Membros Este é um post popular. Davi Leichsenring Postado Novembro 4, 2022 Autor Membros Este é um post popular. Postado Novembro 4, 2022 Gdanks As 10 da manhã estava no terminal de trem, eu já tinha comprado as passagens com 1 mês de antecedência, pois o trajeto é concorrido e os assentos preechem rapidamente. Custou cerca de 6€ (22 sloty). O trem é moderno e de alta velocidade, dura cerca de 3:30. Existe a opção de trem regional, mas é bem mais demorado, mais de 5 horas. Cheguei umas 14:00 horas, porém o céu estava cinza cara de chuva. Fui a pé da estação ao hostel, cerca de 20min de distância e foi entrar no quarto que começou a chover lá fora levemente. Gdanks não tem muitos hosteis, então não achei nenhum com quarto compartilhado, tive que pegar um quarto privado mesmo, que não foi muito barato. Paguei 85€ para 2 noites. Como estava uma chuva leve eu saí para conhecer a cidade e almoçar, a cidade é bem voltada ao turismo, e por não ser muito grande, acaba tendo pouca opção mais em conta de almoço, os preços estavam mais altos do que eu queria pagar, cerca de 15€ pra cima, nas ruas beira-rio, mas deu uma procurada melhor e achei um restaurante e conseguir pagar cerca de 8€ pela refeição. A chuva deu uma trégua, então pude aproveitar melhor o fim de tarde. Gdanks foi uma cidade importante na idade média, foi dominada pela ordem dos cavaleiros teutônicos no séc 10 e depois mais tarde se juntou a liga hanseatica no séc. 13, o que a fez prosperar grandemente. O centro velho ainda é bem conservado, podendo ainda observar muitas construções grandes de centenas de anos, e ver uma das engenharias mais avançadas da época, o maior guindaste de porto dos navios. Infelizmente estava fechado, então não pudo visitá-lo internamente. Rio Motlava e a cidade O maior guindaste medieval (quem jogou the Witcher 3 vai reconhecer bem) alguns prédios antigos Saída do porto Porém ao entardecer começou a chover novamente, então passei no mercado para comprar algumas coisas para ser minha janta e voltei ao hostel. Pelo menos a wifi era boa, fiquei vendo youtube até a chuva acabar, que já era umas 10 da noite, então saí novamente para vê-la a luz do luar. Um caso curioso é que num espaço de uns 500 metros, bem no centro, eu fui parado umas 5x por umas gurias bonitas (daí já sabe que tem algo de errado né) convidando para conhecer um "bar", que na verdade é um boate de strip-tease. Como esse tipo de turismo não é minha praia, apenas ignorei. Torre da prefeitura Não tinha luar A cidade é encantadora, acho que seria mais interessante se tivesse com alguém, mas como não tinha hostel, não tinha ninguém pra conversar. A cidade é pequena, então a beleza é ficar perambulando pelas ruas calmamente. Logo voltei pro hostel pra dormir. No dia seguinte o sol estava de volta para minha alegria. Aproveitei a manhã para visitar as igrejas e museu. O museu que fui era relacionado a barco e navios, custou cerca de 5€ (24 sloty), achei meio sem graça, mas pela falta do que fazer valeu a pena. Fiquei na cidade até a hora do almoço, pois de tarde iria conhecer um castelo fora de Gdanks. A rua principal. Dizem que a prefeitura foi construída um pouco torta e pra frente para poder ser visíviel da entrada da cidade. Rua de lojas, o que mais se encontra aqui é jóias de ambar, pois a cidade foi exportadora por muitos séculos, e ainda é um mercado ativo Ao fundo um dos portões de entrada O portão de quem vem da ponte Construções típicas medievais Logo depois do almoço, fui a estação central para pegar o trem das 13:00 em direção a Malbork. Tem duas opções, um de trem rápido, que custa uns 7 euros e dura 25 minutos e outro de trem regional que custa uns 1.50 euros, duração de 50min. O trem rápido precisa ser reservado com antecedência, pois é lugar marcado (e ele segue para Varsóvia) Fui de trem regional, pois 30min mais