Membros Este é um post popular. Elane Almeida Postado Dezembro 1, 2022 Membros Este é um post popular. Postado Dezembro 1, 2022 (editado) desde 2015 queria essa viagem mas sempre adiava- em 2019 quase fui mas adiei- depois veio a pandemia- e ano passado eu falei ano que vem eu faço a viagem , chegou novembro de 2022 e realizei o sonho. comprei as passagens BH- Santiago ida e volta pela Latam no site e Santiago pra Calama ida e volta pela sky airline (mais em conta) e os horários foram ótimos pelo meu percurso. como comprei faltando 3 semanas pra viagem então não saiu tão barato rs. Levei uma mochila cargueira acho que ela tem 60 litros foi comprada no mercado livre em 2020, já viajei muito com ela foi ótima porem não cabia mais nada rs. dia 18/11/2022 o grande dia - sai cedo do interior de MG peguei o onibus ate a rodoviária de BH e de lá peguei o onibus pra confins (sempre viajo assim pq sai mto barato do que uber ou transfer já que o aeroporto de confins é bem longe- mineiros me entenderão rs) sai de BH as 10 hs cheguei em Guarulhos umas 12 horas e fui pro embarque internacional e aguardei meu voo pra Santiago que estava marcado pra 16;15 -decolou no horário certo e cheguei em Santiago as 20:25 - teve todo processo de passar na imigração e tal- no aeroporto não meu pediram nada de comprovante da vacina do covid19- a única coisa que pediram foram o passaporte e a declaração da sag de imigrantes - Foi tudo muito rápido - uns 30 minutos ou menos- desembarquei troquei o mínimo possível de pesos no aeroporto e uns dólares me arrependi porque a cotação é péssima e é como se eles quisessem passar a perna na gente. o cara só olhava pra minha mão pra ver o quanto tinha de grana pra trocar e não aceitava valor que eu queria trocar - (só troquei alguma quantidade no aeroporto porque falaram que pelo menos pra pagar hospedágem essas coisas, foi uma grande bobeira porque a maioria dos locais como transfer ou hostel aceita real, enfim e procurei meu transfer- fechei com a empresa "Vem me Buscar"- como estava com medo (1ª viagem oficial fora do Brasil) fechei o privativo ( Bobeira Minha) porque é bem mais caro- mas como tinha viajado o dia inteiro iria chegar tarde cansada e queria um transfer que me levasse rápido - já que os outros eram compartilhados e tinha a opção de um bem barato que deixava no metro (esse é barato) mas todos esses são ótimos e seguros, mas já tinha fechado o transfer privado então tive que ir, mas foi bom porque eu Ganhei de brinde um chip da claro e ecobag - o chip foi ótimo me ajudou demais e não fiquei sem internet nenhum momento. cheguei no hostel as 21:40 + ou - - fechei no booking- o Aj hostel duas noites por US$33,00- ( bom a vantagem desse hostel é a localização no bairro providência- perto do metro Salvador- ) apenas isso - não gostei muito da energia dele tipo muito cheio entulhado pessoas do mundo inteiro - (pode ser pelo fato de eu ter chegado tarde no meio de uma festa e muito cansada, acredito que iria gostar se ficasse por lá mais alguns dias ) - sem contar que simplesmente me jogaram em uma cama de beliche horrível e nem tinha armário- comecei a reclamar e me mudaram de quarto pelo menos isso- mas é um hostel que oferece festas, jantares - e churrasco (como fiquei pouco tempo não deu tempo de participar da interação com a galera pois estava muito cansada e queria dormir, e só iria ficar 2 noites mesmo) - pois iria pro Atacama- o café da manhã dele também é bom e farto- so tomei café no primeiro dia já que no outro dia sai de madrugada. No dia Seguinte acordei umas 7:30 me arrumei tomei café - e foi encontrar o guia do passeio perto do palácio La Moneda- (como ia ficar em Santiago só um dia Livre decidi fazer apenas um city tour pra conhecer o centro e História de Santiago)- fui de metrô que ficava perto do hostel até a estação La moneda- eu fechei o City tour com a empresa Lucas Carvalho no chile (achei ótima) ganhei dois chips da wom e uma bola de sorvete da sorveteria Empório de lá Rosa (delicioso o sorvete) o city tour levou em alguns pontos principais ( palácio La Moneda, Plaza de Armas, rua colorida, mercado, Catedral, Bolsa de Comércio ... etc) e foi entra as 10 hs até as 13hs- decidi fechar pra ganhar tempo e ir nos lugares com segurança- já que sou uma pessoa que tem uma pequena dificuldade de achar os lugares e ficar perdida perdendo tempo rs ( em Santiago por incrível que pareça fiquei tranquila e nem me perdi), o metro funciona muito bem logo eu interiorana foi a terceira vez na minha vida que andei de metrô. Após o City tour foi pro hostel e fui arrumar um lugar pra comer fui em uma lanchonete próxima e pedi empanado com suco - Hostel que me hospedei Um arrependimento meu foi não ter aproveitado uma parte da tarde e ter ido no teleférico da cidade pois daria tempo- fui descansar no hostel- depois eu fui no mercado comprar algumas coisas pra comer e de tarde fui conhecer o SKY costaneira (fui de metrô mesmo) ingresso no final de semana é mais caro que durante dia de semana mas como era meu único dia tive que ir e pagar mais caro- de boa né faz parte. fiquei no sky Costaneira umas 3 horas tirei algumas fotos vi o por do sol , por coincidência ainda conheci lá uma menina que estava hospedada no mesmo hostel rs (que mundo pequeno pois aposto que no hostel não teria conhecido ela rs) voltamos juntas pro hostel, comi alguma coisa e fui dormir - porque no dia seguinte iria pro Atacama e tinha agendado o transfer pra me buscar umas 4 horas. dia 20/11/2022 o Grande dia de ir pro Atacama- madruguei esse dia, acordei bem cedo peguei o transfer o fui pro aeroporto- meu voo estava marcado pra 06:49 da manhã! Sai do hostel 04:30 da manhã com o transfer - esperei um pouco no aeroporto o voo pra cidade de Calama saiu as 06:49 não atrasou foi pela sky ayrline. O mesmo Durou 2 horas muito tranquilo. Desembarquei no aeroporto e fui buscar meu transfer contratei o pampa (ida e volta) fiquei uns 40 minutos esperando ainda até juntar uma galera hehehe (já estava ansiosa- fui tomar um café no aeroporto ) até ser chamada. A Viagem de Calama pra São Pedro do Atacama dura 1 horas e alguns minutos - o transfer me deixou no hostel - (me hospedei no campo Base hostel) gostei muito mais desse hostel que o de Santiago- pude fazer check in antes do horario cheguei lá umas 11 hs, o quarto era misto tinha muitas pessoas legais com as quais troquei experiencias legais, nesse hostel o mais legal era o café da manhã como eu saia cedo pro passeio (eles deixavam o kit de café da manhã) só vi isso 1x na vida em um hostel de BH , a localização tbm é muito boa. tomei um banho e fui bater perna - fui comprar algumas comidas e trocar bolivianos pro Salar de Uyuni, troque uns 270,00 que equivaleu 300 boliviano (cotação do dia), e esse valor foi orientado (pra entradas de parques, banheiro, suvenir etc). Cheguei em São Pedro do Atacama no dia que começo a copa do mundo 20/11, as ruas estava cheias de gente do mundo todo, aquele clima gostoso, pessoas legais. Os passeios fechei com a Deyd no Atacama (fechei ainda no Brasil, porque como minha viagem era muito rápida e corrida não teria tempo de ficar pesquisando em agencias quando chegasse e já queria tudo no jeito hehehehe ) recomendo fecharem com ela e mesmo ela terceirizando as agências dos passeios eram muito boas e pontuais. Mas em São Pedro tem muitas agencias (todos os tipos e bolsos valores etc) então pode ir e fechar por lá também. Nesse dia um domingo já tinha um passeio marcado de tarde- o Vale de La Luna. O Guia me buscou no hostel umas 15:30 e tinha mais uma galeria já que o passeio era compartilhado (fiz amizades). Olá voltei... depois de um tempinho hoje me animei em contar dessa viagem 2ª feira de carnaval- eu aqui de bobeira em casa então vamos lá... O Passeio foi Muito legal é um dos principais de San Pedro- Começa na portaria do Vale onde tirei essa foto - no Grupo o Guia muito simpático e Educado chamado Christofer conduziu o passeio contou histórias e sobre o local no meu grupo tinha vários Brasileiros onde pude conversar e pedir pra tirar fotos- o próprio guia também - O Vale de la Luna começou com muito sol, calor e Poeira- com boas caminhadas e subidas - cada vista mais linda que a outra, no final do passeio isso beirando umas 19:30 as 20:00 hs o sol se põe e começa fazer um frio devido a ventania na região. O por do sol foi uma 20:25 nesse dia, lindíssimo. Fica uma Galera também andando de bike pelas redondezas, a energia é surreal Fotos Abaixo Apreciando a Beleza Beleza Surreal Eu Por do Sol no Vale de La Luna - Um das melhores partes um lanchinho no final do passeio É tradição ter essa bebida Pisco Sour nos passeios Depois que o Passeio terminou desci no centrinho de San Pedro e fui dar uma volta pela cidade- pra distrair um pouco. Centrinho de San Pedro- Rua Caracoles - quase 21 hs. rs Cheguei no hostel umas 21:40 e fui dormir já que o passeio do Dia Seguinte era bem cedo e exigiria esforço físico. No dia Seguinte bem cedo a Van do passeio me buscou pro passeio Piedras Rojas e Lagunas Altiplanicas- me disseram pra ir bem agasalhada- em camadas -levar muita água , protetor solar. Nesse passeio por coincidência encontrei 2 meninas de Teresina que conheci no aeroporto de Calama e fiquei amiga delas no passeio, no grupo tinha gente do Canadá, Alemanha, Brasil- Chile etc... uma turma muito legal, o Guia o qual me esqueci o nome dele era muito legal, sempre ajudava contava historias sobre os lugares, tirava altas fotos, esse passeio é longo dura o dia todo, e é feito por etapas - ele não começa tão frio, mas depois quando realmente quando chega em Piedras Rojas faz um frio absurdo era 4.000 de altitude, o vento parece te levar junto, mas a sensação é maravilhosa de aventura, liberdade, eu senti apenas um pouco de dor de cabeça mas tomei um paracetamol (esse remédio é vida levem nessa viagem por tudo que for mais sagrado kkkk) em Piedras Rojas me deu muito pouca falta de ar, era como se estivesse resfriada e tivesse que respirar pela boca eu ainda estava me climatizando com o lugar mas depois passou e não senti mais nada, estava tão bem que tudo isso passava ao ver lugares lindíssimos. Visitamos três lagunas- passamos pelo trópico de Capricórnio, Piedras rojas, estrada onde se vê os vulcões e parte da cordilheira- os Flamingos- no final dele eu queria tirar todas as blusas de tanto calor , pois ele começa quente frio quente rs- a pele ressecou mesmo passando muito protetor labial e creme pra pele a todo momento e muita água - e soro no nariz (levar soro também é vida) , no final desse passeio voltamos pra San Pedro e almoçamos por lá em um restaurante, e de comida eu escolhi uma macarronada, frango e salada , e no final o passeio termina por lá mesmo umas 16 hs, me despedi do grupo - e fui pro hostel, pois fiquei muito cansada. Abaixo postei as fotos pelas ordem dos lugares que visitei. Inicio do Passeio- clássica foto. Plena nas Lagunas Caminho tudo mto preservado Lagunas Altiplânicas No auge do Frio- Piedras Rojas O Guia que tirou a foto Muita Beleza Resumida Flamingos Trópico de Capricórnio Essa foi na mesa na hora do almoço rs pedra simbólica do Atacama. Cheguei ao hostel e fui descansar - porque teria outro passeio a noite Tour Astronômico marcado pras 20:00 hs- eu até ia dar uma volta mas desisti e fui descansar , fiz um lanche e fui pro passeio. Esse passeio é bem simples - fui em Grupo e lá você tem experiência de ver o céu estrelado mais lindo do universo, bem claro e bem limpo - parece que o céu é o limite mesmo rs . e tira algumas fotos, ainda podemos ver pelo telescópio em algumas direções o céu as estrelas É um passeio breve dura umas 2 horas mais ou menos, termina com um coquetel bem gostos petiscos, chá de coca e vinho. A foto que eles tiraram no passeio- ficou incrível. coquetel de petiscos , chás e vinhos- o bom desses passeios era os lanches no final rs. Após o passeio a galera da turma combinaram de ir pra uma pub em San Pedro, eu não fui porque não aguentava mais nada esse dia , o passeio de Piedras Rojas havia me cansado muito, e no dia