Ir para conteúdo

Prado e Cumuruxatiba


gabrielsp

Posts Recomendados

  • Membros
Postado

Cumuruxatiba é Natureza Contagiante. Habitada por descendentes de índios Pataxós e famílias de pescadores, esta vila mantém ritmo de vida bastante tranqüilo. Seus encantos e simplicidade, são cercados por coloridas falésias, rios de águas límpidas, mata Atlântica e belíssimas praias. Doravante, Cumurú passa a ser uma forma simpática de referencia a Cumuruxatiba.

 

Um breve histórico

A 21 de Abril de 1500, a esquadra portuguesa comandada por Pedro Álvares Cabral encontra ervas marinhas, que indicam haver Terra nas proximidades. A 22 de Abril avistam um Monte, e por ser Páscoa, foi chamado Monte Pascoal. Ao local alcançado chamam por Terra de Vera Cruz. A 23 de Abril, o Capitão Nicolau Copérnico faz o 1º contato com os índios Pataxós, aqueles mesmos que deram à vila, o nome de cumuruxatiba, devido à grande diferença entre a maré baixa e a maré alta. Na década de 1960, para facilitar o embarque de areia monazítica nos navios, o CNEN (Conselho Nacional de Energia Nuclear), incorporou à paisagem local o Pier, cujas madeiras nobres avançam cerca de 1000 metros para o Oceano Atlântico.

Atualmente, a economia de Cumuruxatiba é baseada na pesca extrativista praticada nos rios e principalmente no mar, através da captura de peixes, lagostas, camarões e outras espécies marinhas; muito embora a vila também conte com estrutura turística que acolhe com razoável conforto aos visitantes que queiram viver a mesma sensação dos portugueses há cerca de 500 anos atrás.

 

COMO CHEGAR

 

Avião

Vôos regulares para os aeroportos de Porto Seguro-BA e Mucuri-BA. Pode se combinar o traslado do aeroporto até Cumuruxatiba com as próprias Pousadas ou com serviços de Taxi. Vale a pena checar vôos para Caravelas-BA.

Telefones úteis:

AEROPORTO DE PORTO SEGURO: (73) serviço de informações

AEROPORTO DE CARAVELAS: (73) serviço de informações

AERÓDROMO DE MUCURI: (73) serviço de informações

 

Carro

Pela BR 101, entrar sentido litoral em Teixeira de Freitas (viajantes que vem do Sul), ou Itamarajú (viajantes que vem do Norte), até chegar a Prado. De lá, são mais 32km até o Distrito de Cumuruxatiba. Abasteçam seus veículos em Prado, pois o Posto Cumuru está temporariamente desativado.

Telefone útil:

DETRAN / CONDIÇÕES DE ESTRADAS: (73) 343-2000 (Bahia)

 

Ônibus

A viagem é realizada em 02 etapas: pelos ônibus da Viação São Geraldo, chega-se a Itamaraju ou Prado; há necessidade de questionar na compra da passagem, o horário mais conveniente para não perder tempo enquanto espera o ônibus dali para Cumuruxatiba.

É possível que na época do verão, a Viação São Geraldo disponha mais carros em seu trajeto.

 

Telefones úteis:

RODOVIÁRIA DO PRADO: (73) serviço de informações

RODOVIÁRIA DE ITAMARAJU: (73) serviço de informações

RODOVIÁRIA DE TEIXEIRA DE FR

  • Membros
Postado

áh, faltou dizer onde ficar: quase no fim da vila (q tem um unica rua, paralela a praia), qdo acaba a rua tinha uma pousada (da juliana) bem em conta, mas continuando mais um pouco e perguntando, encontra-se camping. Para comer encontra-se pf servido na casa dos pescadores, se preferir tb tem restraurante com comida típica.

Um passeio q deve ser feito é seguindo na direção norte, passa-se por uma grande falésia até chegar na praia do almeida/moreira, exuberante!!!

