Colaboradores Alan Rafael Kinder Postado Dezembro 21, 2022 Colaboradores Postado Dezembro 21, 2022 Bom dia caros, Fiz uma breve pesquisa pelo fórum e não encontrei informações específicas quanto a situação que me traz dúvidas. Para contextualizar, eu e minha namorada temos intenção de casar no civil no início do próximo ano, e efetuar a alteração de nossos sobrenomes. Temos passaportes emitidos com validade até 2028, ela tem visto americano também. Compramos pacotes de viagens (que incluem passagens aéreas e hospedagem) para 2023 e 2024. Observem que nada impediria de fazermos novos passaportes (com os dados atualizados), entretanto os pacotes adquiridos (e passagens) foram feitos com nossos dados atuais (de solteiro e passaporte atual). Pergunto: podemos continuar usando nossos passaportes mesmo com uma eventual alteração de nome (motivada pelo casamento)? E se por ventura sejamos obrigados a corrigir o passaporte (através de um novo processo, nova emissão), os dados que já foram informados na compra dos pacotes e passagens aéreas permaneceriam desatualizados, isso geraria algum impedimento ou conflito? Abraços! Citar
Colaboradores Juliana Champi Postado Dezembro 21, 2022 Colaboradores Postado Dezembro 21, 2022 1 hora atrás, Alan Rafael Kinder disse: Bom dia caros, Fiz uma breve pesquisa pelo fórum e não encontrei informações específicas quanto a situação que me traz dúvidas. Para contextualizar, eu e minha namorada temos intenção de casar no civil no início do próximo ano, e efetuar a alteração de nossos sobrenomes. Temos passaportes emitidos com validade até 2028, ela tem visto americano também. Compramos pacotes de viagens (que incluem passagens aéreas e hospedagem) para 2023 e 2024. Observem que nada impediria de fazermos novos passaportes (com os dados atualizados), entretanto os pacotes adquiridos (e passagens) foram feitos com nossos dados atuais (de solteiro e passaporte atual). Pergunto: podemos continuar usando nossos passaportes mesmo com uma eventual alteração de nome (motivada pelo casamento)? E se por ventura sejamos obrigados a corrigir o passaporte (através de um novo processo, nova emissão), os dados que já foram informados na compra dos pacotes e passagens aéreas permaneceriam desatualizados, isso geraria algum impedimento ou conflito? Abraços! Sim Alan, principalmente se suas passagens e pacotes estão com nome de "solteiro". Vc deve se preocupar em apresentar o passaporte com o mesmo nome que consta nas passagens, não se incomode com a alteração dos nomes. No próximo passaporte, se vcs atualizarem o nome, lembrem-se de sempre emitir passagens internacionais com o nome que consta no passaporte! (Vale pras nacionais se atualizarem os documentos de RG, CPF e etc). Pra vc ter uma ideia, eu e meu marido somos casados há tempos, trocamos de sobrenome e até hoje não atualizamos nenhum documento, incluindo passaporte! Não é 100% certo, consultei um advogado e ele me disse que precisamos atualizar os documentos. Mas tb não é nenhum problema pra viagens, e sim para previdência, eventual pensão e essas paradas! 2 Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado Dezembro 21, 2022 Colaboradores Postado Dezembro 21, 2022 (editado) 24 minutos atrás, Juliana Champi disse: Pra vc ter uma ideia, eu e meu marido somos casados há tempos, trocamos de sobrenome e até hoje não atualizamos nenhum documento, incluindo passaporte! Espertos vocês. Em caso de separação, gastam menos tempo (e dinheiro). Editado Dezembro 21, 2022 por pmichelazzo 3 Citar
Colaboradores Alan Rafael Kinder Postado Dezembro 21, 2022 Autor Colaboradores Postado Dezembro 21, 2022 (editado) 1 hora atrás, Juliana Champi disse: Sim Alan, principalmente se suas passagens e pacotes estão com nome de "solteiro". Vc deve se preocupar em apresentar o passaporte com o mesmo nome que consta nas passagens, não se incomode com a alteração dos nomes. No próximo passaporte, se vcs atualizarem o nome, lembrem-se de sempre emitir passagens internacionais com o nome que consta no passaporte! (Vale pras nacionais se atualizarem os documentos de RG, CPF e etc). Pra vc ter uma ideia, eu e meu marido somos casados há tempos, trocamos de sobrenome e até hoje não atualizamos nenhum documento, incluindo passaporte! Não é 100% certo, consultei um advogado e ele me disse que precisamos atualizar os documentos. Mas tb não é nenhum problema pra viagens, e sim para previdência, eventual pensão e essas paradas! Obrigado pelo retorno Juliana (eu quase pensei em te marcar porque esperava uma resposta tua kkk)! Mas então, pelo o que entendi, na tua certidão de casamento consta o teu 'novo' nome (e do teu marido), entretanto vocês nunca mudaram nenhum outro documento até agora (RG, CNH, Título de Eleitor, Passaporte, etc.)... então, na hora que julgarem oportuno, poderão usar essa certidão de casamento para dar entrada na alteração dos documentos que quiserem... é isso? E até agora, em todas as tuas viagens, a roadtrip pelo Chile, essa mais recente no Reino Unido... nenhum probleminha? (Sei que você me respondeu, tô só querendo reforçar para me sentir seguro kkk) Editado Dezembro 21, 2022 por Alan Rafael Kinder 1 Citar
