Ir para conteúdo

Michelle Obama fala sobre intercâmbios educacionais


Nanda Heringer

Posts Recomendados

  • Membros

Boa noite mochileiros,

 

Acho que todos voces viram algo sobre isso, mas mesmo assim eu achei um assunto interessante para levantar aqui.

 

Na vinda do presidente dos EUA junto com a primeira dama foi falado sobre o intercambio estudantil entre os EUA e o Brasil. Eu vejo muito interesse nisso, pois para mim seria unir o útil ao agradavel.

 

Vamos ver agora como vai funcionar o visto para entrar no país, né?!

 

Segue a reportagem lançada na UOL:

 

"Brasília, 19 mar (EFE).- A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, destacou neste sábado a importância da educação e dos programas de intercâmbio internacional para que os jovens se transformem em "cidadãos do mundo" e defendeu a igualdade de oportunidades.

 

Em uma cerimônia com jovens realizada em Brasília, a esposa do presidente americano, Barack Obama, considerou os EUA e o Brasil como "duas das maiores economias e democracias do mundo ocidental".

 

"O futuro de nossas nações depende da relação entre nossos povos e nossos jovens", ressaltou a primeira-dama em discurso.

 

Neste sentido, Michelle Obama disse que, sempre que tem a oportunidade de participar de eventos com jovens, ela recomenda que façam programas de intercâmbio, viajem e estudem línguas estrangeiras, "para serem cidadãos do mundo".

 

Além disso, a primeira-dama, que cresceu em um bairro operário de Chicago, lembrou suas origens humildes, bem como as do presidente Obama. Ela disse que a vida do marido é "muito parecida" à de qualquer cidadão.

 

"Nada garantia que eu seria primeira-dama dos Estados Unidos e que estaria aqui falando com vocês", declarou Michelle Obama.

 

Após seu discurso, a primeira-dama, que estava acompanhada de suas filhas, Sasha e Malia, presenciou e aplaudiu com entusiasmo uma apresentação de capoeira."

 

O link da reportagem: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2011/03/19/michelle-obama-defende-intercambios-educacionais-entre-brasil-e-eua.jhtm

 

Bom, eu procurei, mas não achei nenhum tópico sobre o assunto, mas se tiver por favor deletem esse tópico.

Link para o comentário
  • Membros

Oi Nanda, bom dia.

 

Eu fiquei muito entusiasmado quando vi nos jornais que esse assunto seria abordado na visita da família Obama. É uma pena que não foi firmado nenhum acordo ou convênio nesse sentido.

 

Mas já sabemos que a política do governo Obama vê com bons olhos o intercâmbio entre brasileiro e americanos, vamos ficar na torcida para que nosso país mantenha esse diálogo na pauta das relação Brasil x EUA, quem sabe nós mesmos ainda tenhamos a chance de colher o fruto desse debate.

 

Atualmente estou fazendo pesquisas para encontrar formas possíveis de realizar um intercâmbio No meu caso é um pouco mais complicado, pois, eu preciso de uma oportunidade que me permita trabalhar além de estudar fora.

Se você compartilha desse desejo e quiser bater um papo estou a disposição, meu msn é guilherme_coelhos@hotmail.com

 

Abraço.

 

Boa noite mochileiros,

 

Acho que todos voces viram algo sobre isso, mas mesmo assim eu achei um assunto interessante para levantar aqui.

 

Na vinda do presidente dos EUA junto com a primeira dama foi falado sobre o intercambio estudantil entre os EUA e o Brasil. Eu vejo muito interesse nisso, pois para mim seria unir o útil ao agradavel.

 

Vamos ver agora como vai funcionar o visto para entrar no país, né?!

 

Segue a reportagem lançada na UOL:

 

"Brasília, 19 mar (EFE).- A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, destacou neste sábado a importância da educação e dos programas de intercâmbio internacional para que os jovens se transformem em "cidadãos do mundo" e defendeu a igualdade de oportunidades.

 

Em uma cerimônia com jovens realizada em Brasília, a esposa do presidente americano, Barack Obama, considerou os EUA e o Brasil como "duas das maiores economias e democracias do mundo ocidental".

 

"O futuro de nossas nações depende da relação entre nossos povos e nossos jovens", ressaltou a primeira-dama em discurso.

 

Neste sentido, Michelle Obama disse que, sempre que tem a oportunidade de participar de eventos com jovens, ela recomenda que façam programas de intercâmbio, viajem e estudem línguas estrangeiras, "para serem cidadãos do mundo".

 

Além disso, a primeira-dama, que cresceu em um bairro operário de Chicago, lembrou suas origens humildes, bem como as do presidente Obama. Ela disse que a vida do marido é "muito parecida" à de qualquer cidadão.

 

"Nada garantia que eu seria primeira-dama dos Estados Unidos e que estaria aqui falando com vocês", declarou Michelle Obama.

