Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá, sou o Maurício, tenho 24 anos.

ensino médio completo e trabalho como autônomo quando necessário.

Trampei por um bom tempo em várias áreas, mas nunca me adaptei ao cotidiano mecânico do dia a dia comum. Mas sempre fui interessado em fazer dinheiro de forma autônoma, e ser bom ou ruim nisso é apenas consequência do seu esforço e cara de pau.

Queria a opinião de vocês que tem experiência na vida Mochileira ou Nômade. Me encontro no impasse entre: Ficar na minha zona de conforto e conseguir mais dinheiro para melhor tranquilidade para começar, porém sem experiência, ou partir para a aventura com pouco e tentar fazer dinheiro na estrada?

• Amei! 2
  • Colaboradores
Postado

Depende o quanto você aguenta de porrada da vida. Eu tomei a decisão de "sair da zona de conforto" muito cedo e tomei tanta porrada que é difícil de contar.  Me arrependo? Não, em nenhum momento. Porém poderia ter sido menos pesado do que foi, principalmente pelos pontos tocados pelo @StanlleySantos. Ter experiência profissional e acadêmica faz muita diferença e torna o caminho menos dolorido.

O mundo e os lugares do mundo não sairão de onde estão. Claro que de tempos em tempos alguns países desaparecem, outros aparecem e algumas coisas mudam. Mas o que são 10 anos na história? Absolutamente nada. Assim, esteja certo que tem muito ainda pela frente.

Não acredite muito na falácia ou glamour que falam sobre a vida nômade. Pode apostar que para cada um que alcança o "sucesso" com isso, centenas ficaram no meio do caminho e tiveram que voltar com o rabo no meio das pernas.

• Amei! 4
  • Membros
Postado

Já passou da idade de estudar?Não, está em plena idade,pois para conhecimentos não existe velho ou novo,mas para trabalhos que exigem físico e não pagam bem, sim.Dito isso, quem dera eu voltar aos 24 anos. Enganava na universidade, pois cuidava da minha mãe que exigia tudo e eu atendia, em troca da vida boa que ela me dava.Como errei, hoje carrego a mesma doença dela nas pernas, é hereditária, é muita frustração por não ter chegado ainda a fama, mas só vou desistir quando a vida terminar ou chegar onde quero. Em resumo:vá estudar para não virar um mais um nessa vida e,sim,obter destaque. 

• Amei! 1
  • Membros
Postado
Em 04/12/2022 em 07:49, casal100 disse:

Maurício, o que você pode fazer é mesclar os dois: trabalhar na sua cidade para capitalizar e nos finais de semana/feriados, ir fazer uns roles por aí e já adquirir experiência na futura "nova" vida.

Numa sexta-feira feira vc sai de casa somente com o dinheiro dos ônibus (ida/volta), e tem que gerar renda para se alimentar/divertir. Quando conseguir ter resultado vai aumentando o esforço, sai só com o dinheiro de ida..... no outro sai sem nada...... 

Acredito ser a forma mais concreta de saber se aguentará o rojão quando sair definitivamente, pois saberá onde o calo vai doer. 

Boa sorte! E, se fizer isso, volte aqui para nos contar a sua experiência. 

Muito obrigado casal100! realmente é uma forma de aprender, e me conhecer melhor, sabendo do que eu sou capaz, e do que eu posso melhorar para ser capaz. Vou me lembrar deste post quando eu estiver me aventurando. E sim, vou compartilhar aqui o resultado.

• Amei! 1
  • Membros
Postado
Em 05/12/2022 em 12:00, StanlleySantos disse:

Vc é jovem e ainda tem muita estrada pela frente. É um dilema e tanto a forma como usar seu tempo único na vida. E o mochileiros tem todo tipo de perfil, logo é bem provável que haja respostas diversas para sua dúvida.

Do ponto de vista da minha realidade, acredito que é importante que vc "engula o sapo" de ficar na zona de conforto por mais uns anos, mas use esse tempo para adquirir experiência profissional e acadêmica. Já que vc citou que tem interesse em virar um "nômade" e ganhar seu sustento de forma autônoma, busque formação, estude o mercado, e obtenha em primeiro lugar essa experiência. Com uma base forte, e uma grana guardada (e aplicada, se possível), aí vc pode planejar sua aventura no mundo. 

