Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado

Rapaz, ja pensei nesse roteiro uma vez tirando a parte final. Vendo as fotos fiquei mais na vontade ainda.

• Colaboradores
Postado
Em 29/10/2022 em 14:30, Davi Leichsenring disse:

Warsaw - Gdanks
Gdanks - Krakow

Aguardando!!

• Amei! 1
  • Membros
Postado
1 hora atrás, Davi Leichsenring disse:

A duração em média era 8h, com opção de trem noturno e diurno. Eu já estou com meus 34 anos, não tenho tanta energia assim para ficar 8h em um transporte, para mim o limite é 4h, depois disso tenho vontade de me jogar da janela.

conheço gente de 20 anos que já tá assim também 😁

excelente relato! no aguardo das demais cidades.

• Silnei featured this tópico
  • Membros
Postado
13 horas atrás, D FABIANO disse:

@Davi LeichsenringParabéns pela viagem e por compartilhar. Uma opinião pessoal de quem esteve nos 3 paises da ex URSS.Qual foi o que mais gostou e qual o mais turístico? 

Sem sombra de dúvida Tallinn. Além da possibilidade de fazer um bate-volta pra Helsinki, 2 horas de ferry,  também é perto de St. Petersburg, que em tempos "normais" eu teria ido lá.

• Membros
Postado

Varsóvia

Acordei antes das 6:00, peguei minhas coisas e parti para o terminal de ônibus, que fica atrás da estação de trem. A viagem foi tranquila, como era muito cedo, consegui ainda dormir bastante no ônibus, a Flixbus é até confortável para tirar uma soneca.

Cheguei as 11:00 da manhã em Bialystok, a rodoviária fica de frente da estação de trem, então aproveitei e passei na bilheteria para comprar a passagem para Varsóvia de tarde. O horário 13:30 já tinha se esgotado, pois só vendem com assento marcado, então comprei os da 15:30.

Como ainda tinha umas 4 horas, coloquei minha mochila no guarda volume, custou cerca de 5 euros (20 sloty), e fui ao centro a pé, pois tinha tempo. A estação fica um pouco longe do centro, cerca de meia hora de caminhada, um tanto incomum para cidades pequenas/médias na Europa.
Bialystok é uma cidade universitária e é até arrumadinha, mas não tem nada pra se ver. Tem um calçadão longo e umas igrejas e só, porém não é uma cidade histórica. Deve ter um ou outro prédio antigo, uma igreja provavelmente, mas nada que chamasse atenção. Procurei um lugar para comer, uma hamburgueria, e aqui se sente o custo de um país do leste europeu. Comprei um hamburguer com bebida e paguei 7 euros, algo que nos países bálticos eu pagaria uns 12€.

Enquanto estive na Polônia, eu tinha comigo apenas 40 sloty (10 euros) em papel moeda, e só gastei para não ficar com ele sobrando, pois a Polônia aceita cartão em tudo quanto é estabelecimento. Eu possuo o Revolut, mas é a mesma coisa que o N26, C6 Bank, Wise ou similares de fintech, que possui conversão da moeda num valor mais justo.

Como não tinha nada de interessante pra fazer, voltei pra estação de trem, sentei no banco e fiquei esperando. O trem chegou no horário, e para minha surpresa, o ele era moderno, assentos bons e confortáveis. A viagem durou cerca de 2h:30min, e assim cheguei na estação central de Varsóvia.

Já era 5 da tarde, mas como era verão, então ainda estava bem claro o dia. Fui para o hostel, AB Hostel, onde fiquei 2 noites em um quarto com 5 camas, valor de 24€ no total. Ele é até confortável, mas não tem área comum, apenas uma cozinha, então ficar no hostel era entendiante. Ele fica uns 20min de caminhada do centro, mas fica perto de uma avenida com linha de tram (bilhete custa 90 centavos de euro, ou 4,25 sloty), então fica fácil ir e chegar.

Assim que eu tinha chegado na estação de trem, pude notar que Varsóvia era uma cidade bem modernizada e aparentemente organizada. Mas vale sempre aquele adendo de que o turista não conhece realmente como é a cidade, pois o centro ou área turística são sempre mais preservados. Mas também senti que era uma cidade muito barulhenta. Bom, para quem mora no Brasil garanto que não vai notar, mas acostumado com a Alemanha, foi uma das coisas que me chamou a atenção.