seguinte eu tinha que acordar muito cedo pro tour do Salar de Uyuni, foi uma viagem linda, porem não conseguia sair pra baladas rs , chegava dos passeios e ia dormir. No dia seguinte acordei bem cedo umas 5 horas da manhã- peguei meu café da manhã (kit que o hostel deixava), eu me despedi de alguns amigos e fiquei aguardando a van do meu tour , eles demoraram um pouco , eram quase 7 horas da manhã, e foi um dos caras da agencia que me buscou de carro kkkkk eu até assustei, estava esperando uma van e chega um carro, depois o rapaz muito educado me explicou que um casal que também ia no tour tinham perdido a horas rs , e esse motorista me levou até a van que estava em outro quarteirão da rua, nessa hora aproveitei que tinha um mercado e fui comprar mais água é bom levar muita água uns 6 litros mais ou menos, algumas guloseimas, e produtos pra higiene pessoal, (esses a maioria eu trouxe do Brasil porque no chile é muito mais caro), porem tive que comprar algumas coisas, lenço umidecido é vida também, protetor labial e soro pro nariz (vida tbm)rs. Os Lanches que o hostel do atacama deixavam tinha muita coisa gostosa (bombons, iogurtes, gelatina, bolo), sobrou muita coisa e levei tudo também, quebrou muito o galho. e já estava preparada pro tour mais sonhado do ano. Me despedi do motorista e Entrei na van e já tinham o casal Ingleses (que perderam a hora), Um Brasileiro, e depois ele pararam em um hostel e entrou um Holandês, o motorista da van explicou que o grupo seria de cinco pessoas (foi muito bom ser de cinco pessoas rs), a empresa que estava prestando o passeio é a Sol Andino achei a agencia muito boa. Estavamos a caminho da saída do Chile e na Fronteira com a Bolívia. Como todo mundo relata que é uma viagem cheia de perrengues fui preparada pra tudo rs, mas não achei tão perrengue assim não. Abaixo fotos da beleza na estrada Saída do Chile a caminho da Bolívia Vista Lindíssima Saída do Chile. Essa ultima foto acima é onde definitivamente você deixa o Chile, tive que apresentar o papel da Imigração que recebi no aeroporto de Santiago, passaporte e eles pediram comprovante de Vacina do covid. Depois que todo o grupo apresentou tudo, e preencheu um formulário pra entrar na Bolívia, demos continuidade, até chegarmos a imigração da Bolívia, onde tive que apresentar o passaporte, o formulário e outro formulário de declaração jurada de domicilio que foi preenchido em um site, eu também levei comprovante de vacina do covid (esse ultimo não pediram), até que a entrada na Bolívia foi rápida a fila não tava muito grande e não demorou muito e tomamos um café da manhã e depois de tudo estava definitivamente em terras Bolivianas. Abaixo fotos da imigração Placa da Bolivia - imigração Imigração Depois do Café da manhã e ter entrado na Bolívia o Motorista nos levou até o Guia do passeio chamado Sandro que foi muito educado e nos recebeu muito bem ( os Bolivianos são muito receptivos com uma timidez tamanha e muito simpáticos) , tomamos mais café da manhã rs e partirmos para o tour do Salar do Uyuni. Esse foi o carro que iriamos realizar o passeio durante os 3 dias. Irei relatar o primeiro dia do tour depois que sai do Chile! A Ordem foi: Saída da Imigração- compra do ingresso pro Salar de uyuni- Lagunas Blancas, Lagunas Verdes, Termas de polques, Geiser sol de la manana, Lagunas Coloradas- terminado em passar a noite em Vila mar. Aguardem que irei relatar um dos dias mais frios e incríveis - demorei pra aparecer mas hoje me animei em escrever, pensamos que é pouco mas quando vai ver é muito rs , ainda tenho que editar as fotos, mas tá saindo ...:) Voltei- 21/02/2023 como não fui pular carnaval aindaaa rs vou relatar mais um pouco da viagem rs, Pegamos a estrada com o veículo 4x4 no grupo de 5 pessoas, fiquei na parte da trás do veículo o ruim era que pulava muito e apertava minhas pernas pois tenho 1.72 de altura rs, mas tudo bem, (depois cada dia mudávamos de lugar no veículo do carro, ideia do guia, pra ninguém achar ruim ou reclamar nem se sentir desconfortável, e claro ir em 5 pessoas mais o guia não apertou tanto no carro). O meu grupo era muito de boa, um casal de ingleses, um Brasileiro , um Holandês, meu maior perrengue era a comunicação já que não falo nada de inglês e nem eles português , apenas a Inglesa falava um pouco de espanhol o que dava pra entender alguma coisa, as vezes eu ficava muda ou calada rs quando eles conversavam entre eles rs , entedia pouquíssimas coisas e claro tem o google tradutor, o que não impediu de ser amiga deles naquele momento e nem de me divertir , mas querendo ou não um Inglês faz muita falta no quesito amizades, o guia falava espanhol ou portunhol, e entendia um pouco o ingles deles, mas foi divertido . Bom paramos em um local que era pra comprar o ingresso do salar do uyuni valor era 150,00 bolivianos , é importante guardar o ticket pois precisaríamos dele pra volta, e o guia tinha que apresenta-lo em alguns atrativos. Depois chegamos na Laguna Blanca primeira parada do tour, não senti altitude não, lugar lindo , pra chegar próximo passa por algumas pedras, e vemos alguns flamingos, ficamos por lá uns 20 minutos, nesse local tem uma parada com banheiros e lanchonete um banheiro custava 1,00 boliviano . foto abaixo Olha eu na Laguna Blanca rs... Nossos queridos Flamingos da viagem - lindos na paz e tempo deles. tudo muito Lindo - Laguna Blanca foram uns 20 minutos e depois seguimos pra Laguna verde que não ficava longe dali, a mesma ficava em uma superfície mais alta semelhante ao um mirante e era vista de outro ângulo. de onde estava parecia que estava do lado, mas não eu estava no alto- Laguna Verde Meditei muito essa hora- era o começo da beleza. Depois que conhecemos as duas lagunas a Blanca e verde, fomos pra termas de polques, eu não sabia que era a próxima parada então foi uma surpresa rs, chegamos lá e o guia nos explicou que tinha que pagar um valor que não me lembro exatamente pra usar o banheiro e entrar nas termas mas algo em torno de 5 bolivianos os banheiros eram nojento por