Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado
6 horas atrás, Davi Leichsenring disse:

Um caso curioso é que num espaço de uns 500 metros, bem no centro, eu fui parado umas 5x por umas gurias bonitas (daí já sabe que tem algo de errado né) convidando para conhecer um "bar", que na verdade é um boate de strip-tease. Como esse tipo de turismo não é minha praia, apenas ignorei.

Isso 'e o chato de ir chegando para o 'leste', a noite 'e bem focada nesse perfil de turista. Praga por exemplo voce so acha bar com rock hardcore ou casa de strip entrando pela madrugada... (A Karlov nao conta ne...)

• Membros
Postado

Cracóvia

Acordei  cedo, fiz check-out, passei no mercado para comprar um café da manhã e fui a estação de trem para pegar o trem as 09:00 em direção a Krakow.
O bilhete eu tinha comprado com antecedência, pois era trem de alta velocidade e precisa marcar assento. O custo foi de longe o mais caro que paguei, 48€ para 5:30 de trajeto. Existem opções mais baratas, de 15€ mas o trem demora entre 7 a 9 horas, mas eu não estava afim de ficar esse tempo todo em um trem.

O trem é confortável, mas é entendiante de qualquer forma, e no fim atrasou um pouco e a viagem durou 6h no total. 
Cheguei pelas 15:00. A estação de Krakow é bem em um shopping, já sai direto para ele. Atravessei-o e fui em direção ao hostel, aproveitei e parei numa barraquinha de cachorro quente e comprei um para ser meu almoço, custo de uns 2€ que me lembro. Depois de barriga cheia, fui ao hostel, cerca de 15-20min de caminhada. O hostel que fiquei hospedado que fica bem no centro da cidade velha, que se chama Little Havana Party Hostel (39€ , quarto com 8 camas, 3 noites), como o próprio nome diz, é um hostel-party. Quando tinha feito a reserva, tinha uma informação em visível "não se hospede aqui se não gostar de barulho". Apesar de eu ter uma idade mental de 60 anos, mas dessa vez eu resolvi arriscar e tentar ser mais jovial... e deu certo.

Deixei minhas coisas e fui conhecer a cidade. Curiosamente, Cracóvia não foi bombardeada na segunda guerra, e assim ela ainda preserva muito da sua história.

image.thumb.jpeg.f8844ce0d00179232a9a68d9597220bf.jpeg
Praça central

Apesar do templo nublado, estava com previsão de sol mais pro final do dia. Então saí andando sem rumo, passei pela praça e fui em direção ao castelo em linha torta.

image.thumb.jpeg.126dce5a58710038c2fc5d3387ef4943.jpeg
Uma das dezenas de igreja

Conheci um pouco também fora da área turística, a cidade parece ter um bom transporte público, tem bondinhos para todos os lados, pelo menos na área central. Subi no morro onde fica o castelo e dei uma andada por ela, paguei um absurdo para um copo de suco (4€), mas como estava quente, e eu tinha andando uns bons quilômetros, não tinha muita opção.

image.thumb.jpeg.1571a0f08ded21915bee5b7d3d9adcb7.jpeg
Castelo de Cracóvia

image.thumb.jpeg.9f55387fcc4b57868ab45927e128f1c7.jpeg
Igreja do castelo

image.thumb.jpeg.48497f5da63dcf5e22b46f7590be8260.jpeg
Palácio dentro do castelo

image.thumb.jpeg.c7b93f9aa407ed3cb8058174329f4db4.jpeg
Entrada do castelo

É bem mais para um palácio que um castelo, tem os muros, mas não tem aquelas torres, cadafalços, ponte elevadiça, etc.  Mas tá valendo.

Depois dessa visita, resolvi voltar pro hostel já no final da tarde. Descansei, pois as 22:00 da noite começava a party dentro do hostel. Todo dia no mesmo horário eles fazem uma festança com cerveja, música e jogo de se embebedar, tipo beer pong. Com 10€ se pode beber a vontade por 1h e depois tem direito a ir ao pub crawl guiado por um carinha do hostel, então fiz amizade com uma galera que estava lá, e as 23:00 saímos pro bares. 
Muitos dos bares eram mais para night do que pub mesmo, algo que não me agrada muito, pois não gosto do estilo de música. Mas, já que estava na chuva... Voltei lá pelas 2 da madrugada, e eu era o primeiro a ir dormir no meu quarto...

