Membros peternilsson Postado Dezembro 6, 2022 Membros Postado Dezembro 6, 2022 Olá, tenho uma caminhada de 5 dias em breve e talvez essa pergunta já tenha sido feita, mas ainda quero aprender mais com vocês. Normalmente, você levará lanches para a viagem para garantir a saúde e conservar bem os alimentos. Obrigado! 2 Citar
Membros de Honra casal100 Postado Dezembro 6, 2022 Membros de Honra Postado Dezembro 6, 2022 8 horas atrás, peternilsson disse: Olá, tenho uma caminhada de 5 dias em breve e talvez essa pergunta já tenha sido feita, mas ainda quero aprender mais com vocês. Normalmente, você levará lanches para a viagem para garantir a saúde e conservar bem os alimentos. Obrigado! Só uma pergunta: vc vai dormir em barraca ou pousada na caminhada? Só adiantando: Leve frutas secas(uva passa, ameixa....); castanhas/nozes/barra de proteina e cereais... Nos dois casos, para comer nos intervalos, pois são altamente nutritivos. Agora se for ficar dormindo em barraca tem que levar mais coisas. Obs.: não esqueça de levar bastante água, se no lugar não tiver muito acesso a ela ok, hidratação é o mais importante. 2 Citar
Colaboradores StanlleySantos Postado Dezembro 6, 2022 Colaboradores Postado Dezembro 6, 2022 (editado) Concordo e assino embaixo como o que o @casal100disse, vai depender de como será essa travessia. Se houver possibilidade de almoçar/jantar em estabelecimentos no percurso, não precisa se preocupar muito com isso. As fontes de energia rápida (frutas secas, sementes e cereais como já citado) e muita água já são o suficiente nesse caso. Agora se não for almoçar/jantar por aí, e se for acampar, é necessário o básico para cozimento: fonte de fogo, panela e frigideira, além de prato, copo, talheres. A fonte do fogo pode ser um fogareiro a gás, ou uma espiriteira (que usa etanol). Atualmente é feito um desestímulo ao uso de fogueiras na comunidade, para minimizar o impacto ambiental. E a comida fica a seu critério. Tem quem compre comida liofilizada para ter o mínimo de peso na mochila e trabalho possível (porém, dependendo do lugar, é mais difícil de achar e por vezes sai mais caro), e tem quem compre os ingredientes e vai fazendo ao longo do percurso. Eu gosto de levar ovo, miojo, goma de tapioca, sardinha enlatada e leite/nescau/café em pó para um camping de fim de semana. Mas dependendo da criatividade e capacidade da pessoa, dá fazer até pão recheado e pizza caseira na trilha. Editado Dezembro 6, 2022 por StanlleySantos 2 Citar
Membros de Honra casal100 Postado Dezembro 6, 2022 Membros de Honra Postado Dezembro 6, 2022 13 minutos atrás, StanlleySantos disse: Concordo e assino embaixo como o que o @casal100disse, vai depender de como será essa travessia. Se houver possibilidade de almoçar/jantar em estabelecimentos no percurso, não precisa se preocupar muito com isso. As fontes de energia rápida (frutas secas, sementes e cereais como já citado) e muita água já são o suficiente nesse caso. Agora se não for almoçar/jantar por aí, e se for acampar, é necessário o básico para cozimento: fonte de fogo, panela e frigideira, além de prato, copo, talheres. A fonte do fogo pode ser um fogareiro a gás, ou uma espiriteira (que usa etanol). Atualmente é feito um desestímulo ao uso de fogueiras na comunidade, para minimizar o impacto ambiental. E a comida fica a seu critério. Tem quem compre comida liofilizada para ter o mínimo de peso na mochila e trabalho possível (porém, dependendo do lugar, é mais difícil de achar e por vezes sai mais caro), e tem quem compre os ingredientes e vai fazendo ao longo do percurso. Eu gosto de levar ovo, miojo, goma de tapioca, sardinha enlatada e leite/nescau/café em pó para um camping de fim de semana. Mas dependendo da criatividade e capacidade da pessoa, dá fazer até pão recheado e pizza caseira na trilha. Stanlley, parece que vi você comentando que usa espiriteira, caso positivo, por favor, me tira uma dúvida: Estou programando fazer aquela praia de mais de 250 kms entre Chuy e Cassino, na sua opinião vc acha que rola levar uma espiriteira lá? Segundo alguns relatos tem muito vento..... Outra dúvida, para uns 09 dias, fazendo café cedo, e só o almoço, coisa bem prática, quanto de combustível devo levar? Muito obrigado! 1 Citar
