Ir para conteúdo

VIVER OU JUNTAR DINHEIRO?


Posts Recomendados

  • Respostas 58
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Li uma vez em um livro do Filosofo Senega o seguinte: Vê aquele homem de cabelos brancos? O que vc diria? Ele viveu muitos anos? Ou apenas acumulou anos de vida? Tem pessoas com 100 anos que apenas acumulou anos, tem outras com 30 40 que viveu muito mais, creio que os mochileiros de verdade vão entender o que quero dizer. ::otemo::::otemo::::otemo::

Link para o comentário
  • Membros

Nietzsche tinha um nome complicado, mas também tinha um pensamento um tanto quanto diabólico que entra no conceito do "Eterno Retorno" que o Rauz!to conseguiu trazer pra gente. Se não houvesse vida após a morte, nem essência divina nem sentido transcendental da vida, mas se a sua vida for se repetir eternamente do mesmo modo como vem acontecendo, você não daria mais atenção em como vai vivê-la? Não vai parar de se preocupar demais e passar a curtir a vida adoidado? Pegaria mais garotas(ou garotos), aproveitaria tudo que o mundo e a natureza pode oferecer?

Sim, claro.

Mas a idéia de Nietzsche tem seus limites e não sabemos se isso vai acontecer (alguém se lembra da sensação de ter escalado o Everest sem ter ido lá ainda?).

Talvez o filme na Natureza Selvagem seja bem conhecido de todos aqui do fórum, certo?

Qual era o sentido final do filme? Tinha um kra, o Christopher McCandless, que decidiu ir para o Norte gelado dos EUA(corrijam-me se estiver errado) e viver em um local esquecido pela humanidade. O kra era um sociopata. Apagou tudo quanto é relação social para viver sozinho. No final, ele percebe que aquilo tudo não tinha muito sentido sem seus familiares e conhecidos.

Eu acho(opnião pessoal), que essa coisa de viajar, curtir etc, só tem sentido se feita em grupo. Se não for feita em grupo é só um meio, um processo. De que adianta ter viajado para um local fenomenal se não tem com quem dividir isso? Fotos? Facebook? Ora...não me venham com essa.

Então e o $$$? Quando e como entra?

Eu acho importante a economia. Frequentemente conheço pessoas que já estão com 45-50 anos e estão dando uma baita atenção à questão monetária porque precisam manter os filhos e a família. Imagino que a partir de uma certa idade, talvez acima dos 45 a atenção é voltada para aquilo que foi construído na vida. Como seus filhos te vêem, como eles vivem, o que pode oferecer a eles. Alguns guardam grana a vida toda para dar uma mesada gorda para os filhos: "eu sei o que é ficar sem $, meus filhos não vão passar por isso como eu passei. Quero que estudem, quero que tenham carro, curso de inglês e faculdade".

Outros aproveitam a vida toda e depois se preocupam em correr contra o tempo para tentar fazer o mesmo.

 

Mas, lembrem-se: Se os seus filhos têm um pai/mãe que viveu, isso pode valer mais do que um carro do ano. A educação de pais vividos pode ser extremamente valiosa porque experiência não se compra, se vive.

Eu, como bom mineiro, fico em cima do muro: Acho que a solução ideal é você fazer nada de radical. Faça um pouco de cada. Quer escalar o Everest com 20 anos? Vai ser foda porque não tem experiência nem grana. Quer escalar com 70? Vai lá! Se tem um histórico bom e é corajoso...porque não?

O ideal é ter a chance de guardar grana para grandes feitos (ou grandes emergências) e ainda sim conseguir se divertir nos feriados, férias e finais de semana. Assim você se diverte durante a vida toda e com moderação. A vida jovem, 20-30 anos é ideal para fazer loucuras, incentivo que todos tentem. Menáge, aventuras, se perder, festas, cara-de-pau, irresponsabilidades. Mas depois a vida começa a ficar mais endurecida. Mas cabe a cada um se flexibilizar para viver.

 

Aberto a críticas, me despeço

 

Douglas, 29anos

Link para o comentário
  • Membros

Tópico sensacional este, aprendendo muito por aqui.

Percebem como é rica a experiência em todos os sentidos? Sem recorrer ao velho Nietz dessa vez, acho que cada um pode encontrar um tom único na jornada, não há como confeccionar um guia ou um plano pronto. São tantas as variáveis na vida de uma pessoa que é complicado você traçar qualquer plano genérico. Todas as proposições aqui colocadas explicitam totalmente a nossa diversidade! Uns têm saúde plena, outros não. Para alguns ter filhos é certo, outros tantos já escolheram que não os querem por qualquer motivo. Um maluco está só na vida, outro já tem uma mulher, outro tem filhos, aquele ali tem um pai doente pra cuidar. Um precisa de grana no banco para se sentir tranquilo e poder curtir mais livremente a vida, outro sente que só é livre de verdade se não depender da grana. Budistas, espíritas, católicos, ateus, agnósticos, filósofos, loucos, caretas, todos nós buscamos a felicidade de um jeito ou de outro. Acho que a resposta para ´viver ou juntar dinheiro´ está no coração mesmo. Se você está angustiado, tem algo errado. Coloca um pouco mais de peso do lado esquerdo da balança. Piorou? Então já sabe que é pro lado direito. Não rolou? Então chuta a balança morro abaixo e cai no mundo. rs

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Em Dezembro 2011, vou iniciar uma viagem no qual, não estou preocupado com o dinheiro!!

O dinheiro nos deixa cautelosos, não que agente não precise. Mas eu parei pra pensar o que está pesando mais em minha vida agora, a necessidade de viajar ou o dinheiro?!?!

Fiz algumas viagens com quase nada de grana, foi difícil, claro que não seria fácil!! Conheci muita gente, pessoas boas outras nem tão boas, mas essa experiência com certeza me tornou uma pessoa melhor.

Estou montando um equipamento básico para poder iniciar minha viagem ( barraca, faca, canivete, talheres, cantil, lanterna, machado, fosforo, etc).

Minha intensão é poder viver com o básico em uma longa jornada pelo Brasil a fora.

 

Então só tenho mais uma coisa a dizer, que, eu escolhi VIVER.

Hahahahahah

Link para o comentário
  • 7 meses depois...
  • Membros de Honra

Eu já me preocupei muito com o futuro, em ter estabilidade, grana, etc...

Desde que descobri o mochileiro que sou, nunca mais pensei assim!!!

Hoje só me preocupo com a saúde, pois vejo nos meus pais a dificuldade da velhice acompanhada da doença...

Eu e minha esposa fizemos então planos de previdência privada, que são bons pq cada um escolhe quanto pode guardar por mês. A finalidade é exclusivamente para garantir boa saúde no futuro (consultas, remédios, etc).

Tendo saúde poderemos continuar viajando por muitos e muitos anos...

Quanto aos outros bens materiais é como já disseram aí: vamos morrer e não levaremos nada!!

 

Abraços.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...