sinal eu respirava pela boca surreal, as piores partes dessa trip sem dúvidas era os banheiros , ele ia nos deixar curtindo enquanto preparava o almoço iríamos almoçar lá , nesse local do termas de polques já batia aquele ventinho gelado rs era umas 11 horas da manhã, uns 15º graus, mesmo eu sendo muito frienta encarei troquei a minha roupa e curtir juntamente com meu grupo, são três termas de polques, água quentinha, natural, o visual lindíssimo, eu deixava minha mochila que tinha meus pertences sempre perto de mim, ficamos mais ou menos uns 40 minutos por ali nos trocamos e fomos almoçar ali mesmo . O Almoço foi bom era arroz. frango, salada, coca cola, água e alguma fruta de sobremesa, achei os habitos de alimentação deles bem parecido com o nosso aqui no Brasil. a vista perfeita- o lugar lindíssimo Estrada a caminho dos geiser sol de la manana Depois que curtimos o termas de polques, almoçamos isso aproximadamente umas 13 horas e seguimos pro próximo atrativo: geiser sol de la manana, já tinha me dado aquela lombeira pós almoço, e claro o cansaço das trips anteriores então qualquer brecha onde ficava parada ou sentada me batia aquele sono, o que não impediu de ir curtindo o visual pela janela do 4x4, até chegarmos no geiser, que nunca tinha visto aquele fenômeno na minha vida, estávamos a 5.000 de altitude, e o vento como sempre queria me levar junto dele rs , a blusa com capuz foi essencial pra me proteger da ventania, eu não senti efeitos da altitude por incrível que pareça mas não consegui ficar muito tempo por conta do frio absurdo, e como estava com medo de me aproximar dos geisers rs (coisa da minha cabeça rs), acabei voltando e descansando no carro já que o grupo ainda estava dando umas voltas pelo local. Surreal -geiser sol de la manana um fenômeno da Natureza- lugar incrível eu ainda curti antes de me esconder dentro do carro rs Bom depois que conhecemos o geiser sol de la manana, fomos pro outro destino, bom esse destino foi o que eu mais amei nesse dia, eu não tinha ideia do quanto ele era incrível, nem nos meus sonhos, então me surpreendeu demais que foi a Laguna Colorada, a vista do caminho era surreal e ainda tinhas outros geisers, a altitude estava simplesmente 4.900 kkkkk, quando chegamos nesse atrativo o guia nos deixou, e eu andando rápido pra ir no banheiro que também era pago rs e péssimo, o vento parecia estar muito mais forte do que nunca, eu sentia meu corpo leve sendo puxado pelo vento, eu protegida com minha blusa de capuz, óculos e luvas fui deixando o vento me levar. É uma boa caminhada, depois eu desci onde consegui me aproximar da Laguna Colorada, e ver o flamingos de perto, tinha as ilhamas também, o que era incrível ver vida em um lugar tão surreal e absurdo de lindo, nessa hora eu fui caminhando sozinha sem meu grupo porque cada um estava no seu limite e tempo , e eu no meu é obvio , apreciei o local, filmei e fiz algumas fotos. Aqui eu ainda estava na parte alta essa foto já estava perto, morrendo de frio Vida na Laguna Colorada - as fotos não tem nenhuma edição está originalmente do jeito que foram tiradas. Vou parar por aqui depois escrevo como foi depois que saímos da Laguna colorada e fomos pra Vila Mar passar a primeira noite do tour. vou deixar um spoiler rs - Feliz final de Carnaval pra vocês ! 07/05/23 bom tenho que continuar esse relato - então continuando depois de visitarmos as Lagunas Coloradas era hora de irmos para Vila Mar onde passaríamos a 1ª noite essa foto acima foi no caminho que era lindo - o guia parou para que o grupo tirasse fotos. Bela Paisagem pra uma Tarde de primavera rs Deserto de Dali essa foi antes da laguna Colorada paisagem impressionante. Chegamos em Vila Mar bem no finalzinho da tarde - estava anoitecendo e ficamos em um hostel- eu tive tanta sorte que eles me deixaram em um quarto sozinha-eles preparavam um chá com biscoitos para o grupo enquanto preparavam o jantar - assim que me acomodei eu paguei 10 bolivianos para tomar um banho nesse dia - alias eu sempre que chegava dos passeios só pensava em tomar um banho- além disso fazia muito frio a noite e dava pra ouvir os barulhos do vento, a temperatura beirava uns 0° graus ( o moletom que levei me ajudou demais nas noites geladas na Bolívia) mesmo na primavera o frio era muito- sem internet , - as vezes curiosa eu dava um saída do hostel pra ver se tinha alguma coisa na rua, porem voltava na mesma hora por não ter nada rs - logo o grupo se juntou conversamos e o jantar ficou pronto (sempre tinha sopa- pão-carne com legumes, macarrão, refri e água) o guia também passava as informações do dia seguinte, e que horas tinhamos que acordar , e logo depois o que restava era me preparar pra dormir já que o frio aumentava. Vila Mar Quarto em que passei a minha primeira noite em frente ai tinha uma tienda (loja ) O Jantar Acordei algumas vezes durante a madrugada, mas dormir bem, não lembro ao certo que horas acordei no dia seguinte , mas algo em torno de umas 7 horas da manhã eu acho (me troquei e fui ver como era de dia) , a inglesa do meu grupo me chamou pra fazer corrida matinal, porem não fui (me arrependi pois é bem descontraído explorar o lugar) , dei uma volta em torno do hostel , aguardando o café da manhã, logo todo grupo se juntou tomamos café, e partimos pro 2ª dia do tour. Despedindo de vila mar - porem a despedida foi breve (já que voltei na 3ª noite) rs Não tão longe dali fomos em la copa del mundo , onde pudemos conhecer andarmos e ver as lindas paisagens , ficamos uns 20 minutos, entramos no carro e fomos próximos dali, no Itália Perdida onde ficamos por mais tempo algo em torno de uns 40 minutos - subimos nas rochas , apreciamos as paisagens e tiramos fotos. Itália Perdida tudo incrível - essa foto é obrigatória! Plantação de Quinoa Logo depois continuamos o roteiro - e apreciamos ainda algumas lagunas próximo do Itália perdida e seus lindos flamingos, essa é a Laguna Vinto- Continuando a trip o caminho da laguna negra parecia coisa de filme de aventura - nessa hora o inglês do grupo estava