Colaboradores Juliana Champi Postado Dezembro 21, 2022 Colaboradores Postado Dezembro 21, 2022 (editado) 9 minutos atrás, Alan Rafael Kinder disse: é isso? Sim! 9 minutos atrás, Alan Rafael Kinder disse: E até agora, em todas as tuas viagens, a roadtrip pelo Chile, essa mais recente no Reino Unido... nenhum probleminha? Nenhum! Desde que casamos no civil e "mudamos" de nome, já emiti dois novos passaportes, pelo menos uns 3 vistos diferentes e fomos pra uns uns 12 países e zero problemas. Até pq o seu passaporte é o documento... vc não apresenta RG, CPF e etc! Muito menos certidão de casamento! Editado Dezembro 21, 2022 por Juliana Champi 2 Citar
Membros F M Postado Dezembro 22, 2022 Membros Postado Dezembro 22, 2022 Boa noite, @Alan Rafael Kinder 15 horas atrás, Alan Rafael Kinder disse: Pergunto: podemos continuar usando nossos passaportes mesmo com uma eventual alteração de nome (motivada pelo casamento)? Legalmente, não. Quem trocou de nome precisa atualizar seus documentos pessoais. 15 horas atrás, Alan Rafael Kinder disse: E se por ventura sejamos obrigados a corrigir o passaporte (através de um novo processo, nova emissão), os dados que já foram informados na compra dos pacotes e passagens aéreas permaneceriam desatualizados, isso geraria algum impedimento ou conflito? Sim. Por isto, excepcionalmente, eu usaria os documentos com o nome de solteiro só para esta viagem. 13 horas atrás, Juliana Champi disse: Pra vc ter uma ideia, eu e meu marido somos casados há tempos, trocamos de sobrenome e até hoje não atualizamos nenhum documento, incluindo passaporte! Não é 100% certo... Na verdade, é totalmente errado. 13 horas atrás, Juliana Champi disse: Mas tb não é nenhum problema pra viagens, e sim para previdência, eventual pensão e essas paradas! É um problema grave para muitas situações, podendo vir até a, em tese, constituir crime (como possivelmente na emissão do seu próximo passaporte, por exemplo). Eu atualizaria os documentos assim que possível. Boa viagem! 1 Citar
Membros D FABIANO Postado Dezembro 24, 2022 Membros Postado Dezembro 24, 2022 Tem muito sem diploma metendo-se de bacharel por aqui, nem vou entrar no mérito que não é minha área,muito pelo contrário, não entendo nada de código civil,mas tenho opinião:mudar sobrenome para que? Uma das minhas tias,por ex,mudou. Era super feliz, mas resolveu separar.E o nome?Mudou outra vez.Para que isso? 1 Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado Dezembro 24, 2022 Colaboradores Postado Dezembro 24, 2022 Para quê? Pode ser para atender um desejo pessoal, para ficar bonito, para se sentir mais perto do outro, para... existem "n" motivos para os quais simplesmente a pergunta não cabe. Gosto é igual bunda, cada um tem a sua. 3 Citar
Colaboradores Juliana Champi Postado Dezembro 24, 2022 Colaboradores Postado Dezembro 24, 2022 Em 22/12/2022 em 00:06, F M disse: É um problema grave para muitas situações, podendo vir até a, em tese, constituir crime (como possivelmente na emissão do seu próximo passaporte, por exemplo). Eu atualizaria os documentos assim que possível Eita caray, o advogado que consultei não me falou isso não! Vou fazer isso então, não fiz até agora por pura preguiça! E vc sabe se eu tirar visto americano com esse meu passaporte (de solteira) ele perde a validade quando eu atualizar? 1 Citar
Membros F M Postado Dezembro 25, 2022 Membros Postado Dezembro 25, 2022 Feliz Natal, @Juliana Champi 6 horas atrás, Juliana Champi disse: Eita caray, o advogado que consultei não me falou isso não! Por favor, peça a ele para explicar melhor a você os riscos. Você também pode fazer uma busca na INTERNET. Veja, por exemplo, o que dizem estas páginas jurídicas sobre o assunto: https://jus.com.br/artigos/38663/diferenca-entre-falsidade-ideologica-e-falsa-identidade e https://www.recantodasletras.com.br/textosjuridicos/2319499#:~:text=Essa conduta também configura uma,do Ministério Público da União. 6 horas atrás, Juliana Champi disse: E vc sabe se eu tirar visto americano com esse meu passaporte (de solteira) ele perde a validade quando eu atualizar? Não sei. Sugiro consultar um consulado americano. Boa viagem! 1 1 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.