Colaboradores Alan Rafael Kinder Postado Dezembro 6, 2022 Colaboradores Postado Dezembro 6, 2022 Na minha volta por Ilha Grande, que foi de 07 dias, fiquei com o seguinte cardápio: Café da manhã: - Café com leite em pó (só misturar água quente) - Wrap (parecido com o pão sírio, bem fino e sem fermentação) - Creme de avelã - Mix de cereais Durante a caminhada / almoço: - Barrinhas de cereais Janta: - Miojo (talharim) - Vapza diversos (seleta de legumes, grão de bico, etc) - Vapza frango - Água Detalhes específicos da minha trip: - Havia água em abundância em todo o trajeto - Em alguns pontos específicos outros grupos partilharam suas refeições conosco - Excetuando alguns dias, passávamos eles caminhando, logo não fazíamos almoço - No final da volta, em Abraão, tivemos acesso à comida normal novamente Naturalmente é preciso ter equipamento ou cozinha comunitária para poder produzir sua própria refeição (os campings que pegamos tinham cozinha). Me senti disposto toda a viagem, mas voltei com 4kg a menos haha 3 Citar
Colaboradores StanlleySantos Postado Dezembro 6, 2022 Colaboradores Postado Dezembro 6, 2022 (editado) 29 minutos atrás, casal100 disse: Stanlley, parece que vi você comentando que usa espiriteira, caso positivo, por favor, me tira uma dúvida: Estou programando fazer aquela praia de mais de 250 kms entre Chuy e Cassino, na sua opinião vc acha que rola levar uma espiriteira lá? Segundo alguns relatos tem muito vento..... Outra dúvida, para uns 09 dias, fazendo café cedo, e só o almoço, coisa bem prática, quanto de combustível devo levar? Muito obrigado! Olha, eu pretendo fazer a travessia do Cassino num retorno ao Rio Grande... E pretendo levar espiriteira. Sobre o lance do vento, realmente é um fator complicado pq um problema da espiriteira é que vc não controla o "tamanho" da chama. Quando o fogo chega no "clímax", fica a impressão de que vai sair pegando fogo em tudo . Eu resolveria com alguma proteção ao redor da espiriteira, um cozimento dentro de um pequeno buraco, e em última instância, fazer dentro da barraca (embora seja um tabu no campismo). O lance da quantidade a ser levada, confesso que não saberia te informar com exatidão, pois nunca usei por mais de 3 dias a espiriteira. Sempre levei uns 600ml, dava para fazer minhas refeições (café, lanche ou janta), e sobrava. Agora estamos falando de quase 2 semanas, no seu caso. Arriscaria 2 litros, embora pareça um peso vital a mais na mochila (que vai diminuindo com o passar dos dias, claro), aí é dar a devida atenção. Cartucho de gás dura menos, não? Editado Dezembro 6, 2022 por StanlleySantos 2 1 Citar
Membros de Honra casal100 Postado Dezembro 6, 2022 Membros de Honra Postado Dezembro 6, 2022 9 minutos atrás, StanlleySantos disse: Olha, eu pretendo fazer a travessia do Cassino num retorno ao Rio Grande... E pretendo levar espiriteira. Sobre o lance do vento, realmente é um fator complicado pq um problema da espiriteira é que vc não controla o "tamanho" da chama. Quando o fogo chega no "clímax", fica a impressão de que vai sair pegando fogo em tudo . Eu resolveria com alguma proteção ao redor da espiriteira, um cozimento dentro de um pequeno buraco, e em última instância, fazer dentro da barraca (embora seja um tabu no campismo). O lance da quantidade