Era um sábado final da tarde, então a cidade estava com muita gente. Passeei pela cidade nova e depois fui andando até o centro velho. Uma das coisas que eu gosto de fazer quando viajo, é andar a esmo pelas ruas da cidade sem um destino exato, vou andando e virando nas esquinas que me chamam atenção. E assim fui andando mais ou menos em direção a parte histórica, e acho andei quase uma hora até chegar no destino, pois a cidade é realmente grande. Dei uma olhada assim por cima, pois estava muito cheio, e eu resolvi deixar para o dia seguinte para ver o centro velho.

image.thumb.jpeg.b419bcdb766eff0cbc2d0888ad3819df.jpeg
Palácio da cultura e ciência, arquitetura soviética

Acordei no dia seguinte, com o céu sem nenhuma nuvem. O que foi bom depois de pegar bastante chuva, porém tinha começado a esquentar, então a temperatura subia até uns 32 ou 33 graus, o que dificultava bastante andar debaixo do sol.
Peguei o tram e fui pro centro novo, e fui direto pro palácio da cultura e ciência (foto acima). Percebe-se que ele é muito parecido com aquele que eu visitei em Riga, pois foi construído no mesmo período soviético, entre as décadas de 50 e 60, porém esse era muito maior ainda funciona como um museu (o de Riga antigamente era assim também, mas hoje em dia não).

Comprei o bilhete pelo site, cerca de 6 euros (25 sloty), que permite subir até a parte de observação. Como era ainda cedo, tinha pouca fila para entrar (no dia anterior estava com demora de uns 20min só para pegar o elevador), logo subi e pude observar a cidade por inteiro com um céu bem claro.

image.thumb.jpeg.523786dfb3d415c466aec74df01755e5.jpeg
Vista sul

image.thumb.jpeg.b1d4f7da3e77ade3a8b74ea7c2506bf8.jpeg
Vista pro centro histórico, aquela parte com telhado vermelho

image.thumb.jpeg.3aa33cf0c370d026a89952b6bc941825.jpeg
Vista pra praça central em frente ao prédio

image.thumb.jpeg.2780b9c00fe2953357c770aefe0cf12a.jpeg
Vista para a parte comercial

Fiquei um bom tempo observando a cidade, a achei bonita. Antes das 11 da manhã eu desci e fui em direção ao centro velho. Dessa vez eu peguei um tram, pois como custava menos de 1 euro, então pude gastar sem quebrar meu orçamento de viagem.

Cheguei no centro "velho", e coloco as aspas pois, como um certo bigodinho bombardeou a cidade até ficar arrasada na segunda guerra, então tudo o que tem ali foi reconstruído, acho que exceto pelas igrejas (pois eram pontos de referência para aviões). O centro não é grande e não muito interessante, tem aquelas construições típicas polonesas, mas em 20min você passeia por todo ele.

image.thumb.jpeg.bf8f339393c1b9e377af96791f324a32.jpeg
Praça central centro histórico

image.thumb.png.4fd2803ea399b12fc1ab34103e61d8d5.png
Centro histórico

image.png.4163d85649c4ff0accd573fe48cec72b.png
Centro histórico

No fim do centro histórico tem um resto de muro onde ficava um castelo, mas não se empolgue muito porque é bem pouca coisa.

image.thumb.png.5542ca99422f9644ec11c0b7f75d3160.png
Portal murado que sobrou

image.thumb.png.9d4a531617450d3e0ed7a1acbd5d054b.png
Pedaço do muro

E assim ainda era duas da tarde quando percebi que não tinha mais o que ver. A cidade parece ter muita coisa para fazer para quem mora lá, pois ela é moderna e cheia de atividades culturais, mas eu sou mochileiro de estilo mais histórico, gosto de ver coisas antigas, o moderno não me atrai tanto, então para mim, um dia completo deu para ver a cidade. Voltei ao centro novo para almoçar, mas não lembro exatamente o que pedi, só tenho anotado na fatura do cartão um pouco menos de 8 euros. Aproveitei que estava perto do shopping e fui ver um filme que eu estava querendo ver, Top Gun, mas o que achei realmente curioso foi o papel do bilhete do cinema. A língua portuguesa e polonesa são totalmente diferentes, exceto que Bilhete é Bilet e Sala é Sala, pelo menos não tive nenhuma dificuldade em ir ao cinema. Sem contar o preço, 21 sloty são cerca de 5 euros, o que na Alemanha eu não pagaria menos que 10€, então saí no lucro.

image.thumb.jpeg.dc3f21a4ee042992c39f6e41104ed85d.jpeg
Bilhete de cinema

No fim da tarde voltei pro hostel e não fiz mais nada de interessante, fiquei conversando um pouco com os colegas de quarto, e depois fui dormir, no dia seguinte eu iria para a próxima cidade.

• Amei! 4

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...