passando a mal e não foi, e nisso eu e os outros três continuamos o caminho que é muito lindo com natureza exuberante. a foto abaixo eu pedi um rapaz do outro grupo (brasileiro pra Tirar) , acho que fiquei com cara de brava kkkkk Eu na Laguna negra depois de conhecer as lagunas - voltei o percurso todo sozinha a trilha era bem tranquila, pois iríamos almoçar por ali mesmo. Nada mal a comida estava muito boa ! coca cola na alta (depois dessa viagem me viciei em coca cola. Bom depois seguimos viagem até a próxima parada - Cânion de anaconda - não tirei muita foto e apreciei mais a bela paisagem. vista surreal eu de boas Ficamos pouco tempo uns 20 minutos, e ainda tinha muita coisa pra conhecer rs, seguimos viagem até chegar em Julaca (cidade Fantasma) pra tirar fotos- tomar umas cervejas. Achei bem legal essa parte, nas lojas vendem internet, aperitivos, cervejas, banheiro é pago, toca um regaetton animado também. muito legal, achei parecido com cenário de filmes de faroeste. essa foto eu mesma tirei - descobri esse dom de tirar altas fotos nessa viagem escolhendo uma cerveja foi essa a da vez! um som maneiro. ficamos em Juluca 1 hora de relógio ou um pouco mais- o grupo se juntou e pé na estrada! Já estávamos próximos do salar de uyuni, a paisagem ia mudando ficando diferente, a ansiedade a mil. Já conseguíamos avistar o salar de uyuni de longe dentro do carro . Chegamos no hostel de sal onde passaríamos a 2ª noite (nesse hostel tinha mais gente, uma turma de franceses e alemães). Fiquei no quarto sozinha também - esse hostel era todo de sal muito top. entrada do hostel de sal dava pra ver o Salar ao fundo! Meu quarto todo ajeitado pra mim - todo de sal Bom assim que deixamos nossas coisas no quarto - estava se aproximando do por do sol- e o Guia nos propôs (claro que se o grupo topasse) irmos ver o pôr-do-sol no salar de uyuni (nem teve discussão todo mundo deu positivo) e fomos- entramos no 4x4 e estávamos indo ver o pôr-do-sol no salar de uyuni. Indo no caminho eu tirei essa foto dentro do 4x4 eu não continha a felicidade! tudo tão lindo! eu e o meu grupo - felizes! Olha que lindo esse céu! Nessa foto está todo mundo reunido, inclusive o Sandro - ao lado da inglesa de verde . Voltamos pro hostel tinha aquele famoso chá da tarde biscoitos - foi anoitecendo e começou a chover muito- passamos a noite nesse hostel de sal (nesse não precisou pagar banho, e eu sempre era a primeira rs, doida por banhos rs), jantamos ,Tinha sopa, macarrão, legumes carne, coca cola, água, e teve até um vinho nessa noite então aproveitei esse dia rs )- como ia acordar muito cedo às 4 hs da manhã no dia seguinte fui dormir . Obs: (não tirei fotos a noite não sei por qual motivo rs). Madrugamos no dia seguinte pois iríamos ver o nascer do sol no salar de uyni - a galera se juntou e fomos, me lembrei que o café da manhã foi lá no salar de uyuni. Abaixo o nascer do sol. OBS: Eu Pretendo terminar o relato da minha viagem ainda essa semana. já enrolei muito ! Amanhecer no salar de uyuni 08-5-2023- a foto acima foi tirada lá no nascer do sol, fui uma experiência linda, fazia muito frio também ficamos mais ou menos uns 50 minutos, vendo o nascer do sol tirando fotos , depois entramos no 4x4 e fomos dar continuidade ao roteiro do terceiro dia. essa foto eu também tirei sozinha! bem no nascer do sol. muito lindo! Depois chegamos em Isla Incahuasi (ilha de cactos ) eu não me lembro quanto foi o ingresso, uns 50 bolivianos pra entrar e fazer a trilha, e fomos nós , é muito legal , do alto tem se uma linda vista de todo o salar de uyuni, nesse local também fica algumas pessoas vendendo artesanatos, tem banheiros pra usa, e foi onde tomamos café da manhã com o grupo. Isla Incahuasi Olha eu ai essa roupa foi separada exclusivamente pra usar nesse terceiro dia confesso que pensei nessa roupa ainda no Brasil, assim como acessórios rs . Tomamos o café da manha, aproveitei pra comprar um artesanato um porta moedas, e o guia nos disse que poderíamos ir andando pelo salar de uyuni, explora-lo conhecer e tirar fotos, que em uns 30 minutos ele encontrava conosco pelo caminho pra seguirmos passeio. como havia chovido na noite anterior o salar de uyuni ficou alagado em algumas partes e espelhado. eu falo que essa foto é o verdadeiro retrato do céu, incrível! O guia encontrou conosco, entramos no 4x4 e fomos fazer aqueles videos e fotos descontraídos, eu fui a selecionada do grupo em patrocinar o celular pras fotos por ser um Iphone 12 rs eles alegaram que o meu era o melhorzinho, e sim o video e fotos ficaram maneiros. Abaixo está as fotos! eu printei essa que na verdade foi o video, em que o video fica em câmera lenta, e o guia vai rodando com o 4x4 , ah não podia contar os truques hehehehe. fugindo do Dinossauro olha eu ai! continuamos o passeio e fomos ao Museu de Sal - onde vende artesanato, algumas comidas, e paga pra usar banheiro. Museu Foto Clássica, essa foi um Brasileiro de algum outro grupo perdido por lá tbm que tirou rs. incrível. a Famosa Foto com as Bandeiras está quase terminando - depois tiramos algumas fotos do salar de uyuni no final, eu ainda peguei um pouco do sal e trouxe comigo pro Brasil, pra ficar de lembrança rs. Final do Salar de uyuni depois dai fomos pra Feira Colchani, creio eu nas proximidade de uyuni... almoçamos nessa feirinha ( teve carne de ilhama com quinoa eu e o holandes fomos os unicos que comemos essa carne rs) eles serviram frango também, coca cola, teve abacaxi de sobremesa), depois compramos lembrancinhas, partimos e chegamos no ultimo destino cemitério de trens. Feirinha de Artesanatos. eu curtindo a feira, rs Abaixo Cemitério de trens! Cemitérios de trens - vários trens abandonados. Um pouco da História Eu não tive coragem de subir nos vagões pra tirar fotos de cima,v rs Sucatas ficamos alguns minutos por ali tirando foto, e depois já sabíamos que era o final da trip pra alguns rs (eu e o Brasileiro voltaríamos pro Atacama), então depois dessas fotos acima entramos no 4x4 e chegamos na agencia do sol Andino na cidade