devagar não fazia diferença. O trem é mais velho, sem ar condicionado, mas serve bem para o propósito. Chegando na estação de destino, saí do trem e segui o Google maps em direção ao castelo. Não tem muito mistério, pois do trem você consegue ver o castelo, pois fica perto do rio e da linha férrea, foi uma caminhada de 30 minutos, mas sei que existe ônibus até lá. Malbork foi uma fortificação medieval construídas pelos cavaleiros teutônicos, e para quem gosta de castelo, é um dos mais interessantes que já conheci. Ele é bem completo, com várias torres, ponte elevadiça, calabouços, fossos, passagem de segurança, tudo que tem direito. O custo foi de 15 euros (70 sloty), e inclui áudio guia. Bilheteria a direita com uma parte da fortificação. O castelo mesmo fica a esquerda d foto, lá atrás O primeiro fosso, mas ainda não é o castelo em si A entrada do castelo é uma ponte elevadiça com um portal duplo com grade, chamado de portcullis, os muros são altos (as fotos não fazem jus a dimensão ao vivo), assim que entra dá direto com enceinte. Ponte para entrada do castelo e o fosso Portcullis é a grade de ferro que desce e fecha o portão Essa área interna aberta se chama enceinte Mas também pode-se chamar pátio O castelo era preservado por muitos séculos, porém foi bombardeado na segunda guerra deixando-o em ruínas, mas não totalmente, a parte que mais sofreu dano foi a parte superior da fortificação, logo depois da guerra o reconstruíram ao estilo original. É possível entrar em boa parte interna dele, e em muitas tem ainda exposições de como era na época medieval, também há exposição de armas e armaduras medievais jóias de âmbar. halberds 10 maneiras de matar alguém. Cada tipo de arma servia para um tipo de golpe no corpo. Além dessa primeira parte do castelo, você atravessa outra ponte com um fosso ainda maior para a parte mais fortificada, onde em geral ficava os reis e comandantes. O castelo foi aumentando durantes os anos, pois era um dos principais pontos de defesa da região e da Prússia, então vê-se muro e mais muros, e fortificações extremamente defensivas, chegou a abrigar 3000 soldados teutônicos. Entrada para a segunda parte do castelo A ponte e o fosso da segunda parte do castelo A torre de menagem ao fundo O palácio do proprietário ao fundo, que fica do lado de fora do muro Entrando na segunda fortificação, existe a parte onde ficava a capela, salas e a torre toilete, essa que é como diz o nome, onde era o banheiro. Nela tem buracos que dão para o fosso, mas também funcionava como uma torre de última defesa, pois era afastado e bem resguardada, com apenas uma entrada estreita. A torre da capela, infelizmente não dava para subir até o topo Possui uma área de "lazer" interna entre o muro e a fortificação A torre toilete ou da última defesa, grande suficiente para guardar provisões e manter os soldados por dias A passagem para a torre, cerca de 15 metros de altura A torre toilete do outro lado O castelo visto do lado de fora Fiquei pelo castelo por cerca de 3h, deu para o ver tudo com calma. Assim, voltei a estação e peguei o trem para Gdanks De noite , em Gdanks, ainda encontrei uma lanchonete brasileira vendendo salgadinhos, docinhos e caipirinha. Como eu já moro fora do Brasil a mais de 5 anos, pude matar um pouco de saudade de comer uma coxinha, empadão e um brigadeiro. E assim voltei ao hostel. No dia seguinte eu iria partir para Cracóvia 7 Citar
Colaboradores Rafael_Salvador Postado Novembro 5, 2022 Colaboradores Postado Novembro 5, 2022 6 horas atrás, Davi Leichsenring disse: Um caso curioso é que num espaço de uns 500 metros, bem no centro, eu fui parado umas 5x por umas gurias bonitas (daí já sabe que tem algo de errado né) convidando para conhecer um "bar", que na verdade é um boate de strip-tease. Como esse tipo de turismo não é minha praia, apenas ignorei. Isso 'e o chato de ir chegando para o 'leste', a noite 'e bem focada nesse perfil de turista. Praga por exemplo voce so acha bar com rock hardcore ou casa de strip entrando pela madrugada... (A Karlov nao conta ne...) Citar