Muita gente no Brasil tem esse pensamento de viver mochilando e coisa e tal. É até justificável, pois o Brasil, apesar do seu tamanho, é um país favorável para a prática. Só que também precisamos ter a responsabilidade de buscar segurança e uma vida digna. Conheci mochileiros que ficaram presos em Manaus pq não tinham dinheiro para o próximo destino (ou voltar para casa), seja por imprevistos (assalto), ou por falta de planejamento, e beiraram a vida de mendicância, por exemplo. Eu gosto de viajar, mas se tem uma coisa que não iria querer na vida é passar necessidade por aí.

Seja como for, dê tempo ao tempo, e vamos ver como vc reage. Em todo o caso, é quase imperativo que vc tenha uma forma de obter sustento próprio, pois boa parte do mundo funciona num sistema de troca, onde vc precisa oferecer algo, se quiser suporte. É aí que entra sua experiência e formação.

Que Conselho cara! Muito obrigado mesmo! Me senti até mais tranquilo em relação a começar logo, pois quando queremos muito algo, tendemos a fazer as coisas por impulso, e isso na grande maioria das vezes resulta em fracasso! Vou me esforçar para me especializar em algo apesar de não ter o interesse de antes, nem muita grana para investir nos estudos que são caros, porém, a outras alternativas que não são fáceis, mas, possíveis. Muito obrigado de novo, vou levar esse post comigo, onde quer que eu esteja! Espero ter sua experiência e perspicácia um dia!

• Amei! 1
  • Membros
Postado
Em 05/12/2022 em 12:53, pmichelazzo disse:

Depende o quanto você aguenta de porrada da vida. Eu tomei a decisão de "sair da zona de conforto" muito cedo e tomei tanta porrada que é difícil de contar.  Me arrependo? Não, em nenhum momento. Porém poderia ter sido menos pesado do que foi, principalmente pelos pontos tocados pelo @StanlleySantos. Ter experiência profissional e acadêmica faz muita diferença e torna o caminho menos dolorido.

O mundo e os lugares do mundo não sairão de onde estão. Claro que de tempos em tempos alguns países desaparecem, outros aparecem e algumas coisas mudam. Mas o que são 10 anos na história? Absolutamente nada. Assim, esteja certo que tem muito ainda pela frente.

Não acredite muito na falácia ou glamour que falam sobre a vida nômade. Pode apostar que para cada um que alcança o "sucesso" com isso, centenas ficaram no meio do caminho e tiveram que voltar com o rabo no meio das pernas.

@pmichelazzo Muito obrigado pelo choque de realidade! Eu preciso muito ouvir isso para manter os pés no chão! Tenho a consciência de que não será fácil, pois já passei dificuldades em situações mais confortáveis do que essa! É um tanto desanimador pensar nisso KKK mas acho que o receio é normal, e até importante na jornada! Mostra que temos um pouco de pé no chão e estamos cientes do que está por vir, e principalmente, do que não esperamos está por vir, esse sim, é o verdadeiro perigo. Vou levar seu conselho comigo!

• Amei! 1
  • Obrigad@! 1
  • Membros
Postado
5 horas atrás, D FABIANO disse:

Já passou da idade de estudar?Não, está em plena idade,pois para conhecimentos não existe velho ou novo,mas para trabalhos que exigem físico e não pagam bem, sim.Dito isso, quem dera eu voltar aos 24 anos. Enganava na universidade, pois cuidava da minha mãe que exigia tudo e eu atendia, em troca da vida boa que ela me dava.Como errei, hoje carrego a mesma doença dela nas pernas, é hereditária, é muita frustração por não ter chegado ainda a fama, mas só vou desistir quando a vida terminar ou chegar onde quero. Em resumo:vá estudar para não virar um mais um nessa vida e,sim,obter destaque. 

Muito obrigado @D FABIANOFABIANO Isso me fez refletir sobre o que eu vou fazer se tudo der errado um dia, algo que pode acontecer...

E sobre oque eu tenho hoje nas mãos, e como posso usar minha saúde e juventude da melhor maneira possível! 

Vou ler seu post mais vezes para me manter atento. Tmj buscando nossos objetivos, seja qual for! Bons esforços Irmão! com Deus!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...