Uyuni, e ficamos lá usando internet, (eu estava tão cansada que nem quis dar uma volta, eu me arrependi mesmo sendo por poucos minutos pois já iríamos voltar), nos despedimos dos ingeleses do e Holandes que iriam continuar a viagem , os Ingleses iriam pra Argentina, e o Holandês chegaria até o Peru e Equador, bom foi muito legal conhece-los mas despedidas são despedidas né? E nesse dia 24/11/22 era estreia do Brasil na copa do mundo de 2022 contra a Sérvia mas nem deu pra assistir o jogo pois saímos assim que os jogadores estavam entrando em campo (ou seja ficaríamos sem internet de novo) rs, o Guia Sandro também se despediu de nós, (fui muito legal fazer o passeio com ele, uma pessoa inteligente, educado, e amigo ) e depois já entramos no carro de outro guia que não me lembro o nome , e tinha mais um casal de espanhol que voltou conosco, saímos de Uyuni, e fomos até Vila mar, não me lembro quantas horas durou essa viagem (umas 4 horas eu acho) porque já chegamos em Vila mar e estava anoitecendo. adiantei bastante- amanha conto o final dessa trip spoiller abaixo uma laguna em termas del Polques- na volta pro Atacama! 14/05/2023 bom depois saímos de uyuni e voltamos pra vila mar com expliquei - ficamos em um hostel eu novamente fiquei sozinha no quarto - o hostel era grande e tinha muitos quartos- teve o famoso chá de biscoitos rs depois jantar (sopa, pão etc...) fui dormir. No dia Seguinte acordamos cedo umas 5 horas da manhã seguimos estrada, nessa volta paramos pra tomar café em termas del polques- deu pra matar saudade e nostalgiar rs . Finalmente demos saída ao parque do salar de uyuni inclusive eles pegam o ticket que adquirimos no dia que chegamos da pra baixa (tem que guardar o mesmo) passamos a imigração pra sair da Bolívia e enfim chegamos no Chile umas 10 horas da manhã, e tem que ir na imigração pra entrar de novo no Chile. A van me deixou no hostel campo Base (onde tinha me hospedado, o meu voo de volta Calama pra Santiago era a noite) então como cheguei pela manhã no hostel deixei minhas coisas lá (eles deixaram eu tomar um banho rs amei esse hostel o melhor de todos ainda mais por ser estrangeira eles me receberam muito bem, tem gente do muito todo e o Dono Rodrigo e seu sócio Hugo são muito legais, me ajudaram em alguns perrengues também ) inclusive eles do hostel que reservaram meu transfer de ida e volta Calama pra São Pedro o pampa recomendo. Tinha uma tarde inteira livre afinal o transfer me buscaria só as 17 horas então fui andar em São Pedro de Atacama , comer alguma coisa e aproveitar minhas ultimas horas. 15:30 mais ou menos voltei pro hostel- tomei outro banho (aproveitei porque iria chegar no Brasil só as 12 horas no sabádo então seria uma saga ) descansei afinal é um tour maravilhoso mas cansativo . 17:00 me despedi e fui embora triste mais tinha que voltar pra Santiago passar a noite lá no aeroporto (cheguei lá umas 23 horas ) porque meu voo pro Brasil era dia 26/11 bem cedo(embarque ea 06:20) . Santiago - Guarulhos / Guarulhos- Belo Horizonte / onibus de Belo Horizonte- Ouro Preto. abaixo algumas fotos da volta pra São Pedro de Atacama Essa ainda foi na Bolívia São Pedro de Atacama e suas pedras místicas São Pedro Igreginha em São Pedro de Atacama Final ! vou deixar aqui alguns gastos com passagens, passeios, o que levei etc, coloquei algumas coisas no inicio do relato, tem coisas que não me lembro mais quanto foi rs. Passagens de avião Ida e Volta BH-Guarulhos- Santiago - Latam R$ 1.800 (achei caro mas BH sempre é caro kkkk e mesmo assim eu comprei 3 semanas de antecedência no próprio Site da Latam ( estava mais barato que os outros sites ) eu pesquisei no skyscanner. Passagens de avião ida e volta Santiago- Calama - Sky Arline o valor em real foi 500,00 (achei um bom preço e os horários dos vôos bateram perfeitamente pra mim já que meu tempo era curto) pequisei pela skyscanner e comprei pelo site da cia aérea também. transfer ida e volta Aeroporto de Santiago até o hostel foi R$ 290,00 hostel em Santiago Aj Hostel - 2 noites (Café da manhã quarto feminino) R$ 162,00 Passeios em Santiago fiz apenas city tour com o Lucas Carvalho porque meu tempo era curto paguei 113,00 reais ainda ganhei sorvete e 2 chips de celular wom . Metro comprei o cartão lá e andei pra alguns lugares Sky Costaneira é caro no dia de sabado acho que paguei uns R$ 95,00 no ingresso Hostel Em São Pedro foi 2 noites (café da manhã em quarto misto ) R$ 160,00 Todos os Passeios no Atacama e Salar de Uyuni eu fiz Com A Deyd no Atacama o valor de todos os atrativos, entradas no parque, transportes, etc ( ficou 2.243.59 ) dos hosteis deixei escrito nos relatos acima do transfer de Santiago também deixei escrito no relato. transfer de Calama pra São Pedro Ida e volta pela pampa turismo foi R$ 150,00 Gastos que tive lá não me lembro mais Santiago é um cidade que não achei tão cara é igual no Brasil nas cidades grandes mesmo. Andei de metrô, comprei em mercados e lanchonetes simples então não gastei muito por lá não. São Pedro do Atacama é muitoo caro tudo em geral mesmo rs , passeios , Alimentação principalmente - então eu preferi comprar em mercados e cozinhar no hostel , e nos passeios também sempre tinha comidinhas, almoço ( como sou tranquila com alimentação não gastei tanto dinheiro com a mesma), e comprei apenas lembrancinhas. No salar de uyuni os 300 Bolivianos + ou - R$ 270,00 foi tranquilo e ainda sobrou- como relatei o tour tem café da manhã, almoço, chá da tarde e janta (levei guloseimas que ganhei e água) comprei apenas lembrancinhas , paguei entrada dos parques - na volta pro chile sobrou boliviano e eu ainda converti pra comprar comida em São Pedro e no Aeroporto na volta. Valores pra quem perguntou coloquei convertido em real - e não em Pesos ou Bolivianos. O que levei ? como fui na primavera no Chile fazia muito calor de dia tipo 30º graus e a noite aquele friozinho de 8 graus rs . A Bolivia mesmo na primavera fez muito frio a temperatura de dia era uns 20º graus e a noite caia pra 6º a 0º graus. Não lembro preço das coisas que levei (acessórios botas, blusas mochilas e calças) comprei tudo anos antes de viajar então vou colocar a marca e vocês pesquisam. eu ja tinha a mochila de 60 litros levei uma mochila pequena da quechua que comprei na decatlon em 2020 também pela internet no site da mesma. levei uma bota impermeável da Bull Terrier comprei na loja fisica da centauro no Patio savassi em BH emc 2020 também. 