Membros Davi Leichsenring Postado Novembro 8, 2022 Autor Membros Postado Novembro 8, 2022 Cracóvia Acordei cedo, fiz check-out, passei no mercado para comprar um café da manhã e fui a estação de trem para pegar o trem as 09:00 em direção a Krakow. O bilhete eu tinha comprado com antecedência, pois era trem de alta velocidade e precisa marcar assento. O custo foi de longe o mais caro que paguei, 48€ para 5:30 de trajeto. Existem opções mais baratas, de 15€ mas o trem demora entre 7 a 9 horas, mas eu não estava afim de ficar esse tempo todo em um trem. O trem é confortável, mas é entendiante de qualquer forma, e no fim atrasou um pouco e a viagem durou 6h no total. Cheguei pelas 15:00. A estação de Krakow é bem em um shopping, já sai direto para ele. Atravessei-o e fui em direção ao hostel, aproveitei e parei numa barraquinha de cachorro quente e comprei um para ser meu almoço, custo de uns 2€ que me lembro. Depois de barriga cheia, fui ao hostel, cerca de 15-20min de caminhada. O hostel que fiquei hospedado que fica bem no centro da cidade velha, que se chama Little Havana Party Hostel (39€ , quarto com 8 camas, 3 noites), como o próprio nome diz, é um hostel-party. Quando tinha feito a reserva, tinha uma informação em visível "não se hospede aqui se não gostar de barulho". Apesar de eu ter uma idade mental de 60 anos, mas dessa vez eu resolvi arriscar e tentar ser mais jovial... e deu certo. Deixei minhas coisas e fui conhecer a cidade. Curiosamente, Cracóvia não foi bombardeada na segunda guerra, e assim ela ainda preserva muito da sua história. Praça central Apesar do templo nublado, estava com previsão de sol mais pro final do dia. Então saí andando sem rumo, passei pela praça e fui em direção ao castelo em linha torta. Uma das dezenas de igreja Conheci um pouco também fora da área turística, a cidade parece ter um bom transporte público, tem bondinhos para todos os lados, pelo menos na área central. Subi no morro onde fica o castelo e dei uma andada por ela, paguei um absurdo para um copo de suco (4€), mas como estava quente, e eu tinha andando uns bons quilômetros, não tinha muita opção. Castelo de Cracóvia Igreja do castelo Palácio dentro do castelo Entrada do castelo É bem mais para um palácio que um castelo, tem os muros, mas não tem aquelas torres, cadafalços, ponte elevadiça, etc. Mas tá valendo. Depois dessa visita, resolvi voltar pro hostel já no final da tarde. Descansei, pois as 22:00 da noite começava a party dentro do hostel. Todo dia no mesmo horário eles fazem uma festança com cerveja, música e jogo de se embebedar, tipo beer pong. Com 10€ se pode beber a vontade por 1h e depois tem direito a ir ao pub crawl guiado por um carinha do hostel, então fiz amizade com uma galera que estava lá, e as 23:00 saímos pro bares. Muitos dos bares eram mais para night do que pub mesmo, algo que não me agrada muito, pois não gosto do estilo de música. Mas, já que estava na chuva... Voltei lá pelas 2 da madrugada, e eu era o primeiro a ir dormir no meu quarto... Acordei no dia seguinte relativamente cedo, 9h da manhã, porque sou velho mesmo, e sem ressaca porque eu bebo água direto quando saio de noite (essa é a parte boa de ser velho, ser mais esperto). Enquanto tomava café da manhã (incluso no preço) encontrei com o americano e os dois alemães que eu tinha conversado na noite anterior. Eles tinham chegado dois dias antes de mim, mas pegaram dias de chuva, então não conseguiram conhecer bem a cidade. Então marcamos de fazer o free walking tour ao meio dia. O tour durou cerca de 2:30horas, conhecemos bem o centro velho até o castelo. Foi interessante, e