Acordei no dia seguinte relativamente cedo, 9h da manhã, porque sou velho mesmo, e sem ressaca porque eu bebo água direto quando saio de noite (essa é a parte boa de ser velho, ser mais esperto). Enquanto tomava café da manhã (incluso no preço) encontrei com o americano e os dois alemães que eu tinha conversado na noite anterior. Eles tinham chegado dois dias antes de mim, mas pegaram dias de chuva, então não conseguiram conhecer bem a cidade. Então marcamos de fazer o free walking tour ao meio dia.
O tour durou cerca de 2:30horas, conhecemos bem o centro velho até o castelo. Foi interessante, e como a parte histórica não é tão grande, deu para conhecer bem a história da cidade.

image.thumb.jpeg.f405a877356122505229809e20c2d2e7.jpeg
Praça central

No final chegamos no castelo, onde nos foi explicado da história do dragão de Cracóvia, aproveitamos então para conhecer a caverna, pois a entrada era barata (2€). Descemos pela entrada que fica em frente ao portão do castelo na parte alta, por elevador (ou era escada? Não me lembro) e para nossa não surpresa, era uma caverna um tanto normal, mas pelo preço até que valeu o passeio.

image.thumb.jpeg.4a40769041e3c868e5e85e57a99f77c2.jpeg
A caverna

image.thumb.jpeg.3fd67df423d0050bb6568e63299d1c60.jpeg
Em cerca de 10min se passa por toda ela

E a saída é na parte inferior do morro, onde tem uma arte de um dragão que cospe fogo a cada 5minutos.

image.thumb.jpeg.b7e1387f65043c66fb0fc201acdbdd8d.jpeg
O pequeno dragão

Como ainda era no começo da tarde, paramos num restaurante para comer uma pizza (custou uns 7€) e resolvemos ir até a região onde existiu o Gheto de Cracóvia. Para lá também tem free walking tour também, mas a duração dele era cerca de 3h e não estavamos a fim de ficar esse tempo todo andando novamente. Então fomos por conta própria.
Depois de uns bons 3km de caminhada chegamos ao lugar, que não chama muita atenção, mas tem uma praça com várias placas explicando a história de como o gueto nazista começou exatamente naquele lugar. Eu pessoalmente não gosto de tirar foto de lugares assim, pois acho estranho tratar esses lugares como um passeio qualquer.

E a mesma coisa com Auschwitz, pois é um dos tours mais famosos de se fazer a partir de Cracóvia. Eu não o fiz, pois acho um tanto depressivo conhecer lugares assim. Acredito que esse tipo de memória deve-se ser preservada para sempre lembrarmos de que um maluco autoritário pode fazer com uma população, eu gosto de história e já visitei campo de concentração de Dachau, por exemplo, mas como estava de férias para me divertir, resolvi não ir visitá-lo.

Existe um outro tour famoso que é para as minas de sal, dizem que é "imperdível", porém eu tenho um grande problema com tour guiado. As minas de sal não se podem visitar por conta própria, o que para mim estraga bastante a imersão. Gosto de olhar as coisas no meu passo, ver com calma ou as vezes apenas passar direto, mas, o mais importante, sem aquele monte de gente em volta. Sei que eu também sou turista num lugar cheio de gente, mas quando estou sozinho eu posso parar e esperar uns minutos até estar mais vazio uma parte para apreciar o lugar. Acho insuportável ter 10, 15 pessoas no mesmo pequeno espaço. Por isso acabei não visitando.

Então, já no final da tarde, bem cansados de caminhar, pegamos um tram e voltamos pro hostel, ficamos lá até o fim da noite, quando a party começa.

Nesse momento eu estou olhando minha galeria de imagens do celular, e percebi que não tenho nenhuma outra foto mais de Cracóvia. O legal de viajar e ficar em hostel é encontrar pessoas aleatórias e fazer rolês aleatórios, e acho que bons momentos ficam na memória, eu não nas fotos. Mas, é apenas minha opinião pessoal.

continua em um outro post.

• Amei! 4
  • Membros
Postado

Curioso o que fala sobre Varsóvia.Pensava ter vários atrativos turísticos justamente pela guerra na qual foi um grande centro. Gdansk, em sua opinião, tem mais opções turísticas? 

• Membros
Postado
15 horas atrás, D FABIANO disse:

Curioso o que fala sobre Varsóvia.Pensava ter vários atrativos turísticos justamente pela guerra na qual foi um grande centro. Gdansk, em sua opinião, tem mais opções turísticas? 

Varsóvia foi reconstruída num formato mais moderno, então o que tinha de história quase se perdeu tudo. Existe porém vários museus, ainda por ser a capital.

Mas, achei Gdanks bem mais interessante, apesar de não ser muito grande, ainda tem muita história preservada, mas não vai ter quase nenhum museu.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...