1 Chinelo Havaianas. 1 bota (essa bota fui com ela na viagem e usei ela em Santiago por ser mais bonita e urbana, já que a bota impermeável é mais grosseira e de trilha) Muitas meias de pé (não lembro quantos pares levei levei 2 blusas termicas uv uma jaqueta preta de capuz impermeável ( ela tbm é corta vento) uma jaqueta de lã mais bonita uma blusa fina de lã um conjunto de moleton 2 calças leggins (que uso em pra treinar na academia pra usar por baixo) 1 calça leggin flanelada 1 toalha microfibra compre na decatlon também ítens importantes ( levei creme nivea aquela da latinha, soro pro nariz, colírio, protetor labial, protetor solar de corpo foi desnecessário digo isso pq fiquei com segundas peles uv que protegia e pele, porem o protedor solar de rosto fundamental importante usar toda hora ) levei boné e gorro de lã luvas de lã para as mãos lenço pro pescoço. (remédios paracetamol, ibuprofeno (esses pra altitude), dramim, e mioflex (caso desse algum mal jeito) enfim é isso como disse programei tudo faltando 3 semanas (apesar de pesquisar sobre esse tour há 8 anos rs) bati a coragem e fui, foi tudo maravilhoso e não me arrependo. Já viajei muito porém essa viagem eu fiz questão de relata-la por aqui ! se quiserem me encontrar estou no instagram @euelaneal . Abaixo de tudo ficou algumas fotos ainda rs que insistem em permanecer e vou deixa-las. Vou continuar por aqui relendo e arrumando alguns erros de português desse relato. E sempre estarei aqui no mochileiros pesquisando e vendo relatos também e é isso, sonhando com o próximo destino! Editado Julho 27, 2023 por Elane Almeida 6 1 Citar
Membros Damarens Santos Postado Dezembro 18, 2022 Membros Postado Dezembro 18, 2022 Em 30/11/2022 em 23:03, Elane Almeida disse: desde 2015 queria essa viagem mas sempre adiava- em 2019 quase fui mas adiei- depois veio a pandemia- e ano passado eu falei ano que vem eu faço a viagem , chegou novembro de 2022 e realizei o sonho. comprei as passagens BH- Santiago ida e volta pela Latam no site e Santiago pra Calama ida e volta pela sky airline (mais em conta) e os horários foram ótimos pelo meu percurso. como comprei faltando 3 semanas pra viagem então não saiu tão barato rs. dia 18/11/2022 o grande dia - sai cedo do interior de MG peguei o onibus ate a rodoviária de BH e de lá peguei o onibus pra confins (sempre viajo assim pq sai mto barato do que uber ou transfer já que o aeroporto de confins é bem longe- mineiros me entenderão rs) sai de BH as 10 hs cheguei em Guarulhos umas 12 horas e fui pro embarque internacional e aguardei meu voo pra Santiago que estava marcado pra 16;15 -decolou no horário certo e cheguei em Santiago as 20:25 - teve todo processo de passar na imigração e tal- no aeroporto não meu pediram nada de comprovante da vacina do covid19- a única coisa que pediram foram o passaporte e a declaração da sag de imigrantes - foi tudo muito rápido - uns 30 minutos ou menos- desembarquei troquei o mínimo possível de pesos no aeroporto e uns dólares me arrependi porque a cotação é péssima e é como se eles quisessem passar a perna na gente. o cara só olhava pra minha mão pra ver o quanto tinha de grana pra trocar e não aceitava valor que eu queria trocar - (só troquei alguma quantidade no aeroporto porque falaram que pelo menos pra pagar hospedágem essas coisas, foi uma grande bobeira porque a maioria dos locais como transfer ou hostel aceita real, enfim e procurei meu transfer- fechei com a empresa "Vem me Buscar"- como estava com medo (1ª viagem oficial fora do Brasil) fechei o privativo ( Bobeira Minha) porque é bem mais caro- mas como tinha viajado o dia inteiro iria chegar tarde cansada e queria um transfer que me levasse rápido - já que os outros eram compartilhados e tinha a opção de um bem barato que deixava no metro (esse é barato) mas todos esses são ótimos e seguros, mas já tinha fechado o ransfer privado então tive que ir, mas foi bom porque eu Ganhei de brinde um chip da claro e ecobag - o chip foi ótimo me ajudou demais e não fiquei sem internet nenhum momento. cheguei no hostel as 21:40 + ou - - fechei no booking- o Aj hostel duas noites por US$33,00- ( bom a vantagem desse hostel é a localização no bairro providência- perto do metro Salvador- ) apenas isso - não gostei muito da energia dele tipo muito cheio entulhado pessoas do mundo inteiro - (pode ser pelo fato de eu ter chegado tarde no meio de uma festa e muito cansada, acredito que iria gostar se ficasse por lá mais alguns dias ) - sem contar que simplesmente me jogaram em uma cama de beliche horrível e nem tinha armário- comecei a reclamar e me mudaram de quarto pelo menos isso- mas é um hostel que oferece festas, jantares - e churrasco (como fiquei pouco tempo não deu tempo de participar da interação com a galera pois estava muito cansada e queria dormir, e só iria ficar 2 noites mesmo) - pois iria pro Atacama- o café da manhã dele também é bom e farto- so tomei café no primeiro dia já que no outro dia sai de madrugada. No dia Seguinte acordei umas 7:30 me arrumei tomei café - e foi encontrar o guia do passeio perto do palácio La Moneda- (como ia ficar em Santiago só um dia Livre decidi fazer apenas um city tour pra conhecer o centro e História de Santiago)- fui de metrô que ficava perto do hostel até a estação La moneda- eu fechei o City tour com a empresa Lucas Carvalho no chile (achei ótima) ganhei dois chips da wom e uma bola de sorvete da sorveteria Empório de lá Rosa (delicioso o sorvete) o city tour levou em alguns pontos principais ( palácio La Moneda, Plaza de Armas, rua colorida, mercado, Catedral, Bolsa de Comércio ... etc) e foi entra