como a parte histórica não é tão grande, deu para conhecer bem a história da cidade. Praça central No final chegamos no castelo, onde nos foi explicado da história do dragão de Cracóvia, aproveitamos então para conhecer a caverna, pois a entrada era barata (2€). Descemos pela entrada que fica em frente ao portão do castelo na parte alta, por elevador (ou era escada? Não me lembro) e para nossa não surpresa, era uma caverna um tanto normal, mas pelo preço até que valeu o passeio. A caverna Em cerca de 10min se passa por toda ela E a saída é na parte inferior do morro, onde tem uma arte de um dragão que cospe fogo a cada 5minutos. O pequeno dragão Como ainda era no começo da tarde, paramos num restaurante para comer uma pizza (custou uns 7€) e resolvemos ir até a região onde existiu o Gheto de Cracóvia. Para lá também tem free walking tour também, mas a duração dele era cerca de 3h e não estavamos a fim de ficar esse tempo todo andando novamente. Então fomos por conta própria. Depois de uns bons 3km de caminhada chegamos ao lugar, que não chama muita atenção, mas tem uma praça com várias placas explicando a história de como o gueto nazista começou exatamente naquele lugar. Eu pessoalmente não gosto de tirar foto de lugares assim, pois acho estranho tratar esses lugares como um passeio qualquer. E a mesma coisa com Auschwitz, pois é um dos tours mais famosos de se fazer a partir de Cracóvia. Eu não o fiz, pois acho um tanto depressivo conhecer lugares assim. Acredito que esse tipo de memória deve-se ser preservada para sempre lembrarmos de que um maluco autoritário pode fazer com uma população, eu gosto de história e já visitei campo de concentração de Dachau, por exemplo, mas como estava de férias para me divertir, resolvi não ir visitá-lo. Existe um outro tour famoso que é para as minas de sal, dizem que é "imperdível", porém eu tenho um grande problema com tour guiado. As minas de sal não se podem visitar por conta própria, o que para mim estraga bastante a imersão. Gosto de olhar as coisas no meu passo, ver com calma ou as vezes apenas passar direto, mas, o mais importante, sem aquele monte de gente em volta. Sei que eu também sou turista num lugar cheio de gente, mas quando estou sozinho eu posso parar e esperar uns minutos até estar mais vazio uma parte para apreciar o lugar. Acho insuportável ter 10, 15 pessoas no mesmo pequeno espaço. Por isso acabei não visitando. Então, já no final da tarde, bem cansados de caminhar, pegamos um tram e voltamos pro hostel, ficamos lá até o fim da noite, quando a party começa. Nesse momento eu estou olhando minha galeria de imagens do celular, e percebi que não tenho nenhuma outra foto mais de Cracóvia. O legal de viajar e ficar em hostel é encontrar pessoas aleatórias e fazer rolês aleatórios, e acho que bons momentos ficam na memória, eu não nas fotos. Mas, é apenas minha opinião pessoal. continua em um outro post. 4 Citar
Membros D FABIANO Postado Novembro 9, 2022 Membros Postado Novembro 9, 2022 Curioso o que fala sobre Varsóvia.Pensava ter vários atrativos turísticos justamente pela guerra na qual foi um grande centro. Gdansk, em sua opinião, tem mais opções turísticas? Citar
Membros Davi Leichsenring Postado Novembro 9, 2022 Autor Membros Postado Novembro 9, 2022 15 horas atrás, D FABIANO disse: Curioso o que fala sobre Varsóvia.Pensava ter vários atrativos turísticos justamente pela guerra na qual foi um grande centro. Gdansk, em sua opinião, tem mais opções turísticas? Varsóvia foi reconstruída num formato mais moderno, então o que tinha de história quase se perdeu tudo. Existe porém vários museus, ainda por ser a capital. Mas, achei Gdanks bem mais interessante, apesar de não ser muito grande, ainda tem muita história preservada, mas não vai ter quase nenhum museu. Citar
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