  • Amei! 1
  • Membros de Honra
Postado

... passei uma breve temporada em Cumuruxatiba a uns 8 anos atras ... gostei muito ... fora de temporada ... praias desertas ... muita tranquilidade...

  • 1 ano depois...
  • Membros
Postado

Olá

 

Gostaria de indicações de pousadas ou albergues BARATOS em Prado e Cumuruxatiba... Infelizmente ñ vou poder acampar, então vou ter que economizar nas pousadas!

 

Também vou precisar ir para Imbassuaba, Barra do Cahy, Veleiro, Aldeia de Barra Velha, Corumbau e Caraíva; passaria o dia em cada uma das vilas e voltaria pernoitar em Prado ou Cumuruxatiba. Alguém sabe se há onibus entre essas vilas, e quantas vezes por dia ele passa?

 

Valeu!!

  • 1 mês depois...
  • Membros
Postado

Icccc... deu azar amigo. em cumuruxatiba tinha um albergue oficial da HI. Mas nao achei mais nos sites de albergues. Acho que de prado ate barra do cahy da pra ir a pe mesmo. Varias vilas da pra ir a pe e dependendo ouvi dizer que da pra voltar de barco. Mas deve ter bus por la.

  • 2 anos depois...
  • Membros
Postado

Estive com minha esposa em Cumuruxatiba no final de novembro de 2009.

Nos hospedamos na Pousada Uai Brasil, pagando R$ 100,00 a diária, pelo casal. O atendimento foi maravilhoso, bem como o café da manhã, a pousada é extremamente confortável, tanto que está listada no Guia Quatro Rodas. O quarto tem ar-condicionado.

Um dos donos, Adriano Mesquita, mora na pousada durante a maior parte do ano, e busca oferecer o melhor atendimento possível aos clientes.

A Praia do Rio do Peixe Grande, atrás da pousada, tem ondas fracas, e é bem gostosa. O único ponto ruim foi que a estradinha para a Praia estava ruindo na parte que passava próximo à praia. Mas isso estava para ser consertado (nov/09).

É possível chegar de lá até a Ponta do Corumbau de barco. Pagamos R$ 220,00 pelo passeio, embora tenhamos achado o valor um pouco caro. Faltou dar uma chorada. Os Corais dos Pataxos, que ficam no caminho para o Corumbau, estavam com muito pouca visibilidade, e havia corais de fogo (que queimam a pele ao contato) no fundo, o que me desencorajou a entrar na água.

O "Pier de Cumuruxatiba", construído pela CNEN na década de 60, está em ruínas, sem a madeira de cobertura, só sobraram os pilares.

As artistas Renata Homem e Eliana Bergara vendem artesanato de qualidade, cada qual com seu estilo, a preços relativamente altos.

A Pizzaria La Nave Va estava fechada na baixa temporada. O restaurante Hermes estava aberto, mesmo para tão poucos clientes. Comida de qualidade.

Uma loja de venda de sanduíches abriu, e também vende um açaí muito gostoso, no centro da cidade.

No caminho para a Praia do Rio do Peixe Grande, existe uma lojinha que vende pastéis, grandes e deliciosos.

A cidade é bem tranquila, para quem quer descansar. As opções de alimentação são limitadas.

Há dois acessos para chegar a Cumuru vindo de Prado. O caminho mais próximo ao mar é mais irregular, com muitas subidas e descidas, e não é recomendado se você estiver de carro normal, sob tempo chuvoso.

O caminho mais por dentro do continente é mais arenoso, porém é mais fácil de ser trafegado.

  • Membros
Postado

ola Daniel! so pra saber vc foi de 4x4? Pois eu ate estava pensando em comprar um4wd qdo optei por uma ecosport, mas acabei comprando uma de tracao normal. Mas descobri que mesmo uma 4wd nao eh um jipe de verdade, pois nao tem reduzida nem bloqueio do diferencial. Mas da pra encarar com tracao normal?

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...