 

Após seu discurso, a primeira-dama, que estava acompanhada de suas filhas, Sasha e Malia, presenciou e aplaudiu com entusiasmo uma apresentação de capoeira."

 

O link da reportagem: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2011/03/19/michelle-obama-defende-intercambios-educacionais-entre-brasil-e-eua.jhtm

 

Bom, eu procurei, mas não achei nenhum tópico sobre o assunto, mas se tiver por favor deletem esse tópico.

Link para o comentário
  • Membros

Joyce,

 

Mesmo que os EUA tenham esse interesse, que obviamente tem, pelo menos é uma boa chance. É sempre bom ampliar nossos conhecimentos e isso é bom principalmente no caso de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Ter essa chance, mesmo que seja paga é ótimo para quem quer seguir um futuro como esse.

 

 

Guilherme,

 

Eu tambem andei vendo uns programas de intercambio, no meu caso seria uma graduação sanduiche, mas para mim só serve se a minha faculdade tiver convenio, se não atrasa demais. Mas eu vi uns programas que permitem trabalhar no campus da universidade. Vou te adicionar e te passo esses sites

 

Abraços

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Essa noticia não tratou de nada concreto ,nenhum projeto ou como eles pensam em incrementar o intercâmbio.

Existe já o intercâmbio entre estudantes no mundo todo, portanto se não tiverem um projeto extremamente compensador,

não passou de mais um vago pensamento e desejo distante( e põe distante nisso) de esposa de político.

Link para o comentário
  • Membros

Matérias públicana no site G1 30/03/2011

 

Escritórios de educação dos EUA querem levar mais brasileiros ao país

Governos dos Estados Unidos e do Brasil vão aumentar intercâmbio.

Escritórios oferecem orientação gratuita.

 

Estudar nos Estados Unidos é mais fácil do que parece, dizem representantes do escritório de educação do país no Brasil. Desde a visita do presidente Obama na última semana, quando afirmou que quer aumentar o intercâmbio de estudantes entre os países, o consulado americano começou a planejar estratégias para mudar a situação atual. Hoje, cerca de nove mil brasileiros fazem graduação ou pós nos Estados Unidos, segundo o consulado americano.

 

Nesta semana, o escritório de educação dos Estados Unidos promove um encontro para capacitar os orientadores de suas unidades pelo país para aumentarem a divulgação das possibilidades de estudos em universidades americanas, de bolsas de estudo, de residência médica e de cursos de extensão.

saiba mais

 

Outro objetivo é trabalhar para promover uma maior ligação entre universidades brasileiras e dos Estados Unidos, colocando-as em contato, para firmarem parcerias e aumentarem a mobilidade de estudantes e professores.

 

“Levamos em consideração o que o presidente Obama disse, que quer mais estudantes americanos na América Latina e mais estudantes daqui nos Estados Unidos. Ele quer chegar a cem mil americanos aqui e cem mil estudantes da América Latina nos Estados Unidos”, disse Rita Moriconi, coordenadora do EducationUSA, escritório de educação americano, para países do Cone Sul.

 

Os representantes terão de convencer os estudantes de que não é tão difícil tirar visto, de que há várias possibilidades de conseguir bolsa de estudo e que há vaga para muitos dos interessados em uma das quatro mil universidades dos Estados Unidos. “Estudar nos Estados Unidos é mais fácil do que se pensa”, afirmou Andreza Martins, coordenadora nacional do EducationUSA.

 

O aumento do intercâmbio também é preocupação da presidente Dilma Rousseff, que já antes da visita de Obama, afirmou que abordaria a questão com ele. "Nos interessa garantir oportunidades a brasileiros universitários para fazer cursos no exterior. Uma das questões que vamos discutir seriamente com o presidente Obama na sua visita ao Brasil é, nós damos conta das bolsas, nós queremos vagas e oportunidades nas grandes faculdades e universidades americanas", afirmou Dilma, em 17 de março.

 

Segundo Thais Pires, do escritório do EducationUSA de São Paulo, os representantes podem ajudar os estudantes a entender como funciona o sistema de educação americano, os tipos de instituições e o calendário anual. Ao interessado, cabe estabelecer os próprios objetivos e os critérios que usará para escolher a universidade, como localização geográfica ou oferta de bolsa. Depois disso, há ajuda no processo de admissão.

 

O serviço de orientação é gratuito. Os escritórios cobram apenas por algumas palestras ou tradução de histórico escolar, por exemplo. De acordo com Rita, entre abril e maio estarão abertas as inscrições um programa de bolsa de estudo que paga toda a faculdade nos Estados Unidos.

 

http://educationusa.org.br/

Link para o comentário
  • Membros

Não tratou de nada concreto mesmo, mas já é um primeiro passo, que mesmo que seja pequeno, é importante. Mas tambem não é tudo, o mais importante agora é procurar, forçar a barra e não deixar para essas coisas irem acontecendo no tempo deles. Existe sim programas em toda parte do mundo, mas a Michelle falar isso ajuda a abrir a mente das pessoas.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...