as 10 hs até as 13hs- decidi fechar pra ganhar tempo e ir nos lugares com segurança- já que sou uma pessoa que tem uma pequena dificuldade de achar os lugares e ficar perdida perdendo tempo rs ( em Santiago por incrível que pareça fiquei tranquila e nem me perdi), o metro funciona muito bem logo eu interiorana foi a terceira vez na minha vida que andei de metrô. Após o City tour foi pro hostel e fui arrumar um lugar pra comer fui em uma lanchonete próxima e pedi empanado com suco - Um arrependimento meu foi não ter aproveitado uma parte da tarde e ter ido no teleférico da cidade pois daria tempo- fui descansar no hostel- depois eu fui no mercado comprar algumas coisas pra comer e de tarde fui conhecer o SKY costaneira (fui de metrô mesmo) ingresso no final de semana é mais caro que durante dia de semana mas como era meu único dia tive que ir e pagar mais caro- de boa né faz parte. fiquei no sky Costaneira umas 3 horas tirei algumas fotos vi o por do sol , por coincidência ainda conheci lá uma menina que estava hospedada no mesmo hostel rs (que mundo pequeno pois aposto que no hostel não teria conhecido ela rs) voltamos juntas pro hostel, comi alguma coisa e fui dormir - porque no dia seguinte iria pro Atacama e tinha agendado o transfer pra me buscar umas 4 horas. dia 20/11/2022 o Grande dia de ir pro Atacama- madruguei esse dia, acordei bem cedo peguei o transfer o fui pro aeroporto- meu voo estava marcado pra 06:49 da manhã continua - vou baixar fotos pra postar tbm Estou atenta pois irei fazer o mesmo roteiro em abril/2023 Citar
Membros D FABIANO Postado Dezembro 22, 2022 Membros Postado Dezembro 22, 2022 Não sabia que no aeroporto de Santiago há ônibus da Turbus até o metro Alameda ou estação de ônibus Alameda e também o Centropuerto até a estação La Moneda?Sempre falo isso aqui,bem como para não fazerem câmbio no aeroporto. Citar
Membros Elane Almeida Postado Janeiro 2, 2023 Autor Membros Postado Janeiro 2, 2023 (editado) Em 18/12/2022 em 19:35, Damarens Santos disse: Estou atenta pois irei fazer o mesmo roteiro em abril/2023 sim dei uma atualizada com as fotos- aos poucos vou escrevendo tudo uma correia danada por aqui - mas só vai - tenho certeza que vai amar a experiência. Editado Janeiro 2, 2023 por Elane Almeida Citar
Membros Elane Almeida Postado Janeiro 2, 2023 Autor Membros Postado Janeiro 2, 2023 (editado) Em 22/12/2022 em 01:24, D FABIANO disse: Não sabia que no aeroporto de Santiago há ônibus da Turbus até o metro Alameda ou estação de ônibus Alameda e também o Centropuerto até a estação La Moneda?Sempre falo isso aqui,bem como para não fazerem câmbio no aeroporto. cheguei mega tarde sai do aeroporto 21:30 depois de encarar 18 horas de viagem eu queria conforto e segurança por isso fui de transfer alem disso pra ir pro voo pra atacama sairia de madrugada e eu não iria pegar transporte publico de madrugada kkk estava disposta a pagar o valor rs pela comodidade tempo e conforto (já que minha viagem foi mto rápida), cambio no aeroporto o minimo apenas pra pagar hospedagem em dinheiro (mas lá é mto ruim a cotação, bobeira melhor pagar no cartão com iof hehehehe) - o restante do dinheiro inclusive pra levar pro atacama troquei no centro de Santiago cotação 175 no dia e valeu bem mais. Santiago é muito fácil de de locomover iguais cidades grande do Brasil . foi uma viagem mto encima da hora vale muito pesquisar tudo tudo mto antes de ir me arrependi mto do cambio o aeroporto viuuuu Editado Janeiro 2, 2023 por Elane Almeida Citar
Membros Marta C Postado Janeiro 5, 2023 Membros Postado Janeiro 5, 2023 Acompanhando... Se tudo der certo (e vai dar) Maio/23 estarei lá!!! Se puder ir colocando qto gastou com passeios, hospedagem e deslocamento ficarei imensamente agradecida!!! 1 Citar
Membros D FABIANO Postado Janeiro 5, 2023 Membros Postado Janeiro 5, 2023 @Marta CDeslocaments é só ver o site www.turbus.cl e www.metro-chile.cl hospedagem ccada um gosta de uma coisa,a escolha é sua e agencia lá em San Pedro tem muitas.NA HORA ESCOLHE,EU PREFIRO A DO MEU AMIGO JESUS,LINKA ANTAY.Mas o que vale é o desconto que dão. 1 1 Citar
Membros SilviaAlves Postado Janeiro 5, 2023 Membros Postado Janeiro 5, 2023 51 minutos atrás, Marta C disse: Acompanhando... Se tudo der certo (e vai dar) Maio/23 estarei lá!!! Se puder ir colocando qto gastou com passeios, hospedagem e deslocamento ficarei imensamente agradecida!!! Para sair do aeroporto de Santiago você pode utilizado o ônibus da Turbus que te deixa no terminal Alameda, esse terminal fica junto a estação de metrô da Universidad de Santiago (linha 1 do metrô) e você consegue se deslocar facilmente para os principais pontos da cidade. A passagem do ônibus custa 1600 CLP e você comprar pela internet. O embarque é logo na saída do terminal internacional e os ônibus partem a cada 20/30 min. Se você chegar a noite ou preferir o transfer, recomendo o da transvip, é compartilhado, mas não é tão caro quanto os privativos. 1 1 Citar
Membros D FABIANO Postado Janeiro 5, 2023 Membros Postado Janeiro 5, 2023 @SilviaAlvesPara não ter que chegar na hora e perder o onibus,pode esperar o próximo e comprar na hora,também economizando o maldito IOF.Sempre funcionou 24h,hoje em dia não sei,pois há tempo que não volto a Chile.Uma coisa que tem gente que faz,inclusive eu,chegar a Alameda e tomar o taxi.Os taxistas de Santiago devem ser os mais desonestos do mundo,sobretudo a noite.Uma vez um deles disse que uma nota de 10000 era 1000 e estava faltando.Só disse que não tinha outra e ele foi embora reclamando.kkkkk 1 Citar
Membros Elane Almeida Postado Fevereiro 21, 2023 Autor Membros Postado Fevereiro 21, 2023 Em 04/01/2023 em 21:37, Marta C disse: Acompanhando... Se tudo der certo (e vai dar) Maio/23 estarei lá!!! Se puder ir colocando qto gastou com passeios, hospedagem e deslocamento ficarei imensamente agradecida!!! no final eu vou escrever sobre algumas informações - mas já aviso que sobre preços a valores nem lembro mais quanto foi rs 1 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.