Membros hienaartur Postado Agosto 26, 2007 Membros Postado Agosto 26, 2007 Vou fazer um breve relato de minha viagem ao Parque Nacional do Itatiaia, no fim de semana retrasado. Saí de São Paulo, rumo ao parque do Itatiaia, de carro. O trecho da Dutra é um tapete, apesar dos pedágios (4 pra ir e 4 pra voltar), e em menos de 3 horas já estava cruzando a divisa com o Rio de Janeiro. Como primeira parte da viagem, resolvi fazer trilha na parte baixa do parque, onde ficam a maioria das cachoeiras e poços naturais. O ruim é que para chegar na parte baixa, vindo de São Paulo, as placas indicando a entrada da rodovia que vai para lá estão mal localizadas e muito confusas. Acabei passando a entrada...eheheheh Enfim, consegui pegar a estrada pra ir ao parque, estava mal conservada, mas não tão ruim. Para entrar no parque, paga-se 3 reais por pessoa mais 5 por carro, mas é um investimento que vale a pena! eheheh A sede do parque fica a 4 quilometros da portaria, e foi reformada recentemente, a exposição que é mantida é bem legal, bastante informação mesmo, vale a pena conheçer. Bom, vamos ao que interessa e vou falar das trilhas. Para se fazer as melhores trilhas, vale a pena pegar o carro e subir mais 5 quilômetros de serra (aí sim a estrada é realmente ruim, tava boa pra cortar os pneus do carro). Você tem diversas opções, eu escolhi fazer as principais trilhas (cachoeira do Aiuruoca, cachoeira véu da noiva e as lagoas naturais). Mesmo as trilhas curtas, de 500 metros, exigem certo preparo físico, pois são bem rústicas, sobe-se muita pedra pra chegar nas melhores atrações. Mas vale a pena, o lugar é sensacional, a cachoeira véu de noiva é impagável! As piscinas naturais, como a do Maromba, tem a água tão limpa que vc pode ver o fundo da lagoa sem problemas. Como estava frio na altitude que eu estava (uns 1100 metros), nem arrisquei um mergulho...ehehehhe. Perdi as contas de quantas escorregadas levei nas trilhas, mas o saldo final foi bom, tirei muitas fotos e queimei muitas calorias...eheheh. Depois de fazer as trilhas do parque, me animei a tentar fazer alguma coisa na parte alta. O problema para se ir à parte alta é que a portaria fecha cedo, as cinco. Para se conhecer melhor a parte alta, tem que tirar o dia só para isso. Saí da parte baixa e resolvi voltar um trecho da Dutra para subir a outra rodovia, rumo a Itamonte. A rodovia que vai para a parte alta deveria ser uma rota obrigatória para quem quer conhecer o Brasil, é extremamente linda a paisagem, você vai subindo e acompanhando quase de seu lado o maciço das Prateleiras, o morro do Couto e a Asa do Hermes. Falando um pouco dessa rodovia que peguei para ir a parte alta, o asfalto está muito bem conservado. Chegando à Garganta do Registro, a quase 1700 metros de altitude, já começa a estrada que vai para a portaria do parque, mas como estava ficando tarde, e a estrada realmente desse ponto em diante estava muito ruim, acabei não arriscando o carro...eheheh mas fica uma promessa de voltar lá para escalar as Agulhas Negras...ehehhe Eu estava ensaiando para escrever esse relato, mas devido ao incêndio que está destruindo o parque, achei justo compartilhar essa experiência com quem gosta de lugares incríveis, como o Parque Nacional do Itatiaia. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.