Membros adrianomask Postado Dezembro 18, 2022 Membros Postado Dezembro 18, 2022 (editado) Depois de meses em planejamento, várias rotas discutidas e finalmente definidas, dia 10/12 lá fui eu, juntamente com a minha irmã para Lima, afim de conhece-la, assim como Paracas, Ica e Arequipa. Vamos a uma breve história sobre todos os acontecimentos; Como comentei em outros tópicos, essa foi a segunda viagem internacional [das três que fiz] que deu parcialmente errado e tive que abortar no meio do caminho, a ultima? Explosão do Covid, 2020 A cotação estava 0.73 para cada real quando fomos, em dezembro de 2022 Dia 1: Chegada em Lima Chegamos bem cedo, pouco depois das 7h da manhã, não dormi muito bem durante o voo e isso me deixou com uma bela dor de cabeça, que pode ter atrapalhado um pouco no desenvolvimento das coisas. Logo ao chegarmos, tentamos fazer o que sempre fazemos num país novo, trocar dinheiro e conseguir habilitar a Internet pra finalmente, conhecer a cidade. Desta vez, nós deixamos nossas malas as 09h locais com o host e saímos pra tentar resolver tudo, pesado e um pouco cansado. Não encontramos nenhuma casa de câmbio na area, fui em quase todas ali num círculo de 3km do ponto onde estávamos e nada, desisti e resolvi arrumar o problema da Internet, demorou um tempo pra acharmos um local com o serviço que queríamos, assinamos, a tarde apareceram 500 casas de câmbio na região (não sei se a incerteza dado os protestos do dia anterior fez elas fecharem), conseguimos resolver. Conhecemos alguns locais ali proximo a nossa estadia, como a Plaça de San Martin, Plaza Francia... Fomos também a Plaza Mayor, que estava interditada, cheia de policiais por lá, assim como várias outras durante nossa estadia, tinham facilmente 15 policiais nas maiores com reservas em ônibus ou micro-onibus. E não pensem que eram apenas policiais "simples", tinham escudo e um tipo de uniforme mais robusto, o negocio estava feio. As 18h pensamos retornar para o Hotel mas acabamos indo pro Parque de la Reserva, mas ao chegamos tinham tantas, mais tantas, mais TANTAS pessoas na fila que eu nem sei o que estava acontecendo, pois é, falhou. Amanhã teremos Miraflores pra conhecer e vamos tentar voltar nesses dois locais; No meio do dia, almoçamos e também fomos ao mercado fazer as típicas compras de chegada, já que gostamos de preparar coisas simples. Encontramos pratos extremamente satisfatórios entre 8~12 soles, bem bacana. O mercado estava numa situação muito parecida em preços com o Brasil, algumas coisas mais baratas, outras mais caras. Dia 2: O rolê definitivo por Lima Com tudo já resolvido, o dia foi bem mais produtivo do que o anterior. Logo de manhã fomos a região de Miraflores e conhecemos os arredores, claro que nem tudo, mas fomos na praça Chinesa, no farol, nas praias lá embaixo, enfim, ficamos por aquela região, deu pra conhecer bastante coisa. Quando retornamos, fomos novamente a Plaza Mayor que ainda assim estava limitada, porém parcialmente liberada e pudemos conhecer. Por alguma razão a policia que estava ali apitava com qualquer um que tentasse alcançar a área central dela, até tentamos mas claro, recuamos e tudo certo. No finzinho da tarde ainda com iluminação natural voltamos também ao Parque de la Reserva, onde percebemos que aquela fila gigantesca é "segunda feira" e deve ser corriqueira, pois estava igual, mas como fomos cedo, encaramos e por mais que parecesse gigante, ela foi rápida e chegamos nos interiores com o céu ainda claro, ficamos lá até o anoitecer, foi um passeio ótimo e um lugar quase obrigatório pra você ir, é lindo o show de luzes. Curti muito a cidade, tem locais variados que lembram muita coisa, São Paulo, algumas regiões o Rio de Janeiro, até Balneário Camboriú em um ou outro detalhe, mas em coisas comuns e não no geral. O trânsito é um show a parte, é buzina, fechada pra todo lado, as vezes mistura perdeste e carro no meio da rua, é uma baderna que acaba funcionando no fim das contas. O transporte público é bem simples, alguns veículos são BEM antigos e andam bem cheios, mas serve ao propósito se quiser se locomover de maneira muito barata. Como comentei, não achei nada muito caro, o almoço tem de todo preço mas você se alimenta bem com pouco, o transporte publico é de boas também, as entradas pros lugares são acessíveis, ir ao parque de la reserva cusca módicos 4 soles, brincadeira né, vá lá, custo beneficio ótimo. Terceiro dia: Viagem a Paracas O dia chegou e infelizmente, não pudemos viajar. Conseguimos comprar a passagem mas foi anunciado que a rota estava suspensa, os protestos que já estavam rolando aumentaram muito. Decidimos obviamente continuar em Lima conhecendo mais a cidade, fomos a locais bem mais distantes e fora de mão e valeu a pena, fizemos também o mesmo no quarto dia, ainda esperançosos que a situação melhorasse, mas muito pelo contrário, piorava a cada dia. Repensamos a viagem, vamos pra Cusco! Fui ao aeroporto, pesquisei se podia comprar as passagens no mesmo dia e em qual moeda, iamos pra lá no dia seguinte... Quando acordamos? Aeroporto fechado. Pensamos em seguir então para o norte, que ficamos sabendo que foi suspenso também por alguns dias, felizmente não fomos e no quinto dia, optamos por pedir a Latam que remarcasse nosso voo de volta para o Brasil, pois já não teriamos mais o que fazer em Lima e era muito arriscado sair de lá e ir pra uma cidade sem um aeroporto, foi o que fizemos, voltamos ao Brasil. Não chegamos a ver pessoalmente nenhum ato de violência durante o nosso tempo lá, vimos protestos pacíficos, escoltados ou não pela policia, vimos um aparato forte de defesa e só, felizmente. Quando cheguei, vi o tanto que a situação esta crítica, toque de recolher, exercitos nas ruas... Enfim, que as coisas por lá melhorem. Não conhecemos nada além de Lima, Paracas, Ica e Arequipa ficarão pra proxima viagem. Iremos provavelmente num futuro passar por Cusco e fazer um rolê inverso, mas é algo que não vai ocorrer por enquanto e nem sei se a proxima viagem internacional que a gente fizer será para lá. Não sou muito de acreditar em sorte ou azar, mas ter duas viagens internacionais comprometidas começa a fazer você acreditar em azar; Porém, adorei o que conheci, Lima me surpreendeu positivamente, gostei dos Peruanos, são simpáticos e prestativos, o transito é maluco e o transporte publico barulhento, mas curti e como comentei, pretendo voltar pra conhecer de verdade. Editado Dezembro 18, 2022 por adrianomask 2 Citar
Membros D FABIANO Postado Dezembro 18, 2022 Membros Postado Dezembro 18, 2022 @adrianomaskPara mim você nem tinha ido com a turma do golpe por lá também. Que bom ter gostado do pouco que viu.Vocês foram ao Museu Lar o?Vi poucas vezes falarem nele aqui,como nas Huacas também.Fiquei surpreso ao saber que continua a circulação de veículos de transporte sem a mínima condição, porém é continental isso. 1 Citar
Membros de Honra casal100 Postado Dezembro 18, 2022 Membros de Honra Postado Dezembro 18, 2022 (editado) Adriano, que pena que tiveram que abortar o resto da viagem. Sua sorte é que estava em Lima, uns turistas ficaram alguns dias presos no aeroporto de cuzco. A vida é assim mesmo, numa outra oportunidade você conhece esse maravilhoso e cordial país. Por isso nunca reservo nada e sempre deixo o roteiro em aberto, o momento que estamos vivendo no mundo requer muito cuidado, isso em qualquer país. De positivo, pelo menos conheceu essa linda capital que é Lima, acho um máximo. Editado Dezembro 18, 2022 por casal100 2 Citar
Membros adrianomask Postado Dezembro 18, 2022 Autor Membros Postado Dezembro 18, 2022 14 horas atrás, D FABIANO disse: @adrianomaskPara mim você nem tinha ido com a turma do golpe por lá também. Que bom ter gostado do pouco que viu.Vocês foram ao Museu Lar o?Vi poucas vezes falarem nele aqui,como nas Huacas também.Fiquei surpreso ao saber que continua a circulação de veículos de transporte sem a mínima condição, porém é continental isso. Não, não fomos... Muita coisa estava fechada, até mesmo as praças interditadas, algumas atrações estavam um tanto quanto "esquisitas", talvez em decorrência dos protestos? É o que eu imagino. 9 horas atrás, casal100 disse: Adriano, que pena que tiveram que abortar o resto da viagem. Sua sorte é que estava em Lima, uns turistas ficaram alguns dias presos no aeroporto de cuzco. A vida é assim mesmo, numa outra oportunidade você conhece esse maravilhoso e cordial país. Por isso nunca reservo nada e sempre deixo o roteiro em aberto, o momento que estamos vivendo no mundo requer muito cuidado, isso em qualquer país. De positivo, pelo menos conheceu essa linda capital que é Lima, acho um máximo. Sim, muita gente ficou inclusive em "Machu Picchu pueblo" ou Aguas Callientes, que é o nome real. Apesar de quase inventar moda, eu estava extremamente preocupado com uma possibilidade assim, de ficamos presos no meio de um caminho, estar em Lima era o mais seguro e eu, mesmo discutindo possibilidades, estava muito contrariado a sair de lá. Mas apesar dos apesares, sem duvidas essa foi a viagem mais "aberta" que nós fizemos, pois só tinhamos voos de ida e volta com data marcada, o restante era maleável, as reservas poderiam ser canceladas ou remarcadas, nossa ida pra Arequipa poderia ser trocada, tanto que quase fomos pra Cusco, se não fosse minha insegurança tínhamos ido. Não sei como as coisas estão por lá efetivamente, mas toda a situação geraria alguns problemas que talvez o melhor mesmo tenha sido retornar e ver o que acontece. Mas as rotas pra Paracas e Ica retornaram, por mais que a situação não esteja segura. Curti muito a cidade de Lima, muito mais bonita do que eu imaginei, um ou outro dia lá não teria nos feito mal como acabamos ficando, então exploramos bastante. Numa proxima visita ao país, da pra passar direto por lá e seguir o rumo 1 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.