Ir para conteúdo

Trekking nos Andes

peter tofte

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Legal Peter!!!

Estou planejando voltar pra fazer a mesma travessia, mas sentido contrario com os cumes dos 3 vulcoes...O plano é final de dezembro, talvez com bastante neve, mas como na ascensao ao Lanin alguns equipos sao necessarios, talvez esse excesso de neve nao seja o problema.

Bem, fora esta travessia e Torres Del Paine, infelizmente conheco mto pouco o Chile...mas fica a dica: Veja o site www.andeshandbook.cl. Tem info sobre o varias montanhas por todo Chile, rotas de escalada/caminhada, epoca , equipo necessario etc etc. Uma otima fonte de info.

E o outro, que me ajudou nesta travessia: http://www.wikiexplora.com/index.php/P%C3%A1gina_Principal

E isso.

Abraco!

Valeu Marcelo!

Fiz a travessia do Villarica no final de fevereiro, após o Carnaval. Peguei menos manchões de neve no trecho Chinay-Laguna Azul e Laguna Blanca-Laguna Avutardas. Trekking lindíssimo. Só encontrei 5 pessoas no trajeto (e vc nenhuma!). Acho que os turistas são dirigidos para atividades de turismo de massa e mais rentáveis para as operadoras de Pucón.

Não subi os vulcões pois estava sozinho e com limitação de tempo. Não fiz também esta puxadinha até a base do Lanin. Tem um relato aqui no Mochileiros, com fotos. Se possível faça também o seu relato para divulgarmos este belíssimo trekking!

Valeu pelas informações. Embora tenham chegado depois da viagem, é muito interessante compartilhar experiências e comparar trilhas em diversas épocas do ano. Vc vê que num período de quase 2 meses passamos por cenários completamente distintos, em termos de neve.

Se tiver outras dicas de trilhas no Chile, pode passar!!!

Abraços, Peter

• Respostas 70
  • Criado
  • Última resposta
  • Membros de Honra
Postado

Um trekking que apesar de não ser grande novidade ouvi ótimos comentarios foi o Cerro Castillo, vi gente dizendo que gostou mais de lá do que de TDP, lógico que não foi uma comparação levando em conta apenas a beleza, mas sim todo um contexto, como uma coisa mais selvagem (inclusive com fauna) e sem aquele crowd isuportavel de TDP.

Quando estive em Coyahique fui à Conaf pra saber a situação da trilha e pra minha surpresa eles não souberam informar, mas disseram que estava chovendo (nevando no caso) muito nessa temporada e que provavelmente ia precisar de raquete de neve pra completar o circuito, maiores informações so na portaria do Parque mesmo. Como estava sem veículo proprio a logistica ia ficar muito complicada e deixei pra lá, mas pretendo voltar pra conhecer melhor a Carretera e fazer esse trekking que me impressionou muito (a vista do Cerro Castillo, mesmo que de longe, é sensacional).

• Membros de Honra
Postado

Valeu Marcelo!

Vc só passa boa dica, site filé! Adicionei todos a favoritos. Bom para decidir a próxima viagem e planejar.

Paulo - já ouvi falar bem de Cerro castillo. Bem mais selvagem porque o acesso é mais difícil. Quem sabe um dia...

Peter

• 4 semanas depois...
  • Membros de Honra
Postado

Bom site Marcelo!

Paulo me fêz pensar se é melhor fazer Cerro Castillo ao invés de TDP, devido a multidão. Segundo o Lonely Planet são 4 dias para percorre-lo.

As fotos mostram que há um passe alto nas montanhas e no início de dezembro ainda há bastante neve nele (todo mundo de polainas). Uma foto mostra um Huemul, algo bem raro de se ver. Indica também que o lugar deve ser pouco frequentado!

O que não falta é lugar bonito para andar na Patagônia...

Peter

• Membros de Honra
Postado

Po Peter, boa duvida essa, não tem dúvidas que Torres é um lugar sensacional mas esse crowd que virou o circuito está insuportável. E o pior é que antes era só no W, hoje é no circuito todo. Pelo que percebi por lá virou moda entre os estudantes de Santiago dizer que fizeram o circuito completo, aí ja viu ne, um monte de gente que não tem nem noção do que está fazendo saí jogando lixo em trilha, fazendo baderna em refugio, etc, etc.

O forte do Cerro Castillo é justamente esse, ninguem ousou dizer que era mais bonito que Paine, mas ressaltavam justamente isso de ser mais selvagem. Só que como falei a logistica por lá é complicada, na Carretera praticamente não existe transporte publico e aí ja vai precisar alugar um carro ou ficar dependendo de carona. Além disso por lá ser bem mais alto que Paine existe a possibilidade de precisar de raquetes.

Onde parece que tem muito lugar bom é perto de Punta Arenas, o pessoal de lá é fissurado por abrir rota nova e de vez em quando aparece coisa boa.

Fora isso ainda tem a região de Villa O Higgins, a Isla Navarino e várias outras. Como você falou Peter, o que nao falta é boa opção pra caminhar la Patagonia (chilena principalmente).

• Membros de Honra
Postado
tem umas info sobre o Cerro Castillo em http://www.senderodechile.cl/1310/article-44610.html e http://www.andeshandbook.org/default.asp?main=cerro.asp?codigo=439. Paredce interessante...inclusive, parece que de carro existe um caminho (curto) do Cerro Castilo a Torres Del Paine. Precisa dar uma pesquisa...

Marcelo, não cheguei a olhar o site mas posso garantir que não, existe uma campo de gelo gigante que separa a XI região chilena (onde está o Cerro Castillo) da XII (onde está Puerto Natales). Ou seja, pra sair de uma região pra outra por terra só cruzando pra Argentina mesmo.

• Membros de Honra
Postado

Paulo:

Realmente tem um campo de gelo separando. Acho que é o campo de gelo Sul. Mas o acesso a Cerro Castillo não deve ser tão difícil assim pois fica ao lado da carretera Autral. Segundo o Lonely Planet há transporte público. Provavelmente mais espaçado pois está no final da carretera,num beco sem saída.

Abs, Peter

• Membros de Honra
Postado
Paulo:

Realmente tem um campo de gelo separando. Acho que é o campo de gelo Sul. Mas o acesso a Cerro Castillo não deve ser tão difícil assim pois fica ao lado da carretera Autral. Segundo o Lonely Planet há transporte público. Provavelmente mais espaçado pois está no final da carretera,num beco sem saída.

Abs, Peter

Na verdade não, ele fica em Villa Cerro Castillo que é bem proximo a Cohyaique, a principal cidade da Carretera, o único "problema" é que ela fica extamente no meio da Carretera, então tem que percorrer uma boa distância até chegar lá (deve ser uns 500km vindo do norte e uns 300 do sul), mas convenhamos que com a beleza da Carretera não é nenhum sacrificio. Outra opção menos interessante é pegar a Carretera já na altura de Cohyaique.

Quando eu falo de não haver transporte público é justamente neste sentido, não tem um fluxo regular, mas essa é a parte mais bem servida...

E o campo de gelo realmente é o Sur.

• 5 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...