a ser levada, confesso que não saberia te informar com exatidão, pois nunca usei por mais de 3 dias a espiriteira. Sempre levei uns 600ml, dava para fazer minhas refeições (café, lanche ou janta), e sobrava. Agora estamos falando de quase 2 semanas, no seu caso. Arriscaria 2 litros, embora pareça um peso vital a mais na mochila (que vai diminuindo com o passar dos dias, claro), aí é dar a devida atenção. Cartucho de gás dura menos, não? Muito obrigado pela atenção, ajudou bastante. Deixa eu explorar sua boa vontade: dá para usar gasolina, etanol......sem problema? Se por acaso no planejamento 2 kgs de combustível pesar muito no total, talvez levaremos menos e compramos dos motorista que talvez encontramos pelo caminho, já vi muitos relatos que informam que nos finais de semana tem muita gente de carro em alguns lugares. Até pq, mesmo em Torres Del paine fizemos o circuito "O" com somente um cartucho de gás e deu para os 7 dias. Cozinhamos pouco, coisa bem prática, e priorizamos alimentos nutritivos secos(castanhas/nozes/frutas secas....). Temos problemas de alergia/intolerância alimentar de vários alimentos(gluten, lactose/proteína leite, corantes, alho....) o que limita muito nosso cardápio. 2 Citar
Colaboradores StanlleySantos Postado Dezembro 6, 2022 Colaboradores Postado Dezembro 6, 2022 (editado) 24 minutos atrás, casal100 disse: Muito obrigado pela atenção, ajudou bastante. Deixa eu explorar sua boa vontade: dá para usar gasolina, etanol......sem problema? Se por acaso no planejamento 2 kgs de combustível pesar muito no total, talvez levaremos menos e compramos dos motorista que talvez encontramos pelo caminho, já vi muitos relatos que informam que nos finais de semana tem muita gente de carro em alguns lugares. Até pq, mesmo em Torres Del paine fizemos o circuito "O" com somente um cartucho de gás e deu para os 7 dias. Cozinhamos pouco, coisa bem prática, e priorizamos alimentos nutritivos secos(castanhas/nozes/frutas secas....). Temos problemas de alergia/intolerância alimentar de vários alimentos(gluten, lactose/proteína leite, corantes, alho....) o que limita muito nosso cardápio. A gasolina contamina o alimento/bebida pelos seus compostos e tal. Etanol é algo mais "orgânico" e "limpo", logo é o ideal. Até álcool etílico (líquido) dá para usar, restaurantes e afins o utilizam, por exemplo. E de fato, como vc falou, há a possibilidade de encontrar motoristas ou moradores no caminho que podem ceder ou vender um pouco de combustível para seu cozimento. Eu estaria contando com isso também, em caso de um imprevisto, rs. Se vcs já possuem a experiência com o fogareiro a gás, não seria uma possibilidade levá-lo? Ou vcs querem economizar peso, ou precisarão procurar no RS, pelo fato do cartucho ser proibido nos vôos? Editado Dezembro 6, 2022 por StanlleySantos 1 Citar
Colaboradores Alan Rafael Kinder Postado Dezembro 6, 2022 Colaboradores Postado Dezembro 6, 2022 12 minutos atrás, casal100 disse: Até pq, mesmo em Torres Del paine fizemos o circuito "O" com somente um cartucho de gás e deu para os 7 dias. Cozinhamos pouco, coisa bem prática, e priorizamos alimentos nutritivos secos(castanhas/nozes/frutas secas....). Que informação relevante essa! Só para entender: você diz aqueles cartuchos de gás de fogareiro, certo? De 230g ou 450g? 1 Citar
Membros de Honra casal100 Postado Dezembro 6, 2022 Membros de Honra Postado Dezembro 6, 2022 (editado) 1 hora atrás, Alan Rafael Kinder disse: Que informação relevante essa! Só para entender: você diz aqueles cartuchos de gás de fogareiro, certo? De 230g ou 450g? Não lembro o tamanho, tenho que sair agora, depois vejo no meus relatos e posto aqui ok Editado Dezembro 6, 2022 por casal100 1 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.