando para Riobamba e me deixaram na cidade. Do primeiro refúgio subi até o segundo refúgio (5000m de altitude) e fiquei ali por um tempo. O segundo refúgio já é em meio ao glaciar. Não fui na laguna um pouco mais acima, porque a altitude já estava matando. Tive sorte e o tempo estava muito aberto, consegui ver o vulcão e todo o entorno.

24/11/22 - Ida para Baños - demora cerca de duas horas e também tem muitos horários de ônibus. É só chegar e pegar o primeiro saindo. Eu ia na casa del árbol neste dia, mas acabei mudando para o dia seguinte.

25/11/22 - Eu iria fazer a ruta de las cascadas de manhã cedo, mas estava chovendo. Podia fazer depois que a chuva parou, mas acabei desistindo. Fiquei na cidade para ver Equador x Holanda e depois fui na casa del árbol. O último ônibus sai às 16hs e volta às 18hs, US$ 1 para ir e 1 para voltar. A entrada custa US$ 1 também. Lá em cima faz frio e venta muito, então é bom levar casaco mesmo que em Baños esteja quente. Fiquei lá curtindo os balanços e a vista. Achei o tempo suficiente ( o ônibus demora quase uma hora para subir).

26/11/22 - Ida para Latacunga - não tem ônibus direto para Latacunga, então tem que ir para Ambato e depois pegar outro para Latacunga ou pegar o ônibus direto para Quito e descer na saída da estrada (foi o que eu fiz) No "ponto" de Latacunga onde o ônibus para, tem um ponto de táxi, então é tranquilo pegar um táxi para o centro de Latacunga. O ônibus e o táxi custaram US$ 3 cada eu acho.

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

27/11/22 – Vulcão Cotopaxi – pegamos o ônibus para Quito e descemos em frente à estrada que vai para o Cotopaxi. Diferente do Chimborazo, o Cotopaxi, por ser um vulcão ativo, fica bem distante da estrada principal. Na beira da estrada, tem umas caminhonetes para levar ao vulcão e custou US$ 50 o carro. Queriam cobrar 60, mas chorei para 50. Estava com mais 3 irlandeses. O percurso dura mais de uma hora até o estacionamento do parque (4500m de altitude). De lá, subimos até o refúgio (4850m) e um pouco mais até o glaciar. Como não saímos muito cedo, a visibilidade já estava bem prejudicada.

28/11/22 – Quilotoa – pegamos o ônibus cedo para o Quilotoa e demorou duas horas até chegar. Tem que pagar US$2 para entrar. Neste dia, estava bem claro e optamos por dar a volta na cratera (12 km) e demorou cerca de 4 horas. Também é possível descer até a lagoa e alugar caiaque. Para voltar, o ônibus passa a cada hora cheia e demora duas horas novamente.

29/11/22 – Peguei o ônibus para Quito e desci no terminal Quitumbe, no sul da cidade. Lá, peguei o ônibus para Otavalo. O ônibus passa no terminal Carcelén antes de seguir viagem e demora uma hora até o terminal e depois mais duas até Otavalo. A cidade é bem pequena e agradável. Almocei e depois fui a pé até a cascada Peguche, que é próxima do centro. Estava bem deserta, por ser dia de semana e já final da tarde. Recomendo ir mais cedo.

30/11/22 – Laguna Cuicocha – peguei um ônibus para Quiroga (~US$ 0,30) e de lá um táxi (US$5) para a laguna. A laguna é longe, só subida e não tem ônibus, então o táxi é meio que o único jeito mesmo. Combinei com o mesmo taxista a volta. O dia estava bem claro e com ótimo visual da laguna e das montanhas em volta. A volta completa tem 12 km e demora cerca de 4 horas. Fiz uma parte da trilha e voltei pelo mesmo caminho.

01/12/22 – Lago San Pablo – peguei um ônibus e fui até o lago caminhar um pouco pela manhã. Depois, peguei o ônibus para Quito (US$ 3) até o terminal Carcelén. Peguei um uber para La Mariscal, onde me hospedei.

02/12/22 – Centro histórico – fiz o walking tour do Community hostel e achei que valeu a pena. Dura cerca de 3 horas. O centro histórico é bem grande e preservado, muito bonito. Foi declarado patrimônio cultural da Humanidade.

03/12/22 – Neste dia, fui de carona com um amigo até o Mitad del Mundo. A Linha do Equador fica a cerca de 30km do centro de Quito, então se for de ônibus tem que programar o tempo, pois demora e o uber ou táxi até lá não sai barato. A entrada custa US$ 5.

04/12/22 – peguei um Uber e fui até o teleférico (entrada US$ 9). Fiz somente as trilhas do entorno do teleférico, não fiz a trilha do Rucu Pichincha, pois sabia que ia ser pesado e já estava em final de viagem. A vista lá de cima é muito bonita. Em dias claros, dá para ver o Cotopaxi e outros picos.

05/12/22 – retorno cedo ao Brasil, o táxi até o aeroporto custou US$ 20.

É isso, o relato é bem resumido mesmo. Vi pouquíssimos brasileiros nos dias em que estive lá. A maioria dos turistas é europeia. Ainda precisamos descobrir este país maravilhoso que é o Equador.

De modo geral, mesmo com o câmbio atual, achei o Equador barato. Hospedagens e alimentação têm de todos os preços, mas é possível achar bons hostels por US$ 10-15 e restaurantes por US$ 4 ou até menos. Transporte é muito barato e não se paga para entrar na maioria dos lugares.

Caso alguém queria saber mais alguma coisa, é só perguntar. Boas viagens!

Postado
  • Membros

@Henrique_BR Saudades de Ecuador,país que me acolheu por 89 dias em 2015.Relato irrepreensivel,parece que foi escrito por mim,que fiz tudo isso lá,menos o Cajas e o Coopotaxi.Parabéns pela viagem,mostrou que o pais continua o que sempre foi e os nacionais não descobriram.E lá se vão